Vingança da Maré

1 | 2 | 3 | 4

naniedias 24/10/2013

Vingança da Maré, de Elizabeth Haynes
Intrínseca - 282 páginas
Um thriller que mexe com a curiosidade do leitor.

Título: Vingança da Maré
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 282

Bom.

Assim que fui montar esse post de resenha, fui surpreendida por encontrar o livro com dois títulos em inglês: Revenge of the Tide e Dark Tide. Fiquei muito curiosa e um pouco confusa: por que o livro teria sido lançado com dois títulos?
O caso é que Elizabeth Haynes é uma autora britânica de livros de suspense. Vingança da Maré é o segundo livro da autora (o primeiro foi o incrível No Escuro) e foi lançado no Reino Unido com o título de Revenge of the Tide (cuja tradução literal é o título em português do livro lançado pela Intrínseca). Por algum motivo que não consegui encontrar, resolveram mudar o título nos Estados Unidos (alguém me explica por que eles fazem isso? São vários os livros britânicos que têm os títulos modificados ao serem publicados na terra do Tio Sam) para Dark Tide (Maré Sombria, em tradução livre). Não há explicação alguma para a mudança de título... e devo dizer que gosto mil vezes mais do título original.

Vingança da Maré é o nome do barco que Genevieve comprou. Ela vive no barco e vai reformando-o aos poucos - esse é um sonho que ela nutria desde criança e que finalmente pôde realizar. Para isso, porém, ela teve que se esforçar muito em Londres, onde vivia e trabalhava antes de poder mudar-se para a marina. Por lá, era vendedora de soluções informatizadas para grandes empresas durante o dia e dançarina de pole dance durante a noite.
A vida corria bem, mas as coisas começam a dar errado quando o passado bate ao seu casco. Depois de uma festa de inauguração do seu barco (cinco meses após ter se mudado para lá e muito antes de conseguir concluir as reformas necessárias), ela encontra um corpo no meio da noite. E reconhece a face que vê na água.

A escrita de Elizabeth Haynes continua tão deliciosa e envolvente quanto em No Escuro. A autora escreve de maneira simples, porém com descrições que são capazes de levar o leitor diretamente para dentro de sua trama - uma gostosura de acompanhar!
Além disso, a autora é bastante esperta ao ir revelando os mistérios bem aos pouquinhos. Vai intercalando os acontecimentos presentes com o passado de Genevieve, inteirando o leitor do que aconteceu e das consequências que tal passado pode ter nos acontecimentos de agora. Ainda assim, porém, ela não joga tudo, tampouco deixa tudo para contar ao final. E acho que essa é a grande vantagem na obra da autora. É um thiller, um suspense muito bem escrito, recheado de mistérios, mas o leitor não fica perdido. Fica muito curioso (extremamente curioso), mas não perdido.
Sabe aquele estilo narrativo que te deixa preso ao livro e que faz com que seja quase impossível marcar um capítulo e continuar a leitura depois? É isso que você encontrar em A Vingança da Maré, principalmente após a metade.

A protagonista do livro é muito bem delineada. Uma personagem forte, embora um tanto perdida, que tem sonhos, planos, um passado. A personalidade de Genevieve é bastante intrigante.
Os demais personagens, porém, já são tratados de maneira mais superficial e há alguns na trama que têm apenas nome - o que é um tanto triste, mas não atrapalha no desenvolvimento da trama.

A edição da Intrínseca está um primor! Eu adorei a capa que eles fizeram - ficou linda na medida, até a fonte encaixou com perfeição.
A tradução/revisão do livro também está maravilhosa!
Só tenho uma reclamação quanto a edição nacional de Vingança da Maré: a fonte! Tenho vários livros dessa editora e não sei por que motivo resolveram usar uma fonte tão pequena dessa vez, mas isso é bem ruim. Deixa a leitura um pouco mais pesada, principalmente para quem tem problemas na vista.

O problema do livro está, na minha opinião, na história que está sendo contada. Não que ela seja ruim, porque não é, entretanto também não é aquele enredo maravilhoso e encantador. É diferente, é bacana, envolve o leitor, mas nada mais do que isso.
No final das contas, Vingança da Maré é um livro bom, uma leitura que vale a pena, principalmente para quem é fã de livros de suspense.

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!
Erika 06/07/2015minha estante
Depois de ler essa resenha, fiquei com vontade de ler. Vou comprar! rs

Chellot 31/05/2016minha estante
A maioria dos leitores falam que se decepcionaram com esse livro, após a leitura de No Escuro. Não estou criando tantas expectativas. Ao ler sua resenha vi que parece ser uma boa história. Muitas vezes um autor muda sua linha de pensamento e escreve coisas diferentes. Consegui ele em uma troca no livra livro. Espero gostar. Obrigada.

Anônimo 04/03/2014

DESNECESSÁRIO
Só não digo que foi uma grande decepção porque fui avisado quanto ao livro não suprir as expectativas de quem leu No escuro. Porém, mesmo sabendo que Vingança da maré não agradou tanto quanto o primeiro livro, fui corajoso e comprei, mas só porque achei num sebo por R$ 15,00. No início tive até que uma boa vontade com o livro, mesmo o primeiro capítulo sendo arrastado demais. A quantidade de personagens que chegaram na festa, me deixou confuso e ansioso para que fossem logo embora e o corpo fosse finalmente encontrado, dando assim início à trama.
A prosa de Elisabeth é muito agradável e talvez este seja o único motivo para que o livro se segurasse. Ela nos apresenta uma personagem sem graça e sua incursão no mundo das casas noturnas através de flashbacks e no presente, a moradora de um barco se adaptando a essa vida e dedicando-se inteiramente à manutenção dessa sua nova moradia. Os detalhes acerca da rotina, exigências, dificuldades e vantagens de se morar num barco são bem interessantes.
Mas a trama de suspense é muito enfadonha. Fiquei curioso, é claro, em relação a desvendar todo o mistério, mas não envolvido com a trama.
Os personagens são rasos, e o único que me deixou intrigado foi o cara por quem Genevieve se sentia atraída, nem me lembro do nome. Sua aparência impressionante, unida ao seu temperamento foi o único sal nas cenas de flashback, mas mesmo assim nada fora do comum.
O grande problema, porém é que a história ameaça acontecer e nunca acontece. O livro não tem grandes viradas, tudo é muito comedido, muito morno.
Algumas situações como a perseguição de Genevieve pelo seu chefe, são bons momentos do livro, mas não o tornam um bom romance.
E o final, bom, é quase uma piada. Se Elisabeth não houvesse escrito a obra prima que foi seu primeiro livro, eu teria levado pelo lado pessoal e nunca mais leria nada que tivesse seu dedo. Mas, apesar da decepção, lhe darei mais uma chance. Só mais uma.
Valdirene.Perez 10/10/2014minha estante
Concordo com voce, uma trama cansativa, totalmente diferente da outra, No Escuro. Foi muito difícil terminar...

Denise Barros 07/05/2021minha estante
Fiquei chocada com seu comentário. Eu tinha parado de ler ele devido a faculdade, estou voltando a ler ele, até q no começo parece bacana

Ronaldo 09/07/2014

DESNECESSÁRIO
Duan Baptista 02/09/2014minha estante
Na boa, não vou ler esse livro não, li resenhas nada animadoras para ela, por enquanto fico só com o NO ESCURO mesmo.

* 01/09/2013

Decepcionante para quem já conhece o trabalho da autora. [Resenha publicada no blog Nas Próximas Páginas]
Há pouco tempo eu resenhei aqui no blog o primeiro livro de Elizabeth Haynes publicado no Brasil, intitulado: "No Escuro", se você leu a resenha deve saber que eu simplesmente AMEI esse livro, se você ainda não leu e gostaria de ler (eu recomendo, porque vou falar muito dele hoje) clique aqui. Em "No Escuro" eu encontrei o thriller psicológico perfeito, repleto de suspense, mistério e romance. Tudo dosado na medida certa, uma narrativa instigante que realmente te leva a uma história bem montada com um ótimo desfecho, sem contar que de quebra a história ainda conta com um "mocinho principal" perfeito. Então quando eu vi que "Vingança da Maré" seria lançado eu não pensei duas vezes para comprar e devora-lo, claro, imaginando que eu encontraria uma história tão espetacular como em "No Escuro", mas acabei me decepcionando MUITO!

Genevieve sempre teve um sonho: Comprar, reformar e morar dentro de um barco e para isso sempre poupou tudo que conseguiu de seu salário de executiva de vendas, mesmo se privando de vários luxos para atingir seu objetivo ela ainda se encontrava muito longe de seu sonho, até que recebe uma ótima proposta: Dançar em uma boate para cavalheiros. O dinheiro é alto e ela aceita imediatamente, sem se dar conta das consequências. Sete meses depois ela finalmente pediu demissão e foi viver em Kent, a bordo de seu novo barco, o Vingança da Maré, começou a reforma que ela mesma insistia em fazer sozinha e passou a amar sua nova vida e a convivência com os outros moradores da marina, todos tão mais simples e simpáticos, totalmente diferentes de seus amigos de Londres, de quem ela inevitavelmente acabou se afastando. Para comemorar sua nova vida ela resolve dar uma festa a bordo, mas acaba tendo uma surpresa desagradável no fim da festa. Ela encontra um corpo boiando próximo ao casco do Vingança. A situação por si só já seria assustadora, mas para Genevieve é mais que isso, é desesperadora... É um aviso.

(...)"No intervalo de poucas horas ele deixara de ser um colega, um amigo, alguém para quem eu estava fazendo um favor, e partiu meu coração, me deixando para trás".
Página 215

Eu estava realmente empolgada com a trama, tudo me pareceu muito instigante. Começando pela forma não convencional de moradia da personagem, existe alguma coisa mágica no fato de se morar dentro de um barco e claro pela premissa de perigo e suspense que a sinopse promete. Mas infelizmente o mistério não é tão maravilhoso, inclusive me arrisco a dizer que é simples demais. Essa é simplesmente mais uma história, nada mais. Passei o livro inteiro procurando pela cena que ia me fazer arrancar os cabelos, ficar ansiosa e apreensiva, mas esta não aconteceu, como eu disse, essa é apenas mais uma história, na verdade não há um grande mistério. A leitura é um tanto cansativa, assim como em "No Escuro", devido as letras muito pequenas, mas diferente o último, não acho que o esforço tenha valido há pena. O livro é em narrado em primeira pessoa por Genevieve e na maior parte do tempo altera entre o presente e o passado. Como o primeiro livro da autora também foi narrado assim, cheguei a conclusão que é sua forma de escrita habitual.

Eu adorei a personagem principal. Gen realmente é uma personagem forte, corajosa e decidida. Pude admirar mais sua personagem em suas narrativas sobre o passado, quando ela nos conta tudo que teve que fazer para conseguir o dinheiro que precisava para a mudança. É inevitável, muitas pessoas tem preconceito com mulheres que dançam na noite, taxando-as de prostitutas. Embora Gen tenha tido algumas atitudes que eu não aprovo ela provou que pode-se dançar e também ter boa conduta. Que ela poderia sim, gostar de dança e fazer aquele trabalho bem feito sem vender o corpo. Mas como eu disse, não gostei de alguma de suas atitudes. Pensando até, em alguns momentos que ela não possuía juízo algum. Quanto aos outros personagens não me apeguei em absolutamente NENHUM. Alguns de seus vizinhos são interessantes, nada mais. Mas o ponto que realmente me fez não apreciar o livro foi sua parte "romântica". Em "No Escuro" os leitores foram presenteados com Stuart, um dos melhores mocinhos que eu já tive o prazer de conhecer. Inclusive falei sobre ele na "TEG meus maridos literários", se você não viu, clique aqui. Já no Vingança o romance é completamente bagunçado. O mocinho raramente aparece e quando aparece é um completo babaca. Quando o livro já estava quase para acabar que eu fui entender que algumas de suas atitudes foram legais, mas não serviu para me convencer, continuei o achando babaca.

Para piorar o final é completamente estressante. Esperei o livro inteiro para as coisas se acertarem e a autora termina de uma forma que força o leitor a imaginar o resto ou ficar na dúvida.

Não faço ideia do que aconteceu com a Elizabeth ao escrever esse livro. Não sei se "No Escuro" foi um golpe de sorte ter saído incrível e ela é realmente ruim e sem imaginação ou se o "Vingança da Maré" é que foi escrito em um dia ruim. Vou ter que ler um terceiro, se é que terá mais um lançado no país para tirar essa dúvida.

Quanto a recomendação. Se você leu o primeiro livro da autora (não é uma série, são livros distintos), com certeza vai achar a trama desse livro fraca, assim como eu. Se você ainda não leu e gostaria de ler o Vingança, até me arrisco a dizer que você irá gostar, pois o livro NÃO É RUIM, só tem uma qualidade inferior para quem leu o primeiro. Então minha dica para você curtir a leitura é: Leia o Vingança antes de ler No Escuro, mas não deixe de ler esse ultimo, pois esse realmente vale a pena.

site: http://nasproximaspaginas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-vinganca-da-mare-elizabeth.html#more

Mandy 23/09/2013

Cadê o suspense?
Vingança da Maré da autora Elizabeth Haynes conta a história de Genevieve, uma ex executiva de vendas e dançarina de pole dance que resolve deixar para trás essa via tumultuada que levava em Londres em nome de realizar seu grande sonho: comprar um barco para morar e passar o ano o reformando.

Depois de muito trabalho nesses dois empregos, a personagem finalmente consegue seu dinheiro para se mudar e faz uma festinha para comemorar a nova fase de sua vida. Tudo corria bem, os amigos antigos de Londres com seus novos amigos da Marina em Kent e Genevieve curtindo a festa. Exceto pelo fato de que nesta noite um corpo é encontrado bem ao lado da sua nova casa. Pior ainda pela personagem conhecer a vítima e no fundo saber bem quem estaria por trás disso.

A personagem é muito bacana, tem uma personalidade que tende para o forte e é muito decidida. Ela quer e vai atrás, não importa como, aliás é por isso que se envolve nessa trama. Ela também é uma mulher altamente dependente, pelos dois empregos e por se virar sozinha em Londres isso fica claro, embora o medo das situações que começam a cercá-la faça com que busque proteção em figuras masculinas -não entrarei em detalhes-. Não posso dizer que os personagens secundários são tão bem descritos, realmente quis conhecer melhor a menina que foi assassinada, mas são as reações adversas da escrita em primeira pessoa, Genevieve também não sabia muito sobre ela.

O livro tinha tudo para ser um suspense arrepiador altamente interessante, mas não é. Adorei a história, o cenário, os personagens, o que está em jogo tem um cheiro muito bom de novidade, mas senti que foi mal aproveitado. Faltou todo o suspense que foi prometido. O final deixou MUITO a desejar. Sabe aquele livro com uma história de potencial grandioso que te deixa esperando para ver grandes coisas acontecerem no grande final? Pois é, muitas coisas acontecem ao longo da história, mas o final é mixuruca. Fiquei decepcionada principalmente porque parece que os últimos capítulos foram escritos às pressas e os fatos ficaram ali rapidamente jogados e parecendo um vômito.

Mas, a história é realmente bacana! Vale a pena a leitura pra compreender um pouco esse mundo das casas noturnas, o que acontece em volta disso. O livro também tem partes divertidas (veja bem, não estou dizendo engraçada) muito bem construídas. A questão do final com fatos jogados pode ser amenizada pela questão do final também estar muito aberto à imaginação pessoal. No skoob eu dei 3 na escala de 1 a 5 estrelas porque além da correria “preciso dar um fim ao livro”, os capítulos não tem títulos! E os nomes para capítulos são uma prova de criatividade muito grande, senti muita falta disso e então realmente tiro uma estrelinha por isso também!

Sugiro que leiam o livro, mas sem ansiedade de um final muito bem escrito e formidável, com cada palavra e vírgula bem pensada e disposta. Espero que alguém se anime de fazer um filme, adoraria ver a Viva em cores!

site: http://mandyisfabulous.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-vinganca-da-mare.html

bbarbarahh 30/12/2013

Deu um caldinho!
Salvo o final, o livro em suma, ou pelo menos as 200 primeiras páginas,
nos trazem um enredo que se desenvolve de maneira enigmática. Interessante e muito enigmática. A maneira super descritiva da autora para no apresentar a vida de Genevieve é de fato muito boa e isso porque ela faz mistério com tudo que está acontecendo até os minutos finais da trama. E você realmente fica na ânsia pelo ''final feliz'' dos mocinhos e ele parece nunca chegar, mas quando chega também, você faz aquele ''UFA, PENSEI QUE NÃO IA ROLAR!!!'', e se não rolasse qual seria a saída de tudo?!?!? hahahaha. Enfim. Adorei o jeito como a autora tocou no assunto de muitas mulheres ainda ganharem menos que os homens e, para tanto, terem que correr atrás de outra forma. Ela soube deixar uma boa dica e ainda mandou a mensagem para os chefes que assediam seus subordinados. Rola muito mistério e algum romance. Existe aquele velho ''eu gosto dele, ele gosta dela, ela gosta dele e ele gosta de mim, opa, aquele lá também gosta de mim, mas eu não gosto dele''. Algo nesse estilo. Mas um romance que ninguém sabe se realmente vai dar certo é o que realmente atrai no livro, pois a galera é bem dura na queda. E nossa... não vou mais falar nada. Pois, senão entrego tudo.

site: http://www.wannabenerd.net/2013/12/vinganca-da-mare-elizabeth-haynes.html

WBN 05/03/2014

Assassinatos, dançarinas e mudança de vida!
'' All the stars may shine bright, all the clouds may be white, but when you smile. Oh, how I feel so good. That I can hardly wait to hold you, enfold you, never enough. Render your heart to me. All mine, you have to be. From that cloud, number nine. Danger starts the sharp incline and such sad regrets. Oh, as those starry skies. As they swiftly fall. Make no mistake, you shan't escape. Tethered and tied. There's nowhere to hide from me. All mine, you have to be. So don't resist. We shall exist. Until the day. Until the day, I die. All mine, you have to be. ''
♪♫♩ All Mine, Portishead ♪♫♩
(Clique no playlist no fim da página)

''Vingança da Maré'' ou Revenge of The Tide, título original que pode ser encontrado também por Dark Tide, é o segundo livro da escritora inglesa Elizabeth Haynes. Ela obteve grande sucesso com seu primeiro livro No Escuro (que em breve pode ganhar as telonas) e agora nos delicia com este suspense cheio de enigmas e com uma pitada de romance em um atraente thriller policial que nos apresenta uma leva de personagens fortes e sem lenga lenga. A trama foi lançada por aqui em meados de 2013 pela Editora Intrínseca.

Saca só a sinopse:
Depois de trabalhar arduamente por muito tempo — alternando um emprego como executiva de vendas durante o dia com o de dançarina de pole dance à noite —, Genevieve finalmente conseguiu juntar dinheiro para realizar seu sonho: comprar e reformar um barco e mudar-se para Kent, bem longe da estressante vida em Londres que tanto a aborrece. Tudo parece enfim perfeito. Até que, na festa de inauguração do barco, enquanto amigos de sua velha vida parecem zombar do que agora lhe é tão precioso, um corpo aparece boiando próximo ao ancoradouro, e Genevieve reconhece a vítima. Ao perceber seu santuário flutuante maculado, e convencida de que sua vida também está em risco, Genevieve se vê novamente envolvida com o perigoso submundo de corrupção, crimes e traição do qual pensava ter finalmente escapado. E está prestes a descobrir os problemas de misturar negócios e prazer.

A trama de 282 páginas e 41 capítulos é narrada pela personagem principal, Genevieve, ou Viva como é conhecida no Barclay, clube de stripper que ganhava uns trocados nas horas vagas, quando esta residia em Londres

site: http://www.wannabenerd.net/2013/12/vinganca-da-mare-elizabeth-haynes.html#.UxdvI_ldUZM

silviacrika 19/12/2014

Decepcionante.
A história estava ótima, mas autora resolveu estragar tudo no final.

Q coisa mais sem sentido.
Não recomendo.

Rascunho com Café 08/04/2015

Um Thriller Tenso e Emocionante
Esse foi o primeiro thriller que eu li, e já adianto que foi uma das melhores experiências literárias que já tive. Uma das minhas metas para esse ano era começar a ler um gênero que eu nunca tinha lido e um autor que eu nunca tinha lido antes. Depois que terminei, vi que tinha feito uma ótima escolha.

Elizabeth narra o livro de uma maneira que faz você perder o sono implorando para ler o livro, mesmo não podendo. Perdi as contas de quantas vezes encarei o livro, desejando abri-lo e terminá-lo de uma vez, mesmo tendo que acordar bem cedo no dia seguinte. Mas, depois que terminei, veio aquela sensação de que eu deveria ter lido bem devagar.

A protagonista da estória, Genevieve (um nome lindo, por sinal) decide largar tudo, depois de economizar um bom dinheiro trabalhando no ramo de vendas e como dançarina em uma boate, compra um barco e passa a morar no mesmo. Mas, quando ela decide dar uma festa e vê um corpo boiando no rio, a vida pacata que pensava que estava conseguindo ter é interrompida.

Você passa toda a leitura desconfiando do ser mais inocente até o mais óbvio. O livro apresenta de pequenos à grandes mistérios, e de vez em quando faz você perder o fôlego tentando encontrar, junto com a protagonista, uma saída para aquilo tudo. A trama é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Genevieve, e apresenta flashbacks importantíssimos para entendermos as consequências do presente.

Um ponto interessante do livro, é a citação de ótimas músicas. As escolhas vão de Pussycat Dolls até Velvet Underground. Outra curiosidade é que a autora fez o primeiro rascunho do livro em um mês. Pois é, ela participou do NaNoWriMo, um concurso que consiste na elaboração de uma ficção por todo o mês de Novembro. É bastante motivador ver que uma estória tão boa como essa foi selecionada no meio de tantas outras do mesmo nível. Mas não é pra menos. Citando Library Journal, esse livro, com certeza é uma "leitura obrigatória para os fãs de suspense e mistério".

site: www.rascunhocomcafe.com

Pandora 04/05/2015

Começa chato, muito arrastado... até a cena da descoberta do corpo é insossa. No meio fica até interessante - e só por isto dou duas estrelas -, mas depois perde a força, o sentido, vira um pornô-soft-brega sem pé nem cabeça. Fica difícil gostar de um livro que tem uma protagonista tão sem carisma quanto Genevieve. E que vai ficando cada vez mais insuportável a cada capítulo. O que eu posso concluir deste livro é:
1. Não dá pra crer que a mesma pessoa que escreveu "Restos Humanos" escreveu "Vingança da Maré";
2. A autora realmente acredita que os homens pensam com a cabeça de baixo, já que tantos deles se apaixonam por uma mulher que é nitidamente "chave de cadeia".
Se conselho fosse bom a gente vendia, eu sei, mas mesmo assim eu dou: passe longe!

Lilly 26/05/2015

INSONSO
Foi um livro que não me deixou tão intrigada, pois achei super previsível. Em tudo, a única coisa que não esperava era o pacote ser farinha fermentada, tanto anos que ele trabalha para Fitz, e não tem nenhuma prova contra ele?
As cenas com Jim foram até mais reais que com Dylan. Um homem completamente frio,duro enquanto Jim um fofo.
Com certeza o livro poderia ser mas trabalhado, a sinopse super interessante. Não é o pior livro que já li,mas também não é o dos melhores.

Dani 24/07/2015

Não é que seja ruim... Só discordo com o rumo que a história tomou.
Sempre quis ler este livro e penso que, o fato de ele ter levado 3 estrelinhas foi contribuído pela promoção incrível que a Saraiva fez e dei apenas R$ 4,90 nele, haha!
Acho que se eu tivesse pago mais caro, talvez o grau de insatisfação fosse maior... Enfim, não é que o livro seja ruim, não mesmo.
A leitura rendeu uns bons meses, não foi algo ruim, mas também não tão bom. Ele fica ali, exatamente na média pra mim.
Na minha opinião, a autora enrolou muito com a história, focando em um mistério que se revelou apenas nos 3 ou 2 capítulos finais. Resultado? Tudo corrido demais.
Achei algumas justificativas para certas ações bem amadoras, parece que a autora estava sem ideias e decidiu colocar a primeira coisa que veio na cabeça.
Mas ainda sim, eu até achei o livro legal pra passar o tempo. Não concordei com o destino final que a personagem principal escolheu, ela teve uma opção boa no decorrer de todo o livro pra no final escolher o "mais do mesmo". Achei bem injusto essa parte.

Carpe Libri 08/08/2015

Genevieve tinha um sonho: fugir da vida estressante em Londres e comprar e reformar um barco, mas seria difícil realizá-lo apenas com seu emprego como executiva de vendas. Até que surge uma oportunidade que poderia lhe trazer muito dinheiro em pouco tempo, tornando realmente possível a realização de seu sonho. Assim, ela se tornou dançarina de pole dance à noite por sete meses, até conseguir dinheiro suficiente para largar tudo e comprar seu barco, o “Vingança da Maré”. Tudo parecia dar certo. Até o dia em que ela deu uma festa de inauguração do barco e um corpo apareceu boiando na madrugada. Um corpo de alguém que ela conhecia, de sua época como dançarina.

Convencida de que corre perigo, Genevieve passa a se dar conta de que o que fez no passado pode estar voltando para assombrá-la. Mas o que teria acontecido? Mesclando a narração do presente com as lembranças da personagem, Elizabeth Haynes cria uma trama onde mostra que a vida de Genevieve como dançarina não conseguiu ser tão distante assim de sua vida "normal", que independente do quanto ela se esforçou para mantê-las separadas, um dia ela se encontraram, e foi aí que as coisas começaram a dar errado. Além disso, havia toda a questão do submundo da boate onde trabalhava, onde seus frequentadores eram mais do que apenas homens interessados no espetáculo. E, é claro, será que apenas sete meses eram suficientes para conseguir juntar todo o dinheiro que precisava para largar tudo?

Pessoalmente, achei que o livro tinha um bom argumento para uma boa história, mas não foi isso que aconteceu. Havia lido "No Escuro" e pensei que a autora tinha um enorme potencial, mas acabei me decepcionando um pouco com este livro. Escrito durante o NaNoWriMo, um evento no mês de novembro em que escritores devem escrever um livro inteiro dentro do mês - inclusive o CarpeLibri participou no ano passado, conforme vocês podem conferir aqui > http://www.carpelibri.com.br/?p=3859 -, a história tinha tudo para se tornar um ótimo thriller, mas acabou não emplacando.

Genevieve parece ser uma personagem forte, mas em alguns momentos acho que a vi mais como alguém muito confusa, especialmente se levarmos em conta tudo o que foi acontecendo em sua vida, tanto antes quanto depois de mudar-se para o barco. Além disso, a personagem ainda é muito ligada à Dylan, um segurança da boate onde trabalhava e, sinceramente, não consigo entender como o "romance" deslanchou. E tem também um policial que está investigando o caso da garota morta, que também atrai Genevieve [e com o qual ela tem uma noite de vuco-vuco]. Sinceramente, acho até que poderia ser mais interessante um romance entre eles. Mas, enfim.

A forma de escrever da autora pra mim ainda é muito boa, mas acabei ficando com a impressão de que o livro é muito raso, não há um aprofundamento dos personagens nem de muitos aspectos da história. Achei interessante as descrições da rotina no barco e até mesmo das manobras no pole dance, mas acabei com uma sensação de história mal contada com final do qual eu não fui muito fã. Não acho que o livro tenha ficado assim por ter sido escrito durante apenas um mês, mas eu fiquei com uma sensação de que faltaram algumas coisas ali, de que a história não andava. É um livro que li de uma tacada só, num fim de tarde e, como disse, o livro é raso e teria tudo para ser um daqueles de prender a respiração. Mas pra mim, não foi.

Ju Ribeiro 11/09/2015

"Quem avisa, amigo é" e eu não acreditei muito nesse ditado quando me disseram que Vingança da Maré não parece ter sido escrito pela mesma autora de No Escuro. Coloquei muita expectativa e agora estou com aquela sensação de quem vai caindo de um penhasco e caindo, caindo, caindo...

Genevieve acaba de realizar um sonho: comprar um barco, reformá-lo e deixar a vida conturbada que tinha em Londres. Ela era executiva de vendas durante o dia e à noite, trabalhava como dançarina numa casa noturna. Gen sempre gostou de dançar e, na Barclay, ela vê a oportunidade única de ganhar muito mais dinheiro para comprar o barco e fazer uma coisa que gosta. Quase o emprego dos sonhos. Quase.

Quando Genevieve percebe que as coisas estavam ficando complicadas na boate (já que desde que encontrara seu chefe do trabalho diurno por lá, sua vida virou um inferno), ela aceita a oferta de Dylan - um dos "seguranças" da boate, que parece ter um interesse nela - de ganhar 50 mil euros desde que ela carregasse consigo um pacote, que devia manter em segredo e segurança até que ele retornasse para buscar. Determinada a ter algo que a ligasse a ele, Gen aceita a proposta, se demite da Barclay, compra o barco e o reforma, sempre mantendo o pacote escondido. Escondido como seu passado em sua mente.

Genevieve tenta não lembrar de tudo que passou até que encontra um corpo boiando próximo a seu barco após a festa de inauguração. Ela reconhece a vítima como sendo um dos convidados que ela mais esperava ver na sua festa. Tudo volta à tona e ela tenta descobrir qual a relação do assassinato com o pacote deixado por Dylan, com sua antiga vida e com ela mesma.

A nossa personagem principal é - nada menos - que uma completa tapada (me perdoem a expressão). Sabe quando alguém diz: "Não faça, não faça, não faça, você não vai querer descobrir" e ela vai e faz? É claramente a Genevieve. Ela sempre fez tudo sem questionar, sem se envolver e sem querer saber, mesmo que tudo indicasse que era furada. Depois, quando só resta o babado, a confusão e a gritaria, ela quer encher os envolvidos de perguntas e se meter no que é, sem dúvidas, a maior enrascada. NÃO. DÁ.

Ainda tem a relação dela com o Dylan, que é um fiasco. O cara some, não dá notícias, não confia nela e ela continua com aquela esperança ridícula. Me poupe. Pra completar, quando um policial bonitão, bem disposto e determinado a fazê-la esquecer o que passou, além de protegê-la aparece, ela já não sabe o que fazer. O que mais me irrita é isso. Está tudo ali, estampado na cara dela, mas ela escolhe a indecisão.

Pra concluir, Elizabeth Haynes deixou uma centena de perguntas sem respostas. Não vou fazê-las aqui porque isso seria um spoiler sem tamanho, mas não tenho nem palavras para descrever o quanto fiquei decepcionada. Tantas coisas não foram explicadas, que eu vou sentar e esperar "Vingança da Maré 2". Eu sei que não vem, mas se eu devo terminar com um ditado, assim como comecei, "a esperança é a última que morre".

site: www.raciocinacomigo.com

1 | 2 | 3 | 4