O Bisturi de Ouro Chaiene Santos

Resenhas - O Bisturi de Ouro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lina 08/10/2016

Um Motivo para Ler: O Bisturi de Ouro
Eduardo Balavante Penedo, desde de criança se destacou por sua inteligência, e durante toda a vida foi esforçado e sempre se deu bem nos estudos. No colégio ele conhece vários amigos que ele leva para vida toda, e dentre esses sua primeira paixão e seu eterno inimigo.
O rapaz sempre teve o sonho de se tornar médico, e sua mãe sempre o incentivou, porém, ele vem de uma família pobre e cada vez ele fica mais descrente de que esse sonho ira acontecer. Mas mesmo assim, sua mãe continua a crer e junta dinheiro a tempos para isso. E então é hora de conhecermos o nosso Glauco.

Glauco, nunca teve um grande destaque na escola (como Eduardo), vem de uma família com mais dinheiro e mesmo assim sempre foi muito ambicioso e um tanto carente.
Desde o começo já vemos que ele gosta de implicar com nosso protagonista, mas com passar do tempo eles acabaram por se tornar amigos bem próximos.

Quando Eduardo tinha 19 anos, algo terrível acontece em sua vida, e é ai que começa a saga de Eduardo e Glauco. Inimigos, ex-amigos, perseguição, incriminação.

E então, até onde ira os desejos de vingança ou perdão?!

O restante só no Blog!!

site: http://ummotivoparaler.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-bisturi-de-ouro.html
Felipe.Silva 09/10/2016minha estante
Amei

Sabrina758 14/12/2016minha estante
Também sou parceira desse autor!
(Quê?)
Hsahuhsausha

Karen 06/01/2014

O Bisturi de Ouro
Eduardo era um jovem crente de si. Seu sonho, e o sonho de sua mãe, era que ele se tornasse um médico, assim tendo que cursar a faculdade, que lhes parecia um sonho impossível. Era preciso muita luta para que isto um dia acontecesse, então menino, Eduardo estudava com grande gosto, e se envolvia de tal maneira nas matérias da escola que era reconhecido pelos professores, tendo elogios.
Eduardo teve a chance de estudar durante um ano em uma escola particular, no qual ele se dedicou bastante, sendo reconhecido da mesma forma. Mas lá ele conheceu Glauco, filho de um homem rico, um garoto que por sua vez era muito inteligente, mas que por dificuldades nas matérias acabou sendo esquecido pelos professores (digamos assim), até que Eduardo chegou na escola, deixando Glauco com inveja. Ele zombava muito de Eduardo, até que decidiu um dia se "tornar amigo" de Eduardo.
Eduardo cresceu com este sonho de se tornar médico, e sua mãe trabalhava como costureira para guardar renda para pagar sua faculdade e fazer deste sonho uma realidade. Mas algo aconteceu! Dona Catarina, mãe de Eduardo, foi assassinada. Ou melhor, alguém haveria cometido um latrocínio ali, mas quem seria? E as esperanças de Eduardo foram pro saco.
Mesmo com a vida sofrida, com dois irmãos e um pai para ajudar, Eduardo teve de continuar a vida com seu sonho de ser médico apenas para as horas de sono, pois ele teria de trabalhar. Estudando em escola pública de noite, e trabalhando na fábrica de dia, ele manuseava peças com perfeição, aquelas mãos eram de ouro.
Sem esquecer do pequeno romance que Eduardo vivia. Ele, desde o início da adolescência, era apaixonado por Helena, um amor nunca substituído, mas teve de deixa-la ir. Helena teve de deixar seu amor para viver em São Paulo, já que seu pai foi despedido, e aquele bairro era para os trabalhadores de uma fábrica. Mas Eduardo só pensava em Helena, e tentava esquecer-se dela. Mas Eduardo não esquecia.

" A espera será como a de quem morreu naquela rodoviária, sem dar-se conta de sua morte. A paixão viva, vermelha carmim, como algo que pulsa feito sangue num espaço abrangente de seu ser. "

Mas em torno de toda esta estória e o desenrolar, Eduardo nunca desistiu, e teve uma chance. E do bom uso desta chance ele teve de tomar a decisão, "o desejo de vingança ou de perdão".

Tive uma boa experiência com O Bisturi de Ouro. A escrita do autor é boa e leve, e como o livro não é tão grande, a leitura flui rápida e não nos cansa. O livro é escrito em terceira pessoa, e normalmente entre alguns capítulos vemos a escrita na visão de uma outra pessoa (sem ser Eduardo), mas ainda deixa um mistério da estória no ar, algumas dúvidas, e outras apostas em personagens (se vocês são como eu).
Em algumas partes do livro encontramos versículos bíblicos, mas não atrapalha a leitura, e normalmente são incentivos que eram dados por Dona Catarina para Eduardo. Além disto o livro contém trechos maravilhosos de incentivo e tudo mais.
Adorei como o título foi posto no livro, é algo bem interessante, e antes de eu saber o motivo do título do livro ter aquele nome eu ficava "mas por que bisturi...?".
O livro com a sinopse nos engana. Pensei que poderia contar a estória de um médico e sua esposa (pois bisbilhotei páginas antes de ler, mas não conta pra ninguém). Mas nas páginas encontramos uma pessoa que ainda está formando sua vida, de criança, até velha.
O livro começa em 1975, com Eduardo com 11 anos. Então vemos a preocupação do autor em fazer um diálogo coerente ao tempo que estão passando. No início, quando cheguei ao diálogo, achei muito formal para com quem ele estava falando, mas me lembrei de quando o livro se passava, oque não tem lá diferenças, mas o dialogo foi uma preocupação á mais.
O livro está bem bonito, no começo achei que a capa não teria muita relação com o livro em si, mas me enganei, e já que ela está bem bonita, vale a pena. A diagramação está super fofa, e apesar de simples, eu gostei bastante dos inícios de capítulo.
A revisão está boa, não encontrei erros, pelo que me lembro, e me deu até gosto de ver, pois o máximo foi algum erro de espaçamento ou uma letra trocada (digo, creio que só encontrei isto uma vez, não se preocupem).

Como eu coloquei no histórico de leitura, "acompanhamos um romance adolescente que prevaleceu quando adultos, um caso policial se resolvendo e um suspense no ar envolvendo Eduardo, Glauco e alguns mascarados perseguidores", fica no ar aí.

site: http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
LIA 08/01/2014minha estante
PARTICIPANDO EU QUERO...

.....4 28/12/2017

O livro conta a história de Eduardo que mora em monte belo,rio de janeiro,morava com sua mãe,seu pai,junto com seu dois irmãos mais novo (não lembro direito será dois ou um,e também não me recordo o nome).

Ele etudava em uma escola particular.era a escola da empresa do pai dele trabalhava,e depois aconteceu algo e ele teve que sair da escola e ir para uma pública.ao passar do tempo ele cresceu e fez um curso e começou a trabalhar e a fazer faculdade .nisso os pais dele fora para a igreja,como a mãe dele era costureira,ele esqueceu de levar uma encomenda pra uma cliente da igreja,ela foi buscar essa encomenda em casa.quando chegou lá...aconteceu algo com ela...e o marido começou a ficar preocupado e voltou para ver o que tinha acontecido com ela,pelo motivo de estar demorando para voltar para a igreja e quando chegou em casa....e ligou para o filho vim pra casa ver sua mãe...

O tempo passou e Eduardo decidiu fazer faculdade de medicina,então decidiu pela federal de RJ.e passou e como era em tempo integral ele precisava fazer um. Estágio e ele opinou pela polícia de monte belo para saber o caso que envouvia sua mãe...aí que começa as coisas acontecer e são revelados os mistérios,segredos...

E Eduardo quando mais novo se apaixonou por uma. Menina chamada Helena elese chegaram a namorar mas Helena veio embora para SP...e aí também tem várias coisas sobre esse romance de infância...

Opinião:

O livro e muito bom, a partir escrita do autor é muito boa,não é aquela escrita que te deixa cansado,o livro te prende de um forma que quanto mais você lê mais você quer saber o que aconteceu...

E o final e muito top 👌.
Sidney.Alexandre 02/05/2019minha estante
muito bom fiz um trabalho de português sobre esse livro

umadissertadora 09/11/2016

Resenha - O bisturi de ouro
O livro conta a história de Eduardo. Um menino que nasceu em uma família humilde, com pouco dinheiro, mas sempre cuidado com muito amor e carinho. O menino sempre foi dedicado aos estudos e se destacava nas aulas do colégio, seu sonho sempre foi cursar medicina apesar de parecer impossível. E então surge Glauco, um menino que começa a inveja-li na escola por receber o reconhecimento dos professores e por ter uma família que o ama tanto (já que seu pai apesar de ter condições financeiras boas não ligava muito pra ele). Toda essa inveja faz com que Glauco queira ter aquela vida, ou pelo menos tirar algo de Eduardo. E aí começa todo o desenrolar.
Além disso há o romance entre Eduardo e Helena, sua namorada de infância que subitamente teve que se mudar para São Paulo, fazendo com que os dois percam o contato apesar do amor continuar vivo. Shippei muito esse casal desde o começo ??
Não posso comentar muito se não soltarei alguns spoilers aqui e espero que vocês mesmos leiam esse livro kkkk mas confesso que fiquei bem surpresa com as coisas que iam acontecendo e mais ainda com o final!!!!!
Paula.Paula 09/11/2016minha estante
Ótima resenha, parabéns

Danielle 15/10/2013

Resenha – O bisturi de ouro – Chaiene Santos
O bisturi de ouro é um romance policial e o segundo livro publicado do autor Chaiene Santos.
O protagonista da trama chama-se Eduardo, um rapaz de origem humilde muito estudioso e inteligente que tem o sonho de ser médico. A mãe de Eduardo é a única que acredita e apóia o sonho de Eduardo guardando todo seu dinheiro para investir no futuro do filho.
Eduardo é um personagem muito carismático, nos pegamos torcendo por ele a cada conquista e sofrendo junto com as dificuldades que ele passa ao longo da trama.
A inveja e a cobiça é o sentimento central da trama levando a assassinatos que não são desvendados pela polícia por falta de provas, a justiça tarda, mas não falha e o destino se encarregará de colocar a decisão nas mãos de Eduardo, e será que ele conseguirá decidir pela escolha correta?
Uma trama bem amarrada, personagens bens constituídos e uma narrativa que tem um ótimo ritmo levando o leitor a devorar as 206 páginas rapidamente.
Recomendo a trama para todos amantes de romances policiais.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Nany 24/11/2013

Perseverar, focar e arriscar.
--> Opinião geral
É uma leitura muito simples, com descrições bem fáceis e linguagem atual. O livro não é grosso, o que facilita ainda mais a leitura, as páginas são "amareladas" (que eu amo) que não deixa a vista cansar fácil.

--> Um pouco da história
O livro fala sobre a vida de um jovem que não tinha nada para ser alguém um dia. Eduardo seria apenas um operário e só. Isso era o que bastava para praticamente todos os personagens do livro, tirando Dnª Catarina, mãe do garoto. Ela era a única que acreditava que um dia seu filho seria um doutor. Mas, a família era de classe baixa. O pouco que tinham mal dava para as despesas da casa, como pagariam uma faculdade para Eduardo?
Dnª Catarina, mesmo com as dificuldades, acreditava no seu sonho e do seu filho. Ela então começou a juntar dinheiro trabalhando com costura. Era pouco, mas era um começo.
Eduardo fazia por merecer todo o esforço da mãe, era um menino dedicado nos estudos, sempre o primeiro da turma, muito inteligente. Quando prestasse vestibular na certa passaria.
Porém, como na vida real, somos cercados por pessoas invejosas que, até mesmo, dizem ser nossos amigos. Não poderia ser diferente com Edu. Durante sua trajetória de sucessos, conquistas e lutas, muitas lutas, Eduardo se depara com muitos obstáculos perturbadores.
A vida que começava a se abrir, dá uma reviravolta e o filho tão querido de Dona Catarina aprenderá a seguir seu caminho sozinho bem cedo.
No começo de suas conquistas Eduardo descobre o pior: o nome do assassino de sua mãe, que por "coincidência" é um dos seus amigos de infância.

--> O que eu aprendi com o livro
Acho que peguei esse livro na hora certa. Eu durmo e acordo pensando no que será na faculdade, se tudo dará certo e se terei coragem de encarar esse "mundão". E Eduardo me mostrou que somos capazes. Ele venceu a vida mesmo não tendo nada e perdido a mãe. Ele perseguiu seu objetivo e alcançou. Mesmo com as negatividades e invejas, ele só olhou para frente e foi. Edu não conhecia o caminho que estava trilhando e mesmo assim arriscou tudo. Ele teve coragem e ousadia na vida. Chaiene mostrou que mesmo com as dificuldades que aparecerem e mesmo as que já existem somos capazes de chegar onde quisermos. Basta perseverar, focar e arriscar.

site: http://maniasdeleitores.blogspot.com.br/2013/11/resenha-8.html

Lina DC 21/01/2014

"O Bisturi de Ouro" é narrado em terceira pessoa e conta a história de Eduardo. Eduardo que era criança na década de 70, cresceu em um lar extremamente amoroso, com pais trabalhadores e dois irmãos mais novos. Desde jovem tratou os estudos como algo mais do que uma obrigação e sempre se dedicou, cultivando o sonho de ser médico. O livro narra toda a jornada de Eduardo para alcançar seu sonho. No meio do caminho o leitor vai conhecer seus amores, sua luta e observar de perto a sua garra.
Ser uma pessoa tão emocionalmente amparada e destacar-se em tudo o que faz acabou despertando inveja de certas pessoas no caminho. Entre elas, está Glauco, um rapaz que tem todas as ferramentas para se dar bem na vida, mas que não vê o motivo de precisar se esforçar.
Um dos pontos que ganha destaque na leitura é o núcleo familiar de Eduardo. Nota-se desde o princípio o amor incondicional dessa família, a interação entre eles é linda e o sentimento salta das páginas.
O livro tem uma trama bem elaborada e desenvolvida. O autor descreve em detalhes algumas situações, mas a leitura não se torna pesada em momento algum.
Os personagens são bem construídos, possuem características marcantes que fazem com que o leitor se conecte com cada um deles, de maneira diferente.
Um livro que fala de perdão, de seguir em frente e de se encontrar como pessoa. Sem dúvida o tema principal é perseverança e a lição principal do livro é "nunca desista dos seus sonhos".
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e está totalmente relacionada com a trama.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir em frente". (p.71)

Carolina.Inthurn 16/02/2014

O Bisturi de Ouro (www.estantedasfadas.com.br)
Chaiene Santos é autor parceiro aqui do blog e de bom grado me concedeu seu livro, O Bisturi de Ouro. Lendo a sinopse ou até mesmo vendo somente a capa, você imagina uma história completamente diferente... E foi isso o que mais me surpreendeu.

Tudo começa em ordem cronológica. Eduardo era um menino sonhador e muito esperto. Sua inteligência fazia com que muitas pessoas o admirassem e também com que alguém em especial o invejasse. Glauco sempre fora um menino rude, era cria de um pai que o cobrava muito, queria tudo o que Eduardo tinha... Inclusive sua namorada na época que se chamava Helena.

O tempo foi passando e com ele, a inveja de Glauco aumentando. Até que um dia Dona Catarina - mãe de Eduardo - foi assassinada misteriosamente. Logo os irmãos de Eduardo, seu pai e o mesmo descobriram que o assassino queria era o baú de Dona Catarina, recheado de dinheiro para realizar o sonho de ver o filho formado em medicina.

Sem provas concretas, os policiais decidiram deixar o caso de Dona Catarina de lado. Assim, Eduardo e sua família tiveram de continuar sua vida... Como sempre foram muito pobres e agora com o dinheiro que lhes foi roubado, Eduardo tinha quase desistido da careira de médico. O menino nunca parava de lutar por aquilo que era seu sonho, trabalhou muito, estudou muito e enfim estava pronto para o tão esperado vestibular para Medicina.

Como era muito inteligente, passou sem problemas nenhum. A partir daí a vida de Eduardo mudou completamente. Mas ainda sim um "fantasma" o assombrava, em quase todos os lugares que ia sentia um presença incômoda... Olhava para trás e via um vulto negro, encapuzado e com máscara.

Tenho que dizer que eu já contei demais sobre o livro, né? Sei que escondi alguns fatos também, mas acreditem: É para que vocês se surpreendam mais. Sem mais delongas esse livro é um exemplo de vida. Eduardo tinha tudo para perder na vida: A morte de sua mãe, um assassino o perturbava, era pobre e sem condições... Mesmo assim nós podemos ver que por mais pequenas sejam suas possibilidades, você pode e DEVE vencer.

Apesar da lição, temos também aquela coisa macabra de assassinato e o tal mascarado. Isso torna o livro mais interessante ainda. Quem é fã de romance policial vai gostar muito! Até onde vai a mente humana completamente movida à inveja e ódio? Isso o autor Chaiene pode responder, é só ler O Bisturi de Ouro.

Só não dei nota máxima por um simples fato: Erros ortográficos. Encontrei muitos mesmo mas nada que atrapalhasse completamente a leitura... Algo que talvez para muitos passe até despercebido. Em geral o livro é muito, muito bom. Você lê em um dia e quer mais, até porque o autor deu a entender que haverá uma continuação (ou não). Tudo depende de como você entende.

"A escuridão não o deixou enxergar melhor, mas sentiu um frio percorrer todo seu corpo, uma sombra atrás de si, usava uma máscara medonha e, sem seguida, deu uma desa e estrondosa gargalhada que se espalhou pela noite escura e nublada. Os sons se perdiam no espaço e algo lhe dizia que havia se enganado, seu tormento não morreu (...). Estava ali, de forma misteriosa e sobrenatural." (pág. 206)

site: www.estantedasfadas.com.br

Dani_LJI 07/03/2014

O Bisturi de ouro
Eduardo era criança que desde pequeno sabia o que queria para sua vida, ele morava com seus pais e irmãos em uma vila operária onde seu pai dava duro na fabrica antiga da cidade, para sustentar a casa humilde em que eles viviam.

Monte Belo era o nome da cidade que ficava no Estado do Rio de Janeiro, Eduardo estudava no colégio próximo de sua casa e como toda criança adorava brincar nas rua e jogar futebol. Mas no colégio haviam crianças de várias classes sociais que tinham tudo do bom e do melhor, Eduardo observava tudo, mas nunca se revoltou por ser de família simples.

Ele era muito empenhado nos estudos e seu maior desejo era se tornar um grande médico, mesmo que seus pais dissessem que não havia alguém na família que tivesse conseguido tal exito, ele lutava contra todos os obstáculos, tornando-se determinado a superar esse fato.

Seu primeiro amor de infância foi Helena uma garota muito bonita e inteligente, os dois eram inseparáveis e passaram um bom tempo juntos, até chegar o momento em que a família dela teria que se mudar de Monte Belo pois seu pai recebe uma proposta de emprego e a situação deles não era das melhores.

Eles são obrigados a se separar, e prometem um ao outro que jamais esqueceriam o que viveram e que um dia se reencontrariam. Mas os anos passam a comunicação entre eles diminuí e ele parece resignado e segue em frente com seus estudos.

Sua mãe sempre acreditou que ele poderia vencer e conseguir concretizar o seu objetivo em ser médico, por isso ela começa a trabalhar na vila como costureira e todas as economias eram guardadas para quando esse dia chegasse.

Mas nesse vida nem tudo são flores, Eduardo além de um rapaz inteligente e bonito chamava atenção dos alunos onde estudava, especialmente de Glauco um rapaz extremamente arrogante e filhinho de papai, Eduardo nunca ligava para as provocações em que Glauco investia contra ele, e isso o irritava ainda mais.

Mas com o passar do tempo Glauco começa a se aproximar de Eduardo e frequentar a casa de sua família como seu melhor amigo, mas pior ainda estava por vir, por que ele jamais deixou de nutrir por Eduardo a inveja e cobiça que tinha por seu "amigo".

O Bisturi de ouro é um livro de muito suspense que envolve a leitura a todo momento, o autor escreve o livro em terceira pessoa e relata todos os altos e baixos que Eduardo é obrigado a passar e a superar para chegar ao seu objetivo, Glauco um psicopata de carterinha faz da vida de Eduardo o inferno na terra, mas tudo isso serviu de incentivo para sempre estar um passo a frente do sucesso e vitória.

Ele nunca desistiu de seu grande amor Helena, mesmo por todos os relacionamentos em que se envolveu, fez grandes amigos e um desafeto que queria a todo custo ter a simplicidade que Eduardo tinha em seu espírito.

Adorei ler esse livro, publicado pela editora Novo Século a capa é bem elaborada e a diagramação muito bem feita, recomendo a leitura de olhos fechados! Surpreendam-se com o desfecho desta história!

José 29/03/2014

''Deus não poderia estar em todos os lugares e, pensando assim, fez as mães.''

O livro se passa na década de 80 e conta a história de Eduardo,um garoto de família humilde, mas que sempre lhe deu muito amor a carinho. Seu sonho era o de cursar uma faculdade e se tornar um médico, sonho este que era compartilhado juntamente com sua mãe. Entretanto, eles não tinham capacidade financeira para isso e o pai de Eduardo acreditava que o melhor era o filho começar a trabalhar e esquecer esse sonho. Vendo o sofrimento do filho em relação a seu sonho, a mãe de Eduardo começa a trabalhar costurando e confeccionando roupas.

Eduardo estuda em um colégio que é pago pela fábrica onde seu pai trabalha, e lá todos os alunos são de famílias mais endinheiradas que a dele. Mesmo assim, Eduardo é o aluno mais inteligente de sua sala e também possuí as melhores notas, e assim conquistando a admiração de seus colegas e professores, mas também despertando a inveja em alguns alunos. Glauco é um desses alunos, e sempre implicava com Eduardo, mas depois de um tempo ele pensa que seria melhor para ele começar uma "amizade" com ele.

Um dia eles estavam na casa de Eduardo, e ele pede dinheiro à sua mãe para irem ao cinema, e quando ela vai pegar o dinheiro acaba mostrando onde guarda as economias para a faculdade do filho, e assim desperta a cobiça de Glauco. Glauco então começar a planejar o roubo do dinheiro.

O livro é bem interessante, ele conta a trajetória inteira da vida de Eduardo, desde sua infância até o auge de sua carreira. E esta trajetória esteve sempre cheia de desafios por todo o livro. A história também é leve e gostosa de se ler, e com uma pitada de suspense.

A história também se focava algumas vezes na vida amorosa do protagonista, entre suas paixões esteve a bela Helena, que foi seu maior amor, entretanto eles tiveram que se separar por causa de problemas financeiros, mas Helena ainda tem uma participação no final do livro.

O autor não se prendeu em detalhes na história, foi uma leitura bem direta, em partes eu achei isso bom, pois o livro não fica cansativo, em contrapartida, existem partes da história que uma descrição mais profunda ficaria ótimo, por exemplo na descrição de cenários, que acho que deveriam ser uma coisa importante nesse tipo de leitura.

Os personagens são bem construídos, principalmente Eduardo e Glauco, ambos são o oposto um do outro, Enquanto Eduardo é um jovem educado, trabalhador, dedicado, estudioso, e de grande caráter, já Glauco é completamente sem caráter, ele é uma pessoas que passaria por cima de tudo para conseguir o que quer.

Não encontrei muitos erros de ortografia no livro, as folhas são amareladas e a capa é incrível, ela tem tudo a ver com a história.

Em relação ao final do livro: eu sinceramente não gostei muito, tipo, o final feito pelo autor foi bom, mas poderia ter sido bem melhor. O autor poderia ter colocado um pouco mais de ação ou algo assim, teria ficado melhor na minha opinião.

O Bisturi de Ouro é uma história sobre dedicação, trabalho, caráter e acima de tudo, acreditar em você mesmo, sem ter que enganar os outros para conseguir o que deseja.

Bem, minha nota é um 3, por causa de alguns aspetos da história (que não posso falar porque seria spoiler) e pelo final que me desapontou um pouco. Mesmo assim eu recomendo o livro, é uma linda história, pode confiar.

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2014/03/23-resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html

A Garota do Livro 12/05/2014

A inveja é um crime
Foi uma leitura de semana santa, e adorei, a historia se passa ao redor sempre de um garoto que luta para ter suas conquistas e os sonhos de sua mãe realizadas, conhecemos então as batalhas de Eduardo e vemos que é possivel fazer a diferença, mas como na vida real tem sempre pessoas que desejam que caiamos, e não é diferente com Eduardo, logo a sua capacidade de buscar seus desejos são alvo da inveja de uma é pessoa que você logo saca. Há paixão, há familia e tambem amigos.
Nesse livro os acontecimentos acontecem muito rápido, o que eu acho algo bom porque da maior interesse pela historia. Nos vemos a variância da importância dos detalhes as vezes até demais, tipo tem algo que ele foca demais, cita o caso e então se aprofunda. Mas também possui a utilização sempre de linguagem culta, o que dá um tom meio falso a situação, afinal a gente não fala de forma tão formal, e ainda mais as classes baixas.
Tem em algumas horas o tom de reflexão. E é importante viver sempre ao redor da vida de Eduardo, um acontecimento define tudo que o livro diz e vive..
E outro fator que achei muito legal, que posteriormente vi em outros livros é que o autor demonstra o amplo conhecimento cirúrgico.

Nota:9

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html

LetíciaBaldez 16/06/2014

O Bisturi de Ouro
Eduardo é um garoto de onze anos que tem um sonho: Se tornar médico. Sua mãe Catarina apoia o sonho do filho, mas seu pai Roberto não concordava com o sonho do filho. Dizia que ninguém na família era doutor e que ele deveria se conformar em trabalhar em uma fábrica.

Eduardo não se contentava com pouco, desde novo já sabia a importância dos estudos, influenciado pela mãe que era uma mulher inteligente. Os anos se passaram e Eduardo se apaixona por Helena irmã de seu amigo Ricardo. Logo os dois começam a namorar escondidos por serem muito novos. Tempos depois eles começam a namorar com a permissão dos pais. Quando tudo estava bem o pai de Helena é demitido e recebe a oferta de um emprego em São Paulo. Helena e Eduardo são obrigados a se separar. Mas o destino as vezes nos surpreende.

Eduardo passa a priorizar os estudos e ganha uma bolsa oferecida pelo trabalho do pai, mas apenas até o primeiro ano do ensino médio. Logo depois ele precisou estudar em uma escola pública e seu pai o convenceu a fazer um curso técnico na indústria Svatrulke.

Eduardo conseguiu ganhar a vaga entre nove concorrentes e passou a trabalhar e economizar. Logo comprou uma “cinquentinha”, que usava para ir trabalhar, fazer o estágio e estudar a noite. Seu Roberto preocupado com o filho vendeu a moto do jovem rapaz e lhe deu o dinheiro. A princípio Eduardo ficou bravo mas depois entendeu a atitude do pai.

Enquanto era jovem Eduardo fez “amizade” com Glauco, um rapaz invejoso e maldoso. Tinha inveja da inteligência de Eduardo por isso não gostava do rapaz. Mas o sentimento de raiva só fazia crescer dentro de Glauco que se mostrou capaz de qualquer coisa para prejudicar os planos de Eduardo até cometer um ato imperdoável que mexeu com as estruturas de uma família pobre, mas sólida. A família de Eduardo.

Bom bibouss não posso falar mais se não vou dar spoiler. O livro é gostoso de ler, a leitura flui naturalmente, o personagem principal é realmente dedicado e esforçado. Deu valor aos estudos desde cedo e trilhou os degraus rumo a um futuro incerto, porém brilhante.

A capa é muito interessante tem um ar de mistério, o que atiçou minha curiosidade. A diagramação é simples e sofisticada, o livro é narrado em terceira pessoa e os fatos foram se desencadeando e dando novos rumos aos personagens.

O que aprendi com esse livro é que a força de vontade combinado com a perseverança pode ser de grande valia para o ser o humano. Não viver no comodismo e acreditar e batalhar pelos seus objetivos independente de sua classe social, lute e conquiste seus sonhos, assim como O bisturi de ouro.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/06/o-bisturi-de-ouro.html

- Zedecc 29/07/2014

O Bisturi de Ouro - Um Livro de Ouro
O Livro "O Bisturi de Ouro" tem 208 paginas e teve sua primeira edição publicada pela editora Novo Século, é um romance policial e o segundo livro da autor Chaiene Santos. Conta o drama de vida do protagonista Eduardo um jovem estudioso, responsável e muito inteligente, desde criança tem o sonho de ser Medico, sua mãe Dona Carolina o incentiva e ajuda em todos os momentos, já o seu pai o Senhor Roberto acreditava na vida medíocre e difícil que eles levavam, sem acreditar no sonho do seu admirável filho Eduardo.

- Catarina, isso é um sonho impossível de realizar.Formar filho medico é coisa de gente rica.Nós não temos condições de ajudar.Nem casa propia não possuímos. - disse Seu Roberto, franzindo os cenhos.

Mas, Eduardo sempre se esforçou na vida, trabalhou na fabrica mas sempre com o pensamento de ir mais além no seu sonho de cursar medicina.Seu Roberto conseguiu entender que aquilo era o que Eduardo mais queria e passou a ajuda-lo com os poucos recursos que tinha. Eduardo conhece Glauco, um jovem de família rica mas que se juntou a Eduardo com interesses, com isso Glauco se torna um homicida que traça planos para ceifar a vida do jovem Eduardo pois ele sabe de coisas que podem colocar um ponto final na liberdade de Glauco.

" O Bisturi de Ouro" Me emocionou, Eu me apaixonei pela personagem da "Dona Catarina"... é um livro meio arrepiante, romântico e misterioso. Não tem quem não fique com medo do homem mascarado (haha').
A obra me fez pensar em minha vida, nas minhas ações, em como eu trato as pessoas ao meu redor... Este livro veio como uma flecha em meu coração, chegou no momento que eu mais precisava dela, mas também fez eu parar para observar como as pessoas me tratam, se elas merecem o meu afeto e carinho, descobrir que tem pessoas que só querem tirar algum tipo de proveito desta "amizade" mas tem pessoas que querem o meu bem e são a elas que eu vou retribuir o meu amor ! Então este livro é uma obra para você ler e refletir, repensar na sua vida...
Espero que como aconteceu comigo aconteça com vocês !
O autor está de Parabéns pela escrita bem desenvolvida, pela falta de erros de concordância... A editora também foi muito generosa com os leitores do livro deixando-o sem erros e tendo uma diagramação esplêndida !
Deixo aqui sinceras palavras para vocês leitores, adquiram o livro " O bisturi de ouro" que ele não ira te fazer apenas rir ou ficar com medo mas fazer você repensar antes de dar cada passo em sua vida.

site: http://livrosmitologiaeromance.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5