Antes de Watchmen: Rorschach

Antes de Watchmen: Rorschach Brian Azzarello...

Resenhas - Antes de Watchmen: Rorschach

Che 11/09/2023

TRAVIS BICKLE DOS QUADRINHOS
WATCHMEN, de Alan Moore, é a magnum opus da nona arte.

Com roteiro primoroso, personagens inesquecíveis (o melhor é justamente o Rorschach) e o melhor final da história de todas as artes - incluindo o cinema - a HQ de final dos anos noventa é a fina flor da Era Moderna dos quadrinhos.

Já tinha ouvido falar dessa série de prequels, lançadas há mais de uma década, mas senti cheiro de caça-níquel e pulei fora. Felizmente, ao menos nesta, queimei a língua.

O roteiro de Brian Azzarello (da série do Luke Cage da Marvel Max) é muito bom e preenche bem a curta duração de uma história que passa voando, com uma história sobre serial killer e a fragilidade humana de sempre do fatalista Walter Kovacs.

O desenho é bem bolado e faz uma referência bem sacada à TAXI DRIVER, do Scorsese. No final tem uma história avulsa do corsário, mas nela boiei porque é "fatiada" nas outras prequels.

Sam 13/01/2023

Before watchmen: Rorschach
A mais violenta em roteiro e arte, era de se esperar de uma hq solo do Rorschach, deve ser por isso que essa até agr é a que mais gostei, mostrar como a sociedade é nojenta, cruel e as vezes psicóticas.. a verdade nua e crua tatuada em seus rostos.. diferente dos outros essa não da muito detalhe do personagem mas o caso mostrado aqui é excelente

Pedro 31/12/2021

Bichos escrotos
O historia do Rorschach como um justiceiro se vingando de criminosos em uma cidade que nem ele mesmo acredita ter salvação. Bem nojento e deprimente. Adorei!

bardo 12/08/2021

Como esperado a prequel do Rorschach é extremamente violenta graficamente e paradoxalmente a que tem talvez o melhor traço até o momento. Entretanto, já que na HQ original temos a história de origem dele, o que temos aqui é um caso o que pode ser um pouco anticlimático. É uma HQ bastante sutil, alguns assuntos aqui não estão dados, estão subentendidos, combina bem com a linguagem simbólica do diário do Rorschach e reforça a impressão de que o protagonista é tão doente quanto a cidade que ele vê apodrecer.

GABRO 22/04/2021

Antes de watchmen: Rorschach.
"Típico. Sociedade se recusa a tomar medidas necessárias para se salvar de si mesma. Eu não. Não dá pra escapar da verdade nua e crua quando ela foi entalhada no seu peito..."

De.lais 12/04/2021

Incrível !! Não sei como demorei tanto para lê-la .
A anos essa hq estava abandonada na prateleira, e eu nunca tinha dado uma chance para ela .
E quem perdeu fui eu, pois é incrível!!!
hoje resolvir dá um chance pra ela e adorei , as artes são incríveis e o caso presente nessa hq é muito bom, me despertou um interesse imenso de conhecer mais esse vigilante mascarado chamado Rorschach.

"Fato inegável que todo mundo nega é que, no fundo, esse mundo é um lugar frio.
Não se importa se você vive ou morre, ou como você vive ou morre .
Pro mundo, você não interessa.
Você não importa para a pessoa sentada ao seu lado. Ninguém vai arriscar a vida por você . E nem deveria mesmo.
Aceitar essa verdade foi libertador. Me deu clareza. Me deu uma missão".

Recomendo muito!!!
Nota 4

Natasha Viana 11/01/2021

Queria mais detalhes do personagem e não um caso. Mas gostei.

Priscila 19/04/2020

Surpreendente
Rorschach. Antes de Watchmen foi uma leitura que me surpreendeu… sempre vi comentários negativos e nunca li, mas arrumando a coleção resolvi li e amei. A arte do Lee Bermejo é linda demais e o roteiro do Brian Azzarello sempre em um nível excelente.

Xulio Mackfly 09/02/2019

Ficou um pouco boa
A HQ ficou boa mas eu achei o roteiro fraco, pensei q de todos os before Watchmen, essa seria a mais foda pq tem Azzarello e Bermejo que escreveram "O Coringa" mas não é bem assim!!

Samu 02/06/2016

Para todo fã de Watchmen essa coleção é incrível! Vale pensar como tudo corroborou e culminou nos acontecimentos da grande obra. Claro que aqui falta a pegada incrivel de Moore, mas é uma boa introdução.
Aqui temos um dos meu "heróis" favoritos e ver como tudo começou pra ele vale a pena, pois conta com ideias retiradas do livro original mas com pegadas e detalhes incriveis!

Camila(Aetria) 04/02/2014

Rorschach
E apesar de ter inicialmente comprado Rorschach por conta dos autores, a história consegue ser satisfatória.
Admito que comprei a HQ pelo nome da galera na capa. Primeiro porque era o Rorschach (o único que realmente gosto de Watchmen). Segundo porque eram Brian Azzarello e Lee Bermejo. E terceiro... não. Só pelo nome deles eu presumia que era bom. hahha (quanto pré-conceito, Camila...)
Assisti a Watchmen, e admito novamente que ainda não li a HQ completa, apenas trechos. Aquele clima dark de super-heróis são proibidos de agir é incrível.
E como li Coringa desses mesmos autores (você que não leu. corre e vai ler.), sabia que esse clima iria ser ampliado em vários níveis.

Um serial killer. Um super-herói que se esconde na própria máscara porque não sente mais nada sem ela.
A narrativa de Rorschach corre solta, do jeito que prefiro em HQs desse tipo (aquele excesso de texto que aparecem em HQs americanas me incomoda um pouco, sempre preferi o jeito e dinâmica que ocorre no estilo dos mangás.) você não se sente preso na história, nem obrigado a parar ou reduzir o ritmo só porque o roteirista decidiu colocar informações além do que cabiam na dinâmica dos quadros.

Além de que traz os trechos do diário de Rorschach, onde ele, escrevendo em uma máquina de escrever, erra por vezes e precisa corrigir o que escreveu. Isso foi lindo.

A história é densa. E traz um pouco mais desse que tenta ser compreendido usando uma máscara que muda conforme o calor. Embora de forma bastante sutil.
Para quem gosta de Watchmen vale muito a pena essa edição. (não posso comentar das outras, não as li ainda...)porém o último conto tem tudo que não gosto nas HQs, no "A Condenação do Corsário Carmesim", que parece uma obrigação de te fazer comprar o resto da coleção pra saber o final, é maçante, com texto demais, uma fonte que não te ajuda a ler, mas talvez o resto da história seja melhor, eu não saberia dizer também.

A história tem bastante desse gore que já apareceu em Coringa, então, se não gosta, fuja dele. haha Mesmo assim, é uma HQ um pouco fraca, por isso não dei 5 estrelas no Skoob, mas apenas 3.

site: http://www.castelodecartas.com.br/