O Culpado

O Culpado Lisa Ballantyne

Resenhas - O Culpado

Rênaty 02/03/2024

Até onde o desejo de fazer o bem por alguém pode nos levar?
Ben, 8 anos, encontrado morto na casinha do parque.
Seb, 11 anos, o único suspeito.
Charlotte, mãe de Seb, vítima de violência doméstica, em tratamento para ansiedade e insônia.
Kenneth, o pai de Seb, grosseiro, arrogante, violento.
Danny, o advogado.
O caso chega para Daniel, um advogado criminalista, bem sucedido, com uma história de vitória, considerando sua infância e adolescência. A mãe de Daniel, Samantha, era dependente química, e ele sofreu violência e abandono diversas vezes, fugia das famílias provisórias, tinha ataques de fúria, comportamentos questionáveis mesmo para uma criança na sua situação, e se sentia responsável pela mãe. Até que foi para a casa de Minnie, uma "mãe provisória" que até então só tinha acolhido meninas, e que também tinha uma história de vida muito triste, de perda e arrependimento. Ela acolhe Daniel, e, posteriormente o adota. Era a oportunidade de Daniel ser amado e ter um chance na vida.
Daniel se vê muitas vezes nas situações enfrentadas por Seb, que presenciava as agressões sofridas pela mãe, e tinha um comportamento instável e uma inteligência admirável, e, mais importante, nega veementemente o crime.
Enquanto Daniel cuida do caso, Minnie falece, e ele entra em uma espiral de lembranças, dor e arrependimento. Ele acredita em Seb, mas teme pelo resultado do júri.
O que afastou Daniel de Minnie?
Qual a história de Minnie?
O que realmente aconteceu com Ben?
Seb cometeu o crime?

A história é ótima! Muitos relatos que causam dor e tristeza, convincentes e bem reais.

Vale a pena!

Mari 11/02/2024

Eu acho que a autora se apegou demais aos trâmites legais. Mesmo sendo advogada e gostando do assunto, achei que ficou entediante a parte do julgamento, o que fez com que eu demorasse pra terminar de ler o livro. Mas a história é legal.

Camila1856 09/02/2024

Indico! Drama familiar:
A história mescla passado e presente na vida de Daniel, advogado que está à frente do caso de Sebastian, um pré-adolescente que é o suspeito principal de um homicídio. O livro aborda as relações parentais, adoção, violência doméstica, desvio de conduta em jovens... então, se eventualmente você sentir sensibilidade sobre alguma dessas temáticas, vá sabendo que pode se deparar com elas.

Quando peguei a sinopse desse livro, escolhi ele imaginando que seria abordado o aspecto por trás do homicídio cometido por menores de idade, com uma expectativa de que fosse abordado os condicionantes envolvidos, além de uma visão mais abrangente do "culpado" em questão e o livro debruça mais sobre outra esfera da história, que é a vida pessoal do advogado por trás do caso, que retoma sua própria trajetória de vida ao longo do julgamento e prisão do culpado.

Sentia em alguns momentos uma tentativa de empatia um pouco forçada, que sob a minha perspectiva pessoal, não temos aqui, de fato, duas infâncias problemáticas que possam ser equivalentes já que não abordam em profundidade a vida pregressa do Sebastian, que era o que eu imaginava encontrar por aqui.

Eu gostei da leitura, mas não fluiu tanto por conta de uma ressaca literária.

Franciely 05/11/2023

Mexeu comigo
Gostei da dinâmica dos capítulos, tive muitos momentos de raiva e me identifiquei com algumas coisas.

O filho tentar proteger a mãe de um perigo conhecido me colocou de volta no meu lugar quando eu era só uma criança.

Eu ainda me sinto estranha e sensível apesar de ter terminado há algumas horas e recomendo a leitura.

Suyanebrucieri 05/10/2023

Insano
Esse livro me prendeu desde o começo e não consegui parar de ler até terminar. Ele aborda temas psicológicos, traumas, entre outras coisas. A m4rte de um garotinho supostamente por outro garotinho e toda uma investigação sobre o h4micid!o. O advogado de defesa sente que tem algo em comum com o réu e está tentando realmente descobrir o que aconteceu.

Fabiana 08/04/2023

Violação da infância
Nessa obra conhecemos Daniel, um jovem advogado criminalista de Londres que tem como cliente Sebastian, um garoto de 11 anos acusado de matar seu vizinho, Ben, de 8.
Enquanto Daniel se envolve com o caso, vamos conhecendo sua infância, lembrada a partir da notícia do falecimento de sua mãe adotiva, com quem ele não se relacionava há anos.
Com muita sensibilidade e agilidade, vamos passando por essas vidas e vendo que ninguém segue sem marcas.
Ótima leitura!!

Daniely.Chernioglo 05/04/2023

Gostei bastante do livro, apesar de achar um pouco arrastado na metade. O final me surpreendeu muito.

Julielen.Nasciment 26/01/2023

Livro, bom, gostei da escrita da autora que considerei até poética. Mas, não me conectei com os personagens.
Não consegui ter empatia com o protagonista, mesmo conhecendo sua história.
Entretanto, gostei da reflexão que a autora trouxe ao abordar os impactos e consequências que uma família desestruturada pode trazer durante a infância e na vida adulta.
Demonstra que o carinho, paciência, cuidado, uma educação respeitosa podem mudar uma vida marcada por sofrimento. E, ao revés, uma criação com violência, tendo exemplos de violência em casa, podem interferir diretamente em sua personalidade.

Kah 22/01/2023

Bem ok...
Me interessei muito mais pelo passado do Daniel do que pelo assunto principal do livro de fato. A parte do julgamento é bem cansativa, mas no geral, achei um livro bom.

Sophia Sophia ;) 08/08/2022

Certifique-se que sua vida é interessante
Seria um livro bom, se o final não fosse tão previsível e o passado do advogado não fosse tão chato. Ninguém quer saber da infância utópica de alguém, não importa quantos motivos bobos você invente para justificar.

Ana 07/06/2022

Foi uma boa leitura, a história do Daniel criança te envolve mais do que o crime em si. Não queria ter ficado triste pela Minnie