Olho Por Olho

Olho Por Olho Siobhan Vivian
Jenny Han

Resenhas - Olho por Olho

Polyana Pinheiro 01/12/2013

Três meninas e um desejo: Vingança.
A história se passam numa ilha, onde moram três garotas distintas, Mary, muito humilhada no passado, Kat, cansada de ser alvo de chacota e acusada de vários comentários mentirosos armados por Rennie e Lillia, irmã mais velha e exemplo, tudo o que quer é proteger sua irmãzinha. Normalmente, nada as uniria. Nadica de nada faria com que uma quisesse ter a outra como amiga, ou fazerem parte do mesmo grupo. Mas uma coisa elas têm em comum, e essa "coisa" sim, é mais forte que tudo e as une: o desejo de vingança.

Um ponto que não gostei foi o motivo de as garotas quererem vingança ser extremamente bobo, a meu ver. Só o argumento da Mary era o mais aceitável. Acho que, como praticamente todos que leram o livro, eu esperava uma vingança bem elaborada e muito cruel, algo muito grave mesmo. E o que vi na maior parte do tempo foram coisinhas bem bobas e muitas vezes infantis. Fiquei decepcionada, confesso, mas talvez a tragédia do final compense a maldade que não teve no começo (Não vou entrar em detalhes sobre o motivo e a vingança de cada uma, pois perderia a graça para quem quer ler esse livro).

Durante toda a leitura, foi impossível não odiar Rennie. Uma garota típica desses filmes americanos que vemos por aí: Popular, acha que o mundo gira em volta de si. Não se importa com o que os outros – e Lillia – sente ou quer, a opinião dela é a importante. A diferença é que ela é pobre e trabalha num restaurante, e vive se atirando em cima de Reevie, o quarterback do time de futebol americano da escola. A passagem que um homem se aproveita da amiga de Rennie e ela não dá a mínima, pra mim foi o cumulo.

Quando comecei a ler, estava com a cabeça tão cheia que não conseguia me concentrar ao ponto de ler várias páginas, mas não saber o que li, e também o livro é muito lento no começo. Por esse fato, recomecei a leitura das primeiras páginas várias e várias vezes, até conseguir realmente me ver presa na história e devorar o livro em poucos dias.

Livro muito fácil de ler, narrado em primeira pessoa, mas cada capítulo fica sob o ponto de vista de uma das três garotas. O que é ótimo para sabermos ao fundo o que se passa na cabeça de cada uma, compreender a história delas e entendê-las melhor.

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. – Limpo a garganta, porque essa é a parte mais importante. – E, se vamos fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem… você pode se considerar a caça." - pag. 122

O livro tem uma pontinha de algo sobrenatural inexplorado em algumas poucas partes, o que me incomodou um pouquinho, pois eu não esperava isso e sim uma história comum que qualquer garota nessa fase da vida possa viver. Mas não posso dizer que não gostei, como eu já disse, me vi presa na história e foi uma ótima pedida para passar o tempo. E se eu disser que não fiquei roendo as unhas pra saber o final, estarei mentindo. Mas infelizmente – ou felizmente – essa é uma trilogia, e estou arrancando meus cabelos pra ler o segundo livro logo (quem já leu não me mate, mas torço pro Alex ficar com a Lillia).

Diagramação perfeita, revisão ok, páginas amareladas e capa bonita!

site: http://www.desenrolagabriola.com/2013/11/resenha-16-olho-por-olho-jenny-han-e.html

Nathy 04/12/2013

Olho por Olho – Jenny Han e Siobhan Vivian – #Resenha | O Blog da Mari
Quando teve a divulgação desse livro confesso que não fiquei muito empolgada com sua história, porém depois de algumas pessoas começarem a falar bem do livro e afirmarem que abordava a temática sobre bullying resolvi dar uma chance e tentar apreciar a leitura. No começo estava achando legal e bem desenvolvido, porém depois de um determinado ponto não via a hora do mesmo terminar. Estava com algumas expectativas que não foram atingidas e infelizmente não gostei tanto assim do livro e da forma que abordaram o bullying, não achei que as meninas foram realmente pessoas fortes e que tivessem motivos para combater o que estavam sofrendo.

A narrativa fica variando em cada novo capítulo, ainda que no começo tenha marcando quem está narrando àquela parte do livro me encontrei perdida e tive que voltar algumas vezes para ver quem era a menina que estava tendo aqueles pensamentos. O lado bom disso tudo é que o livro fica mais dinâmico e não preso em uma única personagem e seu ‘sofrimento’.

'Fomos nós três. Só espero que não nos peguem por causa disso | Kat.'

Kat, Lilian e Mary são três adolescentes que após alguns fatores se juntam para se vingar de pessoas que fizeram tanto mal durante suas vidas. A personagem da Kat foi a que mais tinha gostado no começo do livro, mas acho que tomou atitudes muito impulsivas que acabou influenciando nos comportamentos das outras meninas. Todas as três não tiveram uma movimento plausível para se vingar daquelas pessoas porque em minha visão totalmente de fora via que tinha uma explicação para o comportamento de todos eles, está certo que a pessoa que fazia o bullying com Kat não me agradava em nada e estava esperando uma vingança realmente boa que acabou sendo uma das mais decepcionantes estou torcendo para que isso melhore nos próximos livros, porque tive a sensação que as autoras não sabiam quais seriam as vinganças das meninas e por isso colocaram qualquer coisa.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: site: http://www.oblogdamari.com/2013/11/olho-por-olho-jenny-han-e-siobhan-vivian-resenha.html

Geeh 05/12/2013

"Garotas crescidas não choram...Elas acertam as contas."

Eu tenho um fraco por livros de "mulherzinha", um bom chick-lit sempre me atrai, mas uma historia adolescente, cheia de vingança, intriga, traições e aventura é algo quase irresistível para uma leitora como eu.
Este livro é uma mistura de "Meninas Malvadas" com "Carrie a estranha", é perceptível para o leitor a inspiração das autoras, e apesar de este tema estar saturado, elas deram um toque único, que deixou o livro fantástico.
Alguém já ouviu aquela velha frase, que diz que o inimigo do seu inimigo e seu amigo? Pois então, esse vai ser o lema de Mary, Kat e Lilian, três garotas unidas pelo desejo de vingança.

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode ser considerar a caça."

Imagine viver em uma ilha, onde todos se conhecem e o único modo de sair é de balsa.
Esta é a Ilha Jar, o local onde as três meninas moram. Mas apesar de residirem próximas, a vida delas dificilmente se cruzaria se não fossem as circunstancias. Lilian é popular na escola, faz parte do time das lideres de torcida, possui notas ótimas, é amiga de Alex, um dos garotos mais cobiçado da escola, além de tudo, vem de uma família rica. Ela tem uma irmã mais nova, Nadia, e já foi amiga de Kat, mas por intriga de Rennie, sua melhor amiga, hoje elas nem se falam.
Kat é uma menina simples, que trabalha para se sustentar e acaba de perder a mãe. Gosta de carros, motos e barcos, e passa a maior parte do tempo com seus amigos motociclistas.
Mary viveu na ilha durante a infância, mas por vários motivos acabou se mudando para o continente com seus pais, mas agora esta de volta, para enfrentar Reeve, o cara que atormentou a sua vida durante todo o tempo em que viveu na ali.
Um único sentimento une essas meninas: vingança. Cada qual precisa enfrentar seus fantasmas do passado e tentar saciar esta sede por justiça que as coroe por dentro.
Lilian precisa se vingar de Alex, seu amigo, mas que se aproveitou de sua irmã mais nova. Kat precisa destruir Rennie, assim como ela destruiu sua vida, criando boatos na escola, e também se Alex, seu ficante, e que a trai com a irmã de Lilian. E Mary precisa se vingar de Reeve, que lhe infligiu bullying durante toda a sua infância.
Quando o destino e este sentimento em comum unir essas meninas, quais vão ser as consequências para os seus inimigos? É isso que vamos descobrir em "Olho por Olho."

"Mas não vou ligar.E não vou responder as mensagens dele,nem os emails. Não até estar certa de que ele aprendeu a lição. De que não deve mexer comigo."

Este é um livro sobre vingança, apenas sobre isso, não tem romance, valores morais e uma lição no final, simplesmente as meninas sofreram nas mãos de algumas pessoas, e agora é a hora do troco. Mas também não espere vinganças cruéis e muito elaboradas, já que as meninas são adolescentes de ensino médio, apesar de Kat ter tido algumas ideias "ilegais", vamos dizer assim.

Inicialmente a historia é bem confusa, já que é narrada pelo ponto de vista das três meninas, e os capítulos são intercalados. Então, como você não esta familiarizado com os nomes, a leitura fica um pouco confusa, mas com o avançar de leitura, esse detalhe que deixava o leitor confuso, acaba por se tornar o diferencial, o que torna a historia ainda mais instigante, pois essa troca de narrador, te da à oportunidade de conhecer o intimo de todas as protagonistas.
Esta é uma leitura leve e rápida, os acontecimentos são objetivos e as autoras não prolongam acontecimentos desnecessários.
Para quem não sabe, uma das autoras de "Olho por olho" é Siobhan Vivian, a mesma que escreveu "Não Sou Este Tipo de Garota" e "Conselho de amiga". Eu já li ambos, e tenho que admitir que são bem chatinhos, mas este livro não é nem parecido, tem um enredo bem elaborado, com diálogos inteligentes e personagens complexos e bem desenvolvidos.
O fato de ser escrito a quatro mãos também não interferiu em nada, as autoras possuem uma sincronia e uma forma de escrita parecida, é quase impossível notar que o enredo foi escrito e elaborado por duas pessoas diferente.

Este livro tinha tudo para ser uma obra perfeita, mas os vários erros de revisão, nomes trocados, e até mesmo frases desconexas, acabaram ofuscando o belo trabalho das autoras. A capa é maravilhosa, as modelos têm as mesmas características descritas no livro, a diagramação também esta bem legal, os capítulos são divididos com os nomes das personagens em uma fonte diferente da usada no texto, que também é super agradável para a leitura. Tudo isso é feito em paginas amareladas.
Enfim, não existe duvidas que eu indique a leitura. Este livro faz parte de uma trilogia e estou ansiosa para ler a continuação , "Dente por dente", que foi lançada este mês, também pela Novo Conceito.

site: http://www.guardiadameianoite.com.br/2013/12/resenha-olho-por-olho-jenny-han-siobhan.html

Gil 10/12/2013

O livro narra a história de três personagens, Kat, Lilian, Mary. Mary após incidentes de seu passado saiu da Ilha Jar e só retornou agora em seu último ano. Lilian, Coreana (*-*) é a tipo princesinha e Kat é a independente. Apesar de Kat, Lilian terem sido amigas, isso não existe mais, já que quando Rennie decide romper com Kat, Lilian meio que se deixou levar. Rennie é uma chatinha, invejosa, arrogante, líder de torcida. A ala masculina trás Alex um jogador, que tudo demostra que gosta de Lilian (Cho), ele é muito diferente de seu amigo Reeve, quaterback do time que é arrogante, implicante (mas suspeito que ele esconde algo). Devido a fatos que o enredo trás, o destino reuni Lilian, Kat e Mary, e cada uma terá motivos para querer vingança.

Devorei esse livro, adorei as meninas, (tá que a Mary é meio apagadinha, mas acho que ela vai surpreender ainda), gostei da amizade que vai surgindo, gostei dos diálogos. A Kat e a Cho, são ótimas. Os diálogos entre a Kat e o Alex também eram muito bons. As coisas não ocorrem do jeito exatamente como elas planejaram, mas isso impulsiona a continuação (que eu estava doida pra ler e já estou lendo). Gosto da capa, não sei porque, mas achei que o ar exótico da Lilian deu o “Q” a capa rs(estão sacando que eu curto/adoro cultura ou tudo que envolva asiáticos, em especial coreanos né rsrs). Os capítulos são intercalados entre as 3 meninas. Enrendo envolvente e ao meu ver, uma ótima leitura que eu recomendo para vocês.

@APassional 10/12/2013

Olho por Olho * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Com um enredo voltado para o público adolescente, Olho por Olho vai reunir três garotas com realidades bem distintas que terão um objetivo em comum: Vingança.

Ambientado em uma ilha, entretanto isto é só um pano de fundo, o romance situa a ação na escola local, suas personagens cursam o equivalente ao último período do ensino médio, portanto era de se esperar que fossem menos imaturas, contudo a influência dos hormônios ainda interfere em suas escolhas, porque apesar das autoras estabelecerem como motivo da ação o Bullying, ao menos em dois casos (Mary e Kat), a trama gira efetivamente na disputa pela atenção dos belos rapazes do grupo, que são vítimas inicialmente de pequenas maldades e exposições que finalmente, nas duas últimas páginas, tomarão proporções trágicas.

Popularidade, cobiças sociais, inveja enrustida e obsessões românticas.

Causa certo estranhamento algumas posturas adotadas na trama, fatos graves são tratados como se fosse coisa corriqueira, o que sem dúvida foi um descuido por parte das autoras tratando-se de literatura Y.A., por que ao menos em minha concepção sexo sem consentimento é estupro, e deve ser comunicado pois é crime, no enredo esse tipo de fato passa batido, e as vinganças voltam-se mais a questões de competição pelo poder.

As personagens oscilam em dualidades, querem e não querem fazer o que fazem, no fim fazem mas questionam-se e, ao menos uma descobre que em seu caso os motivos eram equivocados, ou seja, as coisas não eram o que pareciam ser, e pelo jeito isso irá ocorrer nos três casos, mas só vamos decifrar esse enigma em Dente por Dente que é o próximo livro da trilogia e olha lá se não fica para o terceiro livro... ufff!

As personagens dividem o livro em narrações em 3ª pessoa sob três pontos de vista, onde relatam o antes e o agora; assim iremos conhecendo aos poucos a sensível, solitária e problemática Mary, a patricinha, descolada e popular Lillia e a “durona”, barraqueira e insegura Kat, e sob seus olhares conheceremos seus amigos “inimigos”, que elas pretendem “punir”- Eu me vingarei - brrrrrr!

Olho por Olho acaba sendo um manual das coisas que devemos pensar mil vezes antes de fazer, por que fala sério, tem ao menos dois crimes praticados em cena, um é banalizado e o outro ainda veremos se terá algum tipo de consequência para as garotas. Por pior que o egocêntrico Reeve seja, o que as três garotas más fizeram a ele é muiiiiiiiiiiiito grave.

E ao final “abrupto” deste primeiro tomo, que acaba do nada... puf... elas não parecem nem um pouco arrependidas. Temerosas por si... Yes! Arrependidas??? Não parece, só nos resta a leitura de Dente por Dente para descobrir, certo?

Leitura interessante... Alex é um Lord, mas dei boas gargalhadas com Reeve e estou torcendo para ele virar o Jogo.

Indicado para garotas populares, tipo guia de proteção contra Losers, hehehehe!

Obs. As guloseimas, tipicamente americanas, desfrutadas em cena são descritas nos rodapés e nos deixam com água na boca, numa apologia ao acúçar, só pra quem pode, como diz a Cho, of course.

Beijo de glimmer...
Rosem Ferr:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 10/12/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/12/resenha-olho-por-olho.html

Bu 10/12/2013

Olho por Olho
Olho por Olho, das autoras Jenny Han e Siobhan Vivian, foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

Quando a Novo Conceito soltou os lançamentos de Agosto e eu vi a capa de Olho por Olho, foi amor à primeira vista, eu só precisava muito ler aquele livro. Quando ele chegou aqui em casa, acabei enrolando um pouco para finalmente pegar, mas quando o fiz, não consegui largar mais. Só larguei quando finalmente acabei de lê-lo. Uma das autoras, Siobhan Vivian, é também a autora de Não sou este tipo de garota e Conselho de amiga, que são dois livros que eu morro de vontade de ler.

A história se passa na Ilha Jar, o que dá toda uma sensação de verão, mar e nostalgia quando lemos. Eu gosto de histórias que possuem esse clima, que quase dá para sentir o cheiro da brisa do verão. Sim, eu sou apaixonada por praias. Enfim, depois de toda essa minha divagação sobre o mar, o livro conta a história de três meninas, Mary, Kat e Lillia, que não possuem nada em comum, a não ser a raiva por certas pessoas de um grupo em particular. Com isso, elas acabam se unindo para se vingarem.

A sinopse do livro realmente me passou que o livro teria um clima mais tenso, sabe aquela coisa de vingança fria e calculista? Mas não é bem assim, é mais sobre três meninas que resolvem fazer algumas travessuras, até que um delas, não sai muito como o planejado. É um livro bem gostoso, eu adorei a narrativa intercalada entre as três e posso dizer que amei todas elas, o que realmente é difícil, já que eu sempre não gosto de algum protagonista.

“Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem… você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você. Se você não pode jurar que irá até o fim, então é melhor fingir que esta noite não ocorreu.”

Kat e Lilia já possuíam um passado, então a relação delas é mais complicada do que a relação delas com Mary, sendo ela a menina mais frágil das três. Kat e Lilia meio que criaram um sentimento de proteção para com ela, porque bem, ela foi a que mais sofreu e com certeza, a que mais merece uma vingança. O interessante em relação a Mary, é que talvez exista algo mais do que uma simples garota.

Como eu disse eu não parei de ler o livro até terminar, e quando acabou eu pensei: COMO ASSIM? O livro acaba com um cliffhanger de matar. Eu simplesmente não acreditei. Então eu preciso urgentemente do próximo, para ler um pouco mais sobre essas meninas incríveis e descobrir qual foi o destino da história.

site: http://www.segredodeumundo.com/

Ana Luiza 13/12/2013

Esqueça o carma, é hora do acerto de contas
Era uma vez três garotas com apenas uma coisa em comum: o desejo de vingança. A Ilha Jar é o palco de uma trama recheada de ódio e reviravoltas. Lillia é líder de torcida, rica e popular. Ela costumava passar os verões na Ilha, onde mantinha uma grande amizade com duas garotas locais, Rennie e Kat. Quando a família de Lillia finalmente abandonou o continente e fez da Ilha sua morada, a garota viu uma oportunidade de ter suas amigas sempre por perto. Mas, justamente nessa época, uma briga entre Rennie e Kat afastou a última garota, o que não impediu a primeira de continuar perseguindo e humilhando a antiga amiga.

“Nadia dormiu na casa de um rapaz. E não um rapaz qualquer. Lindy. Um cara que eu achava que era meu amigo. Alguém que jamais faria algo assim. Não sei por que fui tão ingênua. Rapazes, eles não merecem confiança. Nenhum deles.” Lillia - Pág. 108

Kat mal pode esperar para ir embora da Ilha. Rebelde, cheia de atitude e amarga, a garota não tem muitos amigos da sua idade. Ela simplesmente segue sua vida ao lado do seu pai, do irmão Pat e seus amigos mais velhos, ansiosa para ir para a faculdade e deixar tudo para trás, inclusive as tristes memórias da morte da mãe. Entretanto, o verão em que ela se envolve com Alex Lind, um garoto popular da turma de Rennie e Lillia, pode mudar algumas coisas.

“Só podemos dizer que as coisas são coincidências certo número de vezes, antes de ter de encarar a verdade. Não foi o vento naquele dia que fechou os armários. Não foi um passo em falso o que quase fez Rennie cair da pirâmide de animadoras. E, esta noite, as luzes estourando, os surto de eletricidade. Fui eu.” Mary – Pág. 311/312

Mary está de volta a Ilha para por fim em uma parte tenebrosa do seu passado que a marcou profundamente. Anos antes, quando morava no lugar, ela era atormentada por um garoto também da Ilha, mas que frequentava juntamente com ela uma escola no continente. Apesar de o garoto ser a causa da sua perda de autoestima e quase da sua vida, Mary nutria uma grande afeição por ele, que talvez ainda não tenha acabado completamente.

“Hoje falei para aquela garota no banheiro (Mary) que Reeve ia ter o que merecia, que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. Quando foi que Rennie pagou por tudo de ruim que fez comigo? Nunca. Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.” Kat – Pág. 94

O ano letivo mais uma vez começa e não promete ser bom para nenhuma das garotas. Rennie está mais chata do que nunca, transformando a vida de Kat em um inferno maior do que sempre fora. Lillia começa a suspeitar de que Alex, apesar da grande amizade entre eles, está ficando com sua irmã mais nova, Nadia. Mary percebe que Reeve, o garoto que a atormentava, continua bonito e popular, e que ainda consegue mexer com ela. A vida das três se entrelaça definitivamente quando Kat decide parar de esperar uma ação do carma e sujar as próprias mãos. Sabendo que jamais conseguiria derrubar Rennie sozinha, ela pede ajuda de Lillia, já que sabe o que a garota sente sobre o envolvimento de sua irmã com Alex. Elas combinam de se encontrar e no local escolhido encontram Mary em prantos, o que as leva a incluí-la na coisa toda.

“ – Não quero matá-lo – digo, para deixar bem claro. – Só quero que ele sinta um pouquinho da dor que eu senti. – Nem sei se isso é possível.
- Vamos ajudá-la, Mary. Vamos fazê-lo pagar pelo que fez. - Lágrimas estão escorrendo pelo rosto de Lillia, mas há fogo em seus olhos.” Mary – Pág. 240

A princípio, tudo é muito simples. Três garotas, três vinganças. Os alvos: Rennie, Alex e Reeve. Cada garota terá um papel em cada acerto de contas, garantindo que nenhuma delas seja pega. Uma vez iniciado, não se pode voltar atrás. E elas irão até o fim. Mas o fim pode se tornar um lugar distante quando elas percebem que a vingança é complicada e que as verdades são questionáveis. Os limites começam a ficar turvos e o certo e errado não é mais uma opção. Assim como desistir. Agora, é olho por olho, dente por dente. Os caçadores se tornam a caça até que todos sejam derrubados. E não será uma queda bonita.

“- (...) Temos de ser cuidadosas.
-Temos de ser mais que cuidadosas – digo. – Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. (...) E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você. Se não puder jurar que irá até o fim, então é melhor fingir que esta noite não ocorreu.” Kat – Pág. 122

Comecei “Olho por Olho”, primeiro livro da trilogia de mesmo nome, com boas expectativas, mas não esperava mais do que um romance adolescente bobo sobre garotas a procura de vingança, exatamente como naqueles filminhos da Disney, onde no final dá tudo certo e todos se perdoam e cantam uma música. De certa forma, o livro é um romance adolescente, mas aqui não há inocentes, perdão ou mesmo final feliz. Mary, Kat e Lillia não são menininhas doces e bobinhas, são três garotas determinadas, movidas pela magoa e humilhação.

Kat foi, de longe, a minha favorita. Me identifiquei bastante com a personagem rebelde, que não se encaixa muito nos padrões para uma garota da sua idade e que é louca para sair do seu lugar de origem. Achei um pouco forçado toda a história envolvendo a morte de sua mãe, como se o fato fosse o motivo dela ter se tornado quem é – órfãos rebeldes são a personificação da palavra clichê. Entretanto, a personagem me surpreendeu muitas vezes, mostrando um equilíbrio entre seu lado “fora dos padrões” e o lado sensível e humano como de qualquer outra pessoa – o que a conferiu um ar bem convincente e real. Mary foi a minha segunda favorita. É impossível não simpatizar com sua história, afinal não é fácil para ninguém ser perseguida na infância apenas por causa do seu peso – como uma pessoa sempre gordinha, sei um pouco do que ela passou. A personagem me irritou bastante ao sempre deixar-se afetar por Reeve e seu passado, mas esse seu lado extremamente sensível acabou me conquistando, assim como sua afeição por Kat e Lillia e sua determinação e comprometimento quanto a vingança das três. Assim como Kat, ela queria que sua vingança fosse completada a qualquer custo. Deixei Lillia por último, pois ela foi a minha personagem menos favorita, gostei muito pouco dela. Diferente de Kat e Mary, Lillia foi muito instável, sempre mudando de opinião e ponto de vista e pouco comprometida com a vingança. Das três, ela foi a que mais ficava com um pé atrás. Mas me irritou mesmo foi sua personalidade complacente e indecisa.

Tanto as protagonistas e quanto outros personagens foram convincentes e bem planejados, todos com um lugar na trama e com história e personalidade própria, o que permite ao leitor diferentes sentimentos e reações com a aparição de cada um. A trama também foi bem planejada e gostei dos caminhos seguidos, o final foi simplesmente perfeito. A narrativa muito bem escrita é uniforme, se já não soubesse que a obra é de duas escritoras diferentes, afirmaria de pés juntos que foi uma pessoa só quem a escreveu. Gostei muito de cada capítulo ser narrada por uma garota diferente (Kat, Mary ou Lillia), sempre em primeira pessoa, o que permite ao leitor conhecer melhor cada uma delas, assim como os diferentes lados de uma mesma história. A escrita das autoras é agradável e ágil, além de condizente com a idade e perfil de cada protagonista.

Quanto a edição, também tenho apenas elogios. A tradução e diagramação, apesar de simples, estavam perfeitas, assim como o tamanho e tipo da fonte. As páginas amareladas deixam a leitura ainda mais rápida. Gostei muito que a editora tenha mantido a capa original, que é simplesmente divina e perfeita para a história. As modelos combinam perfeitamente com as protagonistas, sendo a de cabelo, maquiagem e roupas escuras Kat, a loirinha Mary e a asiática Lillia. É interessante como eles se preocuparam com os pequenos detalhes, como o estilo de vestir de cada uma (Kat sempre de roupas escuras, Mary com roupas fofas e Lillila com roupas de aparência cara e mais elegantes) e com detalhes mínimos, como o colar de margaridas de Mary e o colar de ouro de Lillia. Também gostei da tradução e adaptação do título, já que seria difícil uma tradução literal boa de “Burn For Burn”.

“Olho por Olho”, apesar de estar recheado de alguns clichês, personagens e trama pouco inovadores, é um livro surpreendente, atual e cativante, que me deixou louca pelos próximos dois volumes da trilogia. É, sem dúvida, uma obra para o público juvenil, mas com certeza pode agradar todos que procuram por uma história ágil, com um pouco de ação e romance. Além de um retrato bastante fiel do universo adolescente, com seus conhecidos dramas e problemas como bullying, uso de drogas, relacionamentos conturbados, problemas de afetividade, sexualidade e autoestima, tudo somado a muito amor e ódio, a risadas e lágrimas e, claro, muito desejo de vingança.

“- Não foi culpa sua.
(...) – Foi sim – diz ela, olhando para mim. - Eu sei que foi.
Pego o isqueiro na bolsa e o acendo. Inalando profundamente, digo:
– Fomos nós três. – E dou outra tragada. Deixo a fumaça encher meu corpo. – Só espero que não nos peguem por causa disso.” Kat – Pág. 318

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/12/resenha-olho-por-olho-jenny-han-e_13.html

Moonlight Books 21/12/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Olho Por Olho publicado este ano no Brasil pela Editora Novo Conceito é um livro jovem, que fala de vingança. Escrito por Jenny Han (O Verão Que Mudou Minha Vida) e Siobhan Vivian (Conselho de Amiga), tem uma proposta promissora e o kit do livro montado pela editora dá asas à imaginação. Imaginem minha surpresa ao ver todos os apetrechos de vodu quando recebi o livro.

Vamos conhecer aqui três jovens, moradoras da ilha de Jar, estudantes que não costumavam ter nenhuma proximidade, até o dia, que um objetivo em comum as uniu. V-I-N-G-A-N-Ç-A!

Lillia, a jovem oriental, bem de vida, típica patricinha, vive entre os populares do colégio, porém é visível que não gosta de nenhum deles, apenas os suporta, principalmente a suposta melhor amiga Rennie, capitã das líderes de torcida. Esta turminha é muito desprezível, todos cheios de si e como manda o bom clichê, adoram zombar dos outros, ferindo assim seus sentimentos e os humilhando sem dó, nem piedade. Quando a irmã caçula de Lillia começa a andar com eles, envolvendo-se além da conta, Lillia percebe a dimensão do que fazem e representam, mas mais ainda, quando sente na pele, percebe que precisa tomar uma atitude. Para completar, a garota tem um segredo, algo que atormenta seus dias, deixando seus nervos a flor da pele.

Mary, está acabando de voltar para a ilha de Jar, sua partida, ao que tudo indica, foi meio drástica, mas o motivo não é revelado logo de cara. O que sabemos é que seu retorno é parte de uma meta de vida, que ela tem sérios problemas com Reese, um rapaz da ilha, algo que fica entre amor e ódio, ligado ao passado e que fica mais vivo no presente, um problema que precisa ser resolvido.

Kat, a pária. Razão para isso? Indefinida, ela já andou com as garotas populares, mas do dia, para noite, foi deixada de lado e passou a ser o alvo delas. Isso incomoda Kat, mas o que leva a garota aos extremos é um tal garoto que saiu com ela nas férias, mas na volta às aulas arranjou outra e fingiu que nada havia acontecido. Fora que Rennie, melhor amiga de Lillia, está difamando Kat. E agora? Algo precisa ser feito.

Junte essas garotas em uma panela, com todos os seus problemas e adicione alguns inimigos em comum. Mexa, mexa. Leve ao forno por meia hora e… deixe esfriar. Muito, afinal dizem que vingança é um prato que se come frio.Voilá!

O livro é narrado em primeira pessoa pelas três garotas, onde cada capítulo é de uma delas. Intercalando as vozes, as autoras foram delineando seus perfis e criando o universo que vai conspirar para colocá –las em um mesmo caminho.

O cenário é uma ilha pequena, onde todo mundo se conhece e sabe da vida do outro. Boa parte do pessoal é bem de vida, e mora na parte alta da ilha, mas também temos os menos abastados, que lutam pelo seu lugar ao sol. Festas, jogos, líderes de torcidas, bailes… enfim, aquele jeito americano de ser, com muitas disputas e brigas no ensino médio.

Logo no começo o clima é de muita provocação, dando munição para nossas vingativas. Logo a seguir, quando as meninas percebem que não podem deixar suas vidas continuarem da mesma forma, sem punir aqueles que de alguma foras as machucaram, o clima passa a ser de estratégia e ataque.

Veja bem, elas não são amigas, apenas parceiras no crime, na verdade aqui falta amizade, nunca vi tanta gente junta querendo prejudicar o outro. Confesso que o jeito maldoso e fútil de alguns personagens me deixou bem irritada. Em relação as protagonistas, eu achei Lillia uma pessoa fraca sem voz ativa, Kat foi a que mais gostei, mais madura e realista. Agora Mary é uma grande incógnita, ela é muito reservada e não sei bem, mas ela pelo visto vai dar um toque sobrenatural às coisas.

As meninas são até engraçadas com suas ideias mirabolantes e gostei bastante de ver cada coisa que fizeram, mas não esperem algo denso e profundo, na verdade são coisas simples, mas que neste contexto, podem significar o fim do mundo. Coisas que mexem com aparência, status social e popularidade.

No quesito vingança o desenrolar foi bem diferente do que imaginei, esperava que elas escolhessem o alvo e derrubassem, mas não, elas cometem pequenos atos, como para deixar a pessoa alerta e ao final aprontam algo tão grande que acaba fugindo do controle.

A vingança final é o que fecha o livro, deixando tanto as meninas, quanto o leitor com muita coisa na mente. Elas foram longe demais e meteram-se em uma grande encrenca. Definitivamente, a brincadeira deu espaço para a tragédia. E como é uma série, temos que aguardar o próximo livro para ver o que vai acontecer. Perguntas? Sim! Várias. Elas ficarão amigas? A vingança continua? Elas serão descobertas?

O final poderia ter sido um pouco mais detalhado, achei que foi repentino, mas enfim, é um livro que mesmo usando um tema forte como vingança, tem sua trama conduzida de maneira mais suave, focando um público mais jovem e descompromissado, assim os acontecimentos acabam ficando mais na superfície.

Eu achei bem legal, li rapidinho, é algo para sentar e ler numa tarde. Não exija muito, leia esperando uma aventura bem jovial e dinâmica. Quero mesmo que a sequencia chegue logo, para matar minha curiosidade, em especial em relação a Mary, que é muito mais do que conhecemos aqui. Ah! Nunca havia lido nada das autoras, e foi um bom contato inicial. Um livro de verão.

site: www.moonlightbooks.net

Elis 21/12/2013

Depois de duas noites lendo até depois da 1 hora da manhã, posso dizer que o "casamento" de Jenny Han e Siobhan Vivian foi perfeito. Sei que gosto é gosto e por isso digo que estou mega ansiosa para ler Dente por Dente. Aqui conhecemos, Mary uma criança que sofreu bullying o que arrasou com a sua vida e não a deixa seguir em frente. Ela volta a ilha Jar, para tentar dar um ponto final dando a volta por cima e seguir em frente. Há também Lillia que é uma menina rica da Ilha que é a melhor amiga de Rennie, porém com o passar do tempo começa a perceber que ela não é tão amiga assim. E Kat que era amiga de Rennie, mas uma briga entre elas acabou com a amizade e as tornou inimigas. Também temos os rapazes Alex, Reeve, a irmã da Lillia que se chama Nadia e outros personagens que tem cada um seu valor na história.

Pela capa da esquerda para direita temos: Kat, Mary e Lillia. Elas se unem para atingir pessoas que ou mentiram ou difamaram ou humilharam elas, cada uma tem seu alvo e decidem que está na hora de um basta. E como todos sabemos os adolescentes podem ser cruéis. Na minha opinião de leitora elas poderiam ter feito coisas simples como com o primeiro alvo, mas as vezes os sentimentos podem nos levar longe demais. E até a descobrir coisas que nem pensamos ter a capacidade de fazer.

As autoras foram felizes na composição da obra pelo motivo de termos capítulos curtos e cada capítulo ser uma das personagens que da continuidade a história, sem ficar revendo tudo de um ponto de vista diferente. E confesso que não queria largar o livro, porque pensava: Se eu li a parte da Mary, agora tenho de ler da Lillia e depois a da Kat e assim eu fui indo até o fim do livro, descobri que livros estruturados dessa maneira me deixam ansiosa para saber o que cada uma vai fazer.

Leia a resenha completa no blog:

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Si Flores 21/12/2013

Olho por Olho
Uma história sobre amizade e vingança ambientada em um pequeno lugar chamado Ilha Jar.

Mary é uma menina que sofria bullying quando era mais nova e, por conta disso, acabou indo embora da ilha. Agora ela está de volta e quer mostrar a todos, principalmente Reeve (o menino que fez a "má fama" dela se espalhar) que cresceu e mudou. Lillia é popular e sua suposta melhor amiga, Rennie, é líder de torcida. Quando sua pequena irmã Nadia começa a se envolver com eles (principalmente Alex) ela percebe o quanto o seus amigos podem ser pessoas perigosas. E por fim, temos Kat. Kat já foi do mesmo grupo de Lillia e Rennie, mas por algum motivo ela se afastou e passou a ser o alvo de críticas do grupo.

Essas três meninas tem algo em comum: querem vingança. E assim que as aulas na escola secundária da Ilha Jar começam, essas meninas se unem para conseguir o que querem. E elas irão até o fim para conseguir, não importa o que for preciso fazer.

Aqui está um livro fácil de se ler. Os capítulos são curtos e rápidos e sempre são narrados por uma das nossas três personagens principais. Um livro muito bem escrito e com um enredo super bem explorado. E também não é pra menos, duas autoras best-sellers se juntaram para escrevê-lo: Jenny Han (O Verão que Mudou Minha Vida) e Siobhan Vivian (Conselho de Amiga).

Um livro incrível, engraçado e empolgante. Simplesmente não há como parar de ler. Foi para o hall dos favoritos!

site: http://folie-a-books.blogspot.com.br/2013/12/olho-por-olho.html

Marina 25/12/2013

Olho por Olho
Han, Jenny e Vivian, Siobhan. Olho por Olho. 1. Ed. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013.

Olho por olho é um romance escrito por Jenny Han e Siobhan Vivian, Jenny é uma renomada autora do The New York Times e Siobhan é uma professora na Universidade de Pittsburgh. E também autora de Eu não sou esse tipo de garota e Conselho de amiga.

Olho por Olho nós conta a história de três adolescentes Lilian, Mary e Kat. Garotas que talvez nunca tivessem criado um laço, se não fosse um desejo em comum, vingança. Tudo começa quando Kat chama Lilian, sua antiga amiga de infância, para conversar sobre sua irmã, Lilian é uma irmã super protetora, no caminho Kat encontra Mary sentada em um banco perto do porto e a leva junto. Um amigo falso, um namorado traidor e um amigo de infância que a humilhou, foi o bastante para as três decidirem que eles deveriam ser punidos.

Mesmo tendo a vingança como elemento principal o livro não é pesado, os planos das meninas são um pouco maldosos, mais nada muito drástico. Esperei por certos romances ou algumas explicações, mais como se trata de uma trilogia, acredito que virá depois. Fiquei com mais vontade de ler e saber como tudo se esclarecerá. O livro apesar de ser escrito por duas pessoas não prejudicou a história, os capítulos são divididos e contados de acordo com o ponto de vista das três personagens principais, que deixou a leitura mais dinâmica. Apesar de alguns erros de revisão, as páginas amareladas e a diagramação estão ótimas. A capa traz a imagem de três jovens que se assemelham bastante com as principais personagens. Recomendo para quem gosta de Gossip Girl e histórias afins.

site: http://www.wordinmybag.com.br/2013/12/resenha-olho-por-olho-de-jenny-han-e.html

Jung Angel 02/01/2014

Resenha Olho por Olho
O livro Olho por Olho é o primeiro livro da série com mesmo nome, escrito pelas autoras Jenny Han e Siobhan Vivian, traduzido aqui no Brasil pela editora Novo Conceito.

E eu que pensei seria uma Duologia, na verdade é uma trilogia. (2013, Pg 108) “Nadia dormiu na casa de um rapaz. E não um rapaz qualquer. Lindy. Um cara que eu achava que era meu amigo. Alguém que jamais faria algo assim. Não sei por que fui tão ingênua. Rapazes, eles não merecem confiança. Nenhum deles.”

Minha Opinião: Olho por olho é um livro jovem, bem escrito e com temas polêmicos como bulling, e a união de amigas atrás de vingança pura, sem peso na consciência. Querendo descontar suas opressões e ser quem oprime agora.

Opinião da Daia: Olho por Olho é um livro 'legal'. Leitura rápida, para se ler em um dia. Mas não espere nada além disso. O desenvolvimento do enredo e personagens é fraco, mas ainda assim, fiquei um pouco curiosa para ler o próximo livro da trilogia. Esse livro nós mostra que vingança nunca é bom, não nós leva para lugar algum e no final podemos ficar arrependidas, mas daí será tarde demais.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/