A Queda do Governador

A Queda do Governador Robert Kirkman
Jay Bonansinga

Resenhas - A Queda do Governador - Parte Um

Rodrigo S 23/02/2014

Caminho Tortuoso; Amanhã Incerto.
Embora seja um livro que relate exatamente o que aconteceu na fase Woodbury das HQs, nota-se que a trama evolui inteiramente do ponto de vista de Philip Blake - O Governador, de acordo com o que foi prometido. E o que dizer do embate entre Ele e Michonne?! Um dos pontos altos do livro, é claro. Tanto que personagens como Rick e Glen tiveram participações bem rápidas em comparação com o material base. Isso fez com que tudo atingisse um equilíbrio entre as narrativas de duas mídias distintas que são os quadrinhos e os livros, algo que, na minha opinião, faltou em O Caminho Para Woodbury, mas se vê em A Ascensão do Governador... e agora neste capítulo final, dividido em duas partes.

Robert Krkman e Jay Bonasinga são bons no desenvolvimento do enredo, mas pecam por serem previsíveis ao evidenciar certos aspectos que nos fazem prever de imediato o que virá a seguir, como quando Lilly Caul faz uma importante descoberta que envolve Austin Ballard. A Queda do Governador - Parte Um sem dúvidas é uma boa leitura e, embora saiba o que esperar da segunda e última parte, fico sossegado quanto a narrativa, que garante uma perspectiva diferente de fatos já conhecidos, algo que confere ao livro sua própria identidade.

Leticia 21/02/2014

Eu recomendo este livro.
Dos três livros de The Walking Dead,este é sem dúvida o melhor, não só por introduzir os aclamados personagens dos quadrinhos e da série (Rick, Michone e Glenn), mas, principalmente, por apresentar sequências de ação muito bem desenvolvidas, que criam uma atmosfera de suspense de tirar o fôlego de quem lê. Além disso, este livro descreve mais os movimentos executados, tanto pelos zumbis quanto pelos personagens, já os primeiros livros a ênfase era nos dejetos produzidos quando algum walker ou pessoa eram mortos.

regi @bookiane 07/02/2014

Estava muito ansiosa para ler este livro por causa da convergência dos rumos com os acontecimentos da história em quadrinhos.
The Walking Dead: A queda do Governador - Parte 1 segue o padrão dos outros livros da série. Brutal, sem meias palavras, ritmo incansável, unidos à forma como prende o leitor, nem se percebe as poucas 265 páginas passando.
Uma coisa que sempre vou admirar nesses livros é aquela parada em meio a alguns capítulos na qual Philip Blake tem crises de consciência e de auto análise referentes à pessoa que ele se tornou. Isso engrandece muito o personagem. Se ele fosse apenas aquela máquina de matar e torturar não seria um personagem tão bom. Não estou falando que gosto dele "como pessoa" - por favor, longe de mim -, mas a construção dele é fantástica.
A personagem Lilly Caul também é mais desenvolvida, também com suas questões psicológicas - e quem não tem questões dessa ordem nessa história toda? Novos personagens são inseridos, entre eles nossos já tão conhecidos Rick, Glenn e Michonne.
A parte final do livro equilibra cenas de horror com cenas de uma história de amor em meio ao caos do apocalipse. Enquanto alguns passam a acreditar que é possível viver naquele mundo, outros pagam o sofrimento que passaram na mesma moeda.

Sou muito grata por não ter nem metade disso na séria televisiva.