Pó de parede

Resenhas - Pó de Parede

1 | 2 | 3 | 4

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 13/03/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
O livro é composto por três histórias independentes, ligadas apenas pela presença de construções. A primeira se chama "A Caixa", e nos apresenta Alice, uma garota que morava com os pais numa casa que foi o grande projeto de um arquiteto e que, por isso, era muito diferente de todas as casas do bairro, inclusive era apelidada de Caixa e alvo da curiosidade dos vizinhos.

Alice acabava sendo vítima de bullying por parte dos colegas por morar numa casa tão excêntrica, mas tinha em Tomás um amigo, e também havia Laura, aparentemente uma garota perfeita, mas que escondia um espírito transgressor e rebelde.

A história vai e volta no tempo, alternando entre os anos noventa e dois mil, o que nos permite ver como esse trio de personagens e a amizade deles foi crescendo ao longo dos anos. A história mostra o conflito de gerações, onde os pais de Alice foram influenciados pelo movimento hippie, enquanto a garota admirava a "normalidade" da vida da família de Laura. E mostra também que, algumas vezes, um ato excêntrico pode ser uma grande prova de amizade, como o que estava por trás da construção da Casa Caixa.

O segundo conto é "Falta Céu", ambientado numa cidade pequena e pacata, onde o início de construções na beira do rio se tornaria uma novidade e motivo de curiosidade para João, Lina e Titi. A história reflete bem o que é viver num lugar pequeno e como a curiosidade adolescente enxerga as situações ao redor.

"Capitão Capivara" fecha o livro, é narrado em primeira pessoa por dois personagens: uma jovem que vai trabalhar num hotel e precisa se fantasiar para entreter as crianças, e um escritor que está hospedado lá para escrever seu próximo livro, embora não esteja muito empolgado com isso (talvez por ter sido deixado pela mulher recentemente). Temos dois personagens que definitivamente não estão em seus melhores momentos.

"Bem. Trate de falar coisas positivas sobre esse hotel hein. Faça um belo de um contraste entre o luxo do hotel e os pensamentos bárbaros do seu assassino. E, Carlo, você ainda vai fazer o cara matar o casal com veneno?
A princípio sim.
Certo. Pergunte então a algum médico que tipo de veneno você pode usar.
E a partir daí foi uma sucessão de tragédias. Primeiro desliguei bastante irritado com essa última colocação e fui até um cavalete com a programação do evento, por puro masoquismo. Na abertura, falaria um médico muito famoso. Ironicamente, era um sujeito que tinha publicado três livros pela minha editora. E eles venderam mais que os meus, porque qualquer coisa que venha com regras de funcionamento para a felicidade vende como água hoje em dia. São livros de bolso que dizem o que fazer para que as pessoas vivam mais, porque as pessoas sempre querem viver mais, mesmo que se queixem o tempo todo quando estão vivas." (página 115)

"Pó de parede" foi um livro que comecei a ler sem saber o que esperar (comprei porque tinha um vale numa loja e sabia que a autora foi indicada a prêmios). Logo no início da leitura, fui cativada pela escrita da Carol, por seus personagens, ambientações e histórias. Como vocês podem ver nas citações que coloquei na resenha, a escrita da autora é muito agradável, proporcionando uma leitura fluida. Os personagens que ela cria tem características que poderíamos encontrar em nós mesmos ou em pessoas que conhecemos ao longo da vida. Os lugares descritos são muito fáceis de imaginar, assim como as situações vividas pelos protagonistas (quem nunca passou por uma situação constrangedora no trabalho, ficou curioso com uma novidade por perto, teve um crush na adolescência ou se surpreendeu com um amigo e com os pais?).

Sobre a edição: acho bonita a capa desse livro, que tem páginas amareladas, boa revisão e diagramação com bom tamanho de letras, margens e espaçamento.

Falei mais sobre a primeira história, talvez por ela ser a maior e onde os personagens apresentam mais nuances, mas gostei muito de todos os três contos, ainda que o primeiro tenha me marcado mais. "Pó de parede" foi uma leitura rápida, cativante e muito agradável. Eu recomendo para todo mundo, especialmente para quem procura bons livros nacionais.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/02/resenha-livro-po-de-parede-carol.html

Ari_Nay 07/01/2019

Pó de parede
É um livro Único aos meus olhos, porque é sobre pessoas e lugares, mas que é trazido de uma forma tão "maluca" e confusa que me deixou apaixonada. Eu amei...tem uma seleção de contos...Talvez um pouco confusos, mas que dizem tudo...me senti muito bem lendo ele...

Karine 15/05/2018

E lá estava eu hoje, mexendo em alguns papéis até que encontro uma prova de leitura que fiz na época do fundamental, prova essa sobre este livro, livro este que eu mal lembrava de ter lido. Agora, me lembro da época e sinto uma grande nostalgia. Não me recordo muito sobre o livro, se é bom ou não, só sei que lembrar de ter o livro me traz um sentimento bom, reconfortante. Livros realmente são incríveis.

Leka 30/04/2018

Nem cá nem lá
Há coisas faltando... há coisas em excesso... houve momentos que cheguei a acreditar que não entendia. Em outros, sentia que a autora forçava a barra para ser poética e não engrenava.
Não é um livro ruim, os três contos têm temáticas interessantes... mas, não nos toca de verdade...
Fora isso, não gosto como se estrutura o discurso direto/indireto na obra. Achei os parágrafos longos cansativos. E, pelo menos, na versão para Kindle, está cheio de erros ortográficos...

regifreitas 25/01/2018

Reunião de três contos da jovem autora gaúcha e sua obra de estreia. O primeiro, “A Caixa”, no início estava gostando bastante da linguagem da autora - tudo bem “limpo” bem “claro”. Mas as páginas foram passando e eu não sentia o desenvolvimento da história que, embora simples, demora demais.

“Falta céu”, o segundo conto, narra como o surgimento de um condomínio de luxo pode afetar as vidas dos moradores de uma vizinhança. Mesmo problema do primeiro texto – pouco enredo para muitas páginas.

O último texto, “Capitão Capivara”, tem a melhor premissa dessa coletânea. Uma jovem abandona o curso de Letras para trabalhar em um hotel de luxo. Nesse hotel, um escritor famoso - e o favorito da jovem -, se isola para escrever uma história policial que tem como cenário o próprio hotel. A autora alterna os pontos de vista dos dois personagens de forma bem interessante, mas quando chega no final...

Até entendo a intenção da autora, de centrar suas histórias no dia a dia mais banal das pessoas. Mas o saldo final parece que sempre fica faltando algo, e paradoxalmente, sobrando muitas coisas.

Jefferson Vianna 15/12/2017

Um jeito insistente de ficar...
Confesso que eu esperava muito mais do livro “Pó de parede” da autora Carol Bensimon, no entanto, os três contos são bem formulados e prendem o leitor. Um dos pontos que eu achei mais interessante, (talvez por ser arquiteto e urbanista), foi à maneira como a autora incluiu a arquitetura nos contos, através das perfeitas descrições de ambientes, dos sistemas construtivos, dos elementos arquitetônicos e até mesmo na construção dos personagens como usuário e usufrutuário dos espaços e ambientes. O livro fala do profissional de arquitetura de forma poética: “deixar idéias em concreto parece ser um jeito insistente de ficar” e faz uma critica ao sistema capitalista: “tudo o que você precisa e o que você nunca achou que ia precisar”. O último conto (Capitão Capivara) foi um dos que me chamou mais atenção, sendo o final... Bom, o final é uma incógnita! Seria uma provocação por parte da autora? Arrisco dizer que sim! Vale a pena a leitura!

Guilherme.Marques 12/01/2017

Arquitetura e construção de personagem
Bensimon, em seu livro de estreia, uma coletânea de três contos, já traz no título uma parte fundamental do livro: "Pó de parede", simbolizando muito bem o que encontraremos ao longo das histórias: a relação da arquitetura com as personagens, como aquela influi estas, como o espaço nos molda. Personagens que vão sendo bem construídas aos poucos, como que bloco por bloco até que, ao final, podemos observar do alto da retrospectiva como tudo aquilo fez sentido para a narrativa, quase sem nenhum alongar desnecessário. É esse, enfim, o grande trunfo da autora: as personagens, e é por elas que vale a leitura.

Paloma13 19/12/2016

Apaixonante
O livro me ganhou, sim, mas em partes. Uma leitura agradável. Um livro sem muita ganância.
O primeiro conto ( A Caixa) me deixou encantada, toda a história, enredo, tudo. Porém, faltou algo. Não muita coisa, a escrita foi maravilhosa, mas Carol Bensimon poderia ter ousado mais. Apesar disso, foi excelente.
O segundo (Falta Céu), não me prendeu tanto. Mas o desfecho da história prendeu minha atenção. Eu, como uma árdua defensora da natureza, não pude deixar de ficar com meu coraçãozinho apertado quando... enfim, deixa pra lá. Sem spoilers aqui.
O terceiro e último conto (Capitão Capivara) foi um verdadeiro tapa na minha cara. Eu o julguei pelo título e não o achei lá muito interessante, mas quando o li, confesso, não queria sair da leitura, não queria que o conto acabasse. Queria ficar ali naquele hotel com Carlo Bueno e Claro. O final me deixou um pouco frustada e irritada, mas de longe foi o melhor (ou pior?) final que poderia esperar.
Cada página me fez com que me sentisse ali, parte dos personagens.

site: http://eleresenhou.blogspot.com/

Felipe Duco 05/10/2016

Pior livro do ano...
... e não acredito que algum outro possa se igualar. Um livro que tem mais de 90% de toda sua constituição formada por trechos absolutamente imprestáveis à composição das histórias contadas. O que me deixou de coração partido é que os temas presentes eram muito bons e originais, porém foram desenvolvidos de maneira muito fraca e incompetente. Durante a leitura temos dificuldades para entender o que está acontecendo, porque no geral, quase tudo o que é dito não acrescenta em nada para contar a história.
Por consequência dessa falta de entendimento o livro comete a pior folha de todas na literatura: não passa emoção alguma.

Mieloti 19/04/2016

Crítica Negativa
Um caso daqueles livros cansativos onde a autora mais se preocupa em polir o texto, do que de contar uma boa história. E as três histórias são muito bem criadas, mas mal executadas. Gostaria de re-lê-las, reescritas de uma maneira mais competente

GilbertoOrtegaJr 20/10/2014

Pó de Parede Carol Bensimon
Pó de Parede é o livro de estreia da escritora Carol Bensimon, formado por três contos por protagonistas jovens o livros é focado nas mudanças que acontecem na juventude, mas pelas entrelinhas das histórias Carol vai dando formas a novas identidades dos seus protagonistas, criando novos traços, mas mantendo alguns e assim mostrando o quanto o papel do lar pode influenciar na construção da nossa própria identidade.

No primeiro conto A Caixa conhecemos Alice, uma menina que por morar em uma casa no formato de caixa se sente estranha, e também é vista como tal pelos outros moradores que moram em casas comuns. Porém está linha de estranheza e distanciamento não é feita somente pelos vizinhos, a personagem se distância dos outros e não busca manter grande proximidade com outros adolescentes, a exceção será feita por outros dois personagens do conto que estão interligados juntos com Alice em uma final surpreendente.

Já no segundo conto Falta Céu a história gira em torno de um condomínio que está sendo construído em uma cidade pequena, que fica no meio de duas outras cidades de médio porte. Neste conto a protagonista é Lina, uma jovem que está começando um relacionamento e que pode ver de perto a construção deste condomínio. Lina anseia sair da cidade e ser reconhecida como bem sucedida, como o é toso os outros moradores que saíram de lá.

O terceiro conto Capitão Capivara é o único narrado em primeira pessoa, nele temos dois narradores; Clara uma jovem que saiu de casa em busca de novas experiências, e que trabalha em um hotel como mascote para entreter as crianças, e o também narrador Carlo Bueno, um escritor de carreira já feita, que está hospedado no mesmo hotel que Clara, para escrever um livro, que é mais de marketing do que de literatura, sobre o hotel.

Apesar de Carolo ter um nível narrativo muito bom o conto que menos gostei foi Falta Céu pelo simples fato de ele ser mais simples e menos inusitado, isso faz com que eu goste menos dele já que tenho um gosto claro pelo incomum ou esdrúxulo.

Mas mesmo assim adorei o livro, como leitor eu tanto fiquei preso a ele pelos enredos quanto pela capacidade da autora de escrever com uma linguagem tão gostosa que parece que estamos tento uma boa conversa. Assim li rapidamente este livro onde Carol interliga muito bem acontecimentos da vida das pessoas a construções e vice versa.

site: http://lerateaexaustao.wordpress.com/2014/10/20/po-de-parede-carol-bensimon/
Renata CCS 31/10/2014minha estante
Gosto muito de ler contos, e esse me parece um livro delicioso. Vou ler!

Saulo Cruz 17/06/2014

Um livro honesto. Não tem essas pretensões de ganhar o universo, ser indicado pra Academia. Historinhas curtas, que deixam na cara do gol. Fala, fala, fala ... mas não marca ponto. Uma ou outra reflexão interessante (sobre as pessoas do marketing, por exemplo). Enxuto, textinho ligeiramente a la Jack Kerouac, parágrafos nervosos, 128 páginas passa tempo. Legalzim.

Marcos Faria 01/04/2013

“Pó de parede” (Não Editora, 2008) é um bom livro de estreia. O problema é que Carol Bensimon parece se envergonhar do que faz (e faz muito bem). Cada imagem, metáfora, símile ou o que seja vem acompanhada de um desnecessário pedido de desculpas, o que acaba travando um pouco o texto, principalmente nas duas primeiras histórias. Só no episódio final é que a autora se solta. Não por coincidência, a personagem principal desse epílogo é uma escritora em processo de autoflagelação. Somente para se torturar é que a autora consegue se libertar da censura que se impõe.

Publicado originalmente no Almanaque - http://almanaque.wordpress.com/2013/04/01/meninos-eu-li-33/

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre "Pó de Parede"
O Livro é composto por 3 contos, A caixa, Falta Céu e Capitão Capivara.

A Caixa: Conta a História de Alice, por viver na solidão ela é uma garota observadora mas para os outros ela é uma adolescente vista como estranha, e assim se sente ante seus colegas de escola e também os próprios pais, os vizinhos consideram sua família esquisita isso por morarem em uma casa humilde e incomum isso faz com que Alice fique conhecida como " A garota que mora na caixa".

"O Que na Verdade acontece é que também não vemos coisa alguma... É como um quebra cabeça de mil peças que você decide montar no terraço e a metade das peças sai voando para sempre num começo inesperado de tempestade." (Pag 27)

Falta Céu: Conta a História de Lina, uma adolescente revoltada. Ao mesmo tempo em que Lina tem o desejo de deixar a cidade, como todos os outros que conseguiram sair de lá, ela ve sua pequena cidade sendo destruida pela construção de um condomínio.

Mais uma vez. Ouviram que se soltava, que perdia, como um rasgo,um som seco, o que faz fogo atiçado.(Pag 66)

Capitão Capivara: Conta a História de Clara, uma jovem aspirante à escritora, trabalha como mascote para entreter as crianças. Clara uma menina ingênua, vê em Carlo o ideal de escritor, enquanto ela mesmo não suporta o emprego que tem no hotel. Enquanto Carlo um conhecido escritor que ao contrario de ana despreza a literatura, duvida que o que faz seja literatura.

Podem achar que já estou um pouco velho para ficar sorrindo com as transgressões alheias, mas eram essas coisas que me faziam simpatizar com a himanidade. (Pag113)

P.S: O Primeiro conto a Caixa , começa de trás pra frente, com um amigo já adulto. O primeiro conto se passa em uma casa Estranha o segundo em um condomínio luxuoso e o terceiro conto se passa em um hotel na serra.

Acho linda está capa, fora a capa linda a diagramação da Não Editora está ótima como sempre, folha amarelinha e os detalhes docapitulo de um novo conto com as casinhas ficou muito legal. O Livro é pequeninho algo que eu acho tão fofo juntamente com a apa ficou mais bonitinho ainda!

O Livro tras contos que te fazem rir,chorar e pensar! Pó de Parede é um ótimo livro, onde a autora conseguiu misturar vários assuntos de uma maneira certeira, tornando assim um ótimo livro, com histórias que trazem, cada vez, uma novidade, e por isso nunca enjoam, nunca envelhecem, nunca ficam para trás.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

camila 26/02/2012

Pó de Parede da Não Editora! Muito bom!
Narrativa deliciosa da Carol Bensimon. Li que nem senti.

1 | 2 | 3 | 4