Apesar de tudo...

Apesar de tudo... Mônica de Castro




Resenhas - Apesar de tudo...


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Aline.Rodrigues 09/05/2021

Apesar de tudo podemos ser felizes
Segundo livro que leio da autora Mônica de Castro e simplesmente amei Essa história.O livro começa nos anos 80.Margareth trabalha como espregada doméstica,em uma casa em Belford Roxo,e ela acaba se envolvendo com o filho dos patrões e engravidando.
Lógico que os patrões não aceitam e a mandam embora da casa deles.Embreagada e desesperada ela acaba abandonando o filho numa caçamba de lixo.
Duas irmãs que estão voltando de um culto na Igreja,ouvem o choro da criança e acham o menino,as duas decidem pegar o menino e cria-lo.
A partir daí a história vai se desenvolvendo,mostra a infância difícil do menino na favela,a sua adolescência fugindo do mundo do crime e na igreja e já passa ele na fase adulta.
O livro é muito bem escrito,os personagens são bem desenvolvidos e o protagonista é extremamente carismático e você se importa com ele.
A história toca em assuntos importantes também,como:Racismo, preconceito social,fanatismo religioso.
Amei demais esse livro,e acho que ele daria uma ótima novela.
comentários(0)comente



Rodrigues 24/09/2020

Apesar de tudo podemos ser felizes
Segundo livro que leio da autora Mônica de Castro e simplesmente me apaixonei pela história,que é maravilhosa.
A história começa nos anos 80,quando Margareth trabalha como empregada doméstica em uma casa em Belford Roxo e acaba se envolvendo com os filhos do patrão.A moça pobre e negra se apaixona e engravida de Anderson,que é um adolescente de 14 anos.
Quando a moça conta o fato aos patrões,eles ficam horrorizados e não acreditam que a criança negra seja seu neto,eles a demitem e a mandam embora.Margareth sai desesperada da casa deles,se embriaga e acredita que os seus patrões só não aceitaram o menino por ele ser negro e com uma criança no colo,ela se embriaga e acaba abandonando o menino no lixo.
Nesse meio tempo duas irmãs estão saindo do culto da igreja e acabam encontrando a criança,uma delas que é estéril resolve criar a criança,e o seu esposo acaba concordando.
Nesse meio tempo a mãe verdadeira do menino se arrepende de abandona-lo no lixo e acaba voltando pra buscá-lo,porém ela não o encontra se desespera e acaba morrendo atropelada.
A partir de então a história vai se desenvolvendo contando a história do menino que recebeu o nome de Marcos Wellington.Ele foi criado na igreja desde criança e desde pequeno demonstra ter muito caráter.
A vida dele não é fácil,ele passa fome, é convidado a entrar no mundo do crime diversas vezes,porém nunca aceita.A infância dele foi muito sofrida.
O livro dar um salto no tempo e já nos mostra Marcos adulto,fazendo faculdade.E agora ele vai enfrentar outros problemas.O preconceito racial e social.
O livro é muito bem escrito.Monica nos consegue fazer com que nos importemos com o personagem principal.
Eu amei tanto essa história,que acho que deveria ser transformada em novela.
comentários(0)comente



Fer 12/01/2022

O livro conta a história de Marcos, menino negro, pobre e religioso, que foi abandonado em uma lata de lixo. O enredo comenta questões sociais de uma forma ímpar, o que resulta em uma reflexão profunda. Apesar de ser de ordem espírita, recomendo a leitura para aqueles que não comungam essa religião, assim como eu, pois trabalha a empatia, o amor e, principalmente, o respeito. A leitura é deliciosa!
comentários(0)comente



Talita 05/03/2014

Apesar de Tudo... O amor sempre vence!
Livro maravilhoso, assim como tantos outros da Monica de Castro, ditados por Leonel. O livro vem nos mostrar a importância do respeito com as demais religiões, mostrar que o bem sempre prevalece, e que por mais dificuldades que venhamos a passar, se persistirmos no bem e nos mantermos no caminho, tudo acabá bem, pois temos amparadores que estão a nosso favor. Portanto pode o mundo se voltar contra nós, se nós continuarmos com os nosso princípios e em comunhão com Deus, venceremos.
comentários(0)comente



Guilherme Ramos 06/10/2018

Fanatismo religioso, alcoolismo, discriminação racial, mas, apesar de tudo - O AMOR!

Apesar de tudo é um romance que envolve a estória de Marcos, um jovem negro, pobre e que mora em uma periferia do Rio de Janeiro e que sonha com um futuro melhor.
Desde muito criança Marcos Wellington é muito responsável, trabalha e auxilia nas responsabilidades do lar e tem muito apreço aos estudos, embora tenha que o interromper em certa fase da sua vida mediante as necessidades, as dificuldades que passa no lar com sua mãe.

Foi criado pelos pais e pela tia Leontina, que por sua vez possui um grande coração, mas, tem fé cega, evangélica, sofre de fanatismo. A mãe de Marcos por sua vez, embora professe da mesma fé que sua irmã, não suporta os dogmas da igreja, no entanto, não proíbe o filho de frequentar os cultos com a sua tia. Marcos não é necessariamente um fanático religioso, mas, com o passar dos anos observamos que os dogmas da igreja criam um duelo na mente do jovem, causando dúvidas e sofrimentos.

A vida de Marcos é rodeada por um segredo do qual somente ele não sabe. Um ocorrido no passado que ameaça a estrutura emocional da sua família e que se revelado ou descoberto, todo o destino dessa família pode mudar. Como será que isso termina? Que segredo é esse?
Fato é que Marcos consegue vencer os obstáculos que marcaram sua vida na infância, ele conclui os estudos e resiste ao mundo das drogas e do crime organizado, leva uma vida correta graças a sua própria evolução e preparação espiritual, mas, também a criação dos seus pais e de sua tia Leontina, que embora fanática, sempre orientou o sobrinho ao caminho da retidão e sempre compareceu nos momentos mais difíceis e nas horas das maiores provações de Marcos.

Ele vai para a faculdade concluir um sonho e trazer o orgulho e a honra pra família, um jovem negro cursando direito em uma universidade federal, futuro advogado e principal responsável pela renda da família. Na universidade vai tudo muito bem até encontrar Raquel, seu primeiro e único amor, no entanto, ela é espírita e embora muito voluntariosa Marcos tem medo de assumir seu romance para sua família por acreditar que seria rechaçado por conta da religião da moça. Junto com Raquel começam a aparecer também os inimigos, a perseguição e a discriminação por causa da sua classe e sua cor, não digo nem raça porque é triste caracterizar um semelhante de “outra raça” quando somos da mesma raça – a humana. Será que Marcos vai resistir a tanta perseguição, a tantas peças e armadilhas? Será que Marcos vai aprender que Deus não é religião no curso desse romance? Será que apesar de tudo ele conseguirá ser feliz?



O livro como descrito acima vai retratar muito sobre o fanatismo religioso e a discriminação racial, no entanto, vai abordar de forma intensa as mazelas do alcoolismo. É um livro grande e na parte do alcoolismo fica um pouco maçante porque a personagem que sofre de alcoolismo se entrega por total e acompanhamos o drama da família para retirá-la daquela situação. A dualidade se faz quando após o tema deixar de ser abordado, isso é fatidicamente esquecido, deixado de lado e embora seja um pouco maçante quando abordado, tem tanta estória após que a gente compreende que os autores quiseram mostrar a real dificuldade de um alcoólatra e todo o sofrimento por trás que o envolve, é muito triste... Outro tema abordado de forma sutil é a traição e o abandono e suas consequências futuras. No início do livro conta muito a parte espiritual e a gente consegue acompanhar os dois lados da vida, mas, isso vai se perdendo na medida em que Marcos vai crescendo e basicamente os autores passam a relatar somente o plano físico, sendo a parte espiritual resgatada novamente no final, como é uma estória longa, acredito que ficou um buraco no meio do enredo por se tratar de um romance espírita, mas, não desmerece o valor da obra. Não é um dos melhores da autora em minha opinião, mas, está longe de ser um livro ruim.

comentários(0)comente



Clara Fonseca 07/08/2021

Apesar de tudo...
Meu Deus o que fala desse livro , nunca vou me esquecer dele pq foi o primeiro livro que eu li esse foi o livro que me trouxe pro mundo literário.
O livro e simplesmente PERFEITO a história te prende do começo até o fim
comentários(0)comente



Conrrado 21/12/2018

Um livro que te faz refletir
É um livro que, desde o início, te prende na leitura. Faz você se perguntar o que vem a seguir, o que vai acontecer. Acredito que também te faz refletir muito, principalmente quando você concorda ou discorda da atitude de certo personagem, quando você involuntariamente os julga.
comentários(0)comente



Michela.Cantarini 01/03/2020

Muito interessante
Esse livro me fez repensar sobre o papel das religiões na nossa trajetória espiritual. É, como todos os romances espíritas, uma verdadeira novela da vida, mas ao contrário da maioria, tem um fundo evangélico, em vez de católico, e isso me surpreendeu...
comentários(0)comente



Camila 07/06/2021

Independente de religião, este livro fala sobre a igualdade e o amor ao próximo.
"Somente quando conseguirmos nos desapegar de todas as ilusões criadas pela arrogância e pelo orgulho humanos é que seremos, realmente, livres"
comentários(0)comente



Lucas.Brito 25/06/2021

Apesar de tudo.... Mexeu cmg
Um excelente livro que toca em assuntos delicados de uma maneira espiritualizada e correta. A forma que é demonstrada os sentimentos de cada personagem, faz com que vc crie uma empatia com eles e compreenda a dor do seu sofrimento, e a leveza de suas alegrias. Assim como muitos outros livros da Mônica, este concerteza entrará no hall dos meus livros guias de espiritualidade!
comentários(0)comente



Dani 10/08/2015

As diferenças são um caminho para uma grande união.

site: http://talqualespirita.blogspot.com.br/2015/08/livro-apesar-de-tudo.html
comentários(0)comente



Monalisa Ribeiro 26/07/2020

Linha história de Amor.
comentários(0)comente



Gilda.Lima 03/10/2020

Uma família que encontra um bebê numa lata de lixo, uma mãe de coração que possui sentimentos nobres, um acidente, onde morre uma viciada em álcool. Anos depois, um garoto evangélico, através de muito esforço, ingressa na faculdade de direito, onde conhece Raquel, linda, branca, rica, com um ex namorado ciumento que não aceita ser trocado por um rapaz negro que mora na favela e faz de tudo para separá-los. Porém, apesar de tudo...
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR