O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota Olavo de Carvalho

Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Genário Dantas 04/05/2017

O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota
O Mínimo que você precisa saber para não ser um idiota

Sem dúvida uma brilhante obra do Professor Olavo de Carvalho e indispensável para qualquer cidadão que quer sair desse âmbito que a esquerda criou no Brasil de que o politicamente correto é ser de esquerda.
Nela o Prof. Olavo de Carvalho fala de vários temas relacionados a política, filosofia, educação, cultura e outras infinidades de assuntos, pois, o livro se trata de uma coletânea de varias colunas de jornais em que o professor explanou suas idéias no decorrer de sua carreira.
Este livro não é um livro qualquer ele deve ser lido para que se possa entender a situação que o Brasil chegou até esse momento tão critica de nossa história, ele tenta mostrar ao leitor todo o mal acarretado sobre a ideia do comunismo que é o principal foco de discussão do professor e um mal que há anos bem antes do PT (Partido dos Trabalhadores) tomar o poder no Brasil o próprio Olavo de Carvalho já alertava sobre o perigo e a destruição que este partido com suas convicções e ideologias fariam ao Brasil. E ele não estava errado, pois, tudo que ele já falava muito antes aconteceu com o Brasil. Vale a pena ressaltar que antes de qualquer coisa ele é uma pessoa bastante vivida e gabaritada para falar e debater com a esquerda politizada no Brasil que através de um processo de implantação da cultura marxista implementou um processo de disseminação que culminou com a manipulação dos movimentos de esquerda nas escolas brasileiras e universidades e boa partes dos cursos principalmente ligados a área de humanas, o aluno já sai desses cursos com a cabeça doutrinada vítima de uma alienação que é conseqüência das ideias marxistas e principalmente de um cidadão chamado Antônio Gramsci que foi o mentor da ideia de disseminar as ideias comunistas através da cultura e implantação dessas ideias em todas as esferas sociais possíveis e nelas se estabelecendo e tomando conta das mentes das pessoas que sem perceberem já se tornaram comunistas. Tudo isto está bem explicado no livro e muito mais outras formas absurdas com que esse movimento da esquerda fez para tentar espalhar suas ideias desde que a sua grande pátria mãe que foi a tão venerada por eles União Soviética (URSS) chegou ao fim então nada mais restava senão
há alguns idealizadores tentarem restaurar suas forças na América Latina e tentarem fazer uma grande comunidade nesta parte do continente, ideia essa que foi discutida num movimento que eles criaram que foi chamado FORO DE SÃO PAULO.
Este livro é bastante interessante, pois, vai abrir um leque de ideias e informações novas na cabeça de seus leitores e mostrar o que se passava no Brasil antes durante e depois da ascensão da esquerda na América Latina e serve também como aprendizado para outras formas de saber, pois, o professor Olavo de Carvalho domina um gama muito grande de informações a ser repassadas e apreciadas por seus alunos. Livro indispensável para quem quer entender o momento político e econômico em que se encontra o Brasil e saber quem são os responsáveis pela situação alarmante em que se encontra o país.

Leo M 19/03/2017

Ame ou Odeie, mas nunca o ignore...
Você pode ama-lo ou odia-lo, mas jamais o ignore. Sou daqueles que concorda em absoluto com 50% do que ele fala, e discorda em absoluto com os outros 50%, mas sempre o respeitarei pelo seu pensamento independente, inteligência e determinação em defender um ideal de alta cultura.

Kimball, Scruton, Gasset, Wapshot, Adler e muitos outros. Todos estes nomes me foram escondidos por anos de formação no Brasil , e revelados por Olavo...

WagnerC4mp0s 31/12/2016

Vale à pena ler...
Olavo de Carvalho, apesar de ser um filósofo que não tenho como um de meus preferidos, deve ser visto com olhares de relevância, devido à sua grande erudição. "O mínimo" é uma síntese do pensamento de Olavo, reunindo diversos artigos do autor. Óbvio que há alguns deserviços prestados pelo filósofo neste livro (como no artigo intitulado "porque não sou liberal", que foi escrito na intenção de responder à um economista liberal muito mais gabaritado e enviesado que ele), porém é interessante pegarmos este livro é termos uma conversa franca com Olavo de Carvalho. Pode ajudar-nos a expandir nossos horizontes, mais do que possamos imaginar!

Laura 18/10/2016

Palavra de ordem sobre o autor: Admiração !!!! Já quero todos os títulos dele!

Wagner Oliveira. 05/09/2016

Um livro que não pode ser ignorado.
Um excelente livro de Olavo de Carvalho. Onde o autor aborda em vários artigos pontos da nossa cultura, alguns pensam que a obra e o pensamento de Olavo se resume a política. Os assunto descritos nesse livro são de uma clareza enorme, a forma como o autor expõe suas impressões sobre nossa educação, política, comunismo, arte, guerras entre outros assuntos. Quem ignora esse livro, verdadeiramente não sabe o que estar perdendo.

Há claro, aqueles que dirão que não devemos ler livro de Olavo de Carvalho, mas sabemos que isso é pura desonestidade intelectual para com esse grande filósofo de nosso país. Dizer que ele não pode opinar em nada por morar nos Estados Unidos é o argumento mais fraco e sem lógica que já pude ler em minha vida. A isso, reflete como o brasileiro que se "alimenta" da nossa mídia, que é totalmente chapa branca.

Indico a todos a leitura desse excelente livro. Como todos os livros do Autor, mas esse é porque mostra vários assuntos e em um organização digna do conhecimento aqui exposto. Felipe Moura Brasil fez um ótimo trabalho, e nós leitores o agradecemos por isso.

francis 26/07/2016

indispensável
Sabe aquela pilula que o Morpheu oferece ao neo em Matrix, então, é disso que se trata. Tem que ter coragem para experimentar.

André | @oantipoda 27/06/2016

Livro que traz revelações incríveis do funcionamento da política brasileira e mundial que não tinha lido em lugar nenhum. Fora tantos outros assuntos, não menos curiosos, abordados nos vastos artigos que reuni o livro.

bedantas 07/06/2016

Mente aberta
Acho que livro tem que ser lido para fomentar conhecimento e não para ser absorvido por completo. Olavo de Carvalho pode ser arrogante diversas vezes, mas há muita verdade no que é falado por ele, assim como, muitos exageros. A maior parte do que é falado no livro são tirados de textos dos diversos meios de comunicação que o autor participa e participou, e sim como alguns dizem é superficial, porém pode ser que esse superficial seja fundo demais para a maioria das pessoas (meu caso). O livro me serviu de um start para buscar o assunto, não seguir a catequese do autor, mas tentar entender um pouco como funciona o mundo. É o último capítulo (estudo) é um presente para quem chegou até o final.

Ederson R. Zanchetta 05/05/2016

Uma faculdade
Costumo dizer que este livro é uma faculdade.
Após lê-lo, a pessoa não será mais a mesma.
Com linguagem simples, mas continente e um poder de síntese sem igual, o autor faz um convite à uma maneira mais consciente de pensar e enxergar o mundo e a história.
Uma leitura obrigatória e indispensável para quem deseja realmente saber o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.
Ederson R. Zanchetta 19/08/2016minha estante
Contundente*

Juliana 25/11/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk

Daniel 24/02/2016

Apesar de alguns exageros retóricos e de uma certo pendor por teorias da conspiração, a obra traz observações sagazes e explicações convincentes para que o leitor entenda o mundo e a realidade, sobretudo no campo político, que o cerca.

Su 28/01/2016

Olavo de Carvalho é um jornalista e, nesse livro encontramos artigos sobre uma infinidade de assuntos dentre eles, juventude, pobreza, democracia, globalismo, entre outros.
“Vocações e equívocos”, publicado no ano 2000, fala sobre o real sentido da vocação que nada tem a ver com prazer ou muito menos dinheiro.
“Vocação vem do verbo latino voco, vocare, que quer dizer “chamar”. Quem faz algo por vocação sente que é chamado a isso pela voz de uma entidade superior — Deus, a humanidade, a história, ou, como diria Viktor Frankl, o sentido da vida.”

“Como ler a Bíblia” publicado no ano de 2008, nos mostra que para ler uma obra de ficção é necessário que haja uma identificação com os personagens.
“Quando você lê um romance ou peça de teatro, não tem como julgar a verossimilhança das situações e dos caracteres se antes não deixar que a trama o impressione e seja revivida interiormente como um sonho. Ficção é isso: um sonho acordado dirigido. Como os personagens não existem fisicamente (mesmo que porventura tenham existido historicamente no passado), você só pode encontrá-los na sua própria alma, como símbolos de possibilidades humanas que estão em você como estão em todo mundo, mas que eles encarnam de maneira mais límpida e exemplar, separada das contingências que podem tornar obscura a experiência de todos os dias. A leitura de ficção é um exercício de autoconhecimento antes de poder ser análise literária, atividade escolar ou mesmo diversão: não é divertido acompanhar uma história opaca, cujos lances não evocam as emoções correspondentes.”
“Espírito e personalidade”, publicado em 2013, tem como objetivo nos fazer enxergar que não é possível compreender a verdade se nos baseamos totalmente na opinião de outros, é necessário questionar.
“A verdade é espírito, mesmo quando apreendida num objeto material. Nossos sentidos podem apreender a presença de um objeto, mas não podem, por si, decidir se essa presença é real ou imaginária. O pensamento tem de intervir, colocando perguntas que completem e corrijam a mera impressão. Ele o faz em busca da verdade do objeto, mas, quando chega a tocar nela, sabe que está não apenas para além dos sentidos, mas para além dele próprio, caso contrário não seria verdade de maneira alguma e sim apenas uma impressão modificada pelo pensamento.”
Gostei muito desse livro. O autor me fez ver as coisas de forma diferente. Mesmo quando achei que não iria concordar com sua forma de pensar, ele me ganhou pelos argumentos.

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

HELBER 26/01/2016

Fantástico!
Muitos criticam o Olavo por coisas que ele disse em um trecho de um vídeo etc...

mas o livro em si é muito bom (na verdade ele é um tapa na cara de quem lê). todos que conhecem o Olavo sabe que ele não gosta de utilizar eufemismos em suas opiniões, e isso acaba incomodando muitas pessoas.

o livro é dividido em várias temas, alguns que não me interessavam eu não sei li. mas serve pra ver o Brasil(principalmente) como ele é.

Douglas.Farias 02/01/2016

Deixar de Ser Idiota
Um livro básico para aqueles que querem se libertar das idéias que predominam o meio intelectual brasileiro.

Jonas 22/12/2015

Um ótimo livro
Este livro é uma verdadeira arma contra as falácias e erros de raciocínio que permeiam nos meios acadêmicos. Você pode usar seus artigos para melhorar o nível das aulas na sua universidade e impedir seu professor de ficar enchendo saco de delírios.
Eu o usei para embasar diversos artigos sempre muito brilhantes. Graças a este livro que guardo com muito carinho pude acrescer muitas coisas boas ao meu intelecto.

A avaliação máxima é pouco, pois este livro está em um nível muito mis elevado que a amioria.