Uma Breve História do Século XX

Uma Breve História do Século XX Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

Lauro.Wichert 24/01/2021

Densidade com leveza
Geoffrey Blainey, um historiador australiano, novamente me surpreende nesse segundo livro de história que leio. Depois de ler "uma breve história do mundo" com fluidez que se assemelha a de um romance, este novo livro "uma breve história do século XX" consegue ilustrar as maiores conquistas e os maiores desafios ocorridos entre 1900 e 2000. Um livro que enriquece o nosso conhecimento, erudição, de maneira leve e estimulante. Recomendo!

mayara.bertuol 13/09/2020

Interessante
Não é um livro para se aprofundar na História por completo, mas te dá várias referências e pontos interessantes para se ter uma ideia do que aconteceu durante todos esses anos de História que se tenta abranger no livro .

Fee 28/05/2020

Viagem no tempo.
Bom livro, me fez viajar no tempo e conhecer partes da história que eu não conhecia e/ou não lembrava mesmo, hehe.

Holmes 16/05/2020

Ótima leitura
Uma forma cativante de apresentar os principais acontecimentos que marcaram o século XX.

jeromygride 17/12/2019

Não é uma leitura marcante. É um livro muito simples e básico. Quem quiser ter uma ideia rápida dos eventos do século passado pode chegar aqui, mas não recomendo ficar só nesse livro.

Oswaldo 08/04/2019

Perdi meu tempo
Conta a história do século XX a partir de um ponto de vista, lógico. E que ponto de vista? Conservador, cristão ocidental. Fundamentalismo, agressões, terrorismo, só existem de um lado. Perdi meu tempo.

Riomar.Barros 05/01/2019

O livro descreve de forma dinâmica e leve os fatos que marcaram o Século XX, tais como os avanços da medicina, as duas grandes guerras, a substituição da monarquia pela democracia na maior parte do globo terrestre e diversos outros temas relevantes para história do planeta.

Flaubert.Echnaton 21/12/2018

Fácil leitura
Bom pra relembrar fatos importantes do século XX, mas é impossível abraçar tudo em 300 páginas!

Inlectus 30/06/2018

Bom.
História de uma linguagem sedutora.

Luciano Luíz 21/11/2017

Não é tão simples resumir um século (ainda mais o 20, e o que dizer no futuro, do 21 ou ainda daqueles que ficam a cada dia mais longínquos) em poucas páginas. GEOFFREY BLAINEY tem alguns livros assim no currículo. UMA BREVE HISTÓRIA DO SÉCULO XX tem muitos acontecimentos importantes que foram deixados de lado. E o que esse livro mais tem é guerra. Mais da metade é dedicado as duas guerras mundiais, e o restante é mais conflitos armados, políticos e econômicos. A leitura flui bem a maior parte do tempo, mas assim mesmo há muitos parágrafos que pra mim são muita encheção de linguiça. Pois apenas consomem espaço e nada acrescentam de fato.
Apesar disso, esse livro é muito melhor que UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS onde o autor na verdade mais parece ter feito uma obra sobre a paz... Enfim, não é o melhor livro de história disponível, mas sem dúvida é muito bom para os leitores e leitoras que através deste podem ir atrás de outros que são mais centrados (ainda que não abordem uma quantidade tão grande de tempo).
O grande problema aqui é que alguns acontecimentos tem muitas informações e outros contém poucas, o que faz um certo desequilíbrio. Sobre as guerras mundias deveria ter sido em menor dosagem. Aliás, o conflito no início dos anos 1990 entre EUA e Iraque sequer é mencionado, um evento que até mesmo era televisionado (lembra do nome?! Tempestade no Deserto. Quando criança - ou eu já era adolescente, disso não lembro - eu via os plantões na Globo com um barril de petróleo que estava com um pavil como se fosse uma bomba...).
Sem contar que a internet ou mesmo computadores pessoais também tiveram grande impacto econômico e cultural. E sim, os telefones celulares. Além de outras coisas mais... Só que pelo visto o historiador é fascinado por guerras... então deixa pra lá...
Mas é um livro que compensa dar uma espiada.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc

Adriana 18/09/2017

Resumo do resumo
Bom para uma rápida consulta.
Bem linhas gerais, nada de mais aprofundado.

Júnior 09/08/2017

Topíssimo!!
Livro com excelente conteúdo, perfeito para os amantes de história e ideal pra quem quer saber um pouco de tudo que aconteceu de importante no século XX. Recomendo a leitura ?!!

Daniel.Simoes 25/04/2016

Conta a história do século XX de forma resumida, conectando todos os fatos políticos, sociais e culturais. O perfeito encadeamento dos fatos e os relatos precisos compensam a leitura do livro, apesar de grande parte das informações contidas nele estarem acessíveis no Wikipédia.

Lex 02/01/2016

História século XX
Bom. Passa de maneira resumida pelos acontecimentos ao longo do século XX.

Marcelo.Garcia 28/12/2015

Sinopse
Superficial, mas apresenta uma importante cronologia de acontecimentos desde o início do Séc. que orientam o aprofundamento ao tema.