A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Resenhas - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gildo.Cossa 10/02/2017

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
Explicação provocador e inovadora do surgimento do capitalismo moderno na Europa, como a Ética religiosa influencio os homens de negócios e adoptar uma nova postura do Negocios, uma nova ética profissional. A referência baseada no trabalho do Franklin, Weber explica as condições sociais e econômicas que combinadas com Ética religiosa da época da luz a novo espírito capitalista.

SakuraUchiha 05/04/2015

Bela análise!
Esta análise é uma exploração bastante concisa e sucinta do papel dos quatro principais ramos do pensamento religioso para sair da Reforma: Luteranismo, o metodismo, anabatista e Calvinismo.
O principal ponto de Weber aqui é que a ética protestante ajudou a moldar valores favoráveis ​​para o nascimento do capitalismo. Basicamente os eleitos para a salvação foram pré-determinado. Ninguém em si poderia fazer algo para salvar a sua alma. Por isso, os manifestantes começaram a trabalhar e trabalhar duro para acumular riqueza e ter vidas luxuosas que era um sinal de que eles foram eleitos. É a ética protestante, usar esse capital para promover a obra de Deus aqui na terra. Que a riqueza não era para ser acumulada para consumo pessoal, mas para novos investimentos fora que este investimento significou mais empregos e uma vida melhor para os outros. Além disso, o lucro foi visto como uma bênção de Deus e era para ser usado pelo indivíduo para fornecer caridade para aqueles que estavam desamparados. De certa forma esta cultura ainda é evidente em tempos atuais, mesmo entre aqueles que não são cristãos.
Se você não tem alguma experiência da Reforma e da história do norte da Europa dessa época, você pode se perder muito no que o Weber tenta transmitir. Ele demonstra que ele é um verdadeiro comentador deste assunto. Eu li por curiosidade na época da faculdade, já que eu fazia o curso de História, mas é indicado principalmente para os estudantes de sociologia. Tenha em mãos um dicionário!

Rafael Paz 19/12/2012

A religião molda a História
Considerado um dos livros mais importantes do século XX no quesito sociologia, "A Ética protestante e o espírito do capitalismo" revela de forma soberba como as influências religiosas são capazes de moldar sociedades e culturas de forma revolucionária. Mais especificamente, como alguns conceitos propagados pelo protestantismo no século XVI e XVII conseguiram transformar o comportamento do homem com relação ao trabalho, ao dinheiro, à família e as relações destes itens para com Deus. (...)

Para continuar lendo, acesse:

tadeu vinicius 09/08/2011

ganhei num sorteio
ganhei num sorteio qndo fiz a matéria Sociologia I (Miriam Cristina Rabelo / Rosana Silva)

Daniel432 27/05/2010

Notas, notas e mais ... notas
Vou começar esta resenha com alguns números:

- número de páginas no livro = 118
- número de páginas de notas = 108
- nota com maior número de páginas = nota 3 do capítulo terceiro
(três páginas e meia)
- número de idiomas utilizados nas notas = três (português, inglês e alemão)

Não bastasse o tema tratado no livro já ser bastante complexo que exige muita atenção na leitura, o autor recheia o texto com muitas e longas notas e nestas notas muitas frases em inglês (sem a traduçao do editor).

Tal situação faz com que a leitura fique lenta e muito difícil pois a toda hora tem que se interromper a leitura e ir ao final do livro para ler as notas.

Em resumo, não posso afirmar que consegui assimilar todo o conhecimento sobre o assunto pois a leitura ficou muito, muito difícil.
Vinicius 20/11/2010minha estante
Caro,
é um jeito weberiano de escrever. Ser objetivo no texto e mais explicativo nas notas. Este livro realemente está recheado delas, sendo quase metade do texto apresentado.
Aqui no Brasil, Sergio Buarque (também weberiano), em Raízes do Brasil, usou do mesmo estilo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5