Passarinha

Passarinha Kathryn Erskine

Resenhas - Passarinha

2074 encontrados | exibindo 211 a 226

Shemilly0 30/05/2023

Uma coisa boa e forte e bonita
Em Passarinha conhecemos Caitlin, uma encantadora menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger e que ama desenhar.

Caitlin tem uma forma diferente de enxergar o mundo. Ela prefere preto e branco. Algumas situações causam a sensação de recreio no estômago e outras a levam a fazer bicho de pelúcia. Ela acha a hora do recreio muito barulhenta e não gosta que invadam seu espaço pessoal. Olhar nos olhos das pessoas exige muito esforço dela.

Seu irmão, Devon, entendia e a ajudava em todas essas coisas, mas depois do dia em que a vida desmoronou, é Caitlin que só pensa em como ajudar o pai e as pessoas ao seu redor.

Uma história belíssima e emocionante, repleta de empatia, generosidade e esperança.

Isadora.taylors 30/05/2023

????????,5
Livro muito fofinho?
Recomendo muito??amei esse livro e todos os personagens ?????????? esse livro é um livro rápido mas não deixa de marcar você ?? amei muito

Tathi (@Doidosporserieselivros) 25/05/2023

Olá queridos amigos leitores! E vamos falar de livros emocionantes e sensíveis?
Minha última leitura finalizada me causou diversas reflexões e sentimentos controversos, e foi com certeza uma das melhores leituras do ano.
Estou falando de Passarinha , livro publicado pela @edvalentina que traz como protagonista e narradora uma menina com Asperger.

??? ?O bom dos livros é que as coisas do lado de dentro não mudam.?

Em passarinha conhecemos Caitlin, uma garotinha que pensa de um modo especial e peculiar que acabou de perder seu irmão e protetor, em um massacre em uma escola de Virgínia.
Enquanto ela e seu pai tentam se adaptar a um mundo sem o garoto, Caitlin tem que enfrentar os desafios na sua escola e na terapia para conseguir o seu ?desfecho?.

?? ? A vida é especial. Quer dizer... que não sou só eu que sou especial? Tudo na vida é? Isso mesmo. Acho que a boa notícia é que todo mundo vai ter que aguentar ser especial porque todo mundo está vivo.?

Que narrativa ímpar! Um livro que mostra pequenas nuances, e detalhes do pensamento da garota, que nos fazem sorrir, nos entristecer e assim como a personagem trabalhar nossa empatia.

A forma como a autora conduziu os diálogos e ideias de Caitlin foi fenomenal, e as vezes o leitor tem que se lembrar que é um livro, pois parece mesmo que estamos vivendo e lendo um livro escrito por alguém no espectro, já que a riqueza dos detalhes é espetacular.

Na trama há ainda outras crianças marcantes como william , um garoto com autismo mais grave, Michael que também perdeu a mãe no massacre, e Emma uma das garotas menos preconceituosas da escola.

Passarinha fala de luto, de viver com limitações, do preparo necessário aos profissionais que lidam com alunos no espectro, e é claro do preconceito em torno.

Um livro muito indicado e que merece ser lido por todos.

#passarinha #autismo #asperger #tea

Kelly 25/05/2023

Caitlin, uma menina autista com síndrome de Asperger, tenta captar o sentido e ter um desfecho para o dia que a vida desmoronou com a morte prematura do irmão mais velho, Devon.

Um livro comovente, de uma escrita acolhedora e respeitosa, mostrando cada passo que Caitlin dá para se sentir pertencente e ao mesmo tempo se respeitando, com seus limites de uma garotinha de 10 anos em uma escola.

Amor, amizade, respeito, empatia, tristeza, saudade e paz.

Cada parágrafo desse livro nos leva a pensar em como fomos criados e como queremos ser e estar no mundo. Respeitando nossas limitações, entendendo o outro, captando o sentido com palavras e expressões.

Um livro, em minha opinião, fundamental para os dias de hoje, que temos informação em todo lugar, onde possamos parar e pensar no outro e nos outros. Caitlin nos apresenta um mundo onde não existem máscaras ou jogos emocionais, é preciso falar o que quer dizer, realmente.

ju 25/05/2023

Transformador
Foi lindo ler esse livro!
cumpriu tudo que prometeu, e eu amei ter sido do ponto de vista de uma criança.
tem diversidade (o que é um ótimo ponto).
acho que só não dei 5 estrelas pq não me prendeu tanto assim, mesmo que seja um ótimo livro.
vale super a pena, recomendo muito pra quem gosta de livros tipo ?Flores Para Algernon?.

Socorro Cordeir 23/05/2023

"LIVROS NÃO SÃO COMO PESSOAS. LIVROS SÃO SEGUROS"
IMPORTANTE: NÃO DESISTA DE LER UM LIVRO BASEADO NA AVALIAÇÃO DE OUTRA PESSOA, POIS O CONHECIMENTO PESSOAL INFLUENCIA NA LEITURA E CONSEQUENTEMENTE NA AVALIAÇÃO.
Caitlin é uma garota autista órfã de mãe que perdeu seu irmão Davon assassinado em um atentado na escola.
A visão de Caitlin sobre o mundo provoca em nós leitores uma reflexão acerca de nosso comportamento com o outro e com a gente mesmo. Através dos questionamentos e descobertas de Caitlin nós vamos percebendo o quão é importante conhecer as nossas limitações e enfrentar os desafios que surgem assim também, como é importante conhecer e respeitar as limitações dos outros.
Li esse livro através da indicação de uma aluna e de uma amiga e não me arrependo, a leitura leve mais muito reflexiva de Passarinha me fez refletir sobre diversas situações pessoais, uma dessas reflexões é a questão de darmos um "desfecho" as situações difíceis da nossa vida, respeitando sempre os nossos limites e o do outro.
Um frase do livro que faria qualquer bom leitor se interessar por ele: "LIVROS NÃO SÃO COMO PESSOAS. LIVROS SÃO SEGUROS." Cap. 6.

Be 23/05/2023

Lindo!
Leitura agradável e angustiante ao mesmo tempo, por se tratar de um sofrimento de uma família diante da morte inesperada de um jovem. O livro é tratado pela visão da irmã mais nova, que luta para compreender o próprio mundo e a demanda da sociedade. Caitlin tem autismo e vê o mundo com suas próprias lentes.

skuser02844 22/05/2023

Vamos Captar O Sentido?
O livro Passarinha não é apenas uma história bonita, é mais do que isso. É uma lição de vida que todos deveríamos ter. O livro conta a história de Caitlin, uma garotinha de 10 anos que tem Síndrome de Asperger. Encontrei um depoimento da autora no YouTube, onde ela diz que decidiu escrever esse livro porque sua filha também tem Síndrome de Asperger. Ela queria que adultos e crianças pudessem entendê-la melhor e que, ao se colocarem no lugar de sua filha e enxergarem as coisas como ela vê, seria mais fácil compreender o motivo de seu comportamento. Vale lembrar que a personagem do livro não é a filha da autora, mas sim uma inspiração a partir de sua filha.
É incrível como a autora nos transporta para dentro da mente de Caitlin e nos faz refletir. Caitlin tem dificuldade em entender as emoções, expressões faciais e expressões linguísticas, levando tudo ao pé da letra. Posso até imaginar sua curiosidade em relação aos "pés das letras" que ela nunca viu antes. Em certo ponto do livro, fiquei aborrecido pelas pessoas usarem metáforas com ela, como dizer que ela precisa "se colocar no lugar dos outros, como se estivesse calçando os sapatos dela para sentir o que ela sente". Já dá para imaginar como Caitlin interpretou isso, não é mesmo?
E é exatamente essa sensação que o livro transmite em diversos momentos. Você sente vontade de entrar na história, pegar Caitlin no colo e explicar tudo de uma forma que você sabe que ela irá compreender. A autora entrelaçou à sua história um acontecimento real, o massacre de 33 pessoas na Universidade de Virginia em 2007. Temos então Caitlin, uma menina autista lidando com as consequências de um massacre em uma escola da pequena cidade onde mora com seu pai e seu irmão.
A bondade e a vontade de ajudar todos ao seu redor contagia e emociona. É um livro que gera conhecimento e muita empatia. Sem dúvidas me preparou e me ensinou muito sobre como entender o próximo. História muito bem contata, sem enrolação, de fácil leitura e entendimento. Não dá para evitar derramar algumas (ou muitas no meu caso) lágrimas ao longo do livro e, finalmente, alcançar o tão esperado Desfecho.

Eu li pelo Kindle e o livro está no kindle unlimited. Fica a dica!

Dorcas1 21/05/2023

Livro de uma singularidade ímpar, emociona e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com asperger. É simples e ao mesmo tempo completo. Não vou esquecer dos sentimentos que ele me causou.

Angelica.Benigno 18/05/2023

Tocante...
Que livro gostoso de ler,apesar de não possuir muitos sinais de pontuação,achei a leitura bem fluida.Emocionante e que tbem deixa uma sensação de esperança,de que podemos seguir em frente.Nos faz refletir. Indico muito e acho uma leitura necessária

@livrosmundofantastico 18/05/2023

Sobre Empatia
"Os olhos são as janelas da alma, diz o Sr. Walters. Quando você olha dentro dos olhos de alguém pode ver muito sobre a pessoa"

Caitlin tem 10 anos para ela é difícil demostrar sentimentos e conseguir indentifica-los. Diagnosticada com autismo e portadora da Síndrome de Asperger ela tenta com a ajuda da psicóloga Dr. Brook, tentar entender os sentimentos de cada um para poder ajudá-los.

Ela perdeu seu irmão e não consegue sentir a perda, seu pai sempre está triste mas ela não entende. Com o tempo Caitlin percebe que sua vida precisa ter um desfecho e ela começa a tentar sentir empatia para ajudar seu pai.

Foi tão comovente conhecer o que passa na mente da personagem como ela queria ajudar todos com sua empatia.

marcydnc 13/05/2023

Sério, li só por causa que meu colégio me mandou ler para um trabalho e não me arrependo de ter lido.
A história é tão fofa e inocente que chega a ser bonita até de ler, e o legal é que vemos um pouco de como funciona a cabeça de uma criança autista em meio à coisa simples no cotidiano.

Loli.carol 11/05/2023

Tocante e necessário
O principal motivo que me faz gostar de ler ficção, é que essas histórias são capazes de nos fazer trabalhar nossa empatia, ao nos colocar no lugar de determinado personagem, cujas inseguranças e dificuldades possam ainda não ter sido vividas por nós ou que nunca serão. Esse livro faz exatamente esse papel, nos coloca no ponto de vista de uma garotinha portadora da síndrome de asperger e mostra as dificuldades e peculiaridades vividas por ela.
Além desse assunto importante, o livro também aborda os assassinatos em escolas dos EUA. Foi uma mistura de temas interessante e muito bem sucedida.

Patricia 07/05/2023

QUE LIVRO!
Que coisa mais linda, esse livro é muito sensível, esplêndido!
Me arrependi de ficar tanto tempo sem continuar a leitura, o final é a coisa mais perfeita que eu já li, fazia muito tempo que eu não me emocionava tanto em um livro e que chorava horrores.
O modo que a Caitlin vê o mundo e como compreende as coisas é impressionante, me fez pensar muito em como eu mesma interpreto as coisas.
Juro, coisa mais linda desse mundo, só leiam!

BaYoshiko 06/05/2023

Sensibilidade define
Chorei do começo ao fim, mas a leitura foi rápida e a sensibilidade da personagem principal me fez refletir muito sobre como esquecemos que nem todos sentem e vivem no mundo com os mesmo olhos e sensação que nós é quanta empatia e respeito pelo diferente nos falta no dia a dia. Super recomendo a leitura!

2074 encontrados | exibindo 211 a 226