O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota Olavo de Carvalho

Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Fidel 22/12/2018

O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA
O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, livro de autoria do filósofo e professor Olavo de Carvalho, causou a mesma perplexidade quando Olavo de Carvalho publicou o seu primeiro grande trabalho: O Imbecil Coletivo I (1996).

Durante anos sob ataque principalmente da esquerda, hoje está comprovado que suas críticas e observações sobre os caminhos que o Brasil trilhava com a anuência do provo brasileiro estavam corretíssimas. Olavo de Carvalho é o profeta vivo que previu com data e hora tudo que está acontecendo com o nosso país: seja na economia, na política e na sociedade em geral.

Olavo de Carvalho foi o primeiro a alertar que no Brasil o comunismo estava infiltrado em todos os segmentos institucionais, que o gramscismo se tornou disciplina na formação de mestres, professores e a intelectuária brasileira, que o Foro de São Paulo era uma facção criminosa em que a esquerda planejava (e continua tentado) como chegar ao poder e lá se manter para todo o sempre.

Sempre com muita objetividade, Olavo de Carvalho nunca se eximiu de publicar a verdade desafiando o sistema estabelecido. Ele é uma voz obstinada e determinada a incomodar os ouvidos dos que querem transformar o Brasil num pais de imbecis.

O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, reuni dezenas de reflexões do professor sob todos os aspectos da sociedade. Fiel ao seu estilo, suas observações e argumentações cortam com profundeza a gordura que oculta a carne putrefata que alimenta a nossa sociedade.

Nesta obra, mais uma vez, Olavo de Carvalho se coloca do lado da verdade e da razão defendendo os valores tradicionais da nossa sociedade. Sem papas na língua, melhor seria dizer neste caso, “sem papas na pena” Olavo desmascara a intelligentsia, as instituições governamentais, a burrice nacionaliza sob a forma do perfeitamente correto.

“Quando as noções simples de veracidade, honestidade e sinceridade são neutralizadas como meras construções ideológicas e, em lugar delas, se consagram fetiches verbais hipnóticos como “justiça social”, “inclusão”, “diversidade”, que mais se pode esperar senão a confusão geral das consciências e a ascensão irrefreável da vigarice? ”

site: www.leiologopenso.com.br
Luís Henrique 23/12/2018minha estante
Excelente análise Fidel. Curioso que mesmo provando por A+B cada fato, e também a época de publicação de cada artigos denunciando toda lambança esquerdista e que hj está tudo às claras provando o que ele vinha alertando há tempos, vemos resenhas aqui de pessoas que permanecem iludidas, totalmente desconexas da realidade.
Não concordo 100% com tudo o que ele expressa, como por exemplo, a questão da lei antitabagismo que na minha visão trouxe mais benefícios do que malefícios a sociedade. Mas, a leitura é ótima pra abrir nossas mentes acerca do lado oculto de tudo aquilo que nos afeta.

Fidel 23/12/2018minha estante
Perfeitamente caro Luís Henrique.

davidplmatias 10/11/2018

Mesma resenha do "O Imbecil coletivo". Apesar de acertiva em sua grande maioria das crítica sociais, o autor é extremamente extremista no que toca o tema negros, minorias e mulheres (feminismo). Apesar da maior parte ser de bom conteúdo formador de opinião, deve ser questionado e absorvido com parcimônia. O livro é repleto de teorias da conspiração, e carece fontes científicas. O leitor deve formar suas próprias ideias e não aceitar tudo como verdade absoluta. Lembrem se que trata se de um livro de opinião, não um estudo científico.

venusseeds 20/10/2018

Nope
Olavo de Carvalho é totalmente desonesto, ele sabe que no que ele fala há muitas mentiras, mas ele invés de rever seus pontos ele insiste naquilo e com violência tenta convencer o leitor do seu ponto de vista. E ainda fracassa, pois ele não consegue argumentar em nenhum momento de forma coerente. Um livro cheio de teorias da conspiração sem pé nem cabeça, que não tem nenhum dado coeso e aplausível. Além de capítulos que beiram ao ridículo, como em um que ele fala que a teoria da evolução é uma falácia. E em outro que ele diz das escolas públicas terem uma educação marxista. Enfim, um livro péssimo, não recomendo a leitura e prefiro continuar sendo uma idiota.
André 20/10/2018minha estante
Obrigado, pretendia lê-lo um dia, mas já desisti.

Ederson R. Zanchetta 25/10/2018minha estante
De fato continua sendo grande idiota ou desonesta por não ter lido o livro e deixar que o leu.
Não tem o menor senso esta sua resenha para quem de fato lê e conhece o prof. Olavo de Carvalho.

André 25/10/2018minha estante
Eita

venusseeds 25/10/2018minha estante
Sim, eu li. Eu li todinho. se não gostou da minha resenha aí problema é teu

venusseeds 25/10/2018minha estante
Não sei qual parte tu não concorda comigo, mas o Olavo é extremamente violento defendendo as opiniões dele e grande parte é só teorias da conspiração completamente absurdas e sem nexo...

venusseeds 25/10/2018minha estante
Ah, e preconceituoso, muito preconceituoso.

Jonathan Soares 02/11/2018minha estante
ele é um chalartão, isso sim. E parece que criou uma seita e não um grupo de admiradores apenas. Recomendo vocês pesquisarem sobre Carlos Velasco, ex seguidor do Olavo. Ele revela quem é realmente Olavo, e como funciona o grupo de seguidores dele, que segundo o Velasco possui todas as características de uma seita.

Paulo Roberto 04/12/2018minha estante
Professores em escolas públicas são na maioria marxistas sim, isso tá mais do que comprovada. A doutrinação é evidente.

Ingrid.Marfil 04/01/2019minha estante
Primeira coisa que ta escrita no livro: Se você não é capaz de tirar de um livro consequências para sua orientação moral no mundo, você não está pronto para ler este livro.

Mari 28/01/2019minha estante

Jonathan Soares 29/01/2019minha estante
E ainda têm a audácia de chamar um charlatão desses de professor, que se autointitula filósofo sem não haver nenhum filósofo na academia que o considere respeitável. Só seus seguidores que o consideram mestre, grande intelectual. O cara alimenta uma porrada de conspirações lunáticas, afirma um monte de generalidades sem nenhuma comprovação científica. Esse Olavo é uma vergonha, um escárnio à comunidade científica. O cara é um completo desonesto intelectual que só convence ingênuos.

Maria Janir Pir 25/02/2019minha estante
Olavo de Carvalho segue a cartilha do Steve Bannon que é outro fanático charlatão!!

Michelle.Danielle 12/10/2019minha estante
Concordo

Carlos Patricio 22/11/2019minha estante
"Eu nunca vejo treta nessa rede. A primeira vez que vejo é um Olavete que tá puxando. Se isso não é uma seita obsessiva e cega pra opiniões contrárias, eu não sei o que é haha"

perfeito, Mari

Herik.Matheus 11/07/2018

Ótima fonte de reflexão
Demorei um tanto para conseguir finalizar a leitura, pois devido ao grande número de termos técnicos foram necessárias diversas consultas ao dicionário.
Porém, é importante ressaltar que contém muitas informações com grande potencial de gerar reflexões atuais importantes à respeito da nossa sociedade.
Discordo veemente dos indivíduos que simplesmente tratam o autor como um inimigo, ou ainda, julgam a obra como uma forma de fantasia.
Existem sim alguns artigos que não contém um teor reflexivo, e portanto cabem mais a puras opiniões do autor à respeito de algum tema, muitas vezes demonstrando sua violência para com algumas discordâncias. A maioria, porém, traz um conhecimento estritamente necessário para que abramos os olhos para uma crescente catequização de nosso país por parte de determinadas ideologias.
Ainda, recomenda-se a leitura com uma espécie de filtro, ou seja: analisar as opiniões e argumentos do autor frente aos seus valores morais e éticos, sem correr o risco de admitir todo o conteúdo como uma verdade absoluta, ou ainda, como uma mentira a ser combatida.
Olavo de Carvalho mostrou-se um autor sincero, e vejo isso como um ponto raro em uma atualidade onde ganhar popularidade tem se tornado mais importante que mostrar sua essência.

Vidda 07/05/2018

O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota
Um livro maravilhoso para abrir a mente e nos fazer entender a grande jogada de ideologia por trás do caos político que vive o Brasil.
@eleeoslivros 28/04/2019minha estante
jogada de ideologia? KKKKKKKKK PQP

caio.lobo. 31/07/2020minha estante
Livro realmente necessário

Edecildo 17/04/2018

Alguns graus de óbvia perturbação...
Tirando os violentos ataques aos esquerdistas, o livro apenas externa uma cadeia de maus raciocínios.
O cara é uma metralhadora cega! Teoria da conspiração perde! De que fontes ele tira tanta baboseira? De sites de outros alucinados?
Só li todo porque ganhei de presente, e não quis ser chamado de parcial ou coisa parecida.
De cara vi logo que o autor não podia ser levado a sério. No primeiro capítulo que resolvi ler, ele desce a lenha em Charles Darwin e a Evolução, já mais do que comprovada.
É o que sempre digo: Para algumas pessoas, É COMO SE A REALIDADE NÃO IMPORTASSE.

site: www.secularista.com
Isac.Castro 20/04/2018minha estante
kkkkkkkkkkkkk
Você leu e continua assim?
Ri demais quando disse que a teoria de Darwin é a mais comprovada kkkk
Por favor, por favor mesmo, me diga uma espécie de animal que era uma coisa e se tornou outra.

Paulo.Moura 20/07/2018minha estante
Isac, parece que você não sabe o mínimo que alguém precisa saber para não falar merda sobre Darwin. "Uma espécie de animal que era uma coisa e se tornou outra." Eu vou te ajudar, os animais têm espécies ancestrais em comum. Não é uma espécie de animal que era uma coisa e vira outra, não é vira homem vira vira lobisomem. Ao longo de um processo que dura milhares de anos as espécies vão se modificando, dando origens a outras, outras desaparecem. Existem muitas evidências, muito mais a favor do que contra vários princípios da Evolução de Darwin, e muita coisa foi melhor esclarecida desde Darwin até aqui. Você sabia que o fenômeno da resistência aos antibióticos é uma evidência da evolução em nível unicelular? As bactérias mais resistentes que sobrevivem aos antibióticos, se reproduzem e se propagam, tornando as doenças mais difíceis de curar com os mesmos antibióticos antigos. Bom, espero ter ajudado. Parei aqui e fiquei estarrecido com este tipo de comentário tão raso e sem fundamentos. A propósito, eu nunca leria um livro cujo conceito seja "O mínimo que você precisa saber pra não ser um idiota." Pois logo se observa a mesquinhez intelectual e um narcisismo de uma pessoa que supõe ser a referência para a inteligência. Mas nota-se a atitude do leitor de Olavo de Carvalho, alguém que compra a ideia de um autor sem buscar com mais profundidade a ideia correta do autor criticado. E nem precisa muito, a Wikipedia já deve esclarecer mais ou menos como funciona a Evolução. Um cara precisa ser muito prepotente pra querer criticar Darwin dessa maneira.

Michelle.Danielle 12/10/2019minha estante
Muitos graus de perturbação.

Mauricio (Vespeiro) 16/02/2018

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.
Guardadas as devidas proporções e filtrando alguns descalabros, pode-se concluir que Olavo de Carvalho teve um grande livro publicado. Há que se separar o excelente analista político do filósofo prolixo e este, por sua vez, do teólogo e/ou religioso fundamentalista (rótulo este que o autor rejeita, mesmo apresentando textos e atitudes que acabam por reforçá-lo). Olavo se perde quando sua fé contamina algumas de suas convicções, tornando-nas religião, depois em pregação colérica e, por fim, perdendo a razão para dar lugar às suas tradicionais ofensas e o “quem não concorda comigo é burro”. Parafraseando o próprio autor com uma passagem bíblica que ele mesmo cita no livro: “Experimentai de tudo e ficai com o que é bom.” (Tessalonicenses 5, 21)

A obra “O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota” foi muitísimo bem organizada por Felipe Moura Brasil. São 193 artigos publicados entre 1997 e 2013 em jornais e revistas nacionais. Porém, as inúmeras notas do organizador dão uma amplitude ainda maior aos textos, atualizando-os com referências e complementando-os com muito material online. Alguns artigos são memoráveis. Olavo tem um mérito irrevogável por ter previsto, identificado e relatado, com detalhes, a ameaça comunista e como ela se infiltraria na cultura e política brasileira. E ele faz isso com base e propriedade invejáveis, o que, por si só, já torna o livro obrigatório para quem sente um mínimo de indignação com o atual estado de coisas no Brasil.

Olavo é dotado de um domínio amplo da língua portuguesa, o que faz (quase sempre) da leitura um bálsamo, até mesmo quando você não concorda com o conteúdo. Quando uma abordagem não faz nenhum sentido, ganha crédito ao menos por ser cômica.

Se como analista político Olavo é um primor, seus devaneios filosóficos e teológicos fazem-no perder a mão. Quando escreve sobre religião, nem parece ser ele. Seus textos perdem qualidade, ficam prolixos, raivosos, empobrecidos, perdidos em acusações forçadas. Em dado momento, ele faz questão de desmerecer a ciência como um todo, unicamente por discordar do uso de termos que - segundo ele - foram por ela apropriados indevidamente. Seu posicionamento radical contra o evolucionismo é risível, chegando ao ponto de dizer que este foi “o pai do comunismo e do nazismo”. Alega que a ciência diz-se infalível e (também) por isso a condena. Não sei quais cientistas Olavo anda consultando, mas com certeza não é, por exemplo, Neil deGrasse Tyson, o astrofísico que não se cansa de repetir que a ciência ainda não sabe “nada”, muito menos teria “a” resposta para questões de insondáveis mistérios do Universo e da vida. Stephen Hawking, por sua vez, passou a carreira inteira formulando teorias de física quântica para depois desdizê-las humilde e categoricamente. Olavo, do alto da sua arrogância, ainda refuta Newton e, principalmente, Darwin. Sem esquecer a cruzada pessoal que lançou contra Richard Dawkins. A meu ver, falta-lhe honestidade intelectual quando afirma que “regimes totalitários adotaram a doutrina (sic) evolucionista e - com ligeiras modificações - causaram a matança de ‘uns’ 200 milhões de seres humanos”. Assusta ler ainda que “Newton concebeu a teoria gravitacional exclusivamente como parte de um projeto para destruir o cristianismo”. Na mesma linha, aponta o maldito marxismo como “grande beneficiário dos estudos da ciência sobre a evolução humana”. Por fim, as pérolas olavianas concluem que “sem a ciência teríamos um mundo melhor”. E seria melhor com a religião? A mesma religião que nos brindou com a Inquisição, com o 11 de Setembro, com o Estado Islâmico, Edir Macedo... bom, deixe pra lá. Afirmações deste naipe têm potencial para desmerecer toda uma obra, caso o leitor não faça uma filtragem criteriosa.

Assim, em princípio, o ódio de Olavo contra a ciência causou-me estranhamento. Muito desta postura restou “explicada” depois que assisti ao terrível filme “O Jardim das Aflições” (2017), onde o autor é entrevistado na sua casa, na Virginia (EUA). Mais de 80 minutos de elucubrações quiromaníacas lotados de filosofadas. O livro homônimo que deu origem ao filme está na minha lista de leitura. Confesso que dei uma boa desanimada, vez que a ênfase da outra obra é puramente a filosofia.

Filósofos contemporâneos e teólogos de um lado; cientistas de outro? Cisma desnecessária, vez que ambos os lados apresentam lacunas gigantescas. Uns mais, outros menos, a bem da verdade. Proporcionalmente, a estupidez toma conta de uma pequena parte do livro. Desta forma, há muito que se aproveitar do restante.

Se o trabalho de organização parece perfeito, o mesmo não se pode dizer da impressão. Alguns travessões e outros sinais de pontuação sumiram, deixando apenas espaços em branco. Letras fechadas como a, b, e, o, muitas vezes aparecem com seus núcleos pintados de preto ou totalmente borradas.

Nota do livro: 7,86 (4 estrelas).
Fábio Justus 27/10/2018minha estante
Ótima resenha

Mauricio (Vespeiro) 27/10/2018minha estante
Valeu, Fábio.

Viruga 12/01/2018

Um livro que vende 100 milhões? Deve ser lido claro... com muuuuuito cuidado!
O livro é um compilado dos artigos de Olavo publicados entre 1997 a 2013, e estão divididos em vários assuntos. O Olavo demonstra ter um conhecimento muito erudito onde em alguns momentos principalmente de defesa, a profusão de palavras acabam obscurecendo e dificultando a tradução dos seus pensamentos para o leitor, como se estivesse usando de buzzwords (ou o tecniquês) em reuniões corporativas. Defesa essa como tática bem conhecida no livro "Como Vencer um Debate Sem Precisar Ter Razão - Arthur Schopenhauer" prefaciada pelo próprio Olavo em 2003.

Esse é meu primeiro contato com o autor, então não conhecia o seu legado e sua fama com aquele 1% de Alborghetti. Conhecendo melhor o autor nos videos, eu pude ver um passado meio assustador, machista e fundamentalista. Ele pegava o legado de minorias, conquistado em teoria a décadas com muito sangue, e as diminuia baseado em lógicas que não se encaixavam no dia a dia dos reais problemas que essa minoria suportava ao buscar por direitos iguais.
Por sorte ou bom senso, aqui no livro o Olavo remove seus textos mais polémicos, intolerantes, conspiratórios e isentos de fonte para dar lugar a textos mais trabalhados e embasados. Mas ainda assim alguns textos ainda guardam afirmações perigosas e devem ser refletidas e revisadas no nosso contexto atual com mais cuidado pelo leitor. Vou dar 2 exemplos.

No livro ele fala que não se arrepende de ofender e xingar seus adversários que possuem o ar de bom mocismo. Como católico ele se apoia na premissa de que Jesus também xingava, na bíblia (João 2:15) Jesus chicoteou os mercadores na frente da igreja.

O segundo e último exemplo é: Diminuindo o feminismo, o autor ironiza no livro que em toda história da humanidade, sempre foi o homem que: Foi para a guerra, caçou a comida, passou horas ao sol sobre plantações, se defendeu de ursos, lutou nos mares, desafiou a fé de nativos enfurecidos, carregou pedras e domou cavalos. Enquanto que suas mulheres pintavam porcelanas dentro de casa.
Como se naquele contexto histórico a liberdade e os direitos fossem uma opção como hoje. O autor usa apenas do passado de conquistas masculinas para justificar o presente ou o futuro. Futuro esse garantido por avanços tecnológicos de Marie Curie, defendido a fio de espada por Joana d'Arc e com liberdade conquistada graças a Princesa Isabel. Dentre várias outras conquistas científicas, literárias, filosóficas e tecnológicas que revolucionaram o mundo.
Em algum momento de sua vida ele aprendeu erroneamente que o macho heterossexual adulto é um ser odiado pela causa feminina que busca apenas direitos iguais. Provavelmente deve ter aprendido com algum adolescente colérico inconsequente da militância que também pregava algo parecido porem deturpado.

Não acho que esse livro não deva ser lido. Muito pelo contrário, é leitura obrigatória para conversar e debater com os mais de 100 milhões de leitores que compraram esse livro e que estavam exaltando o autor nas manifestações de 2015 (apelidados pelos esquerdistas como olavetes, kkk). Aqui cabe uma dica, debata sempre deixando espaço ao diálogo e a divergência de opiniões, diferente do autor que apoia o xingamento como forma de dar ponto final nos debates.
Marques 10/02/2018minha estante
undefined

Sergio.Aquino 25/11/2017

Luz sobre a verdade. Magistralmente escrito.
Felizmente, há alguém como Olavo de Carvalho para dizer o que precisa ser dito. Cada artigo é escrito com uma preocupação didática incrível. Muitos ensinamentos em cada um deles. Pra quem quer entender como chegamos a esse caos recomendo muito a leitura. Livro excelente para manter por perto e ser lido com o vagar, pois, trata-se de uma compilação de artigos, portanto, não se assuste por ser um livro "mais gordinho".
Sergio.Aquino 25/11/2017minha estante
Não consigo apagar. Escrevi está resenha para o livro O Sol também se levanta se Ernest Hemingway. Queiram desconsiderar a resenha por favor, até que eu consiga pegá-la.

Sergio.Aquino 25/11/2017minha estante
Alguem saberia como excluir resenha? Me parece uma falha do App que não permite que eu exclua a resenha equivocada. Se alguém puder ajudar agradeço.

Vanilda.Santiago 31/01/2018minha estante
undefined

Silvio 06/10/2017

Aff...ufff...foi um parto doloroso ler essa merda até o fim! É ruim demais essa bosta.
Para esse autor maluco, todo jornalista é incompetente, falso ou idiota útil ao esquerdismo. Só ele é bom, autêntico, capaz, verdadeiro.
Todo filósofo - exceto uma meia dúzia de quem ele gosta - é falso, incapaz, burro, a serviço do mal. Só ele é bom, inteligente, capaz.
Todas as universidades são escolas de confusão mental, só criam burros, estão a serviço da esquerda; só desperdiçam o dinheiro público. Todos os acadêmicos são incapazes, burros, esquerdistas, etc. e tal.Só ele é inteligente, conhecedor de todos os assuntos que existem na humanidade. Ele é o dono e senhor absoluto da verdade.
A educação e a cultura do Brasil estão muito em baixa - isso é verdade - mas não por causa da segunda guerra mundial, do PT do Lula, do PSDB. O estudante que quiser se tornar inteligente, como se todos fossem burros, tem que se isolar, estudar sozinho ou formar um grupo fechado, pois em nenhum lugar do mundo ele poderá se tornar inteligente.
Ele gosta de alguns artistas brasileiros do passado - é moda dizer que gosta de Machado de Assis; quem disser que não gosta, é inculto, burro, etc. e tal - ele segue a moda. Nenhum artista, com exceção desses, é bom.
Todo mundo é esquerdista, comunista, socialista, facista ou nazista, portanto são odientos. Ele não é, ele é bom.
Barack Obama alterou as máquinas de votação, em duas eleições. Quem passou essa informação para ele? E passou só para ele, não passou para mais ninguém? Não passou essa informação para as autoridades americanas, nem para a mídia mundial? Aliás a mídia mundial está toda a serviço do comunismo.
Todo mundo é esquerdista; toda a esquerda é comunista, todo comunista é odiento. Ele não!
Vocês que gostaram do livro são burros - palavras dele - são comunistas, estão a serviço, como idiotas úteis, do mal.
Quem não gostar do que ele gosta é burro, incompetente, esquerdista; está a serviço do mal.
Vou jogar essa merda desse livro nojento no lixo.
Bruno Oliveira 13/10/2017minha estante
haha, resenha muito divertida. Eu li metade desse liro e larguei, aí um cara que conheci num congresso me deu um livro desse autor sobre o Descartes, disse que ele manjava bem de história da filosofia e tinha umas teses próprias, mas puta merda como é ruim. Parece uma iniciação científica que o aluno escreveu qualquer merda sem orientação.

Lívia Gomes 16/10/2017minha estante
Joga no lixo não amigo. Doe a quem gosta ou se interesse pelo assunto. O que não é bom pra vc pode ser bom pra outro.

Lobinha Sincera 02/01/2018minha estante
Vende no sebo, pelo menos ganha dinheiro com ele

Silvio 24/01/2018minha estante
Não foi preciso jogar no lixo, troquei com outro skoober, pobre coitado!

Rafaelmct 05/02/2018minha estante
Joga não.

Magasoares 08/02/2018minha estante
Nenhum livro merece ser jogado no lixo, "amigo" mesmo que ele seja um lixo de leitura. Dê para alguém, menos para mim, claro que eu não sou idiota lol :)

Silvio 08/02/2018minha estante
Não joguei fora. Troquei com outro skoober, coitado!

Magasoares 08/02/2018minha estante
Kkkk morri aqui :)

Vitor.Luis 09/02/2018minha estante
?????

Rafael 06/05/2018minha estante
Kkkkkkkkkk gargalhei horrores aqui!

Welington10 15/07/2018minha estante
O cara comprova, linha por linha, tudo que o Olavo disse no livro ???

LIZ 29/07/2018minha estante
Livro chato, leitura pesada, tensa, visão arrogante de quase tudo... pouco se aproveita.

Benjamin Sisko 01/12/2018minha estante
por que não queimou?!

Juliana 01/12/2018minha estante
Eu nunca ri tanto com uma resenha na minha vida kkkkk

@livrosegatos 16/09/2019minha estante
Me diverti horrores!

Drigo.Meida 17/11/2020minha estante
Não jogue no lixo. Use como peso para porta, ou como encalço para um móvel em falso. Não doe essa porcaria para ninguém. O Brasil já está defasado demais de informações confiáveis para ler esse devaneio encadernado.

Douglas 31/10/2022minha estante
Doe para reciclagem kkk

doc leão 05/08/2017

Muito Claro, Repetitivamente Claro
São nítidas a imensa cultura de Olavo de Carvalho, sua leitura realista das forças que governam o mundo e a sua irritação contra o estado em que as coisas se encontram. O livro é uma coletânea de textos escritos pelo autor desde 1998. Percebe-se no período abrangido pelos textos, evoluções no seu modo de escrever, mas não há mudanças em sua coerência. Qualquer um que testemunhou a lenta derrocada politico-cultural-social-moral-profissional no Brasil nos últimos 35 anos concordará com o autor. Um dos pontos altos do livro são as inúmeras sugestões quanto a leituras de grande valor político e filósofico (pena faltar tempo para ler todas). O livro peca por ser meio repetitivo. Muitos textos poderiam ter sido suprimidos. Não fariam falta em uma obra realmente diferenciada. De 0 a 10 dei 9,0.
Vanilda.Santiago 31/01/2018minha estante
null

Abimael 08/06/2017

Bao de mais da conta!
Ví inúmeros comentários entre os quais muitos de gente que garante que o livro é ruim mas não leu. Pois não é justamente esse tipo de consciência atrofiada que a obra tanto critica? É o mesmo que dizer que detesta uma comida jamais experimentada. É o cúmulo do preconceito e do retardo intelectual. Ler, qualquer que seja a obra, não é para nos tornar defensor ou partidário do autor, mas ao contrário, é a única forma de ter autoridade para criticá-la em qualquer dos seus aspectos. Não há, portanto, outro motivo maior para a urgência da leitura minuciosa e análise séria das obras de Olavo de Carvalho, senão a aquisição de autoridade cabal para o desmentir com lastro probatório em bibliografia superior às análises que ele nos apresenta. Menos que isso é blá, blá, blá...
Leitura absolutamente recomendada!