Pó de parede Carol Bensimon

Resenhas - Pó de Parede

1 | 2 | 3 | 4

regifreitas 25/01/2018

Reunião de três contos da jovem autora gaúcha e sua obra de estreia. O primeiro, “A Caixa”, no início estava gostando bastante da linguagem da autora - tudo bem “limpo” bem “claro”. Mas as páginas foram passando e eu não sentia o desenvolvimento da história que, embora simples, demora demais.

“Falta céu”, o segundo conto, narra como o surgimento de um condomínio de luxo pode afetar as vidas dos moradores de uma vizinhança. Mesmo problema do primeiro texto – pouco enredo para muitas páginas.

O último texto, “Capitão Capivara”, tem a melhor premissa dessa coletânea. Uma jovem abandona o curso de Letras para trabalhar em um hotel de luxo. Nesse hotel, um escritor famoso - e o favorito da jovem -, se isola para escrever uma história policial que tem como cenário o próprio hotel. A autora alterna os pontos de vista dos dois personagens de forma bem interessante, mas quando chega no final...

Até entendo a intenção da autora, de centrar suas histórias no dia a dia mais banal das pessoas. Mas o saldo final parece que sempre fica faltando algo, e paradoxalmente, sobrando muitas coisas.

Maria 12/04/2023

Pó de parede
Gostei muito dessa leitura, dentre os contos o meu favorito foi o terceiro, me prendeu bastante. os outros dois são bons mas não me prenderam, eu indico pra quem gosta de leituras rápidas, a escrita da autora é bem fluída.

Marília 11/04/2023

Gostei das histórias. No fundo todas elas falam da transformação pela qual os protagonistas precisam passar para chegar aa vida adulta.

Leka 30/04/2018

Nem cá nem lá
Há coisas faltando... há coisas em excesso... houve momentos que cheguei a acreditar que não entendia. Em outros, sentia que a autora forçava a barra para ser poética e não engrenava.
Não é um livro ruim, os três contos têm temáticas interessantes... mas, não nos toca de verdade...
Fora isso, não gosto como se estrutura o discurso direto/indireto na obra. Achei os parágrafos longos cansativos. E, pelo menos, na versão para Kindle, está cheio de erros ortográficos...

Karine 15/05/2018

E lá estava eu hoje, mexendo em alguns papéis até que encontro uma prova de leitura que fiz na época do fundamental, prova essa sobre este livro, livro este que eu mal lembrava de ter lido. Agora, me lembro da época e sinto uma grande nostalgia. Não me recordo muito sobre o livro, se é bom ou não, só sei que lembrar de ter o livro me traz um sentimento bom, reconfortante. Livros realmente são incríveis.

icynight. 06/11/2022

Interessante
É um livro ótimo. Achei incrível a forma que a autora conseguiu desenvolver os sentimentos dos personagens nos três contos

Ari_Nay 07/01/2019

Pó de parede
É um livro Único aos meus olhos, porque é sobre pessoas e lugares, mas que é trazido de uma forma tão "maluca" e confusa que me deixou apaixonada. Eu amei...tem uma seleção de contos...Talvez um pouco confusos, mas que dizem tudo...me senti muito bem lendo ele...

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 13/03/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
O livro é composto por três histórias independentes, ligadas apenas pela presença de construções. A primeira se chama "A Caixa", e nos apresenta Alice, uma garota que morava com os pais numa casa que foi o grande projeto de um arquiteto e que, por isso, era muito diferente de todas as casas do bairro, inclusive era apelidada de Caixa e alvo da curiosidade dos vizinhos.

Alice acabava sendo vítima de bullying por parte dos colegas por morar numa casa tão excêntrica, mas tinha em Tomás um amigo, e também havia Laura, aparentemente uma garota perfeita, mas que escondia um espírito transgressor e rebelde.

A história vai e volta no tempo, alternando entre os anos noventa e dois mil, o que nos permite ver como esse trio de personagens e a amizade deles foi crescendo ao longo dos anos. A história mostra o conflito de gerações, onde os pais de Alice foram influenciados pelo movimento hippie, enquanto a garota admirava a "normalidade" da vida da família de Laura. E mostra também que, algumas vezes, um ato excêntrico pode ser uma grande prova de amizade, como o que estava por trás da construção da Casa Caixa.

O segundo conto é "Falta Céu", ambientado numa cidade pequena e pacata, onde o início de construções na beira do rio se tornaria uma novidade e motivo de curiosidade para João, Lina e Titi. A história reflete bem o que é viver num lugar pequeno e como a curiosidade adolescente enxerga as situações ao redor.

"Capitão Capivara" fecha o livro, é narrado em primeira pessoa por dois personagens: uma jovem que vai trabalhar num hotel e precisa se fantasiar para entreter as crianças, e um escritor que está hospedado lá para escrever seu próximo livro, embora não esteja muito empolgado com isso (talvez por ter sido deixado pela mulher recentemente). Temos dois personagens que definitivamente não estão em seus melhores momentos.

"Bem. Trate de falar coisas positivas sobre esse hotel hein. Faça um belo de um contraste entre o luxo do hotel e os pensamentos bárbaros do seu assassino. E, Carlo, você ainda vai fazer o cara matar o casal com veneno?
A princípio sim.
Certo. Pergunte então a algum médico que tipo de veneno você pode usar.
E a partir daí foi uma sucessão de tragédias. Primeiro desliguei bastante irritado com essa última colocação e fui até um cavalete com a programação do evento, por puro masoquismo. Na abertura, falaria um médico muito famoso. Ironicamente, era um sujeito que tinha publicado três livros pela minha editora. E eles venderam mais que os meus, porque qualquer coisa que venha com regras de funcionamento para a felicidade vende como água hoje em dia. São livros de bolso que dizem o que fazer para que as pessoas vivam mais, porque as pessoas sempre querem viver mais, mesmo que se queixem o tempo todo quando estão vivas." (página 115)

"Pó de parede" foi um livro que comecei a ler sem saber o que esperar (comprei porque tinha um vale numa loja e sabia que a autora foi indicada a prêmios). Logo no início da leitura, fui cativada pela escrita da Carol, por seus personagens, ambientações e histórias. Como vocês podem ver nas citações que coloquei na resenha, a escrita da autora é muito agradável, proporcionando uma leitura fluida. Os personagens que ela cria tem características que poderíamos encontrar em nós mesmos ou em pessoas que conhecemos ao longo da vida. Os lugares descritos são muito fáceis de imaginar, assim como as situações vividas pelos protagonistas (quem nunca passou por uma situação constrangedora no trabalho, ficou curioso com uma novidade por perto, teve um crush na adolescência ou se surpreendeu com um amigo e com os pais?).

Sobre a edição: acho bonita a capa desse livro, que tem páginas amareladas, boa revisão e diagramação com bom tamanho de letras, margens e espaçamento.

Falei mais sobre a primeira história, talvez por ela ser a maior e onde os personagens apresentam mais nuances, mas gostei muito de todos os três contos, ainda que o primeiro tenha me marcado mais. "Pó de parede" foi uma leitura rápida, cativante e muito agradável. Eu recomendo para todo mundo, especialmente para quem procura bons livros nacionais.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/02/resenha-livro-po-de-parede-carol.html

Joao.Gabriel 08/03/2020

Não entendi o hype
Pó de parede não me prendeu. Fiquei surpreso pois Carol tem bagagem. Pelo menos é curtinho.

Mariana Rudiniski 16/04/2020

3 contos sobre turning points
Mais uma vez a leitura dos textos carregados de lirismo, tristeza e humor da Carol Bensimon me cativou.

Vitor 06/01/2022

Sobre emoções com esse livro
O livro que contém três contos, é bem amplo no sentido emoção. Tive 3 emoções diferentes com cada conto. Eu simplesmente amei ?A caixa?, sem sobra de dúvidas, é o meu conto favorito. Fiquei triste e impactado com o primeiro, fiquei desejando mais da história do segundo e ri levemente de uma forma gostosa com o terceiro.

Fabiana 27/05/2020

Uma leitura razoável. Na verdade, tenho que esperar o que será me trazido desse livro posteriormente, ou melhor, o que ficará de herança dessa experiência.

yomaeli 23/07/2020

É um livro sobre juventude, raízes e nosso lugar no mundo.

Foi um pouco arrastado, demorei para sair do primeiro conto, mas os outros dois fluíram melhor. Nenhum problema com a escrita da Carol, que é okay, mas o livro não me prendeu totalmente. Talvez eu releia em outro momento.

Fernanda.Avila 23/01/2021

Saldo positivo
Fui gostando desse livro aos poucos. São 3 contos. Depois de ler o primeiro achei ok. O segundo me encolveu mais. Mas o terceiro, o terceiro eu devorei e amei.
Mas embora eu não tenha gostado tantoooo assim do primeiro, preciso comentar que a autora tem algo de especial, ela conseguecomsua escrita realmente te transportar para o cenário onde acontece a história sem se valerde descrições excessivas é monótonas. Com poucos elementos ela consegue te transportar para os cenários do livro.
Então de uma maneira geral o saldo da leitura foi bastante positivo.

No primeiro conto, acho que faltou um pouco de profundidade no enredo, embora eu tenha adorado os personagens. No segundo conto faltou explorar um pouco (bem pouco) os personagens. No terceiro conto não senti falta de absoltamente nada.
Considerando ser o primeiro livro de uma autora bem jovem, eu diria que é excelente

1 | 2 | 3 | 4