Resenhas - O nariz do morto

Marconi Moura 25/02/2024

7,0 / 10
Autor de vasta cultura e excelente escrita. A leitura é agradável, mas irregular, tendo trechos de introspecção cansativa. Traz cenários muito interessantes das décadas de 30 e 40 do séc XX. Um grande memorialista, embora eu não me atravesse a colocá-lo acima de Pedro Nava como alguns propõem.

Quanto a sua história pessoal, percebi dois aspectos que me chamaram a atenção.

O primeiro foi como a sua intensa busca pela religiosidade não resistiu à sua cultura e racionalidade.

Outro ponto é como o filho único, vítima da inseparável dupla superproteção/indulgência, filho de mãe frívola e pai ausente, tornou-se um adulto totalmente incapaz de enfrentar a vida adulta, obrigado a recolher-se aos livros, para sorte da literatura.

Mel 26/01/2019

O Nariz do Morto narra uma luta frenética de existencialismo e dúvidas cruéis sobre "ser ou não ser, eis a questão".

O estilo narrativo de Antonio Carlos Villaça é cansativo. Não gostei. É redundante e contraditório.

O ponto positivo do livro (e único) é o extenso relato sobre os mais variados autores do Brasil e do mundo. Conhecemos várias obras e em muitos momentos ele até descreve encontros com autores consagrados, como Manuel Bandeira e Gustavo Corção.

Eu, como católica e conservadora, decepcionei-me muito com seu posicionamento político liberal, além de ter percebido que ele apostatou da fé.

É um livro para quem tem paciência com narrativa poética, dramática e repetitiva. Algumas páginas são maçantes.