Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Carlos Alberto 20/10/2022

Forte e impactante
Esse livro nos faz refletir sobre os limites do ser humano. Até onde vai a maldade humana. Holocausto nunca mais.

Nycon 13/10/2022

Nota: 10/10
esse livro me prendeu muito, o lado que infelizmente Anne Frank não pôde mostrar pq não sobreviveu a meia-irmã dela contou anos depois, muito emocionante.

Marina 11/10/2022

depois de Auschwitz
esse livro é muito bom. todos deveriam estudar sobre o holocausto e buscar saber como que ocorreu essas atrocidades horríveis ao longo da história. ler esse livro sabendo que tudo é real e mostra uma história verídica é muito triste. leiam. não consigo entender como existe pessoas no mundo que fazem comentários e "brincadeiras" (como eles se referem) delicados sobre esse tópico. é uma leitura cansativa mas vale a pena ler.

loh 08/10/2022

a dor que ela transmite é quase palpável. eu consegui sentir as lágrimas que ela derramou enquanto escrevia. é um livro cruelmente verdadeiro, cheio de sentimentos. me fez refletir sobre a maldade do ser humano e sobre como não aprendemos com nosso passado. também pensei sobre como esquecemos do que realmente importa na vida e deixamos de apreciar os pequenos momentos de felicidade. mas ao mesmo tempo me trouxe esperança, foi inspirador, para que eu possa suportar as fases difíceis da vida. esse livro mudou minha vida e aumentou minha vontade de salvar o máximo de pessoas que eu puder através da arte.

Ravene 07/10/2022

Forte relato de uma sobrevivente holocausto. Não apenas expõe os fatos dentro de tudo o que ela sofreu fisicamente mas também os abalos emocionais diante desse absurdo histórico que marcou a humanidade. Excelente, comovente.

Flavinha 26/09/2022

Holocausto
É sempre uma leitura cruel e dolorosa, porém vale a pela lê. Chorei, tive uma pequena ansiedade. Mas recomendo

Vivian 22/09/2022

Sobrevivente
Esse livro conta como foi a vida de mais uma sobrevivente do holocausto, suas difículdades e como sobreviveu a tudo. Essa é a história de Eva Schloss, a meia irmã da nossa queria Anne Frank

Erika.Giovana 20/09/2022

Emocionante! ??
Eva narra sua história de uma forma emocionante e muito rica em detalhes. É sempre triste e revoltante para mim, ler livros sobre o Holocausto, mas acho importantíssimo a leitura dos mesmos. Tudo que essas pessoas passaram é absurdamente surreal e não deve jamais ser esquecido, para que atos como esse não se repitam.
Eva nos dá uma certa alegria em saber que ela teve uma vida boa e momentos muito felizes, apesar dos traumas que Auschwitz lhe causou.
Pra quem gosta de livros sobre o Holocausto este é uma ótima leitura, recomendo.

JAlia 19/09/2022

Sem palavras....
Apesar do diário de Anne Frank ser um dos livros mais lidos no mundo, esse tbm merece um lugar de destaque. Me emocionei e senti a aflição por todo o livro. Me interesso muito pela história do holocausto e esse livro entregou muito. Super recomendo a leitura??

Jade 18/09/2022

O livro certo na hora certa
Foi o primeiro livro com esse estilo que li na vida!
Achava que não ia gostar, mas me prendeu do início ao fim.
A Eva narra a história de um jeito tão detalhado ....
É triste que tantas pessoas tiveram de passar por essa crueldade!

Jufê 15/09/2022

Achei um livro cruel ?
Depois de Auschwitz
Sinceramente me fez pensar nas crueldades que o humano pode cometer. Li com 11 anos e fiquei horrorizada com o que começou com preconceitos terminou. O maior genocídio da história. Simplesmente é um livro que te faz refletir e repugnar as violências que foram cometidas dentro dos campos de concentração. Simpatizei com a Eva só por ela poder conseguir seguir a vida o mais normal que ela conseguiu após a experiência traumática que ela teve. Um livro que não sei explicar muito bem se recomendo ou não ?

Lari 12/09/2022

Difícil, porém muito bom
Estou em uma saga lendo vários livros sobre o holocausto, é aquele ditado um povo que conhece sua história tende a não repeti-la. Esse livro é bem rápido de ler, por ser curto, e também por tratar não somente dos campos de concentração mas mais sobre a vida antes, durante e depois deles. Dessa forma, o livro continua pesado por ser desse tema, mas por não ser extremamente gráfico como outros pode ser um bom começo para pessoas interessadas pelo tema.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 31/08/2022

Depois de Auschwitz
?Daqui a trinta anos provavelmente todos os sobreviventes do Holocausto já terão morrido, e por isso este livro é a minha carta para o futuro.?

Olá, leitores..
Para quem sempre pede uma indicação do tema ?Holocausto?, esse post é para você. A história real e emocionante da meia-irmã de Anne Frank que sobreviveu aos horrores da segunda guerra mundial.

Felizmente, houveram sobreviventes corajosos que decidiram expor toda a barbárie praticada pelos alemães. Foi o caso de Eva Scholls em ?Depois de Auschwitz?. Não tenho como dizer qual parte do relato de Eva é mais triste. A maldade humana parece nunca ter fim quando lemos relatos dos judeus sobre o que os nazistas eram capazes!

Além de falar da dura rotina vivida sob domínio nazista, Eva também destaca sua vida pós-libertação e os traumas gerados por aquele horrendo período de confinamento. O cerne da obra está na reconstrução da vida pós Auschwitz. Eva terá de conviver com a perda do pai e do irmão, lidar com inúmeros questionamentos sobre a alma humana. Por outro lado, ela une forças a sua mãe e Otto Frank, que acabam se casando, para manter viva o legado de Anne Frank ? uma das vítimas do holocausto.

Vou destacar um trecho em específico que me comoveu demais. Afinal, ela era apenas uma menina de 15 anos:

?Auschwitz era um mundo de sujeira, fome, depravação ? e gestos de solidariedade. Paapy certa vez me disse para nunca me sentar no vaso sanitário por causa dos germes, mas agora eu tinha de me agachar sobre um esgoto imundo com outras trinta mulheres. Nunca tinha feito planos para nada mais complicado do que um simples jogo de bolinhas de gude, mas eu aprendia a lutar por uma porção de comida racionada ? e se, necessário, a passar fome ao trocar meu pão por outras coisas das quais eu precisava mais. Logo, percebi que o conceito de ?civilização? é um véu fino fácil de ser arrancado, e me dei conta das verdadeiras necessidades da vida ? como ter sua própria caneca para comer e beber, para garantir que você sempre tenha sua porção. Quando recebi minha caneca, amarrei-a às minhas roupas surradas e nunca a deixei fora da minha vista.?

Toda vez que leio livros assim só consigo pensar nas palavras de Emilia Viotti da Costa, historiadora e professora, que diz: ?um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.? E é com base nisso que temos que propagar essas leituras.

Já leu essa obra? Ficou curiosa(o)?