Uma Breve História do Século XX

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anthoni.Brunetto 27/12/2023

Uma breve História do Século XX
Uma breve história do século XX é um livro escrito pelo historiador britânico Geoffrey Blainey, que busca traçar um panorama dos principais acontecimentos e transformações ocorridos ao longo do século XX.

Blainey utiliza uma linguagem clara e acessível, tornando a leitura do livro bastante fluída e compreensível para qualquer leitor interessado em história.

Honestamente não sei se o autor apresenta uma visão imparcial dos eventos, pois sendo professor de Harvard dificilmente criticaria duramente os EUA, mas tenho a impressão de que se preocupou em fornecer informações precisas e contextualizadas, permitindo ao leitor compreender as causas e consequências dos acontecimentos históricos.

M4rcx7_ 08/08/2023

O século das transições
Como Heráclito dizia nada é permanente, exceto a mudança, concordamos que o Século XX não foi o mais Fabuloso mas ele foi um século muito cheio de transformações e inovações os aviões, TVS, energia nuclear, radar, internet.

Geoffrey Blainey faz o livro não se tornar cansativo a medida que você vai lendo ele faz que você se prenda nele, eu acredito que todos pelo menos uma vez na vida deveriam ler esse livro.
Manuela28 09/08/2023minha estante
? olha genre

yukicomelivro 24/07/2023

CUIDADO! SPOILERS A FRENTE!

Os comunistas dominam a Rússia ?
A Alemanha perde no final ?
A Guerra Fria não foi lutada pelos pinguins ?

Nayla Nascimento 03/06/2023

Necessário
Acho que todas as pessoas ao menos uma vez na vida deveriam ler algo que ao menos resumisse os grandes acontecimentos históricos. Amo ler sobre história e este é um livro fantástico sobre os principais acontecimentos do século XX necessário não apenas para os que nasceram nesse séculos, mas pra todos. Inclusive os mais jovens. Mas acredito que poderia ter falado mais um pouco sobre o surgimento das tecnologias.

LidosdaCris 20/01/2023

Gostei do livro, a leitura foi rápida e fluída. O livro é uma versão resumida da história mundial do século XX.

Daniel 22/09/2022

Uma pincelada simples sobre história porém muito boa
Diferente de algumas resenhas sobre este livro que vi por aqui, eu li o título do livro, onde fala que é uma BREVE história, e obviamente não da pra colocar 100 anos em 300 páginas. Enfim, as passagens são muito bem contadas e bem introduzidas aos que desejarem pesquisar mais a fundo depois da leitura. Recomendo!

Cathy 19/07/2021

Descrevendo nosso passado com romancista. Boa leitura!
O desenrolar de nossa história, vista sob espectro mundial, é muito interessante de se ler, principalmente quando o autor o faz como excelente romancista: com pitadas de bom humor e narrativa audaciosa. Geoffrey Blainey sabe como costurar as tramas de nosso passado histórico e costurá-lo em uma interessante colcha de retalhos coloridos. Não chega a ser profundo o suficiente para causar sono que nos enleva. Nem superficial como cometa veloz. O primeiro livro é excelente e esse também não fica atrás. Sejam bem-vindos os próximos livros do autor.
Muitos leitores não apreciam a narrativa do autor. Deveras, não há como se aprofundar grandemente em cada um dos eventos que marcaram história ao longo do século XX em apenas um compêndio de 300 páginas. Mas para o leitor que deseja um apanhado, não absurdamente sucinto, sobre os principais fatos históricos e como cada um deles gerou consequências no globo, o livro de Geoffrey Blainey é excelente. Fornece um panorama geral e a concatenação dos eventos é magnífica, tecendo com maestria a teia factiva.
CITAÇÃO DE RELEVO:  A democracia que, entre 1900 e meados da década de 1920, havia se espalhado amplamente entre os povos europeus, não obteve o sucesso esperado. Ao contrário, possibilitou que Mussolini, Hitler e outro ditadores desses seus primeiros passos rumo ao poder: eles praticamente receberam passe livre dos parlamentos eleitos. As mais importantes democracia, cujos cidadãos não se importavam com assuntos externos, falharam ao permitir que a Alemanha hitlerista se rearmasse.

Lifey4R 28/05/2021

Um livro essencial
Uma Breve História do Século XX é um livro que considero essencial para entender esse período. O autor escreve de forma clara e lhe prende enquanto lhe ensina sobre aquele que talvez seja o período mais importante da História Contemporânea.

Inayara 13/05/2021

Arrasou
Olha, saio desse livro um tanto mais inteligente, um bocado mais reflexiva e sinto que até mesmo com mais bagagem.
Pra mim, a evolução entre "A Breve História do Mundo" e a "A Breve História do Século 20" ficou nítida. Não sou muito fã do primeiro, mas com certeza sou do segundo.
Que aula de história, amigos.

Samuel.Alves 23/02/2021

O Século das transições
O Século XX talvez não tenha sido o mais fabuloso da história, mas certamente foi o mais transformador. Nenhum século viu tantas transformações como este.

Geoffrey Blainey descreve esse tempo como poucos. Lendo seu livro, podemos notar, que em sua pena existem algas visões sobre o séc XX que precisam ser observadas.

Primeiro, o século das transformações. Em nenhum outro tempo na história, nós tivemos tantas mudanças ocorrendo com tanta rapidez. Em setenta anos nos vimos duas guerras, a invenção da bomba atômica, países deixarem de ser e outros se tornaram.

Segundo, a mudança de paradigmas. Se por um lado o séc XIX foi marcado pelos absolutos, o séc XX foi marcado pela pluralidade. Isso influenciou da filosofia ao comércio. Do lar as empresas. O pensamento do homem mudou mais do que somente roupas calçados e carros.

Terceiro, desenvolvimento tecnológico. Nós primeiros vinte anos do século, vimos uma guerra em escala industrial acabar com alguns países e deixarem marcas indeléveis em seu tempo. Depois de alguns anos, outra guerra ocorreu, e o resultado foi muito pior. Mas se criamos duas guerras e uma bomba atômica, ao mesmo tempo criamos meios de irmos a lua.

Quarto, desenvolvimento educacional. Se em 1900 a alfabetização era uma excessão, uma vez que o trabalho era marjoritariamente rural, nós anos 2000 isso era uma regra. A declaração dos Direitos Humanos deixa isso bem claro, assim como aumentou o número de estudantes universitário.

Por último, a grande lição do século XX é que a liderança de homens com discurso forte e caráter fraco, pode destruir uma nação e deixar marcas irreversíveis na história. No entanto, para cada tirano que aparecer sempre haverá um verdadeiro líder para combater sua loucura.

Tiago 03/02/2021

Como esperado, o livro é centrado no século XX na Europa e em outras nações do primeiro mundo. Esta escolha, é claro, tem prós e contras. Uma das vantagens é que o autor pode fazer uma narrativa coesa que abrange quase todos os grandes eventos mundiais. Por outro lado, ao negligenciar alguns fatos, podemos perder algum contexto por trás de alguns eventos. Apesar disso, para mim, como brasileiro, foi uma leitura muito boa, pois tive algumas lacunas nas minhas aulas de História na escola (principalmente no século XX, que foi quase todo dedicado a História do Brasil). O livro funcionou como um bom complemento para mim. A leitura do livro flui muito bem e torna-se uma experiência muito agradável.

@laurowichert 24/01/2021

Densidade com leveza
Geoffrey Blainey, um historiador australiano, novamente me surpreende nesse segundo livro de história que leio. Depois de ler "uma breve história do mundo" com fluidez que se assemelha a de um romance, este novo livro "uma breve história do século XX" consegue ilustrar as maiores conquistas e os maiores desafios ocorridos entre 1900 e 2000. Um livro que enriquece o nosso conhecimento, erudição, de maneira leve e estimulante. Recomendo!
Italo 12/06/2021minha estante
O livro é muito bom, so senti falta da América latina, países como México, Brasil e Argentina quase não são cidados

@laurowichert 22/06/2021minha estante
Você tem razão. Também sentí falta!

@laurowichert 25/07/2021minha estante
Estou lendo! Muito bom! Tem erros ortograficos, mas nao é culpa do autor, mas do tradutor.

mayara.bertuol 13/09/2020

Interessante
Não é um livro para se aprofundar na História por completo, mas te dá várias referências e pontos interessantes para se ter uma ideia do que aconteceu durante todos esses anos de História que se tenta abranger no livro .

Fee 28/05/2020

Viagem no tempo.
Bom livro, me fez viajar no tempo e conhecer partes da história que eu não conhecia e/ou não lembrava mesmo, hehe.

Holmes 16/05/2020

Ótima leitura
Uma forma cativante de apresentar os principais acontecimentos que marcaram o século XX.

1 | 2 | 3 | 4 | 5