O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Polyane.Gimenes 16/09/2021

O ritmo do livro é um pouco lento. A história se desenvolve realmente nos últimos capítulos, não tem aquelas dicas que costumam surgir ao longo dos romances policiais. Mas de todo modo o enredo é bom e o final interessante (e surpreendente).

Stela Nowakovski 13/09/2021

A leitura deste livro, inicialmente, demora para fluir. O leitor leva alguns capítulos para ser prendido, mas no geral depois que engata a marchai vai que vai. Com esta segundo leitura, foi possível entender detalhes diferentes que haviam passado batidos.

Jacy 31/08/2021

Comprei O Chamado do Cuco em 2014, mas só me animei a lê-lo neste ano. É uma leitura fluída e com um final meio previsível, mas um pouco cansativa, já que alguns trechos tornaram-se repetitivos. Acredito que a história teria sido ainda melhor, se o autor não tivesse se estendido tanto. Ainda assim, vale a leitura.

Um livro na minha casa por Ariane 30/08/2021

Um livro para se passar o tempo
Eu nunca li Harry Potter! Sim, pode parecer um disparate, mas quando a febre dessa famosa saga arrebatou todos os adolescentes millennials, meu acesso à livros era extremamente limitado(biblioteca escola, amoooo), enfim... os anos se passaram e eu nunca tive a oportunidade de conhecer a escrita da consagrada autora J.K. Rowling ou de Robert Galbraith, afinal quem ainda não sabe que é a mesma pessoa?
Indo na contramão do sucesso, peguei o Chamado do Cuco para ler, e posso dizer que encontrei muita coisa boa, e compreendi um pouco o sucesso que essa escritora faz!
Sinopse: Strike Cormoran é um detetive particular falido, contratado para investigar o suposto suicídio da supermodelo Lula Landry.
Não quero revelar muito da trama acredito que o gostoso desse tipo de livro é ir descobrindo aos poucos, Strike é um tipo de investigador nada glamoroso, falido e com sérios problemas pessoas, precisará se infiltrar em um mundo de sucesso e beleza e separar o que é aparência e o que é verdade.
Falando um pouco da escrita, li várias resenhas que a escrita é lenta, nesse ponto preciso concordar, em especial um tanto descritiva, com nome de ruas, prédios, que em alguns momentos me cansaram ou até me confundiram o entendimentos.
O final é bom, mas para mim não foi 100% fechado, o vilão e o motivo batem, mas tem uma coisinha que para mim ficou faltando...
Enfim é um bom livro, com certeza não um cinco estrelas, mas distrai, em especial pelo carisma de Strike e Robin, a dinâmica entre o detetive e sua secretária temporária é ótima, e promete para os próximos volumes.

Costelinha 25/08/2021

Incrível
Livro muito bom, prende a atenção do início ao fim. A gente se perde na leitura, muito fácil. O desenrolar da história do meio pro final nos faz viajar um pouco. Pra descobrir logo o assassino eu li umas 4 horas seguidas, nos últimos dois dias. Valeu a pena.

Simone de Cássia 23/08/2021

O livro não tem um crime escandaloso do tipo que choca e intriga, também não tem um serial killer tresloucado e sedento de sangue; nada de descobertas escabrosas ou segredos assustadores. Mas, tem o detetive Strike... um xuxu de pessoa. Nada delicado, sem dinheiro, traumatizado de guerra, mas, um xuxu! Vai entender causdequê, me encantei por ele. E aí, com essa conexão estabelecida com o protagonista, o livro se tornou um passeio agradável. Pra mim, o gostoso foi acompanhar o dia a dia do Strike, o resto foi complemento.
Ket 23/08/2021minha estante
o Strike é maravilhoso, também me apeguei à ele haha

Riva 23/08/2021minha estante
Quando eu falo que você é romântica, você ainda duvida!!!!!!!

Simone de Cássia 23/08/2021minha estante
Ket, adorei a "truculência " dele!! rs rs
Rivinha de Deus, tá me estranhando, né?? Eu, hein!!!

Marcel 17/08/2021

Uma ?mágica? história de detetive!
Se, para criar Harry Potter, a JK Rowling (todo mundo sabe que ela é o tal Robert Galbraith, né?) mostrou que tem muito talento, agora com CB Strike ela prova que pode escrever perfeitamente p/ todo e qualquer público, do infantil ao adulto!
Dessa vez temos uma história de detetive que não se limita ao crime em si. Acompanhamos o detetive Strike, à beira da falência e em um divórcio problemático, e sua nova assistente, Robin, ex estudante de psicologia em um noivado potencialmente tóxico, investigando o assassinato de uma modelo. E assim podemos notar algumas características marcantes da escrita da Jo, como sua habilidade em criar personagens com profundidade, quase reais eu diria, e sua tradição de ir jogando algumas dicas bem sutis ao longo da trama para então culminar na verdade, e confesso que a revelação do assassino foi completamente inesperada para mim.
Me parece também que nessa série a autora vai abordar alguns temas que marcaram sua vida. Nesse ela trata da fama, e no quanto ela pode ser boa e prejudicial na vida de alguém.
Posso dizer que nesse livro os fas de HP serão capazes de enxergar a magia, não no sentido literal é claro, mas aquela energia que os motiva a ler.
Hailee 17/08/2021minha estante
O desenvolvimento de personagem que ela faz é incrível. Estou lendo o 5 vol e tenho a impressão que realmente conheço o Cormoran.

João Luiz CF 13/08/2021

Muito menos que o esperado...
Este livro, com certeza, me decepcionou. Trouxe um enredo pouco envolvente, que não segurou minha atenção como deveria ter segurado, ainda mais por ser um romance policial, investigativo, etc.
O mistério, em si, é até aceitável, mas o andamento da investigação aconteceu de forma muito lenta; quase não houve plot twist na história inteira.
O final, devo dizer, já era o esperado. Enquanto lia o livro, eu pensava acerca de quem havia assassinado Lula, e, acreditem, por mais decepcionante que fosse, eu estava certo! O assassino estava muito na cara! Não foi um final de livro como os da Agatha Christie, por exemplo, em que o assassino realmente é alguém que você não fazia ideia de que poderia ser. Justamente por esse final tão óbvio e por conta do andamento lento demais da investigação - que se tornou bem maçante para mim - avaliei em 2,5 estrelas.
Recomendo pra você que gosta de um livro que foca em investigação policial, mas já te aviso de antemão, talvez você também se decepcionará com esse livro aqui.

Paula 09/08/2021

Eu e minha mania de me apaixonar pelos personagens rs
Depois de uma longa ressaca literária me deparei com esse romance policial MARAVILHOSO e ao terminar a leitura tive a agradável surpresa em saber que é uma trilogia ?.
Não é nem de longe um suspense de quebrar a cabeça porém é muito bem escrito que nos deixa totalmente presos.
Fui cativada pelo personagem principal o que ajudou a leitura a fluir melhor.

Giza.Gigi 02/08/2021

Cativante
Acredito que conheço pouco deste gênero literário: crime, romance policial, drama, enfim. Não sei o que escrever aqui para não dar spoiller, vou tentar. Ele começa lento e nos instiga. Saímos do nada e queremos saber onde essa partida irá nos levar. É uma história lenta envolvendo muitos personagens, porém não se aprofunda em nenhum. A história vai esquentando e sim fica toda pro final que é sim inesperado. Eu dei três estrelas por ser um livro raso, personagens apenas pincelados. Se gostas deste gênero, deste autor e de histórias policiais e tiver paciência para descobrir a história: leia.

Rennanzinho 25/07/2021

Outra faceta de J.K. Rowling
Confesso que li pela simples curiosidade de ver como se sai a J.K. Rowling escrevendo romance policial. Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, ela descreve muito bem o mundo real, o oposto da fantasia e imaginação em HP. Os personagens são tipos bem reais e suas histórias são muito bem desenvolvidas. O detetive, Cormoran Strike, não tem nada de especial, nenhum talento incomum para dedução ou genialidade lógica, apenas usa sua experiência como detetive particular e junta todas as evidências que colhe. Por isso, o livro é extenso: a autora explora cada detalhe, cada diálogo, para não deixar nenhum fio solto ou permitir alguma "sacada de mestre" à la Holmes ou Poirot. Ainda assim, conseguiu criar um desfecho inesperado. O leitor certamente terá simpatia pelo detetive e por sua extraordinária secretária, Robin, ambos com personalidades bem fortes, diferentes em vários aspectos, e com histórias pessoais interessantes que são reveladas aos poucos como pano de fundo ao decorrer da trama principal. Aliás, J.K. escreve muito bem sobre relacionamentos familiares, traumas do passado e assuntos que causam constrangimentos ou vergonha nas personagens: ela consegue resgatar muito de sua própria vida. No mais, foi uma boa leitura.