Depois de Auschwitz

Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Bianca.Aranda 19/06/2023

Lindo
Este livro é lindo, conta as alegrias e horrores que Eva e sua família viveram e sua conexão com Anne Frank.
Uma época de vergonha para humanidade, onde a intolerância prevalecia e o humano mostra sua pior face.
Histórias assim devem ser difundidas para nunca serem esquecidas e conscientizar as pessoas como os conceitos humanos são frágeis e mudam de acordo com interesses e principalmente quando envolvem poder.
Tristeza e injustiça que passa por gerações, e que tomara que nunca mais ocorra. Apesar das inúmeras guerras entre nações, a magnitude desse episódio talvez nunca seja superada.

Daniela694 14/06/2023

Um relato da Segunda Guerra Mundial muito forte! O livro conta a história de Eva, que foi para Auschwitz com sua família, apesar da capa do livro dizer que ela é irmã da Anne Frank, foi uma jogada de marketing, que na minha opinião foi desonesta. Pra quem conhece minimamente a história de Anne já sabe, a irmã de Anne morreu no campo de concentração também. O pai de Anne, acabou se casando depois da guerra com a mãe de Eva, por isso o irmã. Mas o livro é muito bom. O relato da Eva sobre os dias que passou com sua mãe no campo de concentração são bem detalhistas e muito forte. Eu chorei lendo. Apesar de já ter lido outros livros sobre, mas cada vez que leio algo desse tema me sinto muito triste. Depois de mais de 70 anos do fim da guerra ainda não dá pra acreditar nas atrocidades que foram cometidas com pessoas totalmente inocentes. Acho que agora vou até dar um tempo dessas leituras. Mexe muito com a gente. Saber do que o ser humano é capaz nos deixa desacreditados da humanidade.

Michele206 12/06/2023

Uma leitura cansativa da metade para frente maçante. Eu esperava mais desse livro mais detalhes mais história.

Natane3 10/06/2023

VISCERAL
"Meu sonho é que um dia alguém irá pegá-la [a história desse livro], muito tempo depois de eu partir, e ficará chocado e perplexo ao descobrir que o mundo já foi dessa maneira. Perseguir as pessoas porque elas são judias, ou porque são negras, ciganas, muçulmanas ou homossexuais, vai parecer algo tão ridículo, desumano e ultrajante quanto a escravidão nos parece agora."

Acho que de todas as obras que já li sobre a II Guerra Mundial, sejam científicas, ficcionais ou outobiografias, essa foi a que mais mexeu comigo. Não sei se é porque são narradas detalhedamente muitas das atrocidades que aconteceram nos campos de concentração ou por qual outro motivo, mas sei que mexeu fisicamente comigo.
No entanto, recomendo muito pra quem gosta de ler sobre o tema!

Dhaka.Felix 06/06/2023

Eva nos conta toda sua história, desde antes dos campos, de como foi ficando assustada com a possibilidade de ir parar em um deles. Seu relado dentro de Auschwitz é forte. Todo o desespero que sentiu, o medo de nunca mais ver seus pais e irmão.

Depois ela disserta sobre como foi se reerguer na vida, sobre como ficou abatida e depressiva. Conta sobre otto, mutti e suas filhas. Os últimos capítulos sao bem prolixos, repetitivos.

Contem algumas páginas com fotos e os desenhos de seu irmão, ele realmente era muito talentoso.

maria20065 06/06/2023

Forte!
Narrativa bem detalhada, com uma história forte, achei bem explorado tanto os fatos externos que aconteceram, como os internos. Acredito que é uma leitura importante para todos, para que episódios como esses não ocorram novamente!

Laurinha. 30/05/2023

Desde que li o menino de pijama listrado queria esse livro, mas minha mãe não deixava por ser muito nova.
é muito triste e pesado, inimaginável muitas coisas

Laiz.Rego 29/05/2023

Emocionante
Em se tratando de holocausto não teria como não se emocionar lendo esse livro.
Mesmo já tendo lido O diário de Anne Frank meu coração apertou em vários momentos da leitura.
Os relatos de Eva,uma sobrevivente,nos leva a uma realidade difícil de acreditar.É surreal saber onde a maldade do ser humano pode ir.E como podemos superar nossos traumas.Foi interessante também saber esse outro lado da vida do pai de Anne e nem por isso a história de vida da Eva ficou de lado.
Sidmar 29/05/2023minha estante
Excelente livro ????

Suely.Fernandes 27/05/2023

Incrível relato de uma sobrevivente!
O livro é muito bom, mas definitivamente eu não estava muito conectada com a leitura. Demorei quase um mês em um livro relativamente curto. Porém, a história também é um pouco pesada em certos pontos, muito comovente e é uma história real, então não poderia ser fácil de ler.
Adoro livros da Segunda Guerra e ler relatos como esse me faz entrar numa imersão de outro mundo. E saber que isso de fato aconteceu há pouco tempo é chocante e revoltante.
Achei incrível que Eva ainda é viva, fez 94 anos dia 11 deste mês de maio! Uma história e tanto pra contar, com tantos acontecimentos, traumas e superações. E o melhor, o legado da família que ela criou!
Muito reflexivo e inspirador, todos deveriam ler!
P.S.: "Quero que elas saibam o que aprendi: apesar de todo o desespero, haverá sempre esperança. A vida é muito preciosa e bonita - e ninguém deve desperdiçá-la."

Sara :) 15/05/2023

Necessário
Nem sei o que pensar depois de terminar esse livro, só de que esse tema sempre me surpreende do quando a humanidade pode ser ruim, quando se deixa levar pelos seus piores atributos. Sempre que me aprofundo nas atrocidades do holocausto, tenho que me policiar para reconfirmar a todo momento que isso aconteceu de verdade, porque de tão cruel e horrendo, é angustiante saber que tudo foi muito real (e aconteceu a muito menos de cem anos atrás. Ou seja, quase ontem) É triste, mas muito necessário para qualquer indivíduo!

Rayanne 14/05/2023

É sempre difícil ler um livro baseado na vida e sofrimento real de alguém. O livro foca na vida dela principalmente após a libertação, mostrando os desafios, traumas e superação. Um relato bem emocionante de uma sobrevivente.

Ps: Quando acabei de ler o livro fui pesquisar sobre a Eva e ela é viva ainda, 94 anos

Kayllaine.Lima 13/05/2023

Emocionante
Como todo livro sobre a segunda guerra é um livro bastante triste e reflexivo, a ideia de que algo do nível do holocausto ocorreu de fato é assustadora, me faz questionar muitas questões como a humanidade, a bondade e até mesmos crenças. A história dela é muito emocionante, Eva é uma inspiração, se realmente existem milagres a sobrevivência dela é um. A forma como ela relata toda trajetória da sua vida é excelente, consegui me sentir muito próxima dela durante a leitura. Achei muito interessante ela abordar como foram os pós dela e dos sobreviventes do holocausto, eu sempre li muito sobre esse assunto mas esse ponto era algo que pouco tinha visto, não sou capaz de imaginar como o físico e principalmente o psicológico de uma pessoa pode se recuperar depois de tal experiência. Por fim, espero assim como Eva que algo como o holocausto nunca mais ocorra e que sua história continue inspirando mais gente e trazendo compaixão ao mundo.

larissa 04/05/2023

Depois de Auschwitz
Na real não sei nem como descrever a experiência de ler esse livro, a gente sabe de todas as atrocidades do Holocausto, mas ver isso relatado por alguém que sofreu tudo isso na pele, saber o que realmente acontecia nos campos de concentração é muito forte. Todos deveriam ler esse livro.

Iviny 02/05/2023

Tirando esse tenho mais 2 livros sobre a segunda guerra mundial e chorei em todos uma história muito triste mas que vale a pena ler ?