Mistério De Natal

Mistério De Natal Jostein Gaarder

Resenhas - Mistério de Natal

Nathi 14/09/2020

Livro leve
A história tem uma pegada bem "O Mundo de Sofia". Talvez, a falha do autor seja essa: todas as obras dele vão te lembrar sobre O Mundo de Sofia.

Não que isso seja um defeito, afinal, a história da Sofia foi quem lançou ele ao sucesso. Mas, na minha opinião, escrever requer saída da zona de conforto e, infelizmente, o Gaarder parece ter uma fórmula única e imutável para a escrita.

O livro em si é bom, porém faltou inovação.

Thali 17/05/2020

Leitura inteligente e cativante de Jostein Gaarner, que te prende até o final

Leyd 05/12/2019

Faltam vinte e um dias para o Natal, e se eu fizesse parte da tradição Norueguesa, estaria neste momento abrindo a quarta portinha do meu Calendário do Advento, mas provavelmente eu não teria a sorte de encontrar um que fosse mágico, como aconteceu a Joachim no dia 30 de Novembro, quando seu pai compra para ele um calendário do Advento caseiro de 40 anos em uma livraria empoeirada. O almanaque tem uma porta a ser aberta para cada dia de dezembro que antecede o nascimento de Cristo (como manda a tradição). Atrás de cada porta está uma foto. Porém, quando Joachim abre o abre pela primeira vez, um pequeno pedaço de papel cai contendo um um texto que da início a história de Elisabet, uma garotinha que desapareceu misteriosamente na véspera do Natal de 1948.

Ao longo do livro, somos apresentados a uma história dentro de uma história. Elisabet está em uma jornada milagrosa e surpreendente, percorrendo a Europa e retrocedendo no tempo de 1948 ao ano 0 A.D, para testemunhar o nascimento de Jesus em Belém com uma multidão crescente de peregrinos. À medida que o advento avança, Joachim e sua família são atraídos para a jornada de Elisabet, capítulo por capítulo, aprendendo cada vez mais sobre a história do Natal e todas as maneiras pelas quais Jesus impactou o mundo nos últimos 2000 anos.

As reflexões teológicas de Gaarder são muito interessantes, embora sua teleologia seja decididamente diferente do cristianismo ortodoxo, o que para mim não foi nenhum ônus.
O livro é dividido em 24 capítulos - um para cada dia de 1 a 24 de dezembro, e apesar de ser uma história que incorpora outra, as duas narrativas podem ser facilmente seguidas. Na verdade, acho que a história de Elisabet se beneficiou de ser incorporada à de Joachim. O livro é indiscutivelmente lindo do início ao fim, mas, não tem um enredo tão elaborado quanto eu esperava, dado ao ao seu título, que se funde ao mistério do desaparecimento de Elisabet, eu desejava ver muito mais suspense neste departamento.

Sabrina 26/08/2019

Um livro tocante
Se eu tivesse lido "Mistério de Natal" quando era criança, esse livro teria marcado de uma outra forma a minha vida. Mesmo assim, o livro me tocou. Só que, agora, na fase adulta, com o peso do cotidiano nos oprimindo, deixamos de acreditar na magia da vida. De toda forma, reconheço a grande obra imaginava que Jostein Gaarder cria aqui - este que é o escritor de "O Mundo de Sofia".
O que desejo é poder algum dia ler essa história para uma criança e transformar o Natal em algo a ser lembrado como 'no Natal mágico daquele ano'. Até porque a divisão dos capítulos ajuda na tarefa de ler um trecho por dia, antes de dormir. É só começar no dia 1º, e seguir até a véspera de Natal.

Kymhy 13/04/2018

Mistério de Natal - Jostein Gaarder
Seguindo uma tradição de Natal, o pequeno Joaquim compra um calendário de natal, onde deve abrir todo dia um dos quadradinhos. E aos poucos o objeto irá contar uma história única, revelando o sentido desta data tão especial

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-misterio-de-natal-jostein-gaarder/

Claris Ribeiro 01/11/2017

O livro conta a misteriosa história de Joaquim e seu calendário de natal. O menino ganha, como é o costume, um calendário para fazer a contagem do natal, do dia primeiro de dezembro, ao dia vinte e quatro.

Os calendários normais vem, em cada dia, um desenho diferente, ou um brinde, como chocolates, mas como o pai de Joaquim deixou para comprar de última hora, o menino não encontrou muitos modelos diferentes, e acabou ficando com um modelo bem antigo, porém muito especial, a cada dia, uma parte de uma história é revelada em um pedaço de papel que vem em cada portinha.

A história é muito interessante, e deixa a gente presa, pois ficamos na mesma expectativa que Joaquim e sua família para saber o que acontecerá no próximo dia. São duas histórias em um livro só, a história de Joaquim, e a história do calendário.

A primeira vez que li o livro, eu não seguia os dias de acordo com cada dia do mês, mas agora sempre que releio, eu começo a ler no dia primeiro de dezembro, e leio um capítulo por dia, assim da para sentir direitinho a sensação de Joaquim, em esperar o dia seguinte para saber o que vai acontecer.

O livro em si é maravilhoso, cada capítulo inicia com uma mensagem e uma página especial em vermelho, e o livro contém as imagens que aparecem no calendário de Joaquim, e a diagramação é muito bem feita.

É realmente uma obra! Sou encantada com o livro, e acho que todo mundo deveria ler um dia.

site: http://www.plasticodelic.com/2013/01/resenha-misterio-de-natal.html

Moo 11/12/2016

Um belo livro para crianças/adolescentes que começaram a ler livros maiores e se interessam pela história do Natal.

Lorena 09/12/2016

Para os que adoram o Natal
Um ótimo livro para o público juvenil. Recomendo a leitura no mês de dezembro de acordo com a divisão dos capítulos em dias para as crianças acompanharem a trajetória da abertura do calendário e da viagem de Elisabet junto com Joaquim. Uma ótima narrativa, repetitiva às vezes, mas que ajuda a relembrar quem são os personagens que vão aparecendo na história, que não são poucos. Muito edificante para cristãos que querem passar aos filhos a importância da celebração do natal e do nascimento de Jesus de uma maneira simples e lúdica e também para todas as idades que apreciam uma bela e curtinha narrativa sobre o natal. PS: li o livro por gostar muito das obras de Jostein Gaarder, recomendo também do mesmo autor O Mundo de Sofia. :)

vanessamf 29/04/2016

Resenha
A narrativa tem um tom fantástico, de conto de fadas, com um fundo científico e muitas citações bíblicas. É curtinho, fácil de ler, ilustrado e pode ser uma boa leitura para famílias católicas/cristãs ao longo do mês de dezembro. Ou seja, os pais podem ler para os filhos um capítulo por dia, tal como os personagens leem as cartinhas contidas dentro do calendário.

Veja mais no blog

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/04/28/literatura-o-misterio-de-natal/

Maitê 03/01/2016

Decepcao
Gosto muito de Jostein Gaarder e decide reler esse livro depois de 10 anos e me decepcionei com a leitura. O livro é muito repetitivo, lento e chato. É difícil diferenciar os capítulos de tão parecidos que são, até o Jostein para de tentar fazer algo diferente em alguns capítulos, são simplesmente iguais. Sei que é um livro para criança, mas li outros livros para crianças dele que são maravilhosos. Depois da releitura entendi pq não lembrava mais do livro, simplesmente apaguei da memória.

Monique 12/01/2015

Gostei!
Posso falar que gostei porque gosto de Jostein Gaarder. Mas, devo adiantar que a narrativa é devagar, sem grandes emoções e, às vezes, dá sono (rs).
Eu li muitas resenhas boas e favoráveis, mas independente delas, eu leria Mistério de Natal. Acho apenas que não vou ler de novo.
Fiquei um pouco em dúvida sobre o final, mas acho que até o Jostein deixou dois finais que a pessoa pode escolher e acreditar.
Gostei!

Gláucia 05/06/2014

Mistério de Natal - Jostein Gaarder
No país onde vive Joaquim, existe uma tradição natalina onde se adquire um calendário especial que tem uma portinha do dia 1 ao 24 de dezembro com uma pequena surpresa dentro, como um doce. Joaquim entra numa livraria e se sente atraído por um calendário muito antigo e, ao abri sua primeira portinha vai se deparar com uma pequena imagem e uma mensagem diárias. A partir daí ele se vê envolvido numa misteriosa história envolvendo uma garota desaparecida, anjos, peregrinos, pastores e suas ovelhas e um aniversariante muito especial.
Li esse livro em 3 dias, tendo terminado no dia de natal, então estava envolvida nesse clima festivo e envolvente. Talvez isso tenha contribuído para que eu achasse a história muito boa. Joaquim viaja pelo tempo, voltando ao ano zero quando terá a oportunidade de presenciar um nascimento histórico. Durante essa viagem o autor vai nos contando, sem muitos detalhes, curiosos fatos históricos dos locais por onde a caravana passa.
Gostei muito do livro, o autor achou um jeito muito bonito e diferente de contar a história do nascimento de Jesus. Interessante que estava lendo simultaneamente Palestina de Joe Sacco, HQ que fala sobre o drama das ocupações israelenses, e Gaarner faz referências a esse triste problema secular.

site: https://www.youtube.com/watch?v=UQRJm3OEzBY

Adriana 31/12/2013

Desafio literário dez/2013
Foi difícil escolher o livro para o desafio do mês de dezembro, mas quando vi que o autor era Jostein Garden, o mesmo do "O mundo de Sofia"(apesar de ter abandonado, pretendo retomar a leitura).
A história começa 24 dias que antecedem o natal, na Noruega. Mesclando fantasia, anjos, viagem no tempo... vão se passando mensagens sobre a história cristã na Europa.
Uma coisa que eu achei muito interessante foi a história de como surgiu a figura do Papai Noel. A narrativa eu achei um pouco repetitiva, também notei uma forte crítica social para o consumismo desenfreado para esta época. Livro para ser lido para todas as idades.

Taíse 18/12/2013

Misterio de Natal
Joaquim encontra um calendário de natal muito misterioso, com 24 janelinhas, todos os dias tinha que abrir uma janelinha e só podia abrir uma por dia,Joaquim descobre que nessas janelinhas contém uns papéis e que nesses papéis tem uma história: Uma menininha chamada Elisabet que encontra um cordeirinho e resolve segui-lo, pois queria muito tocar em sua lã macia, nessa perseguição ela encontra um anjo e a partir desse momento eles começam a voltar no tempo para a época em que Jesus havia nascido, a cada dia percorrido encontravam mais anjos, ovelhas e magos, fazendo assim uma peregrinação. Todos com o mesmo propósito: ver o nascimento do menino Jesus.

Rosa Maria 04/01/2013

Quando será o Natal ?
Narrativa enfadonha, repetitiva.
Ausência de poesia e magia.
Presa a datas , fatos históricos bíblicos e a localização geográfica dos mesmos.
Os nomes de cidades pontuam muito mais a narrativa que a caracterização , construção dos personagens .A leitura acaba sem o leitor saber se o protagonista é gordo ou magro ou o porquê do enredo . Sem propósito. Dificilmente será considerado literatura de boa qualidade, muito menos literatura juvenil.
O livro é apenas um amontoado de palavras impressas, organizadas em frases e parágrafos .