O Culpado

O Culpado Lisa Ballantyne

Resenhas - O Culpado

Alessandra.Adams 12/02/2022

Gostei bastante. Só comecei a desconfiar do desfecho bem no finalzinho do livro. Mas, valeu bastante a pena. Recomendo!

Cyntia 31/12/2021

Um bom passatempo
Ben Stokes tem só 8 anos, mas foi cruelmente assassinado no parquinho do bairro. O principal suspeito é Sebastian Croll, de 11 anos, amigo do garoto e com quem brincava mais cedo naquele dia.
Daniel Hunter é um experiente advogado que assume a defesa de Sebastian, mas sente uma estranha conexão com o acusado, que tem atitudes que o fazem relembrar o próprio passado.

O livro não é suspense, é uma história simples sobre um crime cruel. É um pouco lento e sem grandes reviravoltas ou plot twists. Mas é uma história fluida e facil de ser lida. Apesar de ficarmos sempre oscilando entre acreditar ou não em Sebastian, o final é previsível e nenhum dos personagens nos cativa.
Me interessei mais pela história do Daniel do que pela trama do Sebastian.

Andréia Gonzales 05/12/2021

Daniel o advogado de Seb , seu passado, sua infância acabam ficando mais interessante que o julgamento em si. No geral as duas histórias foram bem contadas,e o final bem previsível rs

Watari 26/11/2021

A história alterna as lembranças da infância de um advogado e sua atuação em um caso cujo acusado é um menino de 11 anos. Bem, essa história até que flui bem, mas não 'deu um click' em mim, ou seja, não conseguiu me envolver em sentido emocional - talvez ela seja um tanto certinha demais, asséptica demais. Também achei que há muito detalhamento supérfluo, pormenores que são absolutamente desnecessários. Ainda assim, foi uma boa leitura.

lipelimma 07/10/2021

Foi um looongo livro. Boa história mas podia ter tido 200 páginas a menos e ter contato a mesma história.

Nina Pina 24/09/2021

Daniel é um menino que vive em condições de risco com sua mãe biológica, o conselho tutelar intervém neste caso e envia o garoto para lares adotivos. Daniel não consegue se adaptar, pois, fica o tempo todo fugindo em busca de cuidar de sua mãe, viciada. Com a notícia de seu falecimento, o garoto resolve parar de fugir. Daniel cresceu, e se torna um advogado de sucesso, com a ajuda de sua mãe adotiva Minnie. Ele não fala com sua mãe adotiva a anos, pois ocorreu um desentendimento entre os dois. Daniel tem um caso de assassinato envolvendo duas crianças uma de onze e oito anos, suspeita se que o garoto maior assassinou seu coleguinha de oito anos. Daniel seguiu sua carreira ajudando a livrar meninos em condições de perigo social. Ele vê o menino acusado como se fosse ele no passado, será que se não fosse Minnie ele estaria no banco dos réus. Sua cabeça está confusa, muito confusa, com a inocência do menino com o desentendimento que teve no passado com a única pessoa que se importou com ele.

Gostei bastante do livro, e amei a Minnie, fiquei muito feliz por ela ter criado Daniel com carinho, ter lutado por ele, e acreditado em seu potencial. Daniel sofreu com a mãe biológica, mas em hipótese alguma ele deixou de amar a mãe e nunca a julgou.

site: Ig literário @ninamatucheski_leituranaveia

Clarissa 06/07/2021

Duas histórias são contadas paralelamente nesse livro. Uma de um assassinado de uma criança onde seu amigo, Sebastian de 11 anos , é o principal suspeito.
Já a outra é de Daniel, o advogado de Sebastian, que sofre ao saber que sua mãe adotiva faleceu.
É um enredo de onde encontramos a culpa, a mentira, o arrependimento, o perdão e o amor.

Helen Lima 29/03/2021

Daniel é um experiente defensor de delinquentes juvenis, mas pela primeira vez, está a frente de um caso onde seu cliente é uma criança de 11 anos. Sebastian é o principal suspeito de um homicídio brutal. Ele está sendo acusado de matar seu amiguinho, Ben Stokes, de 8 anos.

Ao que tudo indica, Ben foi espancado até a morte no parquinho do Barnard Park, na tarde de domingo, 8 de agosto. Levara uma tijolada no rosto que causou uma fratura na órbita ocular.

Depois de encontrarem o corpo, um morador do bairro informou que dois garotos estavam brigando no parquinho e pela descrição feita por essa testemunha, a mãe de Ben reconheceu como Sebastian.

Os capítulos são divididos entre a história de Daniel quando garoto e atualmente sobre a defesa de Sebastian. Dan acaba desenvolvendo uma relação com seu cliente Seb. Ele vê no menino o que ele poderia ter sido se não fosse adotado por Minnie quando tinha a mesma idade de Sebastian e separado de sua mãe biológica usuária de droga.

"Lembrou-se das pontas amareladas dos dedos de sua mãe e o contorno do crânio que aparecia quando ela tragava. Lembrou-se da fome que sentia, observando-a trocar uma nota de dez libras por drogas. Lembrou-se de jantar pirulito, mastigando-os com excessiva rapidez."

Tatianees 21/02/2021

Terminei O culpado da Lisa Ballantyne e ainda não sei o que pensar a respeito...

Daniel é um advogado especialista em defender jovens infratores. Mesmo assim ele se surpreende ao ver que seu novo cliente tem apenas 11 anos. Sebastian está preso, acusado de matar um garotinho de 8 anos.
Enquanto defende Seb, Daniel não para de recordar quando tinha a idade do menino e foi entregue aos cuidados de Minie, já que sua mãe, viciada em drogas, estava se recuperando de uma overdose.

Os capítulos são intercalados entre presente e passado, mostrando o julgamento de Sebastian e a infância de Daniel.
O livro fala sobre violência familiar, mas também fala de amor e redenção, de perdas e perdão.
O final pode ser um pouco chocante, mas não inesperado.

ritita 19/01/2021

òtimo
Nada contra livros de suspense policial, apenas não tenho o hábito, principalmente se for ficção - nada me acrescenta.
Para atender a um desafio, procurei entre os autores nacionais; até comecei a ler O cidadão do bem - Maurício Gomyde, mas tão cheio de trechos retirados de jornais e redes sociais que desisti, então comecei este. Pessoas! Que livrinho danado de bom. Não consegui largar até o ponto final.
Não conheço e não pretendo ler mais nada da autora, mas a moça é boa, ela vai narrando o julgamento de Sebastian e contando sobre a difícil infância e adolescência de Daniel, seu advogado de defesa. Que ideia fantástica para deixar o leitor roendo as unhas enquanto lê sobre um e sabe sobre o outro!
Durante o julgamento fiquei ora achando-o inocente, ora culpado, depois inocente, depois culpado.

Manu 07/12/2020

Surpreendente e talvez previsível, porém, difícil de acreditar que o final seria esse!!!
Essa leitura foi uma boa descoberta.

José Carlos 24/08/2020

Muito bom, mas esperava outra coisa!
O livro é muito bom, mas no início achei que o foco estava voltado demais para a infância do advogado do que para o próprio crime! Tanto que o personagem Daniel, o advogado, foi muito melhor construído que Sebastian, o acusado! Durante a leitura fui percebendo que o livro tratava-se mais sobre Daniel mesmo, e então acabei aproveitando mais a leitura quando aceitei isso! O final é bom, um pouco previsível!

Denise 10/08/2020

Um excelente livro
Um excelente livro
Um dos livros que mais gostei esse ano. Não chega a ser um suspense, visto que tudo o que aconteceu foi previsível, mas a história é contada de forma muito prazerosa. Gostei muito do Daniel, o personagem que mais me cativou, mas não aprovei a sua atitude em relação a mãe adotiva. Ela errou , e ele teve toral razão em ficar magoado, mas não ter lhe perdoado, foi muito cruel. Afinal foi graças a ela que ele conseguiu dar um novo rumo a sua vida. Quanto ao menino acusado de ter matado o outro menino, não vou comentar pra não estragar a surpresa no final. Recomendo a leitura.