O Culpado

O Culpado Lisa Ballantyne

Resenhas - O Culpado

Watari 26/11/2021

A história alterna as lembranças da infância de um advogado e sua atuação em um caso cujo acusado é um menino de 11 anos. Bem, essa história até que flui bem, mas não 'deu um click' em mim, ou seja, não conseguiu me envolver em sentido emocional - talvez ela seja um tanto certinha demais, asséptica demais. Também achei que há muito detalhamento supérfluo, pormenores que são absolutamente desnecessários. Ainda assim, foi uma boa leitura.

Ana 07/06/2022

Foi uma boa leitura, a história do Daniel criança te envolve mais do que o crime em si. Não queria ter ficado triste pela Minnie

Helen Lima 29/03/2021

Daniel é um experiente defensor de delinquentes juvenis, mas pela primeira vez, está a frente de um caso onde seu cliente é uma criança de 11 anos. Sebastian é o principal suspeito de um homicídio brutal. Ele está sendo acusado de matar seu amiguinho, Ben Stokes, de 8 anos.

Ao que tudo indica, Ben foi espancado até a morte no parquinho do Barnard Park, na tarde de domingo, 8 de agosto. Levara uma tijolada no rosto que causou uma fratura na órbita ocular.

Depois de encontrarem o corpo, um morador do bairro informou que dois garotos estavam brigando no parquinho e pela descrição feita por essa testemunha, a mãe de Ben reconheceu como Sebastian.

Os capítulos são divididos entre a história de Daniel quando garoto e atualmente sobre a defesa de Sebastian. Dan acaba desenvolvendo uma relação com seu cliente Seb. Ele vê no menino o que ele poderia ter sido se não fosse adotado por Minnie quando tinha a mesma idade de Sebastian e separado de sua mãe biológica usuária de droga.

"Lembrou-se das pontas amareladas dos dedos de sua mãe e o contorno do crânio que aparecia quando ela tragava. Lembrou-se da fome que sentia, observando-a trocar uma nota de dez libras por drogas. Lembrou-se de jantar pirulito, mastigando-os com excessiva rapidez."

Julielen.Nasciment 26/01/2023

Livro, bom, gostei da escrita da autora que considerei até poética. Mas, não me conectei com os personagens.
Não consegui ter empatia com o protagonista, mesmo conhecendo sua história.
Entretanto, gostei da reflexão que a autora trouxe ao abordar os impactos e consequências que uma família desestruturada pode trazer durante a infância e na vida adulta.
Demonstra que o carinho, paciência, cuidado, uma educação respeitosa podem mudar uma vida marcada por sofrimento. E, ao revés, uma criação com violência, tendo exemplos de violência em casa, podem interferir diretamente em sua personalidade.

Arsantes 20/06/2020

Surpreendente
O final foi surpreendente, na minha opinião. Não esperava que a história fosse levar o rumo que levou, mas não havia "espaço" para algo diferente. Amei o livro e a leitura foi muito prazerosa, me senti fazendo parte do Júri e tomei a mesma decisão que eles. Sensacional!

Daniely.Chernioglo 05/04/2023

Gostei bastante do livro, apesar de achar um pouco arrastado na metade. O final me surpreendeu muito.

Jaque - Achei o Livro 21/03/2019

Um drama arrastado que segura até o final e que não surpreende.
Sebastian de 11 anos é acusado de matar a tijoladas seu amigo Ben de apenas 8 anos. A estória já começa com Seb detido e Daniel chegando como seu advogado de defesa.
As poucas investigações realizadas provam que Seb é culpado, porém a defesa argumenta que não são suficientes para incriminá-lo e farão de tudo para derrubar a acusação e deixar a criança livre.
Durante a narrativa o leitor é apresentado ao comportamento do garoto Seb, sua personalidade e convívio familiar. Aqui nesse ponto vai muito do "achismo", já que Daniel não tem provas se o que Seb diz é verdade. Em nenhum momento ele confronta os pais do garoto.
Intercalando a narrativa, vamos conhecer a estória de Daniel que é filho de uma mulher viciada em drogas e logo cedo foi retirado de sua mãe e enviado à um lar adotivo. Sua estória será contada até chegar ao início da vida adulta.
Apesar de todas as dificuldades de Daniel, dos traumas sofridos ainda assim não consegui me ligar à ele, achei-o um garoto insuportável e foi difícil sentir carinho. Porém, Minie, sua mãe adotiva, uma personagem adorável e sofrida, foi a única na estória que senti empatia.
E Daniel na vida adulta pouco me agradou. Sua vida é chata, ele é cansativo e sem personalidade, não via a hora de sair da narrativa dele e voltar pra do Seb.
A estória é mais sobre a vida de Daniel do que sobre o crime que a sinopse apresenta.

A autora tinha tudo para construir um ótimo suspense, mas quis enrolar até o final com uma narrativa cansativa da rotina do advogado, enquanto ele remoía sua culpa pelo passado.
Páginas e mais páginas de encheção de lingüiça apenas para não contar a parte que interessa: Seb é ou não responsável pela morte da outra criança?
Acabei de fazendo leitura dinâmica por que não aguentava mais e só não desisti por que queria saber o desfecho, que aliás não foi nenhuma surpresa. A parte mais interessante acabou sendo o julgamento ainda que conduzido de maneira repetitiva.
Parte do desgosto é minha culpa já que eu esperava um thriller e recebi um drama, porém a autora me perdeu no momento em que percebi que ela ia encher o livro de detalhes. Para mim pareceu que ela não tinha ideia de como criar momentos de tensão.
E aquele epílogo? Serviu pra nada, desnecessário.
Bom, é isso! Desenvolvimento arrastado, personagens cansativos e final sem surpresas. Dificilmente lerei algo dessa autora novamente.

3 ★
Gratuito no Kindle Unlimited

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2019/03/o-culpado-lisa-ballantyne.html

Camila1856 09/02/2024

Indico! Drama familiar:
A história mescla passado e presente na vida de Daniel, advogado que está à frente do caso de Sebastian, um pré-adolescente que é o suspeito principal de um homicídio. O livro aborda as relações parentais, adoção, violência doméstica, desvio de conduta em jovens... então, se eventualmente você sentir sensibilidade sobre alguma dessas temáticas, vá sabendo que pode se deparar com elas.

Quando peguei a sinopse desse livro, escolhi ele imaginando que seria abordado o aspecto por trás do homicídio cometido por menores de idade, com uma expectativa de que fosse abordado os condicionantes envolvidos, além de uma visão mais abrangente do "culpado" em questão e o livro debruça mais sobre outra esfera da história, que é a vida pessoal do advogado por trás do caso, que retoma sua própria trajetória de vida ao longo do julgamento e prisão do culpado.

Sentia em alguns momentos uma tentativa de empatia um pouco forçada, que sob a minha perspectiva pessoal, não temos aqui, de fato, duas infâncias problemáticas que possam ser equivalentes já que não abordam em profundidade a vida pregressa do Sebastian, que era o que eu imaginava encontrar por aqui.

Eu gostei da leitura, mas não fluiu tanto por conta de uma ressaca literária.

Simone de Cássia 15/03/2018

Cheguei à esse livro por mero acaso, gostei da sinopse e resolvi arriscar! Esse é um daqueles casos em que a expectativa é pequena e a satisfação é enorme! Personagens bem construídos tecem a história em dois tempos e fazem da leitura algo instigante e diferente. À cada página a gente fica ansioso pra saber o destino de Sebastian e sem perceber vai se envolvendo cada vez mais no passado de Daniel, até que os dois momentos se encontram também com grandes revelações. Ótimo livro!

San... 08/03/2015

Uma bonita narrativa, nada fantasiosa e de certa maneira triste. A autora explora a emoção dos personagens de forma delicada e sem resvalar para o dramalhão dando ao leitor a possibilidade de uma convivência pacifica com os sentimentos dos protagonistas... Dá para sentir os anseios, os medos, as tristezas, dá para escolher lados e ainda, ao final, não se desiludir com o enredo todo, com o desfecho da trama... Fica uma saudade suave ao final da leitura, uma vontade salutar de mais páginas. Bonito livro, recomendo.

Fabiana 08/04/2023

Violação da infância
Nessa obra conhecemos Daniel, um jovem advogado criminalista de Londres que tem como cliente Sebastian, um garoto de 11 anos acusado de matar seu vizinho, Ben, de 8.
Enquanto Daniel se envolve com o caso, vamos conhecendo sua infância, lembrada a partir da notícia do falecimento de sua mãe adotiva, com quem ele não se relacionava há anos.
Com muita sensibilidade e agilidade, vamos passando por essas vidas e vendo que ninguém segue sem marcas.
Ótima leitura!!

RafaCésar89 18/12/2013

Resenha O Culpado - Lisa Ballantyne no Blog Livros Pura Diversão
Um crime brutal. O assassinato de um menino de oito anos. Principal acusado: seu colega de onze anos. Culpado ou Inocente? Essa dúvida não cabe somente ao leitor, essa dúvida esta até mesmo em Daniel Hunter, advogado de Sebastian Croll que tem apenas onze anos e está sob julgamento pelo assassinato de seu vizinho e colega Ben Stokes de oito anos. Sebastian é um menino diferente dos outros da sua idade com uma inteligência acima da média, um tanto quanto frio e com interesses diferentes, todas as provas apontam para ele, mas ele alega veementemente ser inocente e ele terá que provar isso junto a um júri em um tribunal.

Com a aproximação de Sebastian, Daniel se lembra de quando ele tinha os seus onze anos e de que sua vida naquela idade não foi fácil. Com uma mãe drogada, sem conhecer o pai, Daniel passa poucas e boas até chegar ao sítio de Minnie, uma mulher doce e firme em suas atitudes, Daniel vai passar um tempo até ser adotado por outra família, mas ele é um menino rebelde, foge algumas vezes para reencontrar sua mãe, mas aos poucos vai se acostumando a gostar de Minnie, até finalmente ser adotado por ela, após passar um final de semana com outra família e descobrir que o que ele realmente quer é estar com Minnie. Mas algo acontece e abala essa ligação entre os dois fazendo Daniel, já moço e na faculdade, se afastar de Minnie.

O interesse de ler O Culpado, foi na primeira vez que li sua sinopse, é um gênero que eu gosto muito e a premissa do livro é extremamente interessante, fazendo colocar na minha lista de próximas leituras. Já pela sinopse podemos ver que é um livro pesado, um pouco forte e até mesmo um pouco tenso e essa tensão é passada a cada página lida.

E em capítulos alternados temos o andamento do julgamento de Sebastian mostrando passo a passo e com detalhes bem importantes, e sobre a vida de Daniel quando era criança no sitio de Minnie. Vemos que as duas histórias não tem nada em comum, entretanto as recordações vem a tona quando Daniel pega o caso do Sebastian, é um assunto delicado no qual ele não gosta de lembrar. A narrativa dessas duas histórias da uma dinâmica bem interessante ao livro nos fazendo ficar curiosos a cada capítulo lido.

A autora nos leva a um julgamento minuciosamente detalhado, e no decorrer dele lemos num fôlego só. Na verdade é um pouco tenso e a cada depoimento era como se eu estivesse sentado no tribunal observando tudo bem de pertinho e sentindo a tensão que exalava lá, isso se dá pela escrita tão vigorosamente detalhada da autora, que nos transporta para a história facilmente nos passando todas as emoções de cada personagem do livro.

Eu já esperava me prender com a leitura de O Culpado e gostar da história em si. O final até foi aquele que eu esperei que fosse, mas a autora não passou um final emocionante, daqueles que você lê e não acredita no que leu, que eu esperava, sendo assim e mesmo tendo gostado muito da história, com um final simples e sem emoção o livro decai um pouco na minha classificação ficando com quatro estrelas.

Se você busca um livro com um enredo que te prenda, personagens bem desenvolvidos e bem escritos com uma história bem interessante O Culpado é uma leitura que eu indico, mas já avisando que não é uma história fácil e sim pesada, mas ainda digerível, mas que mesmo assim vai te segurar a cada página lida em busca logo do final e saber quem é o culpado.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-culpado-lisa-ballantyne.html