Manual Prático de Bons Modos em Livrarias

Manual Prático de Bons Modos em Livrarias Lilian Dorea

Resenhas - [manual prático de bons modos em livrarias]

Vanessa Sueroz 12/05/2014

Este livro tem uma didática bem diferente, é um livro de crônicas onde a autora nos traz situações reais que acontecem no dia a dia de uma livraria.

Todo lugar hoje com um público tem uma história para contar, e todos que trabalham com o público tem que ter jogo de cintura para aquelas perguntinhas sem sentido, os engraçadinhos, os desinformados, os malucos e todos os tipos de pessoas.

Nada melhor para um maníaco por livros do que saber o que realmente acontece em uma livraria, não é?

Foi com este intuito que peguei o livro para ler. Quando entramos na livraria estamos em outro mundo, um mundo cheio de histórias, magia, paz e tranquilidade, porém os livreiros não vão concordar muito com a nossa descrição de livraria, afinal, como todo trabalho nem tudo é um mar de rosas, principalmente os fregueses, ou seja, nós, leitores.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/manual-pratico-de-bons-modos-em-livrarias/
Marta Skoober 17/12/2014minha estante
depois de ler este livro fiquei pensando se deveria voltar a por em uma livraria... parece que leitor por lá não é bem vindo.

Cláudia Leister 12/12/2015minha estante
Tive a mesma sensação de Marta...

Loopzig 23/12/2013

Nov
Alegre, leve e muito bem escrito.
Você se diverte e se informa. Vale a pena!

Mi 28/02/2014

Causos Hilários.
Qualquer ambiente de trabalho que tenha que lidar com o publico é preciso ter muito jogo de cintura, mas confesso que sempre considerei o livreiro trabalhando em uma especie de paraíso. literário. Sempre imaginei que deve ser algo maravilhoso com aquele cheirinho de livros no ar,aquela paz e tranquilidade de uma biblioteca. Mas vejo que nem tudo é um mar de rosas,nem mesmo para eles. Cheguei a me perguntar se tais relatos eram mesmo verdadeiros, mas então me lembrei que como moderadora de um grupo de leitores no facebook, percebi que bom senso falta a muita gente e que sim as vezes nos deparamos com as situações mais sem noção.

A autora conta com muito bom humor os causos em que é preciso muita paciência e nos mostra o outro lado da moeda em uma livraria. Me peguei gargalhando muitas vezes e tive que ler em voz alta alguns trechos para membros da família. Acho que eles ainda não se acostumaram com as minhas reações durante uma leitura.

Fregues: Moça eu gostaria de alguma indicação de livro pra ler.
Livreira: Hum, certo. O que você gosta de ler?
Fregues: Hum... Não sei te dizer.
Livreira: Qual foi o ultimo livro que você leu?
Fregues: Não lembro.
Livreira: Você já leu algum livro na vida?
Fregues: Já.
Livreira: Qual?
Fregues: Não sei.
Grilos: Cri Cri Cri

Fiquei aliviada em não me ver representada ali, minto, tirando as vezes que me esqueço tanto o nome do livro quanto do autor. Não é possível que eu me lembre de todos os livros que eu desejo, mas sempre tinha outras informações relevantes para ajudar o vendedor. Depois desse livro vou ser mais solidária, comprei até um caderninho para deixar na bolsa com anotações dos livros que me interessam. Há uma parte onde ela classifica os tipos de fregueses, acho que me encontro entre o Amigo e o Dibowie/Tranquilão. E vocês, em que tipo de fregueses se encaixam?

O livro é um coisinha fofa, eu tinha visto apenas uma foto na internet e quando o tive em mãos me surpreendi. Ele é do tamanho de um pocket, recheado de ilustrações. Uma edição linda, as paginas são de papel couchê ou similar,uma textura deliciosa de encher os olhos de qualquer leitor, a editora caprichou e estão de parabéns.

Quando fui atras desse livro ocorreu um fato interessante já que me encontrava na situação de fregues VS livreiro. Eu fui com o intuito de dar de presente, o vendedor estava ocupado arrumando uns livros e ele era o único que eu tinha visto na livraria. Perguntei se ele poderia me ajudar, odeio atrapalhar vendedores, mas eles estão ali para isso né? Falei o nome do livro e ele riu, senti um tom de deboche quando ele disse que aquele livro era mesmo necessário, me pareceu que ele não conhecia o livro. Pensei, será que isso foi comigo? Impressão ou não ele não devia estar um bom dia pois notei a má vontade. Quando me vi com aquele livro tão fofo em mãos me peguei querendo um também e só tinha dois e antes que eu pudesse dizer para o vendedor que tinha o interesse em levar os dois ele colocou o outro livro no bolso do avental dizendo que iria levar um para ele. Fiquei com aquela cara de tacho pois ele saiu andando sem perguntar se eu precisava de mais alguma coisa. Achei melhor deixar pra lá. Na hora de pagar a moça do caixa sorriu e mostrou a colega ao lado que juntas riram (tinha ali uma piada interna claro).

Bem... a pessoa que ganhou o livro gostou muito, não perdi meu tempo e me dei de presente um exemplar. Adorei as dicas de sites, blogs, sebos, livrarias e claro LIVROS.Recomendo muito e considero também ser um ótimo título para presentear os amigos leitores e porque não os não leitores também.

PS: Não se esqueçam de que livro esgotado e livro indisponível são duas coisas bem diferentes.Fica a dica.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/

Fabi Brandes 16/07/2014

[manual prático de bons modos em livrarias]
Trabalhei apenas 3 meses em uma conceituada livraria aqui da cidade. Acreditem, foram 3 meses insanos ( no bom sentido) em que vivi experiências que irei levar pra vida. Foi a primeira vez com que trabalhei com atendimentos aos clientes. Além de ser um exercício diário de paciências, também aprendi a "ler nas entrelinhas", pois nem sempre o cliente sabe o que realmente ele quer. E nem sempre, tem a razão, claro.

Foi aí que chegou na livraria o Manual Prático de bons modos em livrarias, claro, me apaixonei de cara. Não somente pelo formato e ilustrações fofos, mas claro, pelo conteúdo.

Atendendo pela alcunha de Hillé, Lilian consegue desenhar na mente do leitor a livraria como um todo: espaço, produto e cliente. E acreditem, tem todo tipo de cliente.
O livro é super bem humorado, mas ele fala sério, de situações cotidianas inacreditáveis em uma livraria. Do tipo:

- "Moça, aqui vende livros?"
- "Vocês tem fita isolante? ( oi??!!)"
- "Vocês vendem pasta de dente? Não? E escova?"

Realmente, muito divertido o livro. Li muito rápido, e quando terminei, me pus a ler novamente. É aquele tipo de livro que vale a pena ser revisitado pra rir um pouco mais.

Mas não se preocupe, se você não trabalha em livraria e nem tem intenção de ser um livreiro, pode ler também, sem problemas! Você verá que livreiros também são um pouco desequilibrados e que, acreditem, erram também e soltam pérolas hilárias!

Sabem o mais legal? O livro tomou forma a partir de um blog. Isso mesmo! Você pode visitar o blog da Hillé clicando aqui .

Por hoje é só! Abraços livrescos,

site: www.amoreselivros.blogspot.com

Carol851 21/09/2014

H de Hillé e hilário!
Um livro de cabeceira para dias tristes e deprimidos. Sendo bem escrito e com humor inteligente, me fez chorar de rir com algumas anedotas.
É de ler em uma sentada, caso você não tenha um TCC agarrado em seu tornozelo, ou mesmo em pé no ônibus ou no metrô.
Qualquer amante de literatura, insano ou não, deve ler!

Anny128 29/10/2014

Começou com a criação do blog [manual prático de bons modos em livrarias], em 2011. O que era para ser apenas um lugar para desabafos da livreira Hillé Puonto (pseudônimo criado por Lilian Dorea, inspirada na obra de Hilda Hilst) virou um sucesso!
Daí nasceu o livro de mesmo nome, uma coletânea das melhores histórias publicadas no mundo digital, acrescentado de passagens de outros livreiros, causos diversos e situações ocorridas também com os clientes das livrarias.
O livro é pequeno, dá para ler tranquilamente em apenas uma tarde. E por isso mesmo deixa um gostinho de querer conhecer mais histórias... A obra consegue te arrancar gargalhadas a todo momento. É até difícil acreditar na veracidade de algumas passagens, de tão obtusas que são. Mas, sabendo que não há limites para o ser humano, essas são as passagens que mais fazem a gente dobrar a barriga de tanto rir!
Ao final, também temos endereços de alguns sebos e livrarias, bem como dicas de sites que tratam de literatura. Um prato cheio para os loucos por livros!
De Alexandre Dumas a Osho, tudo pode ser motivo de confusão entre as estantes de uma livraria. Fica a lição para todos os clientes: quando estiverem à procura de alguma obra, levem ao menos o título do livro ou nome do autor. Se não der, pelo menos chegue com educação e carinho. Os livreiros agradecem!

site: http://www.leioeu.com.br/2014/10/manual-pratico-de-bons-modos-em.html

Aline 20/12/2014

Sem desmerecer os outros, esse foi um livro que valeu muito a pena ter solicitado no Plus. Recomendo não só pra quem quer rir muito da falta de noção e informação, mas pra quem é praticante natural da arrogância e da falta de educação nas livrarias dessa vida, pra que vejam que feio e que desnecessário é o seu modus operandi.

Lucas Mateus 19/02/2015

Por Experiência Própria.
Como livreiro, vi tudo o que já havia vivenciado, e ri ainda mais com essas "declarações". Um ótimo livro para ler uma história ou outra, mas já digo, se começou a ler, só vai conseguir parar de ler, e rir, quando chegar na última página.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 28/05/2015

Depois de ler o tenso Uma praça em Antuérpia, tudo o que eu pensava era que necessitava urgentemente de um livro de piadas, para desopilar o fígado e dar muitas risadas. [manual prático de bons modos em livrarias] não é um livro de piadas, mas poderia ser, caso não fosse um livro de histórias reais, e foi muito bom conseguir lê-lo pouco depois de Uma praça em Antuérpia.

Em 2011, a Lilian Dorea criou um blog chamado [manual prático de bons modos em livrarias], onde ela contava situações engraçadas que vivia na livraria onde trabalhava. O blog fez tanto sucesso que passou a receber relatos de outros livreiros do país. Em 2013, as histórias do manual se tornaram o livro que estou resenhando hoje. Como já conhecia e gostava bastante do blog, fiquei com muita vontade de ler o livro, finalmente consegui ele emprestado e valeu muito a pena poder lê-lo.

O livro é dividido em partes, com um manual propriamente dito do que não fazer em uma livraria, lista de sites e endereços de livrarias interessantes do país, além das histórias reais e hilárias de situações e diálogos muito loucos que ocorreram em livrarias (essa é a melhor parte). E não são só os fregueses que cometem gafes, tem também uma parte destinada aos casos de livreiros que não estavam em seus melhores dias.

Algumas situações são muito engraçadas, outras, menos; mas eu perdi a conta de quantas risadas eu dei ao longo da leitura. E não me contentei somente em ler em silêncio e rir, tive que ler em voz alta para os meus irmãos, como eles não são leitores tão viciados quanto eu, não conseguiam entender muito bem o que eu estava achando tão engraçado.

Fotografei os trechos que mais me fizeram rir (veja as fotos no blog se preferir):

Mas nada superou essa da Clarice! Levei um tempão para conseguir ler em voz alta sem rir:

O livro tem ilustrações do Diogo Machado, que complementam os textos, deixando tudo mais divertido. A capa é linda, as páginas são de um papel diferente (que eu não lembro o nome), branco e liso, a diagramação está ótima: margens, espaçamento e fonte de bom tamanho.

[manual prático de bons modos em livrarias] é um livro que gostei muito e que recomendo, especialmente para quem é apaixonado por livros. O blog ainda existe, mas infelizmente não é mais atualizado, é legal poder acessá-lo e ler alguns casos, mas ter o livro em mãos e foleá-lo é ainda melhor.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-manual-pratico-de-bons.html

Cheiro de Livro 10/09/2015

[MANUAL PRÁTICO DE BONS MODOS EM LIVRARIAS]
Como boa rata de livraria já me divertia há tempos com o blog [manual prático de boas maneiras em livraria], sou daquelas leitoras assíduas que recomenda para os amigos. Quando vi que Hillé Puonto (Lilian Dorea) tinha transformado os deliciosos post em um livro ele entrou rapidinho na minha lista. Não só comprei um para mim com presentei amigos. Um detalha curioso, entrei em uma grande livraria ao acaso e pedi o livro, tive com resposta “temos sim e a autora trabalha aqui”. Com essa coincidência acabei tendo o livro autografado, assim como o que dei de presente.
O livro contem toda a graça que faz do blog um sucesso, ou seja, divertidas historias de quem trabalha em uma livraria, historias de clientes e de livreiros. Tudo isso acompanhado por comentários hilários. É daqueles livros que se lê em uma sentada, presente certo para quem gosta de literatura e frequenta livrarias.
Tenho que admitir que me reconheço em algumas situações, quem, que é frequentador de livraria, nunca entrou em uma e foi acometido por aquele branco e esqueceu o nome do livro e do autor, só lembra da cor da capa e se socorre de um livreiro para tentar lembrar de tudo?
O livro é dividido como um manual mesmo. Começa com os bons modos em livrarias, passa pelos causos, classifica os clientes, tem curiosidades e termina com um super serviço com endereços de sebos, blogs e livrarias. Em determinado momento até dá razão aos clientes, foi nessa parte que levei um susto. Como já disse, sou frequentadora assídua do blog e há milênios mandei um mail para a Hillé contando um causo meu com um livreiro desinformado, qual não foi minha surpresa ao ver minha história no livro (para os curiosos: é a sobre os heterônimos de Fernando Pessoa).
Esse livro é ótimo para os aficionados por livros. Tem até um tamanho ideal para levar na bolsa. Já é o meu presente numero um para amigos, que como meu, são grandes frequentadores de livraria. Sou eu tentando contribuir para a sanidade mental dos queridos livreiros.

site: http://cheirodelivro.com/manual-pratico-de-bons-modos-em-livrarias/

*Rô Bernas 22/11/2015

Livro delicioso que li em apenas uma tarde. Peguei para ler apenas uma ou outra história, me peguei rindo e só consegui parar no final. Sério, dei muita risada com as coisas absurdas (e que eu nem imaginava) que acontecem em uma livraria. O livro partiu da ideia do blog da Lilian Dorea, que leva o mesmo nome do livro, mas pelo que vi, não está sendo atualizado mais. :(. Nele, ela reuniu várias situações que aconteciam com ela, quando era funcionária em uma livraria, mas o blog fez tanto sucesso que vários livreiros começaram a lhes enviar também, enriquecendo ainda mais o livro com casos surreais.
Tem também a parte da vingança, onde os livreiros dão seus foras. Rá
Um livro que vale a pena ser lido para se divertir e para evitar dar alguns foras ao ir à livraria num futuro próximo, afinal ir sem saber o nome do livro ou do autor e saber apenas a cor da capa, não ajuda! E por incrível que pareça, isso acontece e muito! Se liga, ô!

GeL 14/01/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros

Fregues: Moça eu gostaria de alguma indicação de livro pra ler.
Livreira: Hum, certo. O que você gosta de ler?
Fregues: Hum... Não sei te dizer.
Livreira: Qual foi o ultimo livro que você leu?
Fregues: Não lembro.
Livreira: Você já leu algum livro na vida?
Fregues: Já.
Livreira: Qual?
Fregues: Não sei.
Grilos: Cri Cri Cri

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2014/02/resenha-09-manual-pratico-de-bons-modos.html

Ana 19/09/2016

Divertidíssimo!
Leitura rápida e extremamente prazerosa!! Me arrancou várias gargalhadas!! E a edição é uma fofura!!

Carolina 20/09/2016

Trabalhar em livraria é para poucos
Com ótima escrita, bom humor e sarcasmo, a autora nos faz refletir como o livreiro tem um papel importante na livraria. Passei a admirá-los muito mais. Recomendo!!!

Simone de Cássia 29/10/2016

Muito bom esse livrinho... como um "financier"...a gente olha e acha que não vale muito, mas quando experimenta não pára mais de querer... rs rs Nota "A", de "alegre"!