Passarinha

Resenhas - Passarinha

2074 encontrados | exibindo 226 a 241

Ana SPV 05/05/2023

Emocionante
Caitlin tem síndrome de Asperger, que recebe orientação em sua escola para tentar fazer amizade, e tentar compreender as pessoas ao seu redor. Ela tem um mundo somente dela que é preto e branco, não gosta de cores, e é considerada uma garota bizarra por muitos na escola.
Ela conta com ajuda do pai e de um irmão chamado Devon. Seu irmão era o membro da família que realmente a ouvia e tentava compleendê-la, mas infelizmente ele foi assassinado na escola por um atirador. Agora ela tenta ajudar o pai, a si mesma e até mesmo todos à sua volta com os ensinamentos que aprendeu com seu irmão.

O livro é rápido de ler capítulos curtos, li em um dia. A cada capítulo você ver que o livro nos mostra sobre como é compreender uns aos outros.

O livro também relata sobre o massacre que matou trinta e três pessoas na Virgínia Tech University em Blacksburg, em 16 de abril de 2007.

Julia.Menezes 04/05/2023

Maravilhoso
Livro incrível, a autora abrangeu o assunto de uma forma tão singular e envolvente que com certeza, fez com que me sensibilizasse ainda mais com esses assuntos?

Wanessa_Gabriela 02/05/2023

Mais uma narrativa infantil que amei!
A profundidade do entendimento e da pouca-muita sabedoria de Caitlin é estimulante, pra dizer o mínimo!
O hiperfoco dela ser voltado aos desenhos em preto e branco remete ao amadurecimento da personagem, e todo o desenrolar que ele tem a posteriori.
As questões de empatia, percepção do sentimento alheio, todas as questões em que querem que ela se insira, são questões que ela já tinha, mas que as pessoas não percebiam isso por ela agir diferente do que ?comumente? se age.
Me chamou muito a atenção a Sra. Brook falar que todos estamos dentro de um espectro. Pois é realmente isso, e cada um reage e age de maneira única.

Vale o alerta que o livro é de 2010 e não havia saído o DSM 5 ainda, então a distinção entre Síndrome de Asperger e Autismo era enorme. Hoje em dia tudo faz parte do Espectro. (Só por isso a nota não foi 5.0. Pq mesmo sendo uma questão de período, eu não consigo me desvencilhar disso)

Nayarapeixoto 01/05/2023

Passarinha
Esse livro é narrado pelo ponto de vista de Caitlin, uma menina com síndrome de Asperger. E quão profundo é esse livro. Além dela precisar aprender a lidar com a morte precoce do irmão (quem ajudava muito ela), ainda tem a escola? que não é um ambiente fácil pra ela.
Algumas partes são tristes, me fizeram chorar. Outras deixam um quentinho no coração. Com mensagens e lições lindas que dá pra levar pra vida, Passarinha ensina, acima de tudo o poder da empatia!

eupoetizo 30/04/2023

Achei o livro incrível, tema bem forte sobre acontecimentos em escolas, e pela história tratar a visão da empatia.

Raynara 29/04/2023

Uma história densa sob a perspectiva de uma criança
Caitlin é uma garotinha de 10 anos com Asperger que busca um desfecho após perder o irmão mais velho em um ataque a tiros na escola em que ele estudava. Ele era a única pessoa que sabia como lidar com ela, que sabia como compreendê-la e fazê-la compreender o mundo. Agora ela tem somente a seu pai que, apesar de tentar, não consegue lidar tão bem com ela quanto Devon.

É impossível não se emocionar com a narração de Caitlin, principalmente, em relação ao Dia Em Que A Nossa Vida Desmoronou, do hospital até em casa e do choque do pai. Essa parte de longe foi a que mais me pegou, as lágrimas chegam sem avisar.

No livro ela enfim encontra o tão almejado desfecho após inúmeras sessões com a psicoterapeuta da escola, o que reforça o papel fundamental desses profissionais no ambiente escolar para ouvir, compreender e ensinar a lidar com as frustrações. Frustrações essas que ao serem ignoradas podem levar a uma escalada da violência e, consequentemente, a episódios como o ataque que tirou a vida do irmão de Caitlin.

esterzinha 26/04/2023

CAITLIN EU TE AMO
Ler esse livro nesse momento não poderia fazer mais sentido depois de acontecimentos tão tenebrosos.

mesmo depois de ler meus olhos se enchem de lágrimas só de imaginar a dor de alguém que perdeu um ente querido da forma como Caitlin e seu pai perderam. Alguém que tinha td pela frente, que tinha sonhos, uma família que o amava, e que merecia o melhor do mundo, mas que encontrou o pior dele.

ver uma situação tão triste pelos olhos da Caitlin só deixa td mais emocionante. É nitida a evolução dela ao lidar com seus sentimentos durante o livro.

saber que ela perdeu alguém que não era só seu irmão, mas seu melhor amigo, seu apoio e seu porto seguro me quebrou de um jeito que meus amigos ... estou despedaçada.

esse livro é uma lição de empatia completa, tanto para com quem está passando por um momento de dor, quanto para entender melhor pessoas com autismo ou Síndrome de Asperger.

Apenas perfeito.

Mirella.Augusta 25/04/2023

Reconhecimento
Poder ver retratada minha vida escolar em um livro me faz sentir que não estou sozinha. Muitas crianças passam por isso e, mesmo sendo ruim, é importante.

Adriana 25/04/2023

Cansativo
O assunto ótimo, mas não gostei da forma como foi abordado, tornou-se cansativo? esperava mais do livro visto as recomendações.

Nique 24/04/2023

Que livro lindo, leria mais 500 páginas dele se tivesse. Uma obra prima, tão meigo, tão doce e ao mesmo tempo com um significado tão forte.
Caitlin é uma criança de 10 anos com Asperger que perdeu o irmão mais velho em um atentado na escola que ele estudava, o livro retrata a trajetória de Caitlin pra aprender a lidar com isso.
A importância da terapia é fortíssima.

Dani 24/04/2023

Scout
Escolhi essa obra ao acaso,na verdade foi sorteada pelo skoob,e foi bem propícia ao momento em que vivemos no brasil e no mundo ultimamente,pois aborda massacre nas escolas...
Caitlin é uma linda garotinha autista,e passamos a ver o mundo sob sua perspectiva,entrando em sua mente pura e incrivel...Narrado por ela em 1? pessoa,sentimos seus medos e suas descobertas em um mundo cruel...
Alem de encarar seu proprio mundo,ela vive juntamente com seu "Papaia"a dor do luto após seu irmao e protetor ser assassinado em um massacre no colegio...
O livro apesar de sofrível,é lindo...lindo por sentirmos a puresa da alma dessa menina especial que a tudo entende ao pe da letra...
A autora aborda o autismo e a sindrome de Asparget de forma delicada e clara que é impossivel nao querer colocar Caitlin em um potinho e protege-la junto ao coraçao para todo o sempre...
Tmb nao pude deixar de ficar engasgada com o sofrimento de seu pai um já viúvo que perde um filho de forma tao triste e revoltante...Por vezes seu sofrimento era palpável,cheguei a sentir sua dor e agonia,se pudesse teria lhe dado um abraço e dito que a tempestade vai passar?

Arabe Sol 24/04/2023

A atual triste realidade
Uma menina especial que perde seu irmão num tiroteio na escola.
Infelizmente esse é um tópico atual não só pros EUA como pro Brasil
Então é bastante triste ler este livro. Ele é pequeno mas bonito. Te mostra como as coisas funcionam dentro da cabeça da irmã do Devon, que é pra lá de especial e além de ter de lidar com todas as suas questões diária, precisa lidar com a perda do irmão mais velho e tudo que isso vem acarretando.
É um livro bonito.

sussu 22/04/2023

Captei o sentido
4 estrelas.
um livro muito sensível. ver como caitlin lidou com o luto do pai e com o seu próprio luto foi uma experiência e tanto.
não dei 5 estrelas pois ha certos trechos meios duvidosos, porém não tenho propriedade/conhecimento o suficiente para desenvolver sobre.

giulia.giraldi 20/04/2023

Muito bom, fiquei grata por terminar o livro um dia antes da terapia. Não sei se escolhi o momento certo para ler, por conta dos massacres que estão ocorrendo ultimamente em escolas pelo mundo, mas a obra é contagiante e tocante demais. Chorei horrores, e quem não gosta de chorar com um bom livro?

2074 encontrados | exibindo 226 a 241