O drible

O drible Sérgio Rodrigues

Resenhas - O Drible

bel 05/05/2024

Um grande drible
Não sou apaixonada por futebol, e mesmo assim, estou sem palavras

o livro é GENIAL

só fui me interessar pela trama na metade do livro, quando de repente fiquei super curiosa para entender tudo de vez.

recomendo se você quer se sentir completamente driblado pelo autor.

sabmn 03/05/2024

Te prende no final
Eu não dei nada por esse livro por ser do vestibular, e eu realmente achei ele bem chato logo de cara. Muitos detalhes de uma relação inexplicada, do nada um corte pra uma história paralela ? não parecia ter nexo algum.

Lá pelas 20-30 páginas finais, me deixou boquiaberta.

Não avaliaria melhor do que 3,5 pelo que falei da história ser mais paradona de início, e porque não gostei muito da estética literária, achei confusa. Porém, não vale a pena largar na metade se você já começou a ler, porque o final é ABSURDAMENTE inesperado.

Livia755 01/04/2024

Um grande drible
O melhor livro da lista da federal, pensei que ia ser um livro monótono mas se desenrolou em um suspense familiar absurdamente inteligente e muito bem escrito, esse plot foi inimaginável pra mim, fiquei arrepiada. E no fim, como o Neto, eu finalmente entendi!!!
Sérgio Rodrigues merecia ter ganho mais prêmios!!!

Clara2726 12/03/2024

Não sabia o que esperar mas acabei gostando, a ideia de um romance de futebol era nova pra mim, mas é um livro muito interessante

malu517 10/03/2024

Esse com certeza foi o melhor livro que tive que ler para a UFPR e duvido que algum outro da lista seja melhor que ele.

Rafafita 11/02/2024

Achei um livro interessante, apesar de ser muito diferente dos gêneros que geralmente gosto de ler. Tem um plot twist interessante e o autor realmente faz ?um drible? em quem lê. Mesmo assim, o livro é um pouco monótono em alguns momentos e acelerado em outros, dando a sensação de que estamos dentro de um jogo de futebol.

Leandro.Martins 16/01/2024

Nelson, digo Sergio Rodrigues!
Não esperem um livro sobre futebol, o livro é muito mais do que um drible pode ser. A história nos faz viajar pelos anos de chumbo com a visão carioca do personagem principal, Neto, e sua relação conturbada com seu pai, Murilo Filho. Peralvo é a cereja no bolo, que faz o livro ser muito mais do que dele se espera. A escrita de Sergio Rodrigues é fluida, envolvente e cheia de detalhes que abraçam o Rio de Janeiro dos anos 60/70. As últimas páginas foram devoradas de uma única vez, confesso que já esperava o desfecho, mas há um último detalhe que me tirou da cadeira e me surpreendeu. Nem Nelson Rodrigues faria melhor.

Carol.Campagni 23/07/2023

Menina, que plotwist foi esse?
Demorei pra entender que o livro não era sobre futebol. No começo achei a narrativa complicada, na verdade até o final rsrs, eram muitas idas e vindas entre passado e presente, me deixando confusa. Porém, depois da metade do livro comecei a me apegar a história e a compreender melhor o que estava se passando. Tomei um baita de um olé do autor chegando ao final da narrativa. É um livro que vale a pena ser lido, traz o futebol como pano de fundo, mas aborda várias questões como o Brasil no período da ditadura, racismo, preconceito religioso, traição, mentiras, abandono parental, e etc...

Vale dizer que é um livro que pode gerar gatilhos em alguns temas.

Fabio268 22/06/2023

Um título absolutamente justificado! A certeza do goleiro uruguaio frente a Pelé, a certeza do que deve ser feito, e em um segundo, tudo se transforma! Busquei uma história, saí com várias, sensacionais, que só não são 5 estrelas porque talvez eu sinta a dor do Marzurkiewicz, driblado magistralmente.

Pilar 10/12/2022

1- Dane-se a FIFA.
2- Nenhum time pertence aos seus cartolas.
3- Não foi um processo natural que fez o mercado futebolístico excluir mulheres. Foi muita violência misógina mesmo. O que me leva ao quarto ponto?
4- É um livro ótimo mas que na minha avaliação só vai levar poucas estrelas.
5- Do mesmo jeito que arte é livre? gosto é pessoal. Não quero convencer ninguém, não. Leiam também pra vocês darem suas próprias notas.

João 06/11/2022

legal
O livro é interessante e insere de uma forma muito legal o futebol em toda a história. Além disso, possui um reviravolta inimaginável.

Claudio 05/09/2022

Tão incrível quanto o drible do título!
Sergio Rodrigues cria um romance arrebatador a partir do drible sensacional do Pelé na Copa de 70. A relação de um filho com seu pai se desdobra nas poucas páginas desse livro de um jeito surpreendente.