A vida de C. S. Lewis

A vida de C. S. Lewis Alister McGrath




Resenhas - A vida de C.S. Lewis


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Denilson Diniz 28/07/2019

Excelente Biografia Crítica
Finalmente conclui essa biografia crítica (mais precisamente) do C.S Lewis escrita por Alister McGrath, o mesmo que sabe o que estar fazendo, usa ao decorrer do livro uma escrita gostosa e empolgante. Há pontos que são bem lentos mas nada que leve você a detestar o autor por causa disso...
Um livro dividido em 5 partes e divididos em tópicos por cada período, emfim livraço, vale a pena ser lido.
Ziza 29/07/2019minha estante
Estava lendo no kindle e simplesmente o abençoado resolveu "morrer". Muito chateada :(


Denilson Diniz 29/07/2019minha estante
Poxa...




oswaldocavalcante 29/01/2015

Foi a primeira biografia que li, depois dos evangelhos, e comecei muito bem por sinal. Não sei à partir de quando ser leitor de C. S. Lewis se tornou um elogio, mas isso me ocorrou recentemente. Perguntaram-me se eu gostava de C. S. Lewis - na verdade, eu gosto muito do mais do que ele escreveu, mas também gosto dele, ou de quem ele foi - e eu perguntei como sabia que eu gostava, e a resposta foi que quem lê C. S. Lewis pensa de uma forma diferente (no bom sentido).

Nessa obra de muita acurácia, McGrath fez uma varredura acadêmica de precisão analítica, e me levou a conhecer a vida desse personagem que tem me tido muita influência nos últimos tempos.

A proposta é levar o leitor a conhecer C. S. Lewis não tanto por uma abordagem subjetiva, opiniosa do seu caráter, mas pela análise dos temas abordados em suas obras, pelos livros que o influenciaram (muito interessante esse aspecto) e principalmente, pela minuciosa investigação das correspondências de Lewis a seus amigos e parentes.

O autor se propõe a expor C. S. Lewis de uma maneira crua, sem heroísmos, como ele mesmo se expunha em partes de seus livros. Destaque especial para a análise de As Crônicas de Nárnia, especificamente O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa, as relações familiares e influências pessoais de Lewis, e a maneira como se deu sua educação formal.

É possível acompanhar todo o crescimento intelectual de Lewis, e onde possível, são dedicadas sugestões que esclareçam pontos críticos de sua vida.

Não recomendo para quem não tenha lido algumas de suas obras principais como Cristianismo Puro e Simples, Cartas de um diabo a seu aprendiz, e especialmente As Crônicas de Nárnia; Mas para quem já as tenha lido, será uma aventura elucidativa e equilibrada.

Recomendo com louvor.

site: http://peregrinocristao.blogspot.com.br/2015/01/resenha-vida-de-c-s-lewis-do-ateismo-as.html
Davilis 12/03/2024minha estante
Me apaixonei pelos livros dele, quando li as crônicas de Nárnia, li cristianismo simples e puro já faz um tempo, os outros estão na lista, realmente brilhante.




Leandro 22/03/2015

A Vida de C. S. Lewis
A primeira coisa que percebemos com o livro é que Alister McGrath, seu autor, é extremamente fã de C. S. Lewis. De fato, depois pesquisando vim a descobrir que Alister escreveu mais seis livros inspirados em Lewis - até mesmo uma trilogia de fantasia inspirada em Narnia. Bem, isso dá certo grau de credibilidade e compromisso do autor com o biografado, já que logo nos primeiros capítulos o autor faz um paralelo muito bacana entre sua vida e a vida que propõe biografar, que por sinal são bem parecidas, algo que trás segurança ao leitor quanto compromisso de McGrath com os fatos.

O livro em si é muito bem escrito, igualmente bem documentado e inclui várias fotos de Lewis, sua família e pessoas próximas à ele, e traz informações novas em detrimento de outras biografias anteriores à esta. Inclusive McGrath chegou a ler e pontuar toda a obra de C. S. Lewis, até mesmo suas mais de 3000 cartas, em ordem cronológica a fim de escrever este volume.

Confesso que não achei a vida de C. S. Lewis muito dinâmica ou inspiradora (diferentemente de seus escritos, pelos quais sou imensamente apaixonado), sendo sua conversão e a morte de Joy Davidman (sua esposa) os clímax do livro, visto que a maior parte dela se passa dentro de um quarto da Universidade de Oxford ou em sua casa, que dividia com seu irmão e algumas outras pessoas. Seu relacionamento com J. R. R. Tolkien, muito bem explorado pelo autor por sinal, também merece destaque.

Um ponto negativo da obra é seu caráter de "apologética pró-Lewis" em vários trechos que o autor faz análise dos fatos e, parece-me que por ser fã, chega a defender alguns erros cometidos por Lewis ao longo de sua vida, e tenta atenuar o impacto negativo que estes possam causar na impressão do leitor.

No mais, indico a leitura por seu caráter sério, direto e rico.
Júnior 10/08/2017minha estante
undefined




Nice 24/08/2014

Muito bom
O livro é muito rico de detalhes, o que pode, em algumas passagens, torna-lo um pouco cansativo. No entanto, de um modo geral, é muito bom para que, além de acompanharmos a trajetória de Lewis, possamos entender como pensavam os homens daquela época, frente aos dilemas históricos vividos. De fato, foi um trabalho de pesquisa primoroso.
comentários(0)comente



Felipe 22/10/2014

Vale a pena!
Conhecer em detalhes a trajetória deste gênio da literatura e, por que não, da teologia, pois sabia explicar de forma muito ilustrada e ao mesmo tempo simples o que é de fato ser cristão. Um livro para se ter na estante de todos os seus admiradores.
comentários(0)comente



Victor Leonardo 19/05/2016

O livro de McGrath possui sólida documentação e escrita leve, apesar do número de páginas. É um prato cheio para aqueles que querem se aprofundar em vários detalhes da vida e obra de Lewis que este não tratou em surpreendido pela alegria.

Um dos poucos problemas do livro é excesso de detalhes que o autor dá acerca de Lewis, escritos de maneira muito documental. Por vezes gostaríamos de sentir um pouco mais de descrição poética que acompanha algumas biografias de homens, como a de Colin Duriez em "Tolkyen & Lewis - O Dom da Amizade. Detalhes como a amizade de Tolkyen com Lewis não são tão explorados como poderiam, até mesmo seu relacionamento com Joy Davidman é tratado de forma rápida por McGrath, o que é compreensível, pois sua ênfase reside mais na personalidade e gênio de Lewis do que propriamente em seus relacionamentos, porém por vezes isso acaba por dar uma sensação de superficialidade em alguns momentos.

A despeito de suas dificuldades, a biografia de McGrath possui análises excelentes acerca da obra de Lewis, como "Alegoria do Amor", "Prefácio ao Paraíso Perdido" e ", obviamente "As Crônicas de Nárnia". Leitura recomendadíssima.
comentários(0)comente



Ludmila119 31/08/2016

Vida
O autor Alister McGrath é um conceituado acadêmico e intelectual com passagens significativas nas prestigiadas Universidades de Oxford e Cambridge. Sua vasta formação passa pelas ciências exatas (matemática, física e química) e humanas (história e teologia). Alister é considerado um dos grandes pensadores cristãos da atualidade. Atualmente, ele trabalha no King’s College, em Londres, como diretor do Centro de Teologia, Religião e Cultura e como professor de Teologia, Ministério e Educação.

C. S. Lewis, foi um dos grandes escritores do século XX. Mundialmente conhecido por seus livros infantis As Crônicas de Nárnia. Porém atualmente tem sido uma voz influente entre os escritores e cristãos através de diversos livros, como por exemplo, Cristianismo Puro e Simples. Falecido em 1963, por mais de 50 anos, suas obras fazem parte da vida e do cotidiano de milhões de pessoas até os dias de hoje.

Nesta biografia, Alister aprofunda na vida de C. S. Lewis, para contar toda a trajetória da vida desse grande escritor, de uma maneira precisa, clara e completa. Essa é uma biografia crítica da vida de Lewis, e o autor teve como base de seus estudos, além das publicações de Lewis, uma coletânea de correspondências, publicadas entre 2000 e 2006, que somam mais de 3.500 páginas de texto e oferece um vislumbre adicional às análises da vida de Lewis.

O autor apresenta uma narrativa bem minuciosa, dividindo os capítulos em pequenas porções de anos e analisando a construção da personalidade de Lewis através de seus escritos, tanto os publicados, quanto de sua correspondência.

É descrita de forma cronológica a vida de Lewis, desde a sua infância na Irlanda, até seus últimos dias na Inglaterra. Através de seus escritos, vemos a construção do pensamento ateísta em sua vida e posteriormente a formação de um apologista cristão, considerado um dos mais relutantes dos convertidos.

No livro ainda é apresentado um capítulo especial para tratar de sua maior obra, As Crônicas de Nárnia. O leitor tem a oportunidade de mergulhar nesse mundo imaginativo e compreender diversas figuras presentes nesse universo totalmente criativo. Uma análise esclarecedora, que auxiliará o leitor a ver essas crônicas com outros olhos.

Uma biografia que além de apresentar a vida e obra de C. S. Lewis, é um estudo crítico de um dos maiores escritores do século XX. É o ponto de partida para quem quer conhecer mais sobre esse grande autor.
comentários(0)comente



Leituras e Reflexões 23/01/2017

Elucidador!
Muito elucidador!
Li-o no momento exato: antes de me lançar sobre suas obras de apologia cristã, tão conhecidas e brilhantemente escritas.
Um homem que, apesar de não ter um testemunho pessoal impecável (nem exemplar), foi um intelectual incrível e um escritor ímpar.
Professor de Oxford, palestrante, amante da literatura e ateu empedernido é "surpreendido" pela Fonte de toda a Alegria, capturado por Deus de modo assombroso rsrsrs...
Nascido na Irlanda, morou praticamente toda a sua vida na Inglaterra, dedicado quase que exclusivamente à vida acadêmica. O que eu disser além disso, com certeza, será spoiler... rsrs...
São 400 páginas de elucidação e maravilhamento. Indispensável para todos que aprenderam a amar as obras de arte deste homem. Infelizmente os grandes artistas também são mortais, como a erva do campo, seus dias são breves.
comentários(0)comente



Nat 15/11/2019

"Os Inklings originais eram um grupo de estudantes de graduação que se reuniam no alojamento de Edward Tangye Lean (1911-1974) — irmão mais novo de David Lean, o futuro diretor de cinema — no University College, para ler textos inéditos que depois eram discutidos e criticados. Lean, que iniciou e organizou o grupo, escolheu o termo Inklings para sugerir a ideia de ocupar-se com a redação de textos. Lewis e Tolkien foram ambos convidados a frequentar essas reuniões, nas quais predominavam alunos de graduação. Quando Lean deixou Oxford em junho de 1933, o grupo foi desativado."

Um dos melhores livros do ano e a melhor biografia sobre C.S. Lewis que eu já li. O autor entra em detalhes de forma magistral, sem que a narrativa fique cansativa ou muito “lotada”. Cada capítulo é um aprendizado sobre a vida de Lewis, que me fizeram descobrir coisas que nem imaginava (principalmente sobre Joy Davidman e Mrs. Moore) e lembrar de fatos da vida dele que eu já havia esquecido (como se deu sua morte). As descrições dos momentos de sua vida e o contexto em que foi lançado cada um de seus livros prendem a atenção. Valeu cada minuto da leitura, recomendo completamente.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/11/a-vida-de-cs-lewis-robert-macswain-e.html
comentários(0)comente



vanessamf 28/03/2020

Mais do que Nárnia
Biografia muito bem escrita e embasada. Acaba-se percebendo que Lewis era mais um propagador intelectual cristão do que um autor de fantasia como Tolkien.
comentários(0)comente



almeidalewis 02/05/2020

Uma obra quase impar
Uma das biografias mais completas e ricas em detalhes para quem seja conhecer mais dele
comentários(0)comente



Giane 11/12/2020

Biografia rica em detalhes da vida do escritor, professor e apologeta C.S.Lewis. Em sua vida teve vários reviravoltas e a principal delas foi sua conversão ao cristianismo. Sabem oque o levou à essa conversão? Os livros!
comentários(0)comente



Paty 23/12/2020

Maravilhoso
Admito que as 150 primeiras páginas foram difíceis de serem lidas. Demorou um pouquinho para a leitura fluir, mas a partir da página 190 eu devorei. Lewis é famoso não só pelas crônicas de Narnia, mas celebridade no meio cristão. Eu sou cristã, então, oi. Inclusive acho aquele livro "cartas do diabo a seu aprendiz" genial e super moderno. O que me levou a querer saber mais de seu autor e dar de cara com essa biografia. Mal sabia eu que um dia ele teria sido ateu ou que foi grande amigo do Tolkien e tanto recebeu quanto foi uma influência a esse. Ironicamente o livro diz que Lewis recebeu muitos leitores por causa de Tolkien, mas eu que não li o clássico Hobbit e Senhor dos anéis fiquei instigada após saber disso. Rsrs Inclusive acredito que tomei uma boa decisão lendo esse biografia antes de partir para outros livros de Lewis. Creio que vai dar um entendimento e credibilidade maior. Fiquei curiosa para ler na sequência "Anatômia de uma dor" entre outros. O autor Alister McGrath faz uma pesquisa extensa sobre Lewis antes de escrever o livro e o faz em ordem cronológica, considerando cartas escritas por ele, opiniões de pessoas próximas, outras biografias, etc. Só pelo tal feito já merece respeito. Eu adoraria ter participado de uma reunião dos Inkings e é impossível não notas a semelhança com o filme "A sociedade dos poetas mortos" ??
comentários(0)comente



Jéssica 04/01/2021

Excelente!
E pensar que Lewis disse que após cinco anos ninguém se lembraria mais dele, rs.

Essa foi a primeira biografia que li e comecei bem. McGrait fez um extenso e habilidoso trabalho ao escrever essa obra tão detalhada e completa. Amei conhecer mais de C. S. Lewis, assim como a história por trás de algumas de suas obras. Termino a leitura ainda mais admirada e inspirada por ele.

P.s.: Amei o capítulo em que McGrait analisa os sete livros das Crônicas de Nárnia, me deixou ainda mais encantada pela história.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR