Pó de parede

Pó de parede Carol Bensimon

Resenhas - Pó de Parede

1 | 2 | 3 | 4

Vitor 06/01/2022

Sobre emoções com esse livro
O livro que contém três contos, é bem amplo no sentido emoção. Tive 3 emoções diferentes com cada conto. Eu simplesmente amei ?A caixa?, sem sobra de dúvidas, é o meu conto favorito. Fiquei triste e impactado com o primeiro, fiquei desejando mais da história do segundo e ri levemente de uma forma gostosa com o terceiro.

Vilamarc 28/07/2021

Bom início
Como se trata de um livro de contos de uma escritora estreante, achei muito bom.
São 3 contos bem interessantes. Me emocionei com o primeiro, "A caixa". O segundo não me apeteceu. Mas ri com o terceiro, "Capitão Capivara", aquele riso mordaz. Sádico e constrangedor.
Pelo que me provocaram, reconendo sim.

Jp.S 27/03/2021

Um Livro que ficou muito tempo na Estante
Este livro em específico, era um dos livros que tinha que ler para as aulas de Português lá em
2014, não li e acabei levando obviamente uma nota zero, se passam 7 anos e decido ler, e fiz certo apesar das consequências negativas em não ler naquela época, por tantos motivos, que não deixarei especificado aqui. Enfim após esta introdução dos fatos, sobre o livro que possui 3 contos, o meu favorito é o 1º, o 2º tem uma mensagem mais importante e 3º é o mais fraco com uma história mais nichada e específica

Fernanda.Avila 23/01/2021

Saldo positivo
Fui gostando desse livro aos poucos. São 3 contos. Depois de ler o primeiro achei ok. O segundo me encolveu mais. Mas o terceiro, o terceiro eu devorei e amei.
Mas embora eu não tenha gostado tantoooo assim do primeiro, preciso comentar que a autora tem algo de especial, ela conseguecomsua escrita realmente te transportar para o cenário onde acontece a história sem se valerde descrições excessivas é monótonas. Com poucos elementos ela consegue te transportar para os cenários do livro.
Então de uma maneira geral o saldo da leitura foi bastante positivo.

No primeiro conto, acho que faltou um pouco de profundidade no enredo, embora eu tenha adorado os personagens. No segundo conto faltou explorar um pouco (bem pouco) os personagens. No terceiro conto não senti falta de absoltamente nada.
Considerando ser o primeiro livro de uma autora bem jovem, eu diria que é excelente

fev 13/01/2021

Não curti muito os três contos desse livro. Talvez, o terceiro tenha sido o que mais ganhou a minha simpatia mesmo assim não é lá muito essas coisas. Também não curti a escrita. O segundo conto é desnecessário. Achei tudo muito qualquer coisa. Mas a minha opinião pelo jeito difere muito das outras resenhas. rs

Mi 27/12/2020

Um foco no pano de fundo das histórias
Conheci a Carol Bensimon numa das tantas lives do perfil @novasclarices. Me encantei com a forma de ela se expressar e guardei aquele nome na lista e sabia que nosso encontro não demoraria a acontecer. Como ela já tem 5 livros publicados, aleatoriamente escolhi “Pó de parede”, publicado em 2008 pela Não Editora, um livro composto por três histórias independentes: A caixa, Falta Céu e Capitão Capivara. A relação que estabeleci entre elas foi a presença do tema adolescência, essa fase de transição e mudança. Nas três histórias, há personagens fazendo essa travessia de descobertas: primeiro beijo, primeiros amigos, primeiro trabalho, alguns traumas, segredos, etc. Como pano de fundo, percebi alguns temas pertinentes sendo levantados, então, vou focar nessas temáticas exploradas.
No primeiro conto, por exemplo, é apresentada a questão do padrão versus diferente, pois a protagonista morava numa casa arquitetonicamente “fora do padrão” e, por isso, apelidada de Caixa. A casa, no entanto, não era a única coisa fora do padrão ali. Finalizei a primeira história pensando: a gente perde tanto tempo analisando desimportâncias que falta tempo e atenção para coisas realmente importantes, como o estado mental das pessoas que nos cercam. Depois só nos resta clichês: “ela parecia bem”, “ela parecia ter uma vida feliz” (dois pontos numa única frase aliás: parecer é superficial demais pra se definir a profundidade que é viver, e será que há diferença entre SER feliz e TER uma vida feliz?).
A segunda história, Falta Céu, explora, a meu ver, o universo do marketing se apresentando a uma pequena cidade. Com a construção de um condomínio, a publicidade vende a vida perfeita em família à beira do rio. Construções tomando áreas públicas, destruição da natureza, e construção do consumismo foram temas que vi nessa segunda história.
Capitão Capivara fecha o livro foi o meu conto preferido. Nele, é retratado o universo de um escritor famoso e infeliz que escreve sob encomenda, ou seja, escreve aquilo que vende e não aquilo no que acredita, se é que ele ainda sabia no que acreditava. Achei esse tema bem pertinente de se abordar, sobretudo, em contraste com a protagonista que estava iniciando sua carreira de escritora. No meio artístico, as pessoas estão produzindo o que amam e sentem ou que vende? E nós estamos consumindo o que gostamos ou o que está na moda?
Já tenho outro livro na autora na minha lista.

Eduardo 22/08/2020

Três contos, um muito interessante, mas no fundo os três poderia ter sido melhores desenvolvidos, dava pra ser melhor.

Mônica R. 19/08/2020

Razoável
Gostei muito da escrita da autora, mas achei as cronicas meio fracas.

yomaeli 23/07/2020

É um livro sobre juventude, raízes e nosso lugar no mundo.

Foi um pouco arrastado, demorei para sair do primeiro conto, mas os outros dois fluíram melhor. Nenhum problema com a escrita da Carol, que é okay, mas o livro não me prendeu totalmente. Talvez eu releia em outro momento.

Thainara.Beatriz 14/07/2020

Não gostei
Nesse livro conta 3 histórias das quais não gostei.

A primeira é sobre Alice, e fala da sua casa q é em formato de caixa e o quanto ela era excluída por morar em uma casa diferente das outras.

A segunda se passa em uma cidade de interior desanimada, onde tudo é motivo de fofoca, lá começam a contruir um condomínio, e é só isso.

A terceira é em um hotel localizado em uma montanha. Uma moça chamada Clara vai pra uma entrevista de prego e começa a trabalhar fazendo o papel do Capitão Capivara q é um urso de pelúcia, juntamente com sua colega de trabalho chamada Pati, q é demitida por perder a cabeça e bater em uma criança.
Nesse hotel está hospedado Carlo Bueno, q foi pra lá na intenção de escrever um livro no qual a história se passa no hotel e ele tem um caso com Pati.

As histórias pra mim não tem pé nem cabeça.

Fabiana 27/05/2020

Uma leitura razoável. Na verdade, tenho que esperar o que será me trazido desse livro posteriormente, ou melhor, o que ficará de herança dessa experiência.

Mariana Rudiniski 16/04/2020

3 contos sobre turning points
Mais uma vez a leitura dos textos carregados de lirismo, tristeza e humor da Carol Bensimon me cativou.

Joao.Gabriel 08/03/2020

Não entendi o hype
Pó de parede não me prendeu. Fiquei surpreso pois Carol tem bagagem. Pelo menos é curtinho.

1 | 2 | 3 | 4