Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Gabi Rosemberg 06/01/2024

Visão de dentro de auschwitz
Mesmo lendo o relato de Eva durante a segunda guerra mundial e sobre o tempo que ela ficou no campo de concentração auschwitz, difícil entender como isso realmente aconteceu e ainda acontece. Uma leitura forte e muito educativa, recomendo

Diego Santos 30/12/2023

Sobreviver a um genocídio tem severas consequências
Sobreviver a uma guerra em que seu povo foi dizimado e ainda se adaptar depois exige muita força, e isso a Eva tem de sobra.

Não tenho palavras pra descrever como foi angustiante ler algumas partes do livro, inclusive depois do fim da guerra.

O nível de deslocamento que alguém deve ter, o sentimento de estar perdido e reconstruir a vida depois de perder tudo é esmagador.

E de alguma forma a Eva conseguiu lidar com tudo isso da melhor maneira possível. Heroína, apenas!

Micaeli11 25/12/2023

Leitura Especial
Lindo, comovente e triste é tudo que esperamos de livros com essa temática e posso garantir que esse consegue ultrapassar esse limite. Relato potente e humano.

Ana Júlia_ 23/12/2023

Um livro que conta uma história pesada de uma forma que não traumatiza as pessoas. Um livro que deveria ser obrigatorio mas escolas.

Nanzin 22/12/2023

Livro mt bom, a parte alta dele é durante a guerra, o que dura menos capítulos do que eu gostaria.
O final é Bem broxante porém o livro em geral é bomzinho. Talvez fosse merecedor de meia estrela a mais porém acredito que faltou uma finalização mais digna, assim como o restante do livro

Manuriella 19/12/2023

Bah!
Esse livro foi um choque de realidade pra mim! Li ano passado e lembro que chorei junto com ela em diversas partes! Lembro que o final me fez refletir, por não ser ficção, existem muitas vidas afetadas que carregam as consequências da guerra consigo por toda a existência. É um baita livro, lição de vida!

Keka_ 18/12/2023

Guerra também!! Ser humano repugnante
Esse aqui----
Retrata detalhadamente as vivências de uma criança DENTRO de um campo de concentração!!!!
Sabe o quê é isso ou consegue pelo menos imaginar tamanha dor, agonia, e seja lá o que ela sentia? Pois eu não. Felizmente não descobrimos essa sensação.

Mari 14/12/2023

Triste e esperançoso
Ler esse tipo de livro é sempre muito pesado, saber pelo o que essas pessoas passaram e como conseguiram se reerguer é uma mistura de sentimentos.

Carolina2402 13/12/2023

Apelativo, mas emocionante
A leitura flui com muita facilidade, deixando o leitor interessado em cada palavra.
O relato é extremamente emocionante e muito diferente de qualquer outra biografia de sobreviventes. O fato dela trazer aspectos de sua vida antes, durante e depois dos campos de concentração cria uma relação de proximidade com o leitor, o deixando afeiçoado pela história de vida dela e pela sua própria personalidade.
Infelizmente, o título que ela dá de "irmã de Anne Frank" (escrito em letras garrafais na capa do livro) é um tanto apelativo, tendo em vista que ela não era sua irmã realmente. O pai de Anne se casou com a mãe de Eva (a autora) após a guerra, quando Anne (junto com sua irmã e sua mãe) já havia falecido e Eva já era uma jovem adulta. Portanto, apesar de compreender a relação de proximidade que a autora tinha com a escritora do famoso diário e do carinho existente entre Otto (pai de Anne) e Eva, não vejo necessidade de tal citação.
Apesar de sustentar esse título durante todo o livro, a autora não se deixa "corromper" por essa relação, contando efetivamente sua história e trazendo Anne de forma bastante natural e orgânica, não deixando espaço para ser chamada de aproveitadora ou algo do tipo.
No geral, é uma leitura interessantíssima e que traz diversas reflexões.

RobertoF 09/12/2023

Para respeitar e repensar
É um pouco da triste história da humanidade.
Sentir o trauma que todos passaram é estarrecedor!!
Como o ser humano foi capaz disso, e muitas outras atrocidades?

Muito triste pelo que passou, e uma bela trajetória e redenção.

Cín 05/12/2023

Emocionante
É muito lindo conhecer esses personagens, apesar de tudo o que passaram, são histórias de superação que te fazem refletir sobre a humanidade e sobre nossa própria vida.

Comenta Livros 29/11/2023

Um relato forte sobre uma menina que viveu horrores e perdeu parte de sua família e teve que sobreviver com marcas em seu coração. Muito bom o livro.

site: https://comentalivros.com/depois-de-auschwitz-eva-schloss/

Silvana137 28/11/2023

Me surpreendi
Esse livro tem muita história da minha leitura demorei 7 meses, pois comecei pelo com muito ímpeto por ser sobre o holocausto e ler sobre isso acho de exima importância.
Mas qdo estava lendo meu filho de 9 anos ficou doente e eu deixei de marcar um dia de leitura no skoob e desanimei ..mas muita coisa pior viria ele foi internado pensado ser uma dengue depois descobrimos a leucemia e desisti de ler hje voltei a ler por causa dele .
E esse livro é maravilhoso..não pelo o holocausto em si mas exatamente pelo pós holocausto e muito triste dizer mas muita coisa não mudou, o preconceito, a maldade humana, e as verdades de cada um.ainda matam pessoas. A leitura é maravilhosa.
Eu amei o final as últimas 100 páginas mudaram minha visão.

JESSICA1248 17/11/2023

Eva, sobreviveu mesmo acreditando que isso seria impossível
Quero que elas saibam o que aprendi: apesar de todo o desespero, haverá sempre esperança. A vida é muito preciosa e bonita ? e ninguém deve desperdiçá-la.

Esse livro conta a história de Eva, desde sua infância até a deportação. Ah relatos muito tristes aqui. Principalmente porque ela sofreu todos os horrores juntamente com sua mãe. E há também o pós guerra. Onde ela nos relata como conseguiu seguir em frente e manter a mente sã. E pasmem sem terapia. Recomendo muito.