As Aventuras de Huckleberry Finn

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

Iago.Santiago 29/01/2021

Um clássico incrível
#DesafioLiterárioSkoob2021
Desafio de Janeiro: Um livro indicado por uma celebridade (Owen Wilson)

O livro "As aventuras de Huckleberry Finn" foi publicado em 1884 e escrito pelo norte americano Mark Twain (que é um pseudônimo). Esse livro foi publicado depois de outro livro tão conhecido: "As aventuras de Tom Sawyer" do mesmo autor.

No livro Huckleberry Finn mais conhecido como Huck, é um menino na faixa dos doze anos e que mora com a Tia Polly que é tia de seu conhecido amigo Tom Sawyer. Na verdade ele foi adotado pela Tia Polly mas não gostou das regras impostas pela tia, nem das roupas apertadas que ela mandava ele usar. Ele só queria ser livre, não gostava de seguir regras e queria usar as suas roupas maltrapilhas.

Então ele vai morar com seu pai em uma cabana perto de um rio, mas o pai dele bebe muito e fica bêbado com frequência e lhe maltrata muito. Sendo assim Huck tem a ideia de fugir e encontra uma balsa. Ele consegue fugir pra uma ilha onde ficará escondido do pai e da Tia Polly.

Lá ele encontra Jim, um negro escravo que morava na casa de Tia Polly e que resolveu fugir ao descobrir que seria vendido. Eles se unem para embarcar em uma viagem de balsa pelo rio, onde terão muitas aventuras e desafios. Durante a viagem eles conhecem dois homens que são duque e rei e que são uma dupla de vigaristas. No decorrer da história, nós é mostrado como Huck, Jim e a dupla param em várias cidades, como a dupla começa a enganar os moradores das cidades e como Huck traça um plano com Jim para se livrarem da dupla.

No livro há passagens cansativas, mas vale a pena persistir. O livro foi escrito no século XIX, época em que ainda predominava a escravidão e o autor mostra muito isso. Há também passagens engraçadas e não tem como você não dar risadas. Tom Sawyer é um menino travesso e que gosta de se meter em confusões, enquanto que Huck eu acho que ele tem um estilo mais quieto e que gosta de ajudar as pessoas. Eu gostei muito desse livro, eu já li " As aventuras de Tom Sawyer" e gosto dos dois igualmente. Recomendo muito esse clássico, tenho vontade de ler outras obras desse autor.

Suéllen 22/01/2021

Literalmente uma grande aventura
O que Huck Finn não faz pela liberdade de seu amigo escravo fugitivo Jim, com talvez a ingenuidade de acreditar estar cabulando todas as regras, inclusive as "regras divinas", Huck e Jim seguem por caminhos desconhecidos se metendo em muitas aventuras e grandes maus bocados com mentiras, muitas patifarias e fugas.
Um clássico, reflete muito a sociedade da época e de certa forma, a de hoje também.

#DesafioLiterárioSkoob2021
Mês de Janeiro - Um livro indicado por uma celebridade - (Owen Wilson)

Santos 21/01/2021

Mostra o olhar da criança no período da escravidão
Um menino ativo com um pai ruim que era alcoolata e batia nele. É um livro bom e mostra como era a escravidão no sul dos estados unidos. O livro é engraçado mas passa longe de ser feliz e como toda criança ele aproveita para ter várias aventuras. O livro foca bastante na questão da segregação racial desse período narrado por uma criança.

Elexandra.Amaral 08/12/2020

Pelos olhos de Huck
A obra-prima de Twain apresenta ao leitor os Estados Unidos da metade do século XIX sob os olhos de Huck Finn, um menino inteligente que rema para longe do pai bêbado e violento e da irmã pouco compreensível de sua protetora ao lado de Jim, um escravo fugido em busca de sua família.
O livro é muito bem escrito e empolgante e, ao reconhecer, apreciar e usar os olhos de uma criança para mostrar o mundo adulto da época, inova, surpreende.

Milton 22/11/2020

Uma belíssima aventura. É daqueles que 'esmaga' o coração quando terminamos de ler. Esse livro foi simplesmente um dos melhores que já li!

Flávia 17/11/2020

Um clássico para ter e ler...
Um clássico que vale a pena ter no repertório.
Huck com sua, talvez, ingenuidade, parte para uma vida livre e cheia de aventuras, improvisando fugas e soluções, cruzando águas e cidades.

Cdmm 10/11/2020

Traquinagens
É muito legal ler o humor de Mark Twain e como o autor raciocina como se fosse um moleque. Li a tradução do Monteiro Lobato. Muito divertido.

Sofi 19/10/2020

Complicado
Li esse livro faz um tempo também, li na pressa pois tinha que ler como livro paradidático na escola... teria que reler pois naquela epoca eu realmente não entendi nada do livro e só li por ler, mas um dia eu releio

vitor_lgs 10/09/2020

Livro bom
Narrativa muito bem montada pelo autor. Tem um teor cultural que vale a pena conferir.

mariluisa do virando a página 16/07/2020

A história é muito boa. A forma como Mark Twain expressa todos os nuances da época, retrata o linguajar, as roupas os conflitos sociais sob a ótica de uma criança. É um livro muito bom.

Vicky 24/05/2020

Genial!
Pela persectiva de um menino travesso e cheio de imaginaçao nós conhecemos melhor a vida comum nos Estados Unidos no século XIX, seus costumes e moral.
A narrativa surpreende, e por ser contada pelo menino, a leitura se torna especial e cativante.

Um livro na minha casa por Ariane 20/05/2020

Ótima leitura
(MINHA OPINIÂO) Ler Aventuras de Huckleberry Finn se tornou como o próprio livro é, uma grande aventura.
Confesso que de inicio tive um pouco de dificuldade, com um vocabulário incomum, muitas referências e uma descrição detalhada da região, foi fundamental ter uma edição como a da Zahar, com textos de apoio e notas explicativas, para vencer as dificuldades iniciais.
No inicio do livro vemos um Huck solitário, não importando estar cercado de pessoas ou sozinho, como se fosse um estado de espírito, acredito que isso reflete no ritmo da trama que se torna lento e reflexivo.
Da metade para o final que realmente o livro engrena, o menino passa com muitas mentiras e traquinagens por várias situações inusitadas, que refletem a sociedade da época, e porque não dizer a de hoje.
O tema escravidão ganha destaque nas últimas páginas, o livro foi escrito cerca de vinte anos após a abolição da escravatura nos Estados Unidos, acredito que seu valor está em trazer a questão para o debate, temos um Huck que está em contradição, acreditando que ao ajudar na libertação de Jim estaria sendo condenado ao inferno! Muitos pontos do livro são difíceis de aceitar com nossos olhos atuais (Que bom), não sei se indicaria para um adolescente, mas com certeza foi uma experiência única para mim.

valen 18/05/2020

racista ou não?
Um livro que gerou muitas polêmicas na época de sua publicação e até hoje levanta questionamentos . A expressão "nigger" é empregada mais de 200 vezes ao longo do livro, sendo motivo para muitos quererem bani-lo do currículo nas escolas americanas ou até que "deveria ser queimado" como afirmou um integrante do Conselho Escolar de Chicago.
Apesar das controvérsias, Huck Finn quebra estigmas sociais da época. Trecho de um dos textos de apoio do livro por José Roberto O'Shea: "( ...) Huck segue os ditames de seu coração de menino, despreza as cobranças de uma sociedade corrupta e decide colaborar com a fuga do amigo escravo, mesmo que a consequência de tal decisão seja o inferno."
Aventuras de Huckleberry Finn, portanto, entrou para a lista dos melhores livros que li neste ano e talvez na minha vida. Pretendo um dia ler as aventuras de Tom Sawyer mas por enquanto permanece a saudade desses personagens e as peripécias vividas nesta história.

*Li na edição da editora Zahar e recomendo. Está cheio de textos de apoios e notas de rodapé, além da tradução maravilhosa e várias ilustrações originais do E.W. Kemble.*
Ailinda 18/05/2020minha estante
Amazing impressive show stopping a melhor crítica literária de sua época dizem artigos

Isa Beneti 16/05/2020minha estante
**inerente

Emmy 27/03/2020

Sem conclusões
Não sei se considero esse livro racista ou anti-racista, por enquanto o que tenho curiosidade é ler outra tradução (original tbm), muito bom pra levantar questões mas fiquei sem respostas. Só sei que preciso falar com alguém sobre
Ulisses.Juliano 01/05/2020minha estante
Eu esperava mais desse livro.

Emmy 01/05/2020minha estante
Eu gostei mais de tom sawyer, não achei totalmente ruim mas não consigo enaltecer ele como muitos fazem