O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota Olavo de Carvalho




Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota


136 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Isis 19/09/2022

Me surpreendi!
Jurei que Olavo de Carvalho era um extremo direitista, porém ele não é.
Também estava certa de que ele aprovava o capitalismo e de novo, estava errada. Fiquei abismada quando vi que ele não era nada do que imaginava.
Amei a leitura, aprendi muito e das 616 páginas, as últimas foram as mais proveitosas para mim, justamente porque ano que vem ingresso para a universidade.
Um dos objetivos do organizador, Felipe Moura, era que os leitores lessem e buscassem por mais conhecimento, já que o livro era apenas um resumo do resumo. O objetivo foi alcançado.
comentários(0)comente



denianmartini 29/07/2022

O lado ruim é que acaba
Que leitura deliciosa. Olavo sabia escrever e, nesse grande compilado de artigos, deixa ensinamentos valiosíssimos. Hoje, em 2022, a gente lê e percebe que o que ele fala já não é tão surpreendente assim, até pela própria figura do professor que ficou muito conhecido nos últimos anos; mas imaginar que ele dizia isso anos atrás é perceber como Olavo abriu o caminho para muitos passarem depois, o que, no final das contas, é o papel esperado de um professor e filósofo.
comentários(0)comente



Jarbas Jr. 19/06/2022

LIVRO SUPERESTIMADO
É inegável que Olavo de Carvalho era um monstro como escritor. Dominava muito bem a arte de escrever. Um exímio argumentador.

Essa coletânea de artigos intitulada O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota reúne o básico do pensamento olavista e é superestimada em círculos da extrema-direita, delineando as principais crenças e narrativas de uma parte considerável da Nova Direita brasileira. No entanto, a não ser que você queira saber como pensa essa parcela da militância política no país, é uma leitura dispensável.

Os primeiros artigos são sensacionais. Gostei, particularmente, das seções sobre Juventude, Vocação e Cultura. Mas à medida em que avançamos na leitura, o Olavo conspiracionista começa a dar as caras, especialmente na seção Revolução ? foi nela que não tive saco de continuar a ler e abandonei o livro.

Infelizmente, o autor abandonou, nos seus últimos anos, as melhores ideias que defendeu durante a sua vida. Norteado por seu egocentrismo, por sua arrogância e por sua fome de poder, sujou as mãos de sangue com seu comportamento negacionista na pandemia de COVID-19, levou toda uma laia de pseudocristãos à apostasia tradicionalista, foi o principal responsável pelo radicalismo ideológico e pela degradação do debate público no Brasil. Dizendo querer formar uma ?nova geração de intelectuais?, formou militantes metodologicamente validados em sua própria ignorância, gente rixosa, boçal, violenta e ressentida.

Como disse o ex-aluno de Olavo, Horácio Neiva, recordando idos dos anos 2000 quando era um universitário: ?O público [do Olavo] era formado, majoritariamente, por pessoas com baixa formação (jovens ou adultos que não tinham formação acadêmica). Mas como eu, e essa gente, podia avaliar a qualidade do Olavo, dos autores que ele citava, de suas ideias? A resposta: não podia. O que fez a fama do Olavo nunca foi o valor de suas ideias, mas antes a combinação de barafunda de autores desconhecidos, o sentimento de comunidade, o clima de seita e a ideia de que estávamos resistindo a alguma ameaça (política, cultural, intelectual)?.
Leonardo.Rodrigues 14/11/2022minha estante
Quais as fontes desse tal Horácio Neiva? Leio o Olavo desde o fim dos anos 90 e ele era indicado sobretudo por intelectuais de alto nível literário como Suassuna, Paulo Francis ou Jorge Amado. O público era restrito, mas era em geral feito de jovens universitários com vocação literária, vide o antigo portal Wunderblogs. Acho que alguns desafetos do Olavo pensam que podem remodelar o passado à moda 1984 do Orwell e sair impunes, acho que não vão conseguir.




Caroline.Sandin 15/05/2022

Se esse tivesse lido esse livro anos atrás ?
Assustador como está tudo explicado ali o que estamos vivendo, ?previsto?. É isso explica o motivo pelo qual OLavo foi tão perseguido e desmoralizado, ele simplesmente desmascarou e previu todos os passos do ?inimigo?.
comentários(0)comente



Marcio.Araujo 08/04/2022

O livro é muito bom. Sempre ouvi sobre Olavo de Carvalho que "o Olavo das redes é diferente do Olavo dos livros" essa ideia sempre me soou absurda até que comecei a ler esse livro e pude atestar que é verdade. Há muita coisa útil nessa obra entretanto ele faz algumas afirmações que precisam ser checadas pelo leitor para poder verificar se o argumento é válido ou não, por isso recomendo que leiam com um lápis na mão para marcar o que precisa ser confirmado em pesquisa posterior.
comentários(0)comente



Fabricio 30/03/2022

Excelente.
Sabendo a biografia do velho, compreendo a intenção deste livro e necessário o básico de compressão sobre o panorama político para começar a entender o que ele escreve. Considero um livro essencial.
comentários(0)comente



Keila Peretto 27/03/2022

Olavo tem razão?
Eis a minha opinião acerca deste livro que, na verdade, é um compilado de textos escritos por Olavo entre os anos de 1997 e 2003, publicados em diversos veículos da imprensa brasileira: se eu tivesse uma visão de mundo compatível com a ideologia de esquerda, também odiaria este livro, pois o autor critica as políticas de esquerda em exatamente todos os seus artigos, e faz isso de forma bastante ácida e sarcástica (não é de graça que tantos o detestem). O que eu quero dizer com isso é que é totalmente compreensível que tantos os critiquem fervorosamente: o homem não tinha papas na língua! Sinceramente? Não vejo problema nenhum nisso (alô, liberdade de expressão).

Segundo ponto: a partir da leitura de todos esses artigos de Olavo, conseguimos entender minimamente o que ele defendia e a sua visão de mundo. Olavo possui um trabalho extenso que engloba desde cursos, aulas, livros e artigos já publicados, portanto, é necessário muito mais estudo do que apenas ler esta obra a fim de compreender suas ideias.

Por fim, eu, que tenho no momento apenas 26 anos de idade e muito pouca experiência de vida ainda, não me sinto preparada para fazer grandes críticas à política mundial, brasileira, à cultura contemporânea, ao que for. Passei a me interessar um pouco por política recentemente (e isso por estar cansada das manifestações da "turma da lacração"), então não tenho um vasto conhecimento dos temas citados por Olavo em seu livro, especialmente quando faz alusões à história de partidos, quando cita nomes de políticos, jornalistas, etc., famosos do século XX, MAS apesar de minha pouca experiência, não me parece absurdo o que ele crítica e o que ele defende no livro quando fala sobre religião, cultura, elite intelectual, políticas de esquerda, mídia, estudos, entre outros. Na verdade, pude me lembrar dos meus anos universitários, dos meus anos de escola, do que eu vejo na mídia, nos jornais, e ele tem razão: a ideologia de esquerda hoje monopoliza os meios universitários e de comunicação. Não vi grande novidade - o que ele já avisava que estava por acontecer e que já acontecia há vinte anos, apenas parece ter se intensificado - o que Brasil tem produzido de riqueza cultural atualmente? Quando ligamos a TV, o que vemos? Quais pautas são defendidas?

Para concluir, sim, parece que o véinho tinha razão. Vale a pena a leitura - aguça a mente e abre os olhos.
comentários(0)comente



Maiara.Reinert 25/02/2022

Iluminador...
Se você só conhece o Olavo pelos cortes que fazem dos seus vídeos o ridicularizando, recomendo fortemente esse livro para começar a entender o que ele pretendeu fazer. O homem foi um dos maiores intelectuais desse país, o qual não soube reconhecê-lo. É isso: a verdade dói para muitos que preferem viver na mentira, não estudam e acham que são inteligentes porque veem algumas análises superficiais no YouTube, na Folha, etc. "O meu povo perece por falta de conhecimento".
comentários(0)comente



Larissa 19/02/2022

Diálogo com Olavo
Um livro denso, não diria filosófico, considerando que é um compilado de artigos do Olavo, onde, ele expõe suas ideias e opiniões sobre os mais variados temas, organizados a critério de Felipe Moura. Eu amei o livro, por meio dele pude traçar um plano de leitura, me mostrou o verdadeiro caminho das pedras. Não é uma leitura fácil, mantenha um dicionário ao lado, uma lapiseira com grafites para repor (muitas) e, principalmente, uma mente aberta, disposta a pesquisar as informações expostas, disposta a deixar o preconceito de lado, disposta a ouvir o que o Olavo tem a dizer. Me senti como se estivesse tendo uma real conversa com ele, isso foi sensacional. Mal posso esperar para lê-lo novamente.
comentários(0)comente



Sonia.Tortelette 10/02/2022

Reflete perfeitamente o autor: Vazio, tendencioso, arrogante e sem conteúdo real, apenas purpurina, nada de luz! Para quem leu pouco e tem preguiça de estudar, dá a sensação de que qualquer um pode pensar que sabe um assunto. Faz com que seu seguidor mais ingênuo possa se orgulhar de ser um imbecil com opinião sem base. Para quem estuda, o vazio da mente do autor fica bem óbvio!
Lanzola 10/02/2022minha estante
a gente: ??
o olavo: ??


Rafael Kerr 10/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.


mitrws 04/10/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK




Line 09/02/2022

Divisor de águas
Primeira leitura de Olavo?
Nunca mais serei a mesma, pois não é à toa que temos a frase: ?Olavo tem razão?. Acredito que o belo trabalho desse professor terá mais frutos! ?
comentários(0)comente



Dansd1 24/01/2022

Interessante
Como nunca havia lido nada do Prof. Olavo, peguei esse por curiosidade. Como todo livro que envolve política, filosofia e religião; partes você irá concordar e partes discordar. Mas, no geral, até que gostei.
comentários(0)comente



Mafe 31/12/2021

Não sei?de vez em quando durante a leitura, me vinha à mente Olavo escrevendo esse livro no auge da puberdade, colocando em um diário o que enxerga de frustrante no mundo, argumentando com a maior histeria o que acha sobre os assuntos que são abordados. Valeu a leitura só pra ver de onde surgiu todo esse autoritarismo moral/intelectual da alt right bolsonarista :)
comentários(0)comente



136 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR