Breves anotações sobre um tigre

Breves anotações sobre um tigre Mariana Ianelli

Resenhas - Breves anotações sobre um tigre

Henrique Fendrich 07/09/2019

Mariana Ianelli, tão rara quanto um tigre
A poeta Mariana Ianelli aceitou o convite de Rogério Pereira para fazer parte do elenco de cronistas do site Vida Breve. Foi a sua primeira experiência rotineira com a prosa – até então havia feito apenas alguns textos esparsos, e sem muita razão de ser, pois Mariana não vê motivo para escrever e deixar o texto guardado. E durante o ano em que se manteve no posto de cronista, Mariana descobriu um gênero apaixonante, que inclusive lhe abriu caminho para interagir com outros gêneros da prosa, como o ensaio, a reportagem e os diários de viagem.

Mas mesmo nesta prosa o que Mariana mais faz continua sendo poesia. Muito se valoriza a prosa poética dentro de crônica, mas nem todas produzem a mesma sensação de encanto. É como se a poeta tivesse tomado para si uma frase lançada ao longo de suas crônicas: “Nada perdemos de sensatez no gosto pela fábula, de realismo no prazer da metáfora, apenas saímos da condição de miséria para a qual nos arrasta a falta de magia”. Já bem distantes dessa triste condição, é que podemos concluir que Mariana Ianelli é uma cronista rara – tão rara quanto um tigre.

A comparação vem da crônica que dá nome à coletânea “Breves anotações sobre um tigre”, que contém a maior parte dos textos que Ianelli já havia publicado no site Vida Breve. São textos curtos, mas cheios de pequenas belezas tiradas da observação do cotidiano, do noticiário, da vida de pessoas que admira ou de dentro de si e de sua família.

site: http://rubem.wordpress.com