O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

Juliana ;* 20/08/2022

Depois de fazer tudo por alguém, só resta fazer nada
Esse livro me impactou de uma maneira muito mais positiva do que eu esperava. Fui surpreendida com a minha ligação com todos os personagens e com as emoções conturbadas que eles me causaram durante a leitura. Depois de começar a ler não consegui mais parar.

Comecei meio sem vontade, confesso, porque tinha a falsa impressão de que seria um livro feito pra convencer os jovens a não usarem drogas (sim o objetivo é esse mesmo), mas a narrativa não se constrói com base nisso. Ela se constrói com base na ideia de que esse não é um problema individual, porque nos afeta em todos os níveis.

É triste e lindo. Doloroso, mas necessário. Importante, mas não professoral.

Mandi<3 21/06/2022

Que experiência.
O livro é incrível? a História acabou comigo, nunca fiquei tão deprê depois de um livro kakska mas ele é muito bom.
É um livro extremamente necessário, ele descreve muito bem como pessoas que se viciam em drogas se sentem e o quanto as drogas podem destruir pessoas, de dentro para fora? foi muito bem escrito e a leitura é bem fluida

Duda 27/11/2022

O Estudante;
Comecei só o ódio lendo esse livro, era pra escola, e eu tinha esquecido de pedir, faltando uma semana e meia eu lembrei e pedi, chegou faltando uma semana, tinha que fazer um trabalho em dois dias sobre um pedaço do livro, li o bendito do pedaço do livro com um ódio, terminei de ler, fiz o trabalho, tenho prova amanhã, terminei o livro... E fiquei em choque... De verdade... Esse livro é importantissimo....
A forma como é descrito, extremamente intenso e como realmente acontece, foi algo surreal, a forma como a família não sabe como se comportar sobre a situação, a forma como parece que nem um tratamento funciona, as mentiras constantes, a melhora e então a recaída... A forma como a autora soube colocar como os usuários se sentem quando estão sóbrios, a forma como eles se sentem o tempo todo ameaçados, e como sabem que assim que eles entraram nesse mundo, nunca mais vão sair, o desespero para achar drogas! Acho que esse livro precisa de um reconhecimento enorme! Esse livro é extremamente importante!
Chegou na metade do livro eu já tava chocada e com uma vontade de chorar, pq eu via o desespero deles... O amor nunca diminuir mas mesmo assim o "desgosto" o cansaço de ver o filho se afundando cada vez mais...
Eu sei que chegou no final, eu fiquei em choque, e pensativa umas 2 horas.... Um livro MUITO importante e intenso!
Leiam de verdade! Ele é muito importante!!!
Classificação indicativa: +10/+12

Lezinha 19/01/2009

Livro indicado a adolescentes, por abordar um tema tão atual e proximo da realidade e do cotidiano deles, proximidade esta, que mesmo querendo os pais não tem acesso e nem tomam conhecimento: As drogas... Leitura chocante que nos faz pensar sobre o assunto e enchergá-lo de forma crítica e fria. Este livro pode mudar a postura de um adolescente que só tem indicacões sobre as drogas de amigos que podem pintá-las com as mais lindas cores... Recomendo!!!

Noemy 30/07/2022

Todo mundo deveria ler esse livro incrível ?
Todo adolescente, jovem ou adulto deveriam ler esse livro! É um dos meus livros favorito que me marcou na infância e juventude !!
hoje vemos a romantização das drogas e bebidas nas redes sociais; esse livro é perfeito para essa faixa etária adolescente/jovem adulto.
Essa história mostra como as drogas e os vício pode acabar com uma família linda e incrível.
Prepara os lencinhos porque você com certeza vai chorar!

Lais.Fernanda 22/02/2021

Curto, simples e cumpre o papel ao qual se propõe
Ótimo livro para jovens. Não trás maior aprofundamento, então não se arrasta. Com certeza me deixou com curiosidade de ler as continuações.

Zavella 31/12/2021

O livro é muito bom, gostei de como a autora já deixou claro a morte do Renato desde o início do livro e foi trazendo flashbacks para q o leitor entendesse a história. É um livro que trata de assuntos complexos mas a escrita simples faz com que pessoas de qualquer idade compreendam.

Pam 22/03/2022

Todo ano, eu vou ler esse livro.

Eu tenho ele a uns 10 anos e sempre me emociono lendo e toda vez acho que ele seria necessário em todas as escolas.
E um dos livros mais triste sobre drogas que eu já li.

Mari 13/05/2021minha estante
Eu amo esse livro!!

Biellasnt 08/06/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso

Gustavo Medeiros 24/11/2020

Autora vive em seu mundinho
A história até que é interessante, serve mais como um alerta contra as drogas. Mas achei um pouco distante da realidade.

Sophia 27/06/2010

Uma leitura emocionante

Já faz algum tempo que li esse livro. Na verdade, fazem cinco anos... Também há algum tempo planejo minha releitura, o único problema é achar meu próprio exemplar.
Um guia para estudantes e jovens de todo o mundo que nos leva para bem longe do universo das drogas... Muito mais que um livro, é um aviso. Através de uma real e emocionante história de um garoto rico que se envolveu com o mundo das drogas mesmo sem intenção, o livro nos faz rir e chorar. Trás um suspense e momentos que prendem nossa atenção, nos deixam aflitos, virando página após página atrás de saber como aquilo acabou - ou prosseguiu.
Raramente gosto dos paraditáticos escolares, espicialmente dos escritos por aqules escritores brasileiros clássicos - Machado de Assis, Graciliano Ramos (tenho um trauma especial por esse devido a uma leitura obrigatória de Vidas Secas, na quarta série), Aluísio de Azevedo... -, mas esse realmente me fascinou.

******* 14/09/2022

O livro é bem interessante pq mostra como as drogas podem acabar com uma família perfeita, seria bom se mais adolescentes/jovens adultos lessem essa obra, por causa da grande romantização q está acontecendo, talvez esse livro não convença ninguém, o que pode ser bem provável de acontecer, mas é um belo exemplo das consequências que o vício pode trazer.

Eu simpatizei com Todos os personagens da obra ( o que é bem difícil de acontecer), principalmente o Renato, senti pena ao ver ele se destruindo aos poucos por causa do vício.

Cynthia Perazzo 05/06/2009

Quando adolescente
Minha mãe comprou este livro quando eu tinha uns 11 anos. Foi de leitura obrigatória lá em casa. "O EStudante" e "Meu professor, meu herói" foram livros de grande discussão nessa época. Eu e minhas irmãs lemos e choramos com eles. Recomendo para esta faxa etária! ;-)

Adriana Andion 19/01/2009

leitura para Adolescente
Este livro é direcionado para pais e adolescente, pois retrata o envolvimento do jovem com drogas, amizades, familia, dentre outros fatores.
Muito interessante.