Depois de Auschwitz

Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Scaldini 16/12/2022

MEU LIVRO FAVORITO DA VIDA
Relato super forte de uma jovem judia que sofreu nos campos de concentração, o livro que faz chorar, sentir frio na barriga e te indigna até o último fio de cabelo. Assim como Anne Frank, traz o lado humano das vítimas que deixam de ser apenas um número nas estatísticas. Apesar da história dolorosa, gostei muito do livro que é uma maneira de manter viva a memória dos grupos marginalizados.

Enzo 10/12/2022

Depois de Auschwitz
É um livro realmente muito bom com detalhes ótimos e muito interessante para quem gosta do assunto, muito rapidinho de ler

Bruna.GonAalo 17/11/2022

Eva.
História emocionante, dá pra sentir a dor e a resiliência dessa mulher. Extraordinária luta. Leiam.

gab 14/11/2022

impactante
Eu gosto muito de ler livros que falam sobre o holocausto e esse aqui me prendeu do começo ao fim, diversas vezes me senti angustiada com os detalhes e também com a crueldade que foi feita com os judeus. Recomendo a todos.

bisoares 10/11/2022

Tenho que dizer que já li muitos livros sobre o holocausto e também alguns escritos por sobreviventes, mas saio dessa leitura ainda mais surpresa. Ler sobre esse fato nos traz os sentimentos mais diversos e cada história nos apresenta novos fatos pelos diversos pontos de vista.

Depois de Auschwitz me mostrou um lado da guerra que eu não conhecia e que nunca ouvi falar, várias informações trazidas pela Eva nunca chegaram aos meus ouvidos quando estudei sobre o assunto e isso me fez pensar.

Pensei sobre os caminhos que seguimos nos últimos anos, caminhos de intolerância, desrespeito, agressividade e tudo mais. Pensei sobre quão vago é o que aprendemos na escola sobre esse período. Conversei com outras pessoas sobre o livro e todos saímos com a mesma ideia, nós não sabemos nada! E precisamos saber.

Como pessoa da área da educação me questiono demais sobre o que passamos para os que estão aprendendo agora. Existe uma ideia de que a guerra e o holocausto aconteceram do nada, simplesmente tudo explodiu e quando viu estavam ali os campos e tudo acontecendo, mas Eva nos mostra que não. Antes de tudo isso tiveram detalhes e todo um caminho que precisava de atenção.

Enfim, essa história mexeu com muita coisa dentro de mim e o sentimento de esperança trazido por Eva também.

Gardner 02/11/2022

É bom frisar que a obra não fica especificamente no campo de concentração, a autora
Basicamente traz uma linha do tempo , a infância a fuga dos nazistas,a captura, o período
No campo de concentração e os acontecimentos após a queda do terceiro Reich, pode decepcionar aqueles que buscam relatos mais fiéis e detalhados das atrocidades nazistas
Mas ainda assim é uma ótima recomendação

Bia Franzoi 22/10/2022

Recomendo, principalmente após ler Anne Frank
Me interesso muito por histórias do Holocausto. Nesse livro, temos um relato que retrata os acontecimentos horríveis durante esses anos de crueldade e perversidade humana.

Eva conta sobre como era sua vida antes, durante e depois de Auschwitz. Tudo com muitos detalhes sobre seu dia a dia, em todos os períodos, até chegar à atualidade. A parte mais interessante é o meio do livro, pois apresenta mais informações sobre o foco do livro.

Chegando no final, ela conta mais sobre o trabalho de divulgação histórica e criação da conscientização sobre o horror do Holocausto.

Recomendo muito a leitura, principalmente se você já leu O Diário de Anne Frank; para mim, serviu como uma continuação para ele. Gostei muito de ver o álbum de fotos no final.

Carlos Alberto 20/10/2022

Forte e impactante
Esse livro nos faz refletir sobre os limites do ser humano. Até onde vai a maldade humana. Holocausto nunca mais.

Nycon 13/10/2022

Nota: 10/10
esse livro me prendeu muito, o lado que infelizmente Anne Frank não pôde mostrar pq não sobreviveu a meia-irmã dela contou anos depois, muito emocionante.

Marina 11/10/2022

depois de Auschwitz
esse livro é muito bom. todos deveriam estudar sobre o holocausto e buscar saber como que ocorreu essas atrocidades horríveis ao longo da história. ler esse livro sabendo que tudo é real e mostra uma história verídica é muito triste. leiam. não consigo entender como existe pessoas no mundo que fazem comentários e "brincadeiras" (como eles se referem) delicados sobre esse tópico. é uma leitura cansativa mas vale a pena ler.

loh 08/10/2022

a dor que ela transmite é quase palpável. eu consegui sentir as lágrimas que ela derramou enquanto escrevia. é um livro cruelmente verdadeiro, cheio de sentimentos. me fez refletir sobre a maldade do ser humano e sobre como não aprendemos com nosso passado. também pensei sobre como esquecemos do que realmente importa na vida e deixamos de apreciar os pequenos momentos de felicidade. mas ao mesmo tempo me trouxe esperança, foi inspirador, para que eu possa suportar as fases difíceis da vida. esse livro mudou minha vida e aumentou minha vontade de salvar o máximo de pessoas que eu puder através da arte.

Ravene 07/10/2022

Forte relato de uma sobrevivente holocausto. Não apenas expõe os fatos dentro de tudo o que ela sofreu fisicamente mas também os abalos emocionais diante desse absurdo histórico que marcou a humanidade. Excelente, comovente.

Flavinha 26/09/2022

Holocausto
É sempre uma leitura cruel e dolorosa, porém vale a pela lê. Chorei, tive uma pequena ansiedade. Mas recomendo

Vivian 22/09/2022

Sobrevivente
Esse livro conta como foi a vida de mais uma sobrevivente do holocausto, suas difículdades e como sobreviveu a tudo. Essa é a história de Eva Schloss, a meia irmã da nossa queria Anne Frank

Erika.Giovana 20/09/2022

Emocionante! ??
Eva narra sua história de uma forma emocionante e muito rica em detalhes. É sempre triste e revoltante para mim, ler livros sobre o Holocausto, mas acho importantíssimo a leitura dos mesmos. Tudo que essas pessoas passaram é absurdamente surreal e não deve jamais ser esquecido, para que atos como esse não se repitam.
Eva nos dá uma certa alegria em saber que ela teve uma vida boa e momentos muito felizes, apesar dos traumas que Auschwitz lhe causou.
Pra quem gosta de livros sobre o Holocausto este é uma ótima leitura, recomendo.