Dois rios

Dois rios T. Greenwood

Resenhas - Dois Rios

Mika.Chan 13/10/2023

Dois rios
Eu demorei um pouco mais que o esperado para terminar o livro, a história do livro é bem bacana apesar de ter alguns momentos que me deixou um pouco receosa por conta dos personagens que são racistas.

A história em si é bacana, tem contexto e tem início,meio e fim e é bem contada/ explicada.
O que eu achei mais legal foram as perguntas ao final do livro que são para debate em clube do livro ou com amigos que leram o livro também. Por fim é um livro que eu recomendo.

Adriana396 14/03/2023

Adorei esse livro, no começo demorei um pouco para ler , mas quando decidi que ia ler ele me surpreendi , cheio de reviravoltas e surpresas ?

Patricia 12/11/2022

Não consegui me envolver com a história, os personagens não me conquistaram . Apesar de ser um bom romance, creio que ele não foi para mim.

Nil 31/03/2022

Ruína e redenção
E enfim Harper encontrou o perdão que queria desde o início. Além disso, conseguiu, finalmente, descobrir quem era Maggie e o que ela esperava dele. Depois de muitas voltas a trama toda consegue ser bem fechada. Harper foi o melhor personagem devido ao crescimento que teve. A Shelly é meio mimada e a Maggie não deu pra conhecer muito bem.

AnaLu 11/01/2022

Adorei
No começo fiquei meio receosa, pois ficava mudando para passado e presente toda hora e isso me deixava confusa, mas devo confessar que valeu a pena, me surpreendeu demais, não esperava que seria o final como foi, imaginei uma coisa e aconteceu algo completamente diferente
Super recomendo
É uma leitura que prende quando percebe já acabou

Claudinha30 12/08/2021

Lendo e imaginando um final diferente para Harper e Megg.
A aparente inocência de uma jovem, traz alguma coisa da malícia que pode destruir o que resta da estabilidade de um homem já atormentado pela culpa e pelo medo. Quem é essa garota? É o que ela realmente pretende?
A convergência de situações, o lembrete de que o tempo perdido e o tempo do porvir esperam para se encontrar no presente e de que a vida é o que fazemos dela. Assim é que se constrói o sensível romance de T. Greenwood, que partindo da história de um jovem casal, consegue tecer uma belíssima narrativa sobre relações familiares, amor incondicional, segredos corrosivos e uma última chance para a redenção

Jackson 21/06/2020

Um bom livro
A história tem uma carga dramática muito grande, e eu gosto. Em muitos momentos sinto a história mto arrastada e com foco em acontecimentos irrelevantes para o tem central. De qualquer forma a autora conseguiu fazer eu ter uma empatia tremenda pelo protagonista Harper. É uma boa história, apenas com ressalvas

Clara Xavier @araclana 10/05/2020

Definitivamente um livro muito bem escrito. A história se passa entre as décadas de 60-80 que vão se intercalando entre os capítulos para nos situar em dois momentos diferentes da vida de Harper. Logo de início nos é apresentada uma ação terrível cometida por ele que foi desencadeada por causa de uma tragédia que ele viveu e o porquê disso, só vai ser apresentado nas últimas páginas do livro, ou seja, não tive como parar de ler, mais porque ela realmente manda muito bem na escrita.

"Eu imaginava a culpa dissolvendo-se como sal em água quente".

Mesmo que eu não tenha chorado no livro (sim, esse é meu "termômetro" para dramas), achei o plot twistizinho do final (que eu realmente nem de longe previ, e essa é minha especialidade) interessante e fez achar que ele merecia uma avaliação melhor do que ele tem.

Ele vem com uma crítica ao preconceito racial, à frustração de mulheres daquela época com suas vidas, carreiras e sonhos perdidos e em paralelo uma leve insinuação à ruptura com a fé.
Fiquei apenas incomodada pelo fato de que alguns crimes que foram narrados ao longo dos anos não terem sido solucionados de fato. Nenhum deles. Mas talvez seja proposital.

Vale! Espero que alcance mais gente!

Kelly Oliveira Barbosa 03/04/2019

Redenção?
Li esse livro sob total influência da indicação de um amigo blogueiro que gosto muito – conheça o Hiattos. É por isso que mantenho esse espaço, além da necessidade sempre crescente de escrever, é minha maneira de contribuir com esse nicho da internet que propaga a leitura. Blogs, instagram, YouTube… é nesses espaços que diariamente descobrimos novos livros, autores, gêneros etc.

Primeira coisa sobre Dois Rios: é uma leitura de entretenimento. Apesar de tocar em alguns assuntos sérios, não é uma leitura profunda ou que vai fazer grande diferença na vida de alguém. O que de forma alguma o torna menor, pelo contrário, é um ótimo livro como o é, muitos filmes de sessão da tarde quando tudo o que queremos é ficar sentados no sofá enrolados numa coberta, de olho na TV e comendo alguma coisa sem dispensar muita energia pensando em coisas difíceis.

Sobre a história. Acontece um acidente de trem numa cidadezinha. O trem descarrilha dos trilhos sob um rio e várias pessoas morrem. Nosso protagonista e narrador, Harper Montgomery, corre para o local tentando prestar alguma ajuda aos sobreviventes e ali se encontra com Maggie, uma adolescente negra de 15 anos grávida que relata ter acabado de perder sua mãe no acidente e estar agora sozinha no mundo.

Maggie vai parar na casa de Harper, onde ele só vive com sua filha Shelly de 12 anos.

Paralelo a isso, que é a narrativa do presente (1980). Harper começa a recordar de como conheceu sua esposa falecida a exatamente também 12 anos, Betsy, outra camada do livro; e temos também alguns trechos narrados em terceira pessoa referente ao outono de 1968, quando acontece um assassinato.

Além dos temas gerais: racismo (que foi retratado de forma excepcional, sem vitimismo), gravidez na adolescência, descoberta do amor, amadurecimento e outros. O foco ou assunto central, me parece que é a redenção do personagem principal. O perdão, uma nova chance… tudo o que qualquer pessoa que cometeu um grande erro na vida deseja (todos nós em algum grau). E a autora traça esse caminho, um caminho de redenção para seu personagem ou para alguns personagens ao longo da história. Só que, na minha opinião, não houve redenção nenhuma no livro.

Não houve reparação alguma dos erros. Não houve remissão. Não houve libertação alguma. Ainda com todos os acontecimentos do fim do livro, o passado continuou no mesmo lugar, não foi e não poderia ser apagado. Na vida real também é assim.

O único que pode libertar uma pessoa de um passado como aquele é Deus, que foi propositalmente em vários trechos negado, excluído da vida dos personagens e até levemente zombado. Para mim tudo isso me pareceu irônico e me fez refletir sobre as tentativas tristes de um mundo que tenta se salvar sem Deus, sem Cristo, sem cruz, sem ressurreição.

Entretanto, e por fim, gostei muito da escrita, da forma de narrar da autora: simples e bonita. A leitura é fluída e rápida, já que se termina cada capítulo desesperado em curiosidade pelo próximo. Os personagens são bem desenvolvidos. E o desenrolar da história não deixa a desejar: acontecimentos incríveis, reviravoltas, reflexões e principalmente, um final onde tudo fecha redondinho.

site: http://cafeebonslivros.home.blog/2019/04/03/eu-li-dois-rios-de-t-greenwood/

Carol 21/06/2017

História fraca. O livro é bem escrito, mas não consegue prender a atenção do leitor

Biblio Indicativa - Ana Luiza 26/08/2016

Resenha em andamento...

Enkelin 17/07/2016

Um bom romance!
Gostei da história e de todo desenrolar.
O personagem principal é cativante e seus problemas e anseios são retratados de forma coesa.
Trata de assuntos relativos ao preconceito e a própria superação.
Não é uma grande leitura, mas um adorável passatempo. Recomendo!

Vivi 10/05/2016

A história relata o amor de um casal de adolescente e alguns percalços pelo caminho. Muito interessante. Gostei.

Livros e Citações 05/02/2016

Decepcionante
Autora: T.Greewood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Classificação: 3/5 estrelas

Dois Rios conta a história de Harper Montgomery, dividida em duas narrativas acompanhamos a trajetória intercaladamente o passado e o momento atual em que o personagem se encontra. Assim a autora encontra uma forma de nos contar como Harper passou de um jovem apaixonado e com diferentes planos para a vida, para um homem que mesmo após 12 anos está se recuperando da morte de sua esposa e apreendo a ser um bom pai para sua filha.

T.Greewood é uma boa autora, ela consegue fazer com que a narrativa flua de um modo surpreendente e delicioso ao ponto de o leitor passar as páginas com uma rapidez impressionante. Assim, devo dizer que a razão de que esse livro não ser um dos meus preferidos ou talvez um dos que eu goste muito seja porque eu esperava algo completamente diferente ou pelo menos que fosse melhor explorado.

Esse algo seria o mistério que a sinopse aponta, afinal parece encantador e delicioso saber qual seria o propósito de uma moça grávida procurar o Harper e querer ficar com ele, além da sugestão de que ela poderia estar envolvida em algo que ele participou no passado já me deixou salivando por algo que parecia um bom thriller. No entanto, é realmente fato que quando as expectativas são altas, dificilmente elas serão atendidas.

É ai que a trama maravilhosa de vingança e tudo mais deixa de parecer uma realidade e nos deparamos com o lado mais sombrio da vida do Harper ou melhor a sua paixão, que mais parecia uma obsessão, pela sua amiga de infância e mais tarde namorada, Betsy. A personagem toma espaço, e aliás mais do que merecido pois é ótima, cativante e nada convencional, Betsy serve como uma boa balança para a personalidade de Harper, só que o romance acaba ficando chato em razão da obsessão que Harper tem por ela, sinceramente comecei a ficar com raiva quando apareciam trechos do passado.

Aliás, preciso destacar o quão decepcionante foram os trechos envolvendo o passado do personagem e, pior, grande parte da narrativa girou em torno disso, assim acabou deixando forçado o desenvolvimento atual dos problemas de Harper ou com as pessoas ao redor, além de ter deixado o final corrido e pouco crível. Isso foi, pelo menos na minha visão, uma pena, afinal se a autora tivesse investido mais na situação atual que o personagem passava, aposto que a classificação desse livro agora seria positivamente outra.

Outra coisa que me incomodou foi a forma como a autora aborda em Dois Rios alguns temas bem pesados como o preconceito e questões de tratamento das mulheres naquele época, uma pena também que esses assuntos não sejam aprofundados ou discutidos, afinal seria muito interessante entender e discorrer como tudo isso afetava a população comum dos Estados Unidos.

Assim, devo dizer que essa ficção no romance acabou prejudicando a narrativa como um todo e foi difícil se apegar a todos os personagens para que, enfim, eu me importasse com eles. Acredito que esse seja um livro para pessoas que querem desfrutar um romance ou uma abordagem mais superficiais de alguns problemas que eram e ainda são comuns na nossa sociedade.

Resenha por: Débora

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Val 04/11/2014

Livro "Dois rios"
Harper cuida de Shelly sozinho, e na véspera de Shelly completar 12 anos, ele viu que era hora de se mudaram.
Harper trabalhava na repartição de cargas da estação de trem e, no dia do aniversário de Shelly, soube que havia acontecido um acidente. Um trem teve diversos vagões virados e um deles até chegou a cair no rio. Após entrar no vagão e ver um corpo boiando, foi se sentar embaixo de uma árvore para não se sentir tão mal, pois nesse mesmo rio, há muuuito tempo, ele viu um homem morrer. Ele leva um susto após ver uma menina grávida, negra, adolescente, perguntando como ele se chama, e depois pede que por favor ele a ajude. Ele resiste em levar a menina para casa por vários motivos: pode ser um problema levar uma sobrevivente, ela está grávida, não sabe onde está os pais ou o tio, e tem uma filha pequena em casa. Ele acaba aceitando, e dizendo que em breve falará com o pai dela.
Mas Maggie e sua filha se tornam amigas, e apesar de Maggie ser nova, ela se dava bem cuidando da casa e também tomando conta de Shelly.
A autora conduz a história de um jeito que eu não gosto muito...alternando presente com passado. Eu particularmente me confundo bastante com isso e acho entediante, mas, tudo bem. Ela mostra Harper viúvo e cuidando de sua filha com a chegada de Maggie, e também conta o passado, onde conhecemos a esposa dele até o nascimento de sua filha.
A história de Harper emociona o leitor, despertando na gente vários sentimentos diferentes.

Gostei principalmente desse livro por ele deixar bem claro que as situaçõs mudam a gente ao longo da vida, seja pra melhor ou pra pior.

Vocês já leram esse livro? O que acharam dele?

site: http://www.revistagalaxy.com/2014/10/resenha-dois-rios.html
Beth 20/10/2014minha estante
A história chama bastante atenção. É envolvente e cativante do jeitinho que mais gosto. Vou tentar ler. Beijos.

Milena 20/10/2014minha estante
O livro parece ser bom, história bem emocionante, fiquei bastante interessada em ler.

sara 20/10/2014minha estante
parece muito bom a historia do tipo que eu leria ..

Line :) 22/10/2014minha estante
Primeitamente achei a capa belíssima.Fiquei muito curiosa sobre o papel que Maggie terá na vida deles,quero tb saber se ela reencontrou a família e de que forma..E oque Harper fez de tão grave. Gostei muito de sua resenha, ela me fez querer ler o livro..bj

Gizeli 24/10/2014minha estante
Nossa, eu nunca tinha ouvido falar nesse livro mas me pareceu tão bom. Me pareceu ser um daqueles livros que a gente quer ler devagar pra absorver tudo o que ele tem. Fiquei bem curiosa.

Claudia 27/10/2014minha estante
Meu Deus!! Faz um tempão que estou querendo ler esse livro, mas nunca tenho a oportunidade de comprá-lo!

Jada171 30/10/2014minha estante
Resenha muito boa, destacando pontos importantes do livro, familiarizando os leitores com a obra.

Daniela.Calcia 06/11/2014minha estante
Fiquei curiosa, adoro mistérios!

Déia 08/11/2014minha estante
Ainda não li mas pretendo, porque adoro livros nesse estilo de passados misteriosos. Obrigada pela resenha, adorei!