Pó de parede

Pó de parede Carol Bensimon

Resenhas - Pó de Parede

1 | 2 | 3 | 4

Pamela 26/08/2022

Se você gosta de escrever
Se você gosta de escrever, leia esse livro. As histórias são muito boas, mas é a escrita que te envolve, que faz você continuar lendo. Simplesmente adorei!

Cyntia44 24/11/2023

Escrita leve
Minha primeira leitura de Carol Bensimon foi uma boa experiência. O título "Pó de parede" foi um atrativo à parte, pois logo me despertou curiosidade.

O livro possui três contos e, de formas diferentes, uma tênue relação dos personagens com a arquitetura.

O primeiro conto, "A caixa", relata a forma como a protagonista se sente diferente dos outros adolescentes porque mora em uma casa com um design diferente de uma arquitetura mais convencional e previsível. O desenrolar da história é a forma como ela convive com os amigos, negativamente influenciada pela vergonha que sente da própria casa.

O segundo conto, intitulado "Falta céu", explora um cenário menos urbano e o impacto de uma construção de um sofisticado condomínio de casas em três crianças que vivem na região.

O terceiro e último, "Capitão Capivara", é narrado em primeira pessoa, mas variando de narrador. A história se passa em um hotel meio decadente e destaca três personagens, sendo duas funcionárias, Clara e Pati, e um escritor, Carlo Bueno, hospedado pela editora para exaltar o luxo do local em seu romance e, com isso, aquecer as vendas de pacotes do estabelecimento.

Adorei a forma livre e despretensiosa como Bensimon contou essas histórias. Um texto menos formal, mas, ao mesmo tempo, com um vigor que nos leva para junto dos personagens.

É uma ótima opção para passar o tempo.
Recomendo.

profa_ana_paula 15/07/2022

Muito gaúcha ela
Já tinha este pequeno livrinho guardado a um tempo, e agora resolvi aproveitar uma folga para lê-lo. Eu sou gaúcha mas moro fora do estado à anos. A leitura me traz varias referências de lugares e costumes. Gostei do livro mas aprecio mais a autora em prosa mesmo.

Jefferson Vianna 15/12/2017

Um jeito insistente de ficar...
Confesso que eu esperava muito mais do livro “Pó de parede” da autora Carol Bensimon, no entanto, os três contos são bem formulados e prendem o leitor. Um dos pontos que eu achei mais interessante, (talvez por ser arquiteto e urbanista), foi à maneira como a autora incluiu a arquitetura nos contos, através das perfeitas descrições de ambientes, dos sistemas construtivos, dos elementos arquitetônicos e até mesmo na construção dos personagens como usuário e usufrutuário dos espaços e ambientes. O livro fala do profissional de arquitetura de forma poética: “deixar idéias em concreto parece ser um jeito insistente de ficar” e faz uma critica ao sistema capitalista: “tudo o que você precisa e o que você nunca achou que ia precisar”. O último conto (Capitão Capivara) foi um dos que me chamou mais atenção, sendo o final... Bom, o final é uma incógnita! Seria uma provocação por parte da autora? Arrisco dizer que sim! Vale a pena a leitura!

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Amo Carol Bensimon... Gostei muito de todos os três contos, leitura rápida.

Mônica R. 19/08/2020

Razoável
Gostei muito da escrita da autora, mas achei as cronicas meio fracas.

Vilamarc 28/07/2021

Bom início
Como se trata de um livro de contos de uma escritora estreante, achei muito bom.
São 3 contos bem interessantes. Me emocionei com o primeiro, "A caixa". O segundo não me apeteceu. Mas ri com o terceiro, "Capitão Capivara", aquele riso mordaz. Sádico e constrangedor.
Pelo que me provocaram, reconendo sim.

Mi 27/12/2020

Um foco no pano de fundo das histórias
Conheci a Carol Bensimon numa das tantas lives do perfil @novasclarices. Me encantei com a forma de ela se expressar e guardei aquele nome na lista e sabia que nosso encontro não demoraria a acontecer. Como ela já tem 5 livros publicados, aleatoriamente escolhi “Pó de parede”, publicado em 2008 pela Não Editora, um livro composto por três histórias independentes: A caixa, Falta Céu e Capitão Capivara. A relação que estabeleci entre elas foi a presença do tema adolescência, essa fase de transição e mudança. Nas três histórias, há personagens fazendo essa travessia de descobertas: primeiro beijo, primeiros amigos, primeiro trabalho, alguns traumas, segredos, etc. Como pano de fundo, percebi alguns temas pertinentes sendo levantados, então, vou focar nessas temáticas exploradas.
No primeiro conto, por exemplo, é apresentada a questão do padrão versus diferente, pois a protagonista morava numa casa arquitetonicamente “fora do padrão” e, por isso, apelidada de Caixa. A casa, no entanto, não era a única coisa fora do padrão ali. Finalizei a primeira história pensando: a gente perde tanto tempo analisando desimportâncias que falta tempo e atenção para coisas realmente importantes, como o estado mental das pessoas que nos cercam. Depois só nos resta clichês: “ela parecia bem”, “ela parecia ter uma vida feliz” (dois pontos numa única frase aliás: parecer é superficial demais pra se definir a profundidade que é viver, e será que há diferença entre SER feliz e TER uma vida feliz?).
A segunda história, Falta Céu, explora, a meu ver, o universo do marketing se apresentando a uma pequena cidade. Com a construção de um condomínio, a publicidade vende a vida perfeita em família à beira do rio. Construções tomando áreas públicas, destruição da natureza, e construção do consumismo foram temas que vi nessa segunda história.
Capitão Capivara fecha o livro foi o meu conto preferido. Nele, é retratado o universo de um escritor famoso e infeliz que escreve sob encomenda, ou seja, escreve aquilo que vende e não aquilo no que acredita, se é que ele ainda sabia no que acreditava. Achei esse tema bem pertinente de se abordar, sobretudo, em contraste com a protagonista que estava iniciando sua carreira de escritora. No meio artístico, as pessoas estão produzindo o que amam e sentem ou que vende? E nós estamos consumindo o que gostamos ou o que está na moda?
Já tenho outro livro na autora na minha lista.

Jp.S 27/03/2021

Um Livro que ficou muito tempo na Estante
Este livro em específico, era um dos livros que tinha que ler para as aulas de Português lá em
2014, não li e acabei levando obviamente uma nota zero, se passam 7 anos e decido ler, e fiz certo apesar das consequências negativas em não ler naquela época, por tantos motivos, que não deixarei especificado aqui. Enfim após esta introdução dos fatos, sobre o livro que possui 3 contos, o meu favorito é o 1º, o 2º tem uma mensagem mais importante e 3º é o mais fraco com uma história mais nichada e específica

Edméia 16/04/2024

Vidas Comuns .
*Minhas impressões :

Nesse livro Carol Bensimon conta-nos três histórias : A Caixa, Falta céu e Capitão Capivara !
Na primeira história, "A Caixa " , temos a história de uma menina , Alice, que morava numa casa estranha, diferente , (A Caixa ) , e tinha uma família assim também ! A mãe dela era uma hippona que lecionava Literatura Francesa e o pai, um cientista que amava as plantas !!! Alice sempre ficava quieta num canto da escola porque era vista pelos colegas como a menina que morava na casa "estranha " . Nessa história, além de uma narrativa sobre uma vida familiar , temos um bom texto sobre a arte da arquitetura !!! Alice faz amizade com João e Laura ! João sofria bullying na escola por ser ruivo e possuir muitas sardas no rosto e Laura era considerada normal. Temos aqui também , como a sociedade mascara suas imperfeições, seus problemas, suas fraquezas !!!
Na segunda história, "Falta Céu " , temos o acontecimento de uma construção de um condomínio com casas residenciais numa cidadezinha, num vilarejo e como isso acaba com a graça, a formosura, a docilidade do lugar ! Árvores são cortadas em nome de uma ganância financeira ! Triste realidade.
Na terceira e última história temos a vida de um escritor que morava sozinho num hotel cuja a despesa é paga através do livro que ele está escrevendo ! Carlo Bueno , esse era o nome do escritor ! Ele fazia propaganda do hotel dentro da narrativa do livro dele ! E, temos também, a história de Clara que se fantasia como "O Capitão Capivara " e trabalha na parte recreativa desse mesmo hotel ! Clara aspira ser uma escritora e , por isso, saiu da cidade dela e foi trabalhar e estudar em outra cidade !!! Ambos, pessoas em busca de si mesmos, de um sonho !!!
Não gostei do término da terceira e última história ! Achei esquisito ! Excêntrico !
Carol Bensimon é para mim uma escritora estranha , irreverente, diferente, excêntrica e é por isso mesmo que eu insisto na leitura de alguns livros da autoria dela !!! Sinto-me desafiada !!! (Gosto de desafios !!! Aprecio as novidades !!! ).
Este foi o segundo livro da Carol Bensimon que eu li ! O primeiro foi "O Clube dos Jardineiros de Fumaça " e o próximo, acredito que será "Todos nós adorávamos caubóis " porque eu já o tenho aqui no Kindle !
Esse livro da Carol Bensimon " , Pó de parede , tem apenas 122 páginas no formato de livro eletrônico ! Contudo, demorei na leitura mais do que eu esperava porque eu estava com dificuldade para me envolver nas histórias !!! Essa é a verdade.
De 01 a 05 , dou nota 03 para esse livro. Não pretendo relê-lo e, mesmo tendo dificuldades para lê-lo , recomendo a leitura do mesmo por se tratar de uma literatura nacional contemporânea , por ser a Carol Bensimon uma escritora jovem na idade e no panorama literário e, como já mencionei aqui , por ser ela , na minha humilde opinião , uma escritora "diferente", irreverente, estranha !!!

Guaratinguetá, Abril de 2024.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Fernanda.Avila 23/01/2021

Saldo positivo
Fui gostando desse livro aos poucos. São 3 contos. Depois de ler o primeiro achei ok. O segundo me encolveu mais. Mas o terceiro, o terceiro eu devorei e amei.
Mas embora eu não tenha gostado tantoooo assim do primeiro, preciso comentar que a autora tem algo de especial, ela conseguecomsua escrita realmente te transportar para o cenário onde acontece a história sem se valerde descrições excessivas é monótonas. Com poucos elementos ela consegue te transportar para os cenários do livro.
Então de uma maneira geral o saldo da leitura foi bastante positivo.

No primeiro conto, acho que faltou um pouco de profundidade no enredo, embora eu tenha adorado os personagens. No segundo conto faltou explorar um pouco (bem pouco) os personagens. No terceiro conto não senti falta de absoltamente nada.
Considerando ser o primeiro livro de uma autora bem jovem, eu diria que é excelente

fev 13/01/2021

Não curti muito os três contos desse livro. Talvez, o terceiro tenha sido o que mais ganhou a minha simpatia mesmo assim não é lá muito essas coisas. Também não curti a escrita. O segundo conto é desnecessário. Achei tudo muito qualquer coisa. Mas a minha opinião pelo jeito difere muito das outras resenhas. rs

Karine 15/05/2018

E lá estava eu hoje, mexendo em alguns papéis até que encontro uma prova de leitura que fiz na época do fundamental, prova essa sobre este livro, livro este que eu mal lembrava de ter lido. Agora, me lembro da época e sinto uma grande nostalgia. Não me recordo muito sobre o livro, se é bom ou não, só sei que lembrar de ter o livro me traz um sentimento bom, reconfortante. Livros realmente são incríveis.

Guilherme.Marques 12/01/2017

Arquitetura e construção de personagem
Bensimon, em seu livro de estreia, uma coletânea de três contos, já traz no título uma parte fundamental do livro: "Pó de parede", simbolizando muito bem o que encontraremos ao longo das histórias: a relação da arquitetura com as personagens, como aquela influi estas, como o espaço nos molda. Personagens que vão sendo bem construídas aos poucos, como que bloco por bloco até que, ao final, podemos observar do alto da retrospectiva como tudo aquilo fez sentido para a narrativa, quase sem nenhum alongar desnecessário. É esse, enfim, o grande trunfo da autora: as personagens, e é por elas que vale a leitura.

regifreitas 25/01/2018

Reunião de três contos da jovem autora gaúcha e sua obra de estreia. O primeiro, “A Caixa”, no início estava gostando bastante da linguagem da autora - tudo bem “limpo” bem “claro”. Mas as páginas foram passando e eu não sentia o desenvolvimento da história que, embora simples, demora demais.

“Falta céu”, o segundo conto, narra como o surgimento de um condomínio de luxo pode afetar as vidas dos moradores de uma vizinhança. Mesmo problema do primeiro texto – pouco enredo para muitas páginas.

O último texto, “Capitão Capivara”, tem a melhor premissa dessa coletânea. Uma jovem abandona o curso de Letras para trabalhar em um hotel de luxo. Nesse hotel, um escritor famoso - e o favorito da jovem -, se isola para escrever uma história policial que tem como cenário o próprio hotel. A autora alterna os pontos de vista dos dois personagens de forma bem interessante, mas quando chega no final...

Até entendo a intenção da autora, de centrar suas histórias no dia a dia mais banal das pessoas. Mas o saldo final parece que sempre fica faltando algo, e paradoxalmente, sobrando muitas coisas.

1 | 2 | 3 | 4