A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber

Resenhas - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

whluiza 28/03/2024

"A ética protestante e o espírito do capitalismo [...]"
Foi extremamente difícil e chato ler esse livro, tive que ler para um trabalho de história, valeu bastante a pena, aprendi muito sobre as ideias de weber e tudo que ele conseguiu acrescentar nessa obra, se tivesse que falar sobre ela no futuro, teria que ler de novo, não entendi algumas partes mas entendi o suficiente pra fazer meu trabalho e estudar um pouco de sociologia.

Clio0 18/03/2024

Leitura básica para estudantes de História, Economia e áreas afins.

Nessa obra, Weber argumenta sobre como a mentalidade religiosa - em particular a Protestante Calvinista - tornou-se um terreno fértil para as práticas do Capitalismo, tanto em seu cerne exploratório quanto na própria noção de trabalho.

Mais do que apenas expor noções como "Trabalho correlaciona-se a oração" e "Riqueza à benção divina", Weber também contrapõe os problemas que o Catolicismo enfrenta ao se relacionar ao mesmo sistema com a dificuldade de conciliar dogmas como ócio paradisíaco e o pecado da usura.

Recomendo.

Paulo2093 03/03/2024

Um livro difícil de ser lido
A religião protestante, na era da reforma acaba sendo o grande fruto de toda a trama do livro. Termos como: ascetismo, quem foram os: quakers, menonitas, não conformistas, huguenotes...é preciso ter uma boa base de História da Religião, fazer uma releitura a respeito das ideias de Marx, para só assim ter um entendimento maior. As notas de rodapé costuma ser um quarto do tema abordado, tornando a obra maçante e demorada para ser lida.
religião protestante, na era da reforma acaba sendo o grande fruto de toda a trama do livro. Termos como: ascetismo, quem foram os: quakers, menonitas, não conformistas, huguenotes...é preciso ter uma boa base de História da Religião, fazer uma releitura a respeito das ideias de Marx, para só assim ter um entendimento maior. As notas de rodapé costuma ser um quarto do tema abordado, tornando maçante e demorada para ser lida.
Porém é uma obra fantástica, mas precisa ter tempo, para fazer algumas anotações e recolher ao campo da pesquisa.
A obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" de Max Weber aborda a influência da ética religiosa, em particular a ética protestante, no desenvolvimento do capitalismo moderno. Weber argumenta que os valores e crenças do protestantismo, em especial o calvinismo, incentivaram uma mentalidade de trabalho árduo, disciplina e acumulação de riqueza, que por sua vez contribuíram para o surgimento do capitalismo. Ele explora como a noção de "vocação" e a busca pela salvação influenciaram a conduta econômica dos protestantes e como isso se relacionou com o surgimento do sistema capitalista. A obra é considerada uma das mais influentes no campo da sociologia e da história econômica.

Artur160 14/02/2024

Uma das leituras mais sóbrias de um período
É extremamente difícil para um intelectual fazer uma leitura desprovida de vícios ou emoções particulares de um tempo atual. Weber consegue analisar seu tempo genialmente, evidenciando meandros fundamentais do capitalismo e dando uma aula de como a religião ajudou para a construção desse sistema. Infelizmente, há uma infinidade de notas de rodapé, explicada pela própria gênese do livro, que não é um livro, na verdade, e sim um apanhado de artigos, que intoxicam um pouco a genialidade da obra.

7.9

raannys 08/02/2024

Obrigado por alfinetar o Marx, Weber!
Eu sinto que vou ter de ler esse mais algumas vezes para entender todas as infinitas camadas que tem, e isso não é nem de longe um problema pra mim, só acho que não me aprofundei tanto quanto gostaria, mas por ora o conteúdo que absorvi dele me basta

Ed Carvalho 23/01/2024

Uma obra importantíssima e essencial para a atualidade
Diante de tantas divergências ideológicas que amalgamam aspectos políticos, sociológicos, econômicos e religiosos nos debates da atualidade (alguns intelectuais e bem argumentados e outros nem tanto), entendo que esta obra, apesar de seus mais de 100 anos, é ainda essencial para que se compreenda estas associações entre o capitalismo e a religiosidade protestante. A todo instante eu lembrava da tal "teologia da prosperidade", surgida a partir das igrejas neopentecostais e de como isto pode ter origem nestas discussões aqui levantadas por Weber. Enfim, é uma obra atemporal.

GlAucio.Carlos 27/12/2023

Livro de entrada para entender os conceitos do Weber.
Ótimo livro. Recomendo para entender o conceito entre a religião protestante e o capitalismo. Explica o motivo pelo qual o protestantismo conseguiu inserir uma ética mercadológica de vida e cultura.

Samira 14/12/2023

Importante...
Bom se trata de um clássico da teoria social...obviamente seria até tolice avaliar se é bom ou ruim, no entanto se há algo que necessite saber é que para entender sua teoria referente ao desenvolvimento do capitalismo que sim, começa muito antes da revolução industrial, segundo o autor, obrigatoriamente concorde você ou não, precisa passar por esta obra..Ora é um clássico necessário tanto a quem trabalha com ensino, pesquisa ou qualquer coisa que o valha, quanto por curiosidade...

lenazenik 08/11/2023

Cara.
Li esse querido para um seminário da faculdade apenas gostaria de dizer que ele enrola muito pra falar coisas básicas e as notas dos capítulos são maiores que os capítulos em si e isso eh di fud3,,,,, mas de resto beleza mt daora ciencias sociais sao foda etc weber tmj

Marcos606 28/07/2023

Weber começou observando a correlação estatística na Alemanha entre interesse e sucesso em empreendimentos capitalistas, por um lado, e antecedentes protestantes, por outro. Ele então atribuiu essa relação entre capitalismo e protestantismo a certas consequências psicológicas acidentais das noções de predestinação e vocação na teologia puritana.

Na formulação de Calvino, a doutrina da predestinação afirmava que a humanidade pecadora não poderia saber nem por que nem a quem Deus estendeu a graça da salvação. Weber inferiu que a insegurança psicológica que essa doutrina impunha aos seguidores de Calvino, convictos no inferno de fogo, era tamanha que eles começaram a buscar sinais que indicassem a direção da vontade de Deus na vida cotidiana. A consequência foi uma ética de compromisso incessante com a vocação mundana (qualquer lapso indicaria que o estado de graça da pessoa estava em dúvida) e a abstinência acética de qualquer gozo do lucro obtido com tais trabalhos. O resultado prático de tais crenças e práticas foi, na avaliação de Weber, a acumulação de capital mais rápida possível.

Weber havia publicado sua tese sobre a ética protestante na revista que acabara de começar a editar, Archiv für Sozialwissenschaft und Sozialpolitik (“Arquivos para Ciências Sociais e Bem-Estar Social”). De 1905 a 1910, ele publicou uma série de trocas entre ele e os críticos de sua tese no Archiv. Ele nunca negou as alegações de seus críticos de que empresas capitalistas altamente desenvolvidas existiam séculos antes de Calvino. Weber também estava ciente de outras pré condições, tanto materiais quanto psicológicas, que contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo moderno. Ele respondeu a essas críticas argumentando que, antes do calvinismo, o empreendimento capitalista e a acumulação de riqueza sempre foram agrilhoados pela hostilidade passiva ou ativa da ordem religiosa predominante. Se alguns capitalistas conseguiram, em virtude de seu ceticismo, escapar dos sentimentos de culpa ditados pelo ethos religioso prevalecente, é fato que nenhuma outra tradição religiosa jamais fez com que as pessoas vissem a acumulação de capital (economizar dinheiro) como uma sinal da graça eterna de Deus.

Os puritanos, argumentou Weber, aceitaram voluntariamente o manto do ascetismo mundano, como um meio de aliviar fardos espirituais insuportáveis. Ao fazê-lo, porém, ajudaram a criar a enorme estrutura da moderna instituição econômica, que passou a determinar a vida e os valores de todos os que nela nasceram.

maffessoni 17/07/2023

Muita enrolação, mas também muita coisa interessante
Li forçadamente pra uma disciplina da faculdade porque acho a escrita do Weber, no geral, muito cansativa e repetitiva. Do início ao fim foi uma encheção de linguiça como se ele estivesse explicando pra um animal acéfalo o que ele quer dizer (isso me cansa MUITO).

Apesar disso, num geral, mesmo não concordando com 100% das ideias do sociólogo (me identifico mais com Marx), acho bem inteligente a forma que ele estrutura os argumentos do texto e faz relações com o tempo dele (citando nomes e tudo mais).

Eu gostaria de estudar mais sobre ele se não fosse tão cansativo e repetitivo. Não tenho paciência pra ler 100 vezes a mesma coisa.

AlanBorel 12/06/2023

Ótimo embasamento metodológico
O autor, em sua obra, sintetiza a capacidade do capitalismo em sua ética protestante, trazendo a prática do protestantismo próximo da prática capitalista.

Leitura repleta de fonte metodológica e de capacidade sintética, o autor demonstra as vantagens e desvantagens do período capitalista e sua relação à religião.

Ariane335 08/05/2023

Max Weber buscou em seus escritos ser objetivo e desmascarar mitos e analisou a transformação da Prússia rural, estudou a bolsa, explorou o direito romano e germânico, e discutiu a história e as teorias e métodos necessários para sua compreensão, muitas vezes em diálogo implícito com Karl Marx. Além disso, ele se preocupou em entender como levar uma vida significativa em meio à modernidade, o que é antecipado em sua obra "A Ética Protestante", que precedeu as discussões futuras sobre a "Ciência como Profissão" e a "Política como Profissão".

Elen Ximenes @quemleganhamais 07/05/2023

Você concorda com Marx ou Weber?
O Calvinismo é uma corrente do protestantismo que acredita na doutrina da predestinação. Segundo esta visão teológica, Deus já determinou quem será salvo e quem está perdido. Diferente de Lutero que denfendia não ser possível distinguir salvos de perdidos, Calvino acreditava que havia evidências visíveis da salvação. E uma dessas evidências era uma ética de vida racional baseada no trabalho, na prosperidade econômica, no abondono dos prazeres carnais. O Racionalismo, segundo Weber é uma herança do Calvinismo.

É muito interessante como essas ideias contribuíram para a expansão e fortalecimento do capitalismo. Palavras comuns na linguagem do mercado têm origem na religião: missão, valores, visão, negócio (em latim: negar o ócio).

Mais interessante ainda é a diferença de pensamento entre Marx e Weber. Para Marx o que sustenta o capitalismo são as relações de exploração, para Weber é a ética protestante que coloca o trabalho como dever moral, vocação, forma de glorificar a Deus. Se você comparar países de origem protestante com países católicos, vai perceber que as ideias de Weber fazem sentido.

Esta é uma forma ultra simplificada de falar sobre o conteúdo deste livro, que exigiu muita concentração de mim! Nunca havia lido nada da Sociologia, agora as portas se abriram ?.
denis.caldas 08/05/2023minha estante
Uma vez li sobre uma teoria que fala sobre a diferença de prosperidade material de países colonizados por católicos e por protestantes, por exemplo, Brasil e EUA. Talvez a ideia veio daí, né Elen?

Elen Ximenes @quemleganhamais 08/05/2023minha estante
Faz sentido!!!

Barbara.Schirato 08/05/2023minha estante
Pior que eu não tenho muito cacife pra discutir isso. Eu tendo a concordar com o Marx que é sim pautado na exploração, mas eu acredito que tem países em que o capitalismo é menos selvagem, só que isso entre os cidadãos desses países, agora vai saber se pra eles terem IDH alto países de terceiro mundo não estão sendo explorados? É bem complexo e eu não tenho conhecimento de área pra poder bater o martelo

Arthur.Battisti 20/04/2023

Bíblia do capitalismo
O notado Max Weber apresenta aqui uma análise detalhada da influência das diferentes culturas e religiões no resultado econômico das grandes nações do século XVIII e IX. O livro dá grande enfoque ao protestantismo, calvinismo e luteranismo que influenciaram as maiores potências econômicas da história no seu desenvolvimento econômico como o Reino Unido e os Estados Unidos. O livro apesar de muito bem embasado e detalhado apresenta muito das perspectivas do autor sobre os diversos assuntos.
Para quem já está acostumado, este livro não deve ser muito difícil de ler, mas para mim foi
kkkk, é muito interessante analisar o que é nos posto, mas é necessário curiosidade, pois muitas vezes o livro se torna maçante, muito por conta das diversas notas postas ao meio das páginas, que acabam desfocando sua atenção, mas isso não deixa de lado o fato de que o livro é uma obra prima do notório economista.

1 | 2 | 3 | 4 | 5