Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Bianca 08/09/2023

Emocionante
Muito interessante saber como foi a retomada da normalidade dentro do possível para uma sobrevivente do holocausto. A escrita parece um pouco solta as vezes, um pouco desconexa, mas pode ser a tradução. Mesmo assim vale a leitura. Recomendo ler depois do "A história de Eva"

Pasklan 21/08/2023

Leitura interessante sobre o holocausto
A história é bem interessante, sob o olhar de uma pessoa que vivenciou todos os traumas do holocausto. Indico a leitura.

Gislene.Batalha 18/08/2023

Auschwitz
Um relato emocionante da irmã de coração de Anne Frank que sobreviveu aos horrores do holocausto.
Eve passou a dar palestras referentes a Anne Frank, onde ela contava sua trajetória e como ela e sua mãe conseguiram sobreviver.

gabspittol 15/08/2023

Gatilho! Holocausto, nazismo, violência física e sexual.
No dia do seu aniversário de 15 anos, Eva Schloss foi transportada com toda sua família (mãe, pai e irmão) para Auschwitz. A partir daquele dia ela precisou lutar para sobreviver e só tinha uma pessoa com quem podia contar, sua mãe Fritzi, que foi prisioneira junto com ela. Ao fim do holocausto, quando Auschwitz foi libertado pelos soviéticos, mãe e filha precisam começar uma nova jornada rumo à casa, especialmente após descobrir que o restante da família havia sido morto.
Esse livro é extremamente emocionante, pesado e comovente! Traz relatos de uma sobrevivente de Auschwitz, que por acaso acaba se tornando a enteada de Otto Frank, pai da já conhecida mundialmente Anne Frank. Eva auxiliou na propagação de histórias e depoimentos sobre o tempo do holocausto, para que aquelas atrocidades não se repitam, e garantindo a continuidade do legal de Anne Frank.
O que eu mais gostei nesse livro é que ele foca muito no pós Auschwitz. Porque li poucos que explorem a dificuldade que é seguir a vida após passar pelos horrores que aquelas pessoas foram submetidas, privadas dos mais básicos direitos que deveriam ser garantidos à vida humana. Eva fala sobre seus traumas, sobre como não perder a fé, mesmo depois de tanto sofrimento, como reconstruir uma vida que a todo momento volta a ser destruída por dolorosas lembranças. Um depoimento tocando e extremamente comovente e necessário. Acabou o holocausto, mas e agora? Como viver agora?

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Saturno 05/08/2023

Esse livro conta a história de Eva antes, durante e depois de Auschwitz, narra o sofrimento após o trauma e a perda de pessoas próximas, conta o impacto que o holocausto teve na vida dela e como ela conseguiu viver depois disso. O livro faz o leitor questionar sobre a bondade humana depois do horror e do sofrimento vistos na história. Esse é um relato extenso e completo sobre a vida de uma sobrevivente do holocausto, também conta um pouco da vida de Anne e Otto, mas é inegável a força que Eva teve para permanecer de pé depois de tudo o que viu e passou. É uma obra boa que deve ser lida para que entendamos que as vítimas do acontecimento não são apenas números, eram pessoas com vivências e sentimentos que foram tratadas de uma forma absurda que nenhum ser vivo merece viver, o livro serve para que possamos compreender que essas pessoas poderiam ter sido qualquer um, inclusive nós e temos que parabenizar áqueles que sobreviveram e aos que não sobreviveram também porque ambos mostraram uma força sobre-humana.

Rinaldo 04/08/2023

Depois de Auchwitiz
Uma visão real do que foram os anos conturbados do regime nazista na vida de pessoas simples. Uma pessoa com toda sua carga emocional, defeitos enfrentando os limites da resistência e do ódio por motivos fúteis.

Clara 31/07/2023

é um livro extenso, e cansativo mentalmente falando. pelo fato de saber que existiram pessoas assim e que uma única pessoa foi capaz disso tudo. o mais incrível para pessoas interessadas nessas histórias, é você ir afundo e se colocar no lugar do outro, tendo empatia. uma experiência que irei levar pra vida. emocionante.

ahgninha 31/07/2023

Depois de Auschwitz
Sempre gostei muito de ler, ver e ouvir sobre a segunda guerra mundial e, ao me indicaram esse livro, não pensei 2x em ler. Comecei a ler com muitas expectativas e, sinceramente, elas foram supridas. A forma como a autora conta todo o ocorrido, faz com que adentramos dentro dos acontecimento, a tal ponto de conseguirmos imaginar aproximadamente. Fui tocado emocionalmente durante todo o livro, muitas vezes, pensando: ?como podem ter feito tamanha atrocidade??, pois são narrados acontecimentos desumanos.

Mesmo diante a tantos horrores que a autora sofreu, a reviravolta e superação que ocorre, é inspiradora!

Mantovani1914 20/07/2023

Depois de Auschwitz
Eva Schloss, sobrevivente do Holocausto e de toda a maldade que os nazistas utilizaram nos judeus, ela irá relatar tudo oq sofreu e enfrentou ao lado de sua irmã e seus pais, desde o momento de fuga dos nazistas até o momento que são capturados e levados ao campos de concentração. E após tudo, como seguiu sua vida, ou pelo menos tentou...
É um relato muito emocionante, bonito e necessário.

Nana 19/07/2023

Comecei o livro pensando que ela teria convivido com Anne, mas o que aconteceu na vdd fica evidente no fim. Me deixou com vontade de ler a história de Eva, e saber mais sobre esse assunto.

Lívia 18/07/2023

A autora conta sua vivência antes, durante e depois de Auschwitz. Os momentos descritos do começo das perseguições, o período que precisaram se manter escondidos, os acontecimentos no campo são realmente muito tristes, alguns são muito difíceis de digerir.
Os acontecimentos pós campo são mais arrastados, a leitura da uma desacelerada, mas ainda assim, muito importantes para a conclusão de sua história.

Mayara.Lorraine 10/07/2023

Leitura rica em detalhes, relatando a história de uma família judia em um passado não tão distante.
Dor, sofrimento, angústia e ansiedade é o que define todo o tempo dedicado a este livro, mas completamente necessário, conhecer as partes duras e ruins da história do mundo, e não repeti-las.

Mapplehead 03/07/2023

Essa não é nem de longe uma resenha crítica sobre o livro, na verdade, é apenas meus comentários curtos e singelos sobre isso, porque acho difícil julgar uma autobiografia ? principalmente quando é sobre sobreviver um genocídio, sobreviver ao holocausto. Como posso julgar o que é verdade e o que é mentira? O que é exagerado ou pouco descritivo?
Eva trouxe, para mim, um sentimento de angústia que não sentia há muitos anos, desde que parei de ler livros sobre o holocausto. A angústia que só sinto quando leio livros escritos por sobreviventes, não historiadores. Uma experiência pessoal e íntima, não dados factuais.

A verdade é que Eva trouxe sua história, a de Heiz (seu irmão), Pappy (seu pai), Mutti (sua mãe) e de outros milhares de judeus, gays, ciganos e negros, todas aquelas minorias e de religiões desprezados pelos nazistas. Ela traz a história de Otto, o pai de Anne Frank, após a guerra, e que é possível, apesar das dificuldades, não apenas sobreviver após isso, mas VIVER.

Eva traz questionamentos e novas perspectivas sobre a vida, e por isso, apesar de já ter lido uma cota de livros bibliográficos escritos por judeus, Eva ainda pode me ensinar mais. Espero que aprendam com ela também.

" Há alguns meses, quando terminei meu discurso em uma determinada ocasião, olhei para a sala repleta de alunos
Uma garota de olhos escuros levantou a mão, hesitante, e perguntou:
?Você acha que isso pode voltar a acontecer?
Não posso responder isso, mas talvez você possa. Será que pode voltar a acontecer? Eu espero que não."

Sarah.Beatriz 24/06/2023

Em uma narrativa honesta, Eva Schloss conta sua história, desde uma criança com suas motivações infantis, passando pela adolescência, quando começou a entender e sofrer com o conflito, sua passagem pelo campo de concentração, e seus anos seguintes, até a vida adulta.
Ela mostra suas esperanças, frustrações, contrariedades, surpresas.
É tudo muito dolorido, exposto, cru.
Uma nota interessante é que a autora conheceu e brincou com Anne Frank antes da prisão das duas. A mãe de Schloss casou com o pai de Frank, já que ambos ficaram viúvos e se aproximaram. A autora também fala um pouco sobre essa relação.
Apesar de difícil, é muito importante esse tipo de leitura, especialmente colocando em perspectiva o mundo em que vivemos.

amordemay 19/06/2023

A história de Eva
Eu peguei esse livro na biblioteca da minha escola a um mês, eu gosto bastante de estudar sobre o assunto.
infelizmente eu acabei enrolando na leitura e não pegando o ritmo rápido, por causa da escola.
eu considero essa leitura finalizada mesmo que eu não tenha terminado todos os capítulos, faltavam certa de 50 páginas para eu terminar quando entreguei hoje pra biblioteca.
eu já tinha estendido muito o prazo da leitura e precisava focar em outras coisas, mesmo que é importante para mim aprender sobre o holocausto e o mundo que vivo.
e eu aprendi. eu já sabia sobre coisas do holocausto, li o diário de anne e maus, mas ainda sim consegui aprender mais do que esperava nesse livro.
ele conta experiências pessoais de eva sobre o holocausto e depois dele, além de nós dar MUITAS informações sobre o que aconteceu ao longo da vida dela sobre questões envolvendo o nazismo.
muito educativo e sentimental, leiam.