Chá de Sumiço

Chá de Sumiço Marian Keyes

Resenhas - Chá de Sumiço

Andrea Janaina 16/07/2022

Divertido
É mais uma história das irmãs Walsh, agora é a vez da Helen, que é detetive particular, mas as coisas não estão indo tão bem. Eis que surge uma proposta do ex-namorado, que é do showbiz, para encontrar um músico que desapareceu.
A partir daí a vida de Helen tem diversas situações nesse trio: ela, o ex e o atual namorado.
É uma leitura leve, divertida e comovente para relaxar a mente.

Carol 14/09/2022

Amei o livro
Simplesmente amei o livro e agora to doida pra ler os outros livros da autora, me identifiquei demais com a Helen. Só fiquei pasma q eu fui muito sonsa e não desconfiei em momento algum q o Wayne poderia estar onde estava, só descobri quando li kkkkkkkk

Lais 11/09/2022

Um pouco maçante, previsível. Não recomendaria a ninguém, mas serviu pra passar o tempo. Esperava mais!

Jussara Marcossi 09/09/2015

Sofrível
Marian Keyes perdeu a mão faz tempo. Livro tedioso, repetitivo, maçante. 633 páginas de enrolação. Dinheiro desperdiçado.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/12/2018

Chá de sumiço é a prova de que Marian Keyes não
perdeu a energia, a sagacidade e o humor pelos quais
é mundialmente celebrada.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528618389

Erica.Araujo 31/07/2022

Monótono.
Não achei engraçado e muito menos interessante.
Achei que a ideia do ?vínculo? entre Helen Walsh e Wayne não foi bem executada de forma a me prender na leitura para saber o que iria acontecer. Achei o terço final do livro um pouco melhor. Mesmo assim, acredito que não voltaria a lê-lo.

Melissa 23/08/2018

Chato demais
Pensei que o pior livro das irmãs Walsh fosse o "Los Angeles", mas esse "Chá de Sumiço" está no mesmo nível de ruindade. Nunca gostei da Helen, sempre a achei arrogante, forçada a ser a diferentona só para peitar as irmãs, mas pelo menos ela tinha personalidade e rendia alguns momentos engraçados nos outros livros, o que não acontece no livro solo dela. Quem é essa Helen? Totalmente descaracterizada, não dei risada em nenhum momento e olha que isso sempre acontece quando leio os livros da Marian, porém dessa vez ela errou feio a mão! Creio que Marian escreveu Helen muito baseada na própria vida dela, li por aqui que ela sofreu depressão profunda e isso realmente transpareceu o tempo todo no livro, talvez ela deveria ter escrito uma autobiografia ou algo baseado na experiência dela em vez de botar tudo na Helen, pois a personagem não combinou com essa psiquê de ser alguém sofrendo depressão.

O livro se resume a Helen comendo Cherios, tomando Coca Zero, deitada no chão do apartamento do cara que tá sumido, falando sobre pintura das paredes e repetindo o tempo todo que só quer tomar seus comprimidos antidepressivos, quer Xanax, quer morrer, quer que alguma tragédia aconteça com ela, que ficou internada por um tempo, que é diferente das pessoas que sofrem depressão e blá blá blá. Depois se concentra em investigar o caso de um membro de uma ex boy band decadente que está de volta depois de anos para fazer um show comemorativo e ganhar dinheiro mesmo estando velhacos caídos. O caso é insosso, mas é o lado menos pior do livro por mais fraquinho que seja, pois enquanto não está falando sobre a investigação, Helen volta a ficar o tempo todo na mesma ladainha de reclamar da vida, que quer morrer, que seus remédios não fazem efeito, que foi internada, etc etc.

Pra mim não tem coisa mais chata que um livro em que a protagonista reclama o tempo todo, por isso não gostei da Maggie no livro dela e da Helen nesse livro. Que saco! Para piorar, os coadjuvantes não ajudam, os outros membros da banda são sem graça, o empresário que foi ex namorado da Helen em vez de causar um conflito amoroso foi desperdiçado, pois ela ficava o tempo todo dizendo que não queria nada com ele e que tinha namorado, aliás, que relacionamento mais zzzzz. Artie é um cara nada a ver com ela, tem 3 filhos, um emprego estável e o "romance" se resume a ele a ajudar de vez em quando na investigação e ela ligar perguntando se os filhos já foram embora da casa deles para eles transarem. Muito sem graça e sem química.

Os pais dela mal aparecem, a única irmã que é mais mencionada é a Claire (que também achei que mudou muito do primeiro livro desde o livro passado e nesse). Anna e Rachel são citadas creio que uma ou duas vezes no máximo.

Pensei que esse livro fosse ser irreverente por ser da Helen, mas ainda bem que não comprei nem gastei um centavo porque foi uma maneira bem chatinha de terminar a saga das irmãs Walsh.

Denize.Dias 21/07/2022

Humor Depressão Etarismo
Humor: sempre!
Depressão em quem menos se espera: Helen Walsh, a mais braba das irmãs. Numa passagem a autora tenta mostrar por meio de um exemplo o fato de que a depressão é uma doença e não frescura ou coisa que o valha
Etarismo: provavelmente este termo não estava na moda na época mas os "velhos" ou idosos ou os nem tanto são esculhambados de diversas formas. Acima de 40 anos? Velho. Aposentados? velhos e gastando dinheiro público. 50 anos e tem namorado? como assim? esta senhorinha deve estar delirando...

Roberta 23/04/2017

como dizer?
Achei a leitura um pouco lenta até a metade do livro mas a aventura fica interessante depois!

Fernanda R 30/12/2014

Me decepcionou
Esperei esse livro por anos, e o achei depressivo. Pior livro das irmãs Walsh.
Lily 14/01/2015minha estante
Só poderia ser depressivo, a personagem era depressiva.

Lily 14/01/2015

Conhecendo Helen.
Não sei se fui só eu, mas de todas as irmãs Helen era a mais odiada. No entanto esse livro me fez olhar pra ela com outros olhos. Até me identifiquei um pouco.

Helen está numa situação complicada. A Irlanda está em crise, seus clientes sumiram, ela perdeu seu apartamento e teve voltar pra casa dos pais, sem direito a orgulho. Além disso, ou por causa disso a depressão, que tinha superado a um ano atras, está de volta. Junto com pensamentos de morte. No entanto com o sumiço de um antigo cantor de pop, as vésperas do show de reencontro de sua banda, ela acaba tendo os dias que serviriam para lamber a feridas ocupados.

Adorei a maneira como a autora falou sobre depressão, sobre doenças da mente, sem criar ou reproduzir estigmas e esteriótipos. Ela de fato retratou a mente de alguém que está doente com uma angústia profunda. Um elemento novo a sua já conhecida narrativa foi o mistério, que deixou tudo com um ar mais interessante e curioso.

Amei esse livro, assim como amei os outros da série, meu favorito ainda é férias, mas Chá do sumiço mantém o nível da autora. Já sou fã assumida de Marian Keyes, e leio qualquer coisa que ela lançar.
Lily 08/03/2015minha estante
Mt obrigada, os créditos são da fofa da Marian.

efinco 14/03/2015

Chá de Sumiço – As Irmãs Walsh #4
Favores são como dinheiro vivo: - Não podem ser gastos com coisas inúteis. (página 199)

E você leu Tem alguém aí e ficou toda animada pelo próximo e último livro.

Aquele que vai arrematar as outras histórias e te deixar com aquela velha e boa sensação de que todos os personagens seguem suas vidas fictícias com um feliz para sempre. Só que não.

A Helen, aquela que parecia a rainha do gelo nos livros anteriores começa te decepcionando com uma depressão no melhor estilo gótico e não estou nem aí. (Chato)

A história segue e o toque de humor e leveza no tratar do tema depressão fazem você não largar o livro no meio.... Tenho que confessar que a mamãe e pai Walsh salvam o livro para mim, mas vamos lá.

Eu me irritei muito com a Helen e seu relacionamento com o atual namorado porque que ela nem era a sobra do que foi nos livros anteriores. Mas a busca pelo desaparecido e as voltas para encontra-lo deixam a história animada e não descambam para morbidez; E para ser sincera adorei o desfecho da localização. Por não ter sido obvio e ajudar na volta aos trilhos da nossa personagem.

É um bom livro. Melhor que Melancia, mas os 3 anteriores são melhores que ele. Não embarquei no problema da personagem, mas não me irritou. O romance é bom.Achei os ''finais'' das tramas muito corridos. Os outros 4 livros mereciam mais por parte da autora.

Vale a leitura!

site: http://bibliotecalecture.blogspot.com.br/2016/08/cha-de-sumico-marian-keyes.html

Giulia.Pessoz 14/03/2022

Demorei muito para pegar esse livro, mas finalmente chegou a hora.
Eu sabia que essa autora traria alguma história profunda, séria e divertida ao mesmo tempo, e por isso esse livro foi tão bom.
Eu já ?conhecia? Helen Walsh (a protagonista) por causa do primeiro livro das irmãs Walsh (Melancia, que conta a história de Claire), mas nesse deu pra ter uma visão mais ampliada e profunda de Helen e respondeu algumas dúvidas que eu tive no livro anterior.
É uma história sobre uma mulher com depressão, que luta para viver cada dia, que lida com seus mais profundos e escuros medos e pensamentos e que ainda arranja um jeito de, pelo menos, tentar seguir em frente. Helen é detetive particular e acaba com um caso com várias pontas soltas, que pode ser seu único ponto de apoio para continuar querer vivendo. É um livro pesado, tem várias partes explícitas de pensamentos su1c1d4s, mas é um relato puro de depressão.
Tem algumas falas que vejo como problemáticas hoje, mas acredito que façam parte da personalidade imperfeita dos personagens e também pelo ano em que a história se passa.
Foi legal ver o desenvolvimento da história, o lado humano e cru da protagonista e seus pensamentos sem filtros, além do romance. Apesar de ter partes pesadas, o livro é bem divertido de ler porque Helen é sarcástica e os outros personagens possuem características únicas que tornam o livro engraçado.
Tem muito gatilho! Não leia se você for sensível.