Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Suely.Fernandes 27/05/2023

Incrível relato de uma sobrevivente!
O livro é muito bom, mas definitivamente eu não estava muito conectada com a leitura. Demorei quase um mês em um livro relativamente curto. Porém, a história também é um pouco pesada em certos pontos, muito comovente e é uma história real, então não poderia ser fácil de ler.
Adoro livros da Segunda Guerra e ler relatos como esse me faz entrar numa imersão de outro mundo. E saber que isso de fato aconteceu há pouco tempo é chocante e revoltante.
Achei incrível que Eva ainda é viva, fez 94 anos dia 11 deste mês de maio! Uma história e tanto pra contar, com tantos acontecimentos, traumas e superações. E o melhor, o legado da família que ela criou!
Muito reflexivo e inspirador, todos deveriam ler!
P.S.: "Quero que elas saibam o que aprendi: apesar de todo o desespero, haverá sempre esperança. A vida é muito preciosa e bonita - e ninguém deve desperdiçá-la."

Sara :) 15/05/2023

Necessário
Nem sei o que pensar depois de terminar esse livro, só de que esse tema sempre me surpreende do quando a humanidade pode ser ruim, quando se deixa levar pelos seus piores atributos. Sempre que me aprofundo nas atrocidades do holocausto, tenho que me policiar para reconfirmar a todo momento que isso aconteceu de verdade, porque de tão cruel e horrendo, é angustiante saber que tudo foi muito real (e aconteceu a muito menos de cem anos atrás. Ou seja, quase ontem) É triste, mas muito necessário para qualquer indivíduo!

Rayanne 14/05/2023

É sempre difícil ler um livro baseado na vida e sofrimento real de alguém. O livro foca na vida dela principalmente após a libertação, mostrando os desafios, traumas e superação. Um relato bem emocionante de uma sobrevivente.

Ps: Quando acabei de ler o livro fui pesquisar sobre a Eva e ela é viva ainda, 94 anos

Kayllaine.Lima 13/05/2023

Emocionante
Como todo livro sobre a segunda guerra é um livro bastante triste e reflexivo, a ideia de que algo do nível do holocausto ocorreu de fato é assustadora, me faz questionar muitas questões como a humanidade, a bondade e até mesmos crenças. A história dela é muito emocionante, Eva é uma inspiração, se realmente existem milagres a sobrevivência dela é um. A forma como ela relata toda trajetória da sua vida é excelente, consegui me sentir muito próxima dela durante a leitura. Achei muito interessante ela abordar como foram os pós dela e dos sobreviventes do holocausto, eu sempre li muito sobre esse assunto mas esse ponto era algo que pouco tinha visto, não sou capaz de imaginar como o físico e principalmente o psicológico de uma pessoa pode se recuperar depois de tal experiência. Por fim, espero assim como Eva que algo como o holocausto nunca mais ocorra e que sua história continue inspirando mais gente e trazendo compaixão ao mundo.

larissa 04/05/2023

Depois de Auschwitz
Na real não sei nem como descrever a experiência de ler esse livro, a gente sabe de todas as atrocidades do Holocausto, mas ver isso relatado por alguém que sofreu tudo isso na pele, saber o que realmente acontecia nos campos de concentração é muito forte. Todos deveriam ler esse livro.

Iviny 02/05/2023

Tirando esse tenho mais 2 livros sobre a segunda guerra mundial e chorei em todos uma história muito triste mas que vale a pena ler ?

Bcarol95 27/04/2023

História que faz pensar muito sobre a vida
Acho que o que eu mais gostei no livro, é que a história não se limita apenas a contar o que ocorreu nos campos de concentração. É uma visão de alguém que viveu o holocausto da pior maneira, e ainda teve que lidar com pessoas saindo impunes de seus atos.

Eu indico muito a leitura, acho que é um dos livros que deveriam ser obrigatórios em escolas, porque parece que muitas pessoas esqueceram o que aconteceu. É triste ver que existem pessoas apoiando e venerando Hitler até hoje, sem levar em consideração as atrocidades que ele promoveu e incentivou.

Polly.vidigal 23/04/2023

Um relato pesado da história de uma sobrevivente do holocausto, detalhes que te afligem do começo ao fim...

joao 22/04/2023

Apesar de já ter lidos vários livros a respeito da segunda guerra, e ser um entusiasta do tema, ainda não tinha tido experiência de ler um relato de um sobrevivente direto do holocausto. E Eva Schloss consegue traduzir bem os horrores que passou no campo de concentração de Auschwitiz-Bikernau e os impactos diretos em sua vida. O livro tem muitos detalhes do período pré e pós guerra, fatos íntimos de sua vida e família que acabam tornando a leitura fácil e fluente. O livro é mais uma das obras que devem ser preservadas para que os fatos não sejam esquecidos e que gerações futuras possam conhecer o quão mal o ser humano pode ser, nesse caso os nazistas, e que fatos como esse não se repitam. As fotos apresentadas no final do livro são excelentes para personificar algumas das principais pessoas relatadas no livro.

Eliane247 20/04/2023

Maravilhoso!
A segunda guerra mundial é um tema que gosto muito de ler. Sempre que leio algo do tema fico horrorizada com tudo o que o povo judeu sofreu.
Gostei muito de como Eva descreve a sua história antes, durante e pós guerra. Como ela nos mostra que apesar das dificuldades, sempre há esperança, a vida sempre continua.
Seu relato de como sobreviveu a essa experiência horrorosa e como seguiu em frente após a perda do pai e do irmão, juntando forças com sua mãe, é muito emocionante.

Luana551 19/04/2023

O que eu aprendi com "depois de auschwitz"
1.Seja grato pela constituição do seu país.

2. A derrocada coletiva é gradual a ponto do absurdo se tornar normal.

3. Por mais dolorido que seja, feche os ciclos da sua vida. Aceite que dias melhores podem existir. Caso contrário, o seu passado irá contaminar o seu futuro.

4. Existem perguntas sem respostas.

Fabiana 12/04/2023

Essas histórias sobre a segunda guerra, o holocausto são tão necessária. Gostaria muito que todos entendessem e soubessem do horror para talvez assim a humanidade aprendesse.

Marina.Galera 10/04/2023

Emocionante...
Que relato de vida emocionante, me tocou de várias maneiras. Quanto mais eu leio sobre o tema mais chocada eu fico em como o ser humano foi capaz de tal barbaridade. Achei incrível a maneira como ela colocou os acontecimentos e ainda mais o que ela estava sentindo naquela época, o medo, a angústia, a ansiedade e a incerteza do que aconteceria. Vale a pena cada pedacinho do livro.