Uma Breve História Do Século XX

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas 21/02/2011

Breve porém eficiente
Creio que o ensino de história, pelo menos aqui no Brasil sempre foi mal aplicado. Sempre exigindo recordações de datas, leituras maçantes, mal conduzido por talvez professores despreparados e não aplicando o ensino de uma forma abrangente. Nunca tentando mostrar o quão importante é o conhecimento da história para poder conhecer o que nos cerca e principalmente a nós mesmos. A história tem o poder fascinante de mostrar o porque somos da maneira que somos, e de uma forma mais ampla o porque o mundo e a socidade é do jeito que é.

Uma Breve História do Século XX é exatamente como o título do livro diz, breve, porém é muito eficiente e divertido de se ler, foge muito do método de aprendizado de história no qual somos acostumados. O livro é dividido em várias etapas, começa pela descrição das monarquias do começo do século XX e logo em seguida já vai para a primeira guerra mundial, que definitivamente é um dos pontos altos do livro, pra quem é fascinado, ou apenas um curioso das duas grandes guerras mundiais o livro é um prato cheio, o autor descreve muito bem os dois conflitos e consegue fazer uma escrita dinâmica e empolgante, é a parte do livro mais rica em detalhes, as alianças, as estratégias, o enfoque nos ditadores são muito bem feitos, esse último fato por sinal é muito interessante, a história e consequentemente o livro confirma aquela velha máxima " A história é sempre contada pelos vencedores". Reparamos nisso lendo sobre as ditaduras e vendo que não só unicamente Adolf Hitler era o ditador opressor que governava à punho de ferro, Stalin e Mussolini não fugiam muito do estilo.

Depois das duas guerras, o que mais se destaca no livro é outra guerra, que é a guerra fria travada pelos Estados Unidos e pela extinta União Soviética. Essa parte não trás nenhuma grande novidade pra quem tem um certo conhecimento de história, à não ser o fato de que por diversas vezes o mundo esteve por um triz de começar uma guerra nuclear entre as duas potências, e se realmente tivesse acontecido é de se duvidar da existência minha e de você que está lendo a resenha agora. Seria de um estrago de uma proporção inimaginável, e que Geoffrey Blainey frisa com bastante convicção no livro. A ascenção da China e da India juntamente com a decadência dos países europeus são tópicos de destaque na leitura, os países do oriente médio fecham de uma maneira triste o livro, com a Al Qaeda realizando o atentado terrorista as torres gêmeas que ocorreu em 2001.

Leitura essencial para qualquer bom entendedor de história, ou para quem apenas quer conhecer um pouco mais da fascinante história século XX.
Lucas 03/09/2012minha estante
Bom, respeito a opinião, mas com certeza não considero o conteúdo ridículo e muito menos vejo algum tipo de "picaretagem" nele. O que eu não gostei muito é o fato dele ser muito curto e não se aprofundar em diversos assuntos interessantes. Mas eu como sou entendedor de história, e não "futuro entendedor" gostei bastante, já conhecia todas aquelas histórias, são todas verídicas e foi uma experiência bacana reve-las de uma forma mais dinâmica.

Daniel 27/05/2013minha estante
Eu gostei mais das informações de como era o cotidiano, por exemplo, numa cidade do interior da Itália no começo do século XX - ou seja, como viviam meus bisavós...

Achei que poderia haver mais fotos e tlvez um glossário com definições para "socialismo", "fascismo", "comunismo", etc. Ou ainda quais países faziam parte do "Império Otomano", por exemplo. Faria com que a gente não precisasse recorrer ao google ou à wikipedia para relembrar. Dentro do que o livro se propõe, achei satisfatório - o que mais esperar de um livro sobre o século XX com apenas 300 páginas?

@laurowichert 24/01/2021

Densidade com leveza
Geoffrey Blainey, um historiador australiano, novamente me surpreende nesse segundo livro de história que leio. Depois de ler "uma breve história do mundo" com fluidez que se assemelha a de um romance, este novo livro "uma breve história do século XX" consegue ilustrar as maiores conquistas e os maiores desafios ocorridos entre 1900 e 2000. Um livro que enriquece o nosso conhecimento, erudição, de maneira leve e estimulante. Recomendo!
Italo 12/06/2021minha estante
O livro é muito bom, so senti falta da América latina, países como México, Brasil e Argentina quase não são cidados

@laurowichert 22/06/2021minha estante
Você tem razão. Também sentí falta!

@laurowichert 25/07/2021minha estante
Estou lendo! Muito bom! Tem erros ortograficos, mas nao é culpa do autor, mas do tradutor.

M4rcx7_ 08/08/2023

O século das transições
Como Heráclito dizia nada é permanente, exceto a mudança, concordamos que o Século XX não foi o mais Fabuloso mas ele foi um século muito cheio de transformações e inovações os aviões, TVS, energia nuclear, radar, internet.

Geoffrey Blainey faz o livro não se tornar cansativo a medida que você vai lendo ele faz que você se prenda nele, eu acredito que todos pelo menos uma vez na vida deveriam ler esse livro.
Manuela28 09/08/2023minha estante
? olha genre

Cássio 29/01/2013

Meu professor da faculdade indicou esse livro pra turma. Ele até que é bom pra quem precisa saber o básico da história sem muitos rodeios. Mas a edição que eu li tem muitos erros de português.
Fabianny 08/04/2014minha estante
Uma leitura extremamente interessante acessível a todos que desejam ampliar seus conhecimentos.

Lucas Muzel 24/05/2009

Resumo abrangente de cem anos tumultuados
O autor descreve com incrível coesão os fatos desse século. Com essas informações, obtém-se um painel de como, porque e onde ocorreram as principais transformações na tecnologia, sociedade, medicina, e outras áreas da humanidade.

Érica 16/09/2009

Batutinha
Tô no final do livro. Pulando um errinho de tradução aqui, uma falta de coerência nos fatos acolá, o livro é até bom. Mas, como o livro anterior, não é um bom "livro de História". É só um livro de histórinha, raso, que fala de fatos que aconteceram de forma, obviamente, breve. Isto é, nem tente utilizá-lo como referência para alguma referência histórica mais séria. Se não tiver outra coisa mais interessante para ler, leia, que é mamão com açúcar e você não precisa nem pensar...

Anthoni.Brunetto 27/12/2023

Uma breve História do Século XX
Uma breve história do século XX é um livro escrito pelo historiador britânico Geoffrey Blainey, que busca traçar um panorama dos principais acontecimentos e transformações ocorridos ao longo do século XX.

Blainey utiliza uma linguagem clara e acessível, tornando a leitura do livro bastante fluída e compreensível para qualquer leitor interessado em história.

Honestamente não sei se o autor apresenta uma visão imparcial dos eventos, pois sendo professor de Harvard dificilmente criticaria duramente os EUA, mas tenho a impressão de que se preocupou em fornecer informações precisas e contextualizadas, permitindo ao leitor compreender as causas e consequências dos acontecimentos históricos.

Renata Evaristo 05/01/2010

Eu estava com receio de ler esse livro e o outro da "série" - "Uma Breve História do Mundo" - pensava que ia ser uma sequência interminável de anos e acontecimentos que me faria lembrar das decorebas da aula de História... mas tive uma boa surpresa...

A leitura é fácil, agradável, é com um bom papo sobre o que aconteceu no século XX, tão recente e importante para entendermos as consequências no século XXI.

Ary Félix 13/07/2011

Uma Breve BREVE História do Século XX
Na contra capa do livro está escrito: "Um livro essencial para compreender os acontecimentos que nos trouxeram aos dias de hoje."

Mas infelizmente a palavra BREVE do título é levada muito em conta. Embora o livro não não se limita a falar do ano 1901 para frente, ele até volta alguns anos, ele dá breves relatos de cada época, frisando mais os acontecimentos do que o calendário propriamente dito o que faz quem gostaria de ver um calendário com datas e acontecimentos pode se frustrar.

O quem já conhece um pouco de história, ou já assistiu filmes históricos consegue vislumbrar os momentos em que se passaram e assim aproveitar ainda mais.

Esse livro é recomendado, mas seria melhor se tivesse umas duas mil páginas ou mais.

Tarcísio 19/01/2011

Talvez nunca tenha havido um outro momento em que os livros de História vendessem tanto quanto agora. Isso é fruto, sem dúvida alguma, da abordagem diferente que alguns autores passaram a dar ao assunto. Nada daquela decoreba chata de datas e nomes. Tornou-se possível ler sobre História como se estivéssemos lendo um romance.

"Uma Breve História do Século XX" segue esta linha. Os principais acontecimentos e personagens do século passado são abordados de maneira leve e interessante, dando um panorama muito rico sobre como os fatos aconteceram e de que forma eles ainda influenciam o mundo atual.

Apesar dessa leveza toda, creio que seja um livro para quem gosta de História. O fato de tratar os assuntos de forma resumida, exige do leitor um certo conhecimento prévio dos acontecimentos históricos, sob pena de parecerem fatos isolados e sem a devida importância.

A leitura é fácil e bastante rápida. Tenho convicção de que se as escolas passassem a adotar material didático nessa linha, teríamos muito mais crianças interessadas pela História, o que os tornariam adultos mais conscientes e engajados.

Miro 09/11/2010

Leve e interessante. Superficial, porém instigador.
Este livro não aprofunda nenhum assunto, mas é uma leitura agradável, que aborda com leveza temas fortes, como guerras e conflitos. E não se restringe a eles. Também apresenta detalhes das conquistas e progressos obtidos no século XX. Vale a leitura, pois no mínimo provoca nossa curiosidade, estimulando um desejo de conhecer mais sobre este ou aquele tema.

XANDINHO 25/07/2010

PÉSSIMO AUTOR
Cometeu um erro gravíssimo na minha opinião... simplesmente não mencionou o cientista que descobriu a cura da Poliomelite, no caso SABIN, e simplesmente mencionou outro que teria testado paliativos para a cura da doença....

Outro erro gravíssivo... Comentou os protestos e o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim na China, como "Pequeno" .

Não citou o Nome do Papa Joao Paulo Segundo, citanto apenas como o PAPA DA ÉPOCA..

Resumindo.... Detestei o livro. Com certeza nunca mais irei perder meu tempo com esse autor....

1 | 2 | 3 | 4 | 5