Os Livros da Magia

Resenhas - Os Livros da Magia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jonas (@castelodepaginas) 07/07/2020

Livros da Magina
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado
Instagram: @castelodepaginas
Resenha:

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/07/livros-da-magia.html
Gloria Herondale 07/07/2020minha estante
Como fã de HP e admiradora do trabalho do Neil Gaiman tenho muita curiosidade por essa obra.

Jhow 09/07/2020minha estante
Olá amiga boa noite, entendo sua admiração por Neil Gaiman, depois de ler sobre Mitologia Nórdica comecei a colocar suas obras em minha lista de livros para leitura, São boas a ponto de querer comprar os livros físicos e separar uma fileira de minha estante somente para ele , HP ainda não comecei a leitura más estou me planejando para essa aventura, nosso amigo acima Jonas , dono do Blog, escreve muito bem sobre as obras que ele leu e consegue passar com fidelidade usando as palavras certas como é a experiência e o sentimento ao ler as obras que menciona . Parabéns a nós por termos bom gosto literário :)

Heloísa Macedo 04/09/2013

Uma viagem inesperada
O que fazer quando uma das únicas coisas legais no maior shopping de sua cidade é a livraria (ao seu ver)? Ir até lá e procurar algo que você possa ler e terminar no mesmo dia...
Fui em todas as sessões, bisbilhotei: fiquei triste ao ver que nenhum exemplar de Harry Potter se encontrava mais nas estantes e alegrei-me ao ver alguns bons exemplares de escritores brasileiros; fucei revistas de curiosidades e nada me apeteceu, até que como um raio me surge "Os Livros da Magia". Soube de cara do que se tratava. Recordei-me daquela matéria que relatei há muito numa de minhas colunas semanais em algum site/comunidade perdidos do universo Potteriano. J.K. Rowling fora acusada de plágio por causa daquela revista. Felizmente as semelhanças entre o Tim Hunter e Harry Potter acabam na capa mesmo.

Adolescentes franzinos, londrinos e corujávei... ops, e com corujas. E magia, como se esquecer dela? Esquecendo-me de Hogwarts, falarei agora de toda a vivência com essa revista incrível retratada tão belamente por quatro ARTISTAS: John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson. A eles, meu muito obrigada. Obrigada por me fazer perder um pouco do desgosto que tinha com esse tipo de revista. Nenhuma até hoje tinha sido, para mim, uma experiência memorável como esta foi. Percebe-se claramente a passagem de um artista pro outro, mas, "magicamente", não se perde a essência. Há uma continuidade, uma fluidez, AH! E a história? Óh céus... Tão fantástica que por vezes pode ser real. Afinal, hoje eu aprendi que a magia existe para quem acredita nela. E se eu escolher acreditar? Do que eu quereria ser chamada? Afinal, nomes tem poder!...

Maravilhada! Recomendo por demais :D
Nirvana 16/10/2013minha estante
"brigada por me fazer perder um pouco do desgosto que tinha com esse tipo de revista"

Se eu fosse você perdia esse pré-conceito e procuraria as outras obras do Gaiman.
Aproveitaria e procuraria coisa do Alan Moore, Busiek...
São TÃO obras de arte quanto os melhores livros que existem...

GCGrunewald 16/10/2013minha estante
Essa resenha me remeteu a um pouco da minha história.

Quando era mais novo a uns 17 anos atrás (ok, a idade começa a pesar em meus ombros)lembro da minha primeira tentativa de migrar dos quadrinhos da turma da Mônica, mais especificamente o Chico Bento que era fã incondicional para as HQ´s de super-heróis como X-men, Novos Titãs e Batman e me decepcionei absurdamente pois não entendia nada do que estava ocorrendo, tudo ligava a outras histórias de outras revistas que eu não tinha, além de não ter dinheiro para compra-las, o que me levou a uma decepção tremenda que confesso até hoje não superei muito bem.

Uns 4, 5 anos depois descobri um site na internet que escaneava hq´s, isso em uma época com conexão discada era um suplício, mas foi quando tomei contato com o universo das HQ´s adultas e títulos como Sandman, Monstro do Pântano, Hellblazer, V de Vingana, Watchmen, US: Tio Sam, Stardust, Do Inferno, Sin City, Livros da Magia, que me mostraram uma perspectiva completamente nova do que era quadrinho e nesse ponto Neil Gaiman (e Alan Moore) tem seu lugar especial em meu coração pela forma como tudo que escreve parece um grande conto de fadas com vários tons e camadas de profundidade, assim me senti com Sandman, assim me senti com Stardust (a versão da Vertigo desenhada pelo Charles Vess, que acrescenta demais ao texto) e não foi diferente com Livros da Magia

Comparações com Harry Potter devem parar na fisionomia e na coruja, são séries diferentes e o próprio Gaiman descartou a idéia de plágio pela Rowling, não se deve comparar, e sim ler e somar dois ótimos universos à nossas vidas.

Heloísa Macedo 26/11/2013minha estante
GCGrunewald, todo /nerd/ já sofreu com internet discada, ô suplício :'(

Cienrazon, nem é tanto preconceito, é apenas que nenhuma revista similar tinha me apetecido como esta o fez! Quando tiver oportunidade lerei mais \o

@oikrystyan 27/11/2022

Adrenalina pura
Um trabalho primoroso, excepcional, inovador e dinâmico!
Apesar das evidentes semelhanças com Harry Potter, a obra é anterior ao universo da J. transfobik Rowling e possui uma profundidade espantosa!
Gabriel1610 16/03/2023minha estante
É volume único?

@oikrystyan 16/03/2023minha estante
É sim! Passou a ter continuação nos últimos anos, mas a obra original é essa

Gabriel1610 16/03/2023minha estante
Pesquisei aqui e achei 4. No caso essa edição é a versão com todos né

Mandy do @blogsobrealeitura 02/05/2021

Ei garoto, você acredita em magia?
Harry Potter, digo, Timothy Hunter, é um menino comum de 12 anos até que é informado que magia existe e ele poderá ser um grande mago, mas para escolher seu destino ele precisa primeiro saber sobre magia e pra isso ele vai visitar o passado, reinos encantados e até o futuro ao lado de alguns guias e uma coruja que ganha, Edwiges, digo, Ioiô.

Eu tenho uma relação complicada com Gaiman, mas essa HQ se tornou minha obra favorita dele depois de Coraline. Ele soube muito bem explorar o "DCverso" e trazer uma história com alguns elementos pesados apesar de ser protagonizada por uma criança.

Diego Piu 24/04/2024

Adorei a jornada do Tim, e fiquei bem feliz com os encontros que ele teve pelo caminho (sem spoilers). Eu gosto de ler Gaiman com calma, até pra absorver melhor a quantidade de universos que ele mescla nos roteiros.

Homem Sério 22/08/2021

Gaiman é Pai, não é padrasto.
As quatro vias da magia nas rodas de um skatista acompanhado por um fumante, um defunto, um cego e um moribundo.

JH 14/12/2013

A arte dessa Graphic Novel é maravilhosa, principalmente a do livro III, ilustrado por Charles Vess.

A história, por outro lado... Deixa pra lá.
Henrique 29/05/2014minha estante
emteressamte o livro de magia

Nicole 10/01/2022

Maravilhoso!
Não sou muito fã de HQs, pois devido ao hábito de ler livros, acabo passando batido por toda narrativa gráfica, então acabo me perdendo algumas vezes. Coisa que não aconteceu com Os Livros da Magia. Primeiro que o primeiro livro ilustrado por John Bolton é fantástico, o que me fez prender a atenção em todas as ilustrações, até as dos demais livros que foram feitas por outros ilustradores. A história é muito boa. Densa e carregada de informação em alguns pontos, porém envolvente e estigante. Gaiman é realmente muito foda!

Karen581 08/07/2020

Eu só preciso acreditar
As histórias criadas por Neil Gaiman são tão interessantes que logo nos fisgam.
É legal ver como se desenvolve a história do menino Tim que tem um potencial para a Magia e que pode se tornar o maior mago de seu tempo. É apadrinhado por quatro homens que vão lhe mostrar o caminho da magia, dentre eles está Constantine (não é spoiler, está logo na primeira página).
Tim conhece o mundo da magia passando por várias situações e conhecendo personagens velhos conhecidos para que é fã do Neil e da DC.
Não vou falar mais que isso... Leia, vale a pena.
Ah, e mais uma coisa.
Não é cópia de Harry Potter e nem Harry Potter é cópia dos Livros da Magia. As meras semelhanças param num menino de óculos com uma coruja conhecendo o mundo da magia.

Dhiego Morais 13/07/2020

Os livros da magia
Neil Gaiman é facilmente descrito como um dos autores mais prolíficos e adorados pelo público da atualidade. Contando com obras premiadas, tais como Sandman e O Oceano no Fim do Caminho, e uma lista extensa de livros adaptados seja para o universo dos quadrinhos, seja para o televisivo e cinematográfico, como por exemplo: Coraline, Deuses Americanos, Belas Maldições e O Livro do Cemitério. Seu sucesso é tanto que frequentemente as HQs que levam o seu nome se esgotam com rapidez (Sandman é o exemplo mais óbvio). Deste modo, tendo a volta de um de seus livros mais amados, Os Livros da Magia, não poderia perder a oportunidade de conferir a obra e trazer bons motivos para convencê-los a também dar a sua chance. Bora lá?
1. É NEIL GAIMAN, BICHO!
Sei que parece bobagem ou pretensão demais, porém não deixa de ser uma afirmação necessária (e verdadeira!). Os Livros da Magia não carrega o nome de Gaiman à toa, afinal, o cara é um dos mais versáteis e mais inteligentes contadores de história da atualidade, capaz de construir ora personagens totalmente cativantes, ora completamente malucos, intrincados. Embora os ares da sua já conhecida narrativa onírica – que brinca com os significados do sonho, da estética do imaginário – não esteja tão presente nesta HQ, não deixa de ser uma história que deve ser conferida por quem é fã do autor.

2. OS ILUSTRADORES E A ARTE
A arte é outro ponto positivo. Para quem já conhece o blog, então já deve ter visto as resenhas de Marada: a mulher-lobo e Dragão Negro, certo? Pois essas duas HQs da Pipoca & Nanquim tem em comum justamente um de seus ilustradores: John Bolton! O cara é fera! Além dele, Os Livros da Magia contam com a colaboração de grandes nomes do meio, tais como Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.
Totalmente colorida, a HQ relançada pela editora Panini resgata quadros que impressionam os olhos de quem vê.

3. A HISTÓRIA CLÁSSICA DO HERÓI
Os Livros da Magia traz justamente a jornada clássica do herói, com um jovem de 12 anos, Tim Hunter, que é posto diante de uma grande escolha: aceitar ou não a magia, e, com ela o destino de se tornar o maior mago da Terra? Para isto, Tim terá o auxílio de 4 figuras misteriosas: Constantine, Estranho, Mister Io e Dr. Oculto, grandes magos e mestres das Artes que devem mostrar as diferentes versões do espectro do que o aguarda, caso aceite a magia.
Trata-se de uma história que brinca com a imaginação, com o acreditar no oculto, além de se mostrar uma verdadeira viagem pela história e pelo futuro da humanidade.

4. AS CONEXÕES COM O UNIVERSO DC
Como se não bastasse tudo isso, Os Livros da Magia conta com inúmeras conexões com todo o universo DC Comics. O leitor que decidir se aventurar pela HQ contemplará encontros com personagens de Sandman, por exemplo, além de histórias clássicas como as de Senhor Destino e da Bruxa Baba Yaga.
Leitura tremendamente recomendada!

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/motivos-para-ler-os-livros-da-magia-de-neil-gaiman-john-bolton/

Thiago 04/02/2014

Uma viagem ao mundo mágico dos quadrinhos
Imagine um garoto inglês que usa óculos e que tenha uma coruja, mas que não se chama Harry Potter. Essa é a descrição de Timothy Hunter, ou apenas Tim, protagonista da graphic novel, "Os Livros da Magia", escrita por Neil Gaiman.
Recentemente lançada pela no Brasil pela Panini, em edução de luxo contendo os 4 volumes da obra, "Os Livros da Magia" foi lançada originalmente em 1990 e tem, além do roteiro de Gaiman, ilustrações de John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.
"Os Livros da Magia" narra a história de Timothy Hunter, um garoto de 13 anos que pode se tornar um
grande mago no futuro. Sabendo disso, quatro personagens da DC (Mister Io, Vingador Fantasma, Doutor Oculto e John Constantine) irão levá-lo a uma fantástica viagem ao passado, ao futuro e a mundos dos sonhos, a fim de lhe apresentar o mundo da magia e, assim, deixar que ele escolha se quer ser um mago ou não.
Na primeira parte da história, Tim é levado ao passado pelo Vingador Fantasma para conhecer a história do sobrenatural desde os primórdios do universo. Já na segunda revista, o seu guia é John Constatine, personagem que aparenta ter mais apreço por Tim e, na minha opinião, o personagem mais carismático de toda a história. O arrogante e irônico Constantine leva o garoto a Nova York e outras cidades norte americanas para conhecer os magos do presente. Nessa parte da história, aparecem muitos personagens da DC, como Zatana, filha do mago Zatara, e Deadman, um fantasma que faz diversas aparições, sempre com uma forma diferente, a fim de ajudar Tim nessa jornada no mundo da magia. Quem acompanha quadrinhos há muito tempo, ficará maravilhado.
O terceiro Guia de Tim, Doutor Oculto (e seu alter-ego feminino, Rose), irá levar o jovem garoto a outros mundos, como o Inferno, o Paraíso e o mundo do sonhar, onde encontram-se outros personagens do mundo dos quadrinhos, com um destaque especial para a breve aparição de Sandman.
Na quarta e última parte, a viagem de Timothy Hunter será ao futuro e terá como guia o misterioso (como o próprio nome já diz) Mister Io. Nessa viagem, Tim verá alguns possíveis futuros, já que são alternativas e não certezas.
A edição de luxo, com capa dura, lançada pela Panini e linda. Como são quatro edições, com quatro ilustradores diferentes, os traços mudam bastante de nas quatro partes. No entanto, todas as ilustrações são muito bonitas e cativantes. Talvez você fique olhando por muito tempo uma página que tem pouco texto só para apreciar o trabalho dos ilustradores.
O roteiro de Neil Gaiman, apesar de complexo, por envolver viagem no tempo e em mundos paralelos, introduzir dezenas de personagens do mundo da DC, é muito coerente e coeso.
Indico "Os Livros da Magia" a todos os apreciadores de quadrinhos, porém, acredito que seja interessante já possuir um certo conhecimento do universo DC, pois o número de personagens e easter eggs contidos nessa obra e muito grande.
Embarque nessa viagem e aprenda tudo sobre a magia junto com o jovem Tim Hunter e seus guias. Você não vai se arrepender!

site: http://frontliterario.blogspot.com.br/

Beatriz3164 04/01/2022

Gaiman arrasa mais uma vez
A história conta sobre o Tim e o abordam perguntando se ele acredita em magia, a partir disso os quatro homens vão mostrando a possibilidade na qual ele pode viver/transitar tendo a magia.
Eu achei bem interessante e diferente dos outros que li.

Coruja 02/06/2014

Neil Gaiman é, provavelmente, o autor mais eclético que conheço. Das histórias de fadas ao terror, dos romances aos quadrinhos, da religião ao crime, para crianças de três anos até adultos – ele me parece já ter escrito de tudo um pouco, e de forma bastante competente.

Sua especialidade, contudo, parece ser fantasia, os mundos paralelos invisíveis aos nossos olhos mortais, a construção de mitos na realidade prosaica com que estamos acostumados. E ele faz isso muito bem em Os Livros da Magia - embora não alcance sua própria genialidade de Sandman (mas é difícil comparar qualquer obra com a colcha de retalhos de histórias, mitos, pathos que é Sandman...).

Timothy Hunter é um garoto aparentemente comum, órfão de mãe, vivendo com o pai e que gosta de andar de skate. Até aí, nada demais, até o dia em que ele é visitado por quatro sujeitos estranhos que se oferecem para mostrar a ele o mundo da magia: Tim tem o potencial para se tornar o maior mago da história, contanto que ele escolha a magia e é para que ele possa fazer essa escolha bem informado que a ‘Brigada dos Encapotados’ se reúne.

Ao lado do Vingador Fantasma, Tim percorre o passado; tendo John Constantine por mestre de cerimônias ele será apresentado aos praticantes do presente, com o Doutor Oculto viaja a Faerie e Mister Io o leva ao futuro e aos mundos possíveis de existirem a depender da escolha do garoto.

Ao final dessa jornada, Tim decidirá se deseja ou não a magia – e essa decisão pode significar uma era de ouro... ou as trevas.

Os Livros da Magia é apenas o início dessa jornada, havendo muitos outros volumes contando das aventuras de Timothy, escritos por outros tantos autores – e não cheguei a ler para além da minissérie em quatro edições que compõem esse volume encadernado – todos com roteiro do Gaiman.

A arte de todas as partes é fantástica. Eu já conhecia o trabalho do Charles Vess, que já trabalhou com o Gaiman em outros livros, mas os outros desenhistas também capturam muito bem a essência da história, adéquam-se cada um a sua parte da jornada com perfeição.

Os Livros da Magia também guardam interesse por sua genealogia literária. Tim Hunter originalmente é um personagem de Diana Wynne Jones, na série Crestomanci. Gaiman pediu a ela o personagem para desenvolvê-lo para a série de quadrinhos e a partir daí, ele cresceu um bocado... mais tarde, Tim acabaria sendo uma das inspirações por trás de outro bruxinho inglês de cabelo preto bagunçado, usando óculos e acompanhado por uma coruja: ninguém menos que Harry Potter.

Como não li os outros livros da saga, não sei bem como se desenvolve o Tim aprendiz de mago, mas ao menos neste começo, não há tanto assim em comum, em questões de narrativa, entre Hunter e Potter. Isso é algo importante frisar, considerando que já se falou em plágio e outros rolos do tipo.

O mundo de Os Livros da Magia parece-me mais sombrio e ambíguo – especialmente a se considerar que tudo está em jogo em cima da escolha que Tim tem de fazer e se ele aceita pagar o preço por isso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5