Viva o Povo Brasileiro

Viva o Povo Brasileiro João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - Viva o Povo Brasileiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

SocorroBaptista 19/03/2024

Não é um livro fácil de ler, e tem de ser lido vagarosamente, para conseguir alcançar pelo menos um pouco do que nos é narrado. É um mergulho pela história do Brasil do ponto de vista daqueles nem sempre ouvidos pela historiografia oficial, os negros, os mestiços, os indígenas, com alguma coisa de realismo mágico e/ou sobrenatural, uma forte relação com as religiões afro-descendentes, e uma crítica contundente à construção histórica de nosso país. Lembre-me muito do texto de Ernest Renan, sobre o que constituí uma nação, e sobre a violência que a gera. Muito bom. Daria excelente discussões sobre pós-colonialismo, preconceitos, violências sociais e de gênero, e muitas outras. Recomendo.

Geovani.Moreno 11/02/2024

Viva o povo brasileiro!
Viva o povo brasileiro (1984) sem sombra de dúvidas é a obra prima do escritor bahiano João Ubaldo Ribeiro. Esse é mais um exemplo da minha percepção de que os livros nos escolhem. Tanto tempo lendo tantos livros e somente agora decidi lê-lo. Que impacto! Que maravilha!

É sim um calhamaço de mais de 600 páginas e poderia ser muito bem mais de 1000 páginas. Está no hall daquelas obras essenciais. Como o próprio nome faz alusão, ele trata da nossa formação enquanto povo cobrindo uma trajetória de mais de 04 séculos. Obviamente que são abordados temas de primeira hora como a invasão dessa terra e tentativa de aniquilação dos povos originários; a crueldade da escravização e das consequências em nossa sociedade e o ativismo político e social das mulheres revelado na personagem Maria da Fé.

O autor usou diversas vozes narrativas para num ir e vir no tempo, somente aparentemente desorganizado, contar essa história. É uma obra densa, tanto do ponto de vista de temas, narrativas e estilo. Mas, JUR traz todo o sarcasmo e ironia para dentro do seu texto e o torna divertido demais. Li algo a respeito de que ele não gostava que chamassem esse livro de romance histórico mas, não temos como não pensar dessa forma ao completar essa saga.

Dentre tantas aulas que ele nos traz, o capítulo em que descreve os deuses africanos e o sincretismo religioso entre as religiões de matrizes africanas e as de tradição judaico-cristã é soberbo.

Poderia discorrer sobre essa obra por um longo tempo sem esgota-la. Recebeu meu primeiro 5 estrelas do ano. Totalmente recomendado.

Erica 08/02/2024

O livro vai e volta em um monte de lugares e datas para contar meia história de duas familias.

O corte de capitulos também não faz sentido pois não é nem no mesmo lugar, nem na mesma década, nem na mesma família...

Nas épocas mais antigas, até a linguagem fica difícil de entender.

Muito longo, muito confuso, muita gente, muito difícil de acompanhar e a história não me interessou.

Mapa de personagens:

1647
Nikolaas Eijkman
Heike Zernike
caboco Capiroba
Vu, a filha mais velha do caboco

1809

bacharel Noêmio
oficial de gabinete Octaviano Souza

1863
Joviniana
Miss Clara, a governanta e preceptora inglesa

1865

1869
Teresa Henriqueta Viana Sá de Brito Ferreira-Dutton

1871
Jefferson Pedreira
caboco Capiroba, pai de Vu, bisavô de Dadinha, trisavô de Turíbio Cafubá, tetravô de Daê, também chamada de Vevé, avô no quinto grau dessa dita mulher
Tico

Lavinette
Teodomiro
Camilo Ernesto

Layla.Ribeiro 31/01/2024

Era para eu ter terminado este livro no final de 2023, mas percebi que ele tem um ritmo próprio e que adiantar a sua leitura poderia estragar a experiência, e de fato. Para mim ler livros do João é como se sentir em casa, seja por sua ambientação seja por conta dos vocabulários e abordagem culturais. Agora compreendo o motivo desse livro ter sido um dos responsáveis por consagra-lo como um dos melhores escritores brasileiros. Escrita, enredo, personagens bens construídos, diálogos com pitadas de ironia. Viva o Povo Brasileiro é uma odisseia brasileira que se inicia com a colonização da Bahia e vai até o período da Ditadura Militar situada em sua maior parte na ilha de Itaparica, cidade natal do escritor, explora temas como mestiçagem, lutas de classe e principalmente a formação da identidade nacional. Os primeiros capítulos soam um pouco arrastados, pois Ribeiro irá introduzir pensamentos filosóficos e divagações, mas persistam na leitura pois esses pensamentos não serão à toa para o decorrer do enredo. Duas coisas que eu mais gostei neste livro foram: a forma interessante do narrador observador que vai seguindo as maneiras de falar e pensamentos dos personagens que está em foco na narração, por exemplo, se for um escravagista o narrador vai falar igual ao senhorzinho, se for uma pessoa escravizada, será da forma que esse fala, como se o narrador incorporasse a personalidade dos personagens na medida que convivia com eles. E a outra coisa de que gostei foi a história linda fraterna entre vovô Leléu e Dafé, foi a forma de amor mais bonita que vi na literatura brasileira, e por fim, o único defeito do livro é que ele acaba. Leitura obrigatória para quem gosta de literatura nacional.
Fabio909 09/03/2024minha estante
??? você está sendo a primeira pessoa que conseguiu terminá-lo

Knots 22/11/2023

História sem limites
Muito interessante a temática do livro, interligando histórias de pessoas que viveram entre o período da escravidão! Em horas senti emoções profundas com a sensibilidade dos acontecimentos. Ao decorrer dos capítulos pode-se perceber como muitos dos modo de vida atual está totalmente ligado com nossos antepassados. Recomendo a leitura para entender nossas raizes, mazelas e prosperidades.

Taina 14/11/2023

Mágico!
O texto de João Ubaldo me lembrou muito Cem anos de solidão pois, assim como o texto de Gabo que divide a linhagem da família em duas personalidades, em Viva o povo brasileiro também conseguimos identificar dois perfis. Um deles é o famoso cidadão de bem; o outro é o subversivo.

Mas, longe de ser um livro que se detenha na briga entre dominante e dominado, a história tenta construir o surgimento da noção de 'povo brasileiro', com a incrível mistura que é esse caldeirão: índio, europeu, africano, crioulo, baiano, carioca, paulista...

É uma história muito irônica e bem-humorada, com personagens bem conhecidos pelo Brasil (como: o "herói" branco que foi salvo pelo escravizado preto; a "beata" que sabe mais que o padre; a "ingleza" que só come cuscuz; o "político" apolítico; o padre sigiloso...).
Ao mesmo tempo, é uma história sensível e bonita, que resgata a crença da alma, a proteção dos espíritos, as forças sobrenaturais...

É super bem escrito, embora cheio de adjetivos que somente a leitura no kindle viabilizou. É um texto exuberante, muito bem amarrado.
Embora digam que muitos personagens ficam sem fim expresso, a mim me parece que as almas vão reencarnando e dando continuidade à história. E acho que o povo brasileiro é isso mesmo: uma conjunção astral de almas reencarnando e dando sentido à coisas.

Essa foi uma das melhores leituras do ano. Deveria ser obrigatória.
Alê | @alexandrejjr 22/12/2023minha estante
Não sei se obrigatória, Taina, mas com certeza é uma leitura incontornável e imprescindível para quem aprecia a arte da literatura.

GermanoAraujoSampa 31/10/2023

Leitura necessária
Clássico necessário, mas um pouco enciclopédico. Como já havia dito antes, já havia lido outros livros do autor como Diário do Farol, A casa dos budas detidos, o inovador Sargento Getúlio entre outros romances ubaldianos. Tinha uma grande expectativa em relação ao Viva o povo brasileiro, baseado na leitura feita por outros amigos. Muitos amigos inclusive compararam a obra com Quarup de Antônio Callado, obra essa que li e gostei muito.Embora muito bem escrito, o que mais me incomodou em Viva o povo foi o narrador enciclopédico, erudito e divagador; esperava uma leitura mais fluida como as outras obras do autor, talvez daí minha frustração. Muitos personagens são cativantes, mas terminam sendo renegados para o segundo plano, suas ações e motivações são diluídas na narrativa muitas vezes descritivista ao extremo. A partir da metade, o livro ganha novo fôlego, porém mais uma vez somos afogados pela eloquência do narrador. Há trechos memoráveis e ímpares em nossa literatura como a perspectiva realista de um brasileiro quanto aos horrores da guerra. Apesar das considerações, acredito que Viva o povo brasileiro seja uma leitura necessária para entendermos um pouco sobre a formação de nossa sociedade. Pretendo reler essa obra mais uma vez, agora sem maiores expectativas, para verificar se a vejo sobre um novo olhar. Obs.: além de Quarup, também destaco como romances históricos com uma narrativa mais envolvente as seguintes obras: Um defeito de cor e Água de Barrela.

Leila 03/10/2023

Viva o Povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro me cativou desde o primeiro momento. Através de uma escrita crua e engraçada, o autor nos leva a uma jornada de quase 400 anos da história do Brasil de uma maneira única e envolvente. A obra é um calhamaço, mas posso afirmar que cada minuto investido na leitura valeu a pena.

Ubaldo Ribeiro nos presenteia com uma narrativa rica e multifacetada, que retrata a diversidade cultural e social do Brasil ao longo dos séculos. O livro abrange uma ampla gama de personagens, cada um representando diferentes facetas da sociedade brasileira, desde os heróis até os anti-heróis. É impossível não se encantar com a profundidade e a complexidade desses personagens, que são, ao mesmo tempo, cativantes e imperfeitos.

Uma das características mais marcantes da obra é a forma como o autor entrelaça a ficção com a realidade histórica. Ele nos transporta para eventos importantes da história do Brasil, como a colonização, a escravidão, a independência e a República, e o faz de maneira vívida e autêntica. É como se estivéssemos vivendo esses momentos ao lado dos personagens. Temos desde primitivos canibais (morri de rir nessa parte) até jovens revolucionários, perpassando até pela turma de Antonio Conselheiro. Uma verdadeira aula de história do Brasil lida de forma prazerosa.

A escrita de João Ubaldo Ribeiro é afiada e cheia de humor. Sua capacidade de capturar a essência da cultura brasileira e apresentá-la de uma maneira tão peculiar é admirável. Ele não hesita em mostrar tanto os aspectos luminosos quanto os sombrios da sociedade brasileira, tornando a narrativa ainda mais autêntica e relevante.

Viva o Povo Brasileiro é, sem dúvida, uma obra-prima da literatura brasileira. É um livro que nos faz refletir sobre nossa identidade como povo e nossa história como nação. É um daqueles livros que ficam na memória por muito tempo após a leitura, e também nos faz carregar seus personagens no coração,como a Maria da Fé e Patrício Macário. Recomendo esta obra a todos que desejam uma experiência literária enriquecedora e inesquecível. João Ubaldo Ribeiro nos deu um presente valioso com este livro, e estou grata por tê-lo lido.
Alê | @alexandrejjr 03/10/2023minha estante
"Viva o povo brasileiro" foi o primeiro livro que li e senti a sensação de ter tido uma experiência irreproduzível. Bela resenha, Leila!

Leila 04/10/2023minha estante
ansiosa para ler outras obras do autor, gostei demais desse. Obrigada pelo carinho

Carolina.Gomes 19/09/2023

Ubaldo tira um sarro de você
Qualquer coisa que se diga sobre esse livro será muito pouco para expressar sua grandeza.

Ubaldo esnobou sarcasmo, tirou sarro com o povo brasileiro e me fez gargalhar.

As primeiras 100 páginas exigiram muito de mim, mas eu segui sabendo que algo grandioso estava sendo delineado ali?

O autor vai tecendo a nossa história, com maestria, vai construindo a linguagem, mostrando o Brasil sob a ótica de quem o construiu.

Desde a formação da elite brasileira com os piores tipos imagináveis, o pensamento pequeno burguês e o nosso eterno complexo de inferioridade perante o estrangeiro, Ubaldo aborda tudo, misturando o fantástico e o real de um jeito encantador.

Em alguns pontos tive a sensação de estar lendo uma distopia porque é muito atual.

É um livro maravilhoso e eu me orgulho de ser brasileira e ter tido acesso a essa maravilha.

Os capítulos são longos mas estão subdivididos em datas e não guardam linearidade entre eles. Asseguro que vale muito a pena se debruçar com atenção.

Recomendar é pouco. Esse livro devia ser obrigatório.
Bruno Oliveira 20/09/2023minha estante
Obrigatório, sério mesmo?? Só li os Budas Ditosos dele... Vou pôr esse no meu radar então. Como sempre, aumentando a minha lista de querer ler, hein, Carolina! :)

skuser02844 05/10/2023minha estante
Amo esse livro ??

profa_ana_paula 17/09/2023

Viva nós
Incrível livro que conta a formação do povo brasileiro, tendo como pano de fundo principal Itaparica. Muita coisa da história da Bahia não nos é ensinada na escola, e João Ubaldo faz um incrível trabalho de juntar ficção com narrativas oficiais. Há sempre um destaque para a forma como a história é escrita pelas mãos dos vencedores. Maravilhoso esse livro.

Crixtina 16/09/2023

Viva o povo brasileiro
? Você só vai poder ser tudo depois que for você! Psssi! Entendeu? Parece bobagem, mas não é! Temos de ser tudo, mas antes temos de ser nós, entendeu? Como é seu nome? Tudo, tudo, tudo, tudo! Psssi! Viva o povo brasileiro, viva nós!?
Um trecho do livro , muito bom !!! Vale com certeza a leitura

Marquim 27/07/2023

#4 - Viva o povo brasileiro
Eu pensava que este livro era parecido com o ?Raízes do Brasil?. Nunca havia passado pela minha cabeça que era um épico. E que épico brasileiro de categoria! Realmente um livro espetacular!

Há muitos elementos que me impressionaram na obra de João Ubaldo Ribeiro. O primeiro deles diz respeito ao arco temporal em que se passa toda a narrativa. Quase 4 séculos de história! Eu comecei a fazer anotações em um caderno com o resumo dos capítulos, pois o número de personagens que foram aparecendo e também a ?complexidade? que a história foi adquirindo me deixaram bastante preocupado. Fiquei com muito medo de não entender nada de nada?

Sinceramente, foi uma leitura que me proporcionou querer amar mais o Brasil, a sua história e o seu povo, do qual eu obviamente faço parte. Isso aconteceu em grande parte pelos fatos históricos utilizados por Ribeiro a fim de elaborar sua ficção. Eu fazia questão de parar a leitura e pesquisar o que se passava em determinado ano, quem era determinada personagem, como a história de fato havia ocorrido, etc. E não me arrependo mesmo. Posso ter demorado mais na leitura, mas também é verdade que adquiri certa cultura histórica com a obra.

As personagens então, meu Deus! Eu sou superfã da Vevé, da Maria da Fé (sua filha) e de Tico Macário. Que personagens intensas! Houve vários momentos que me marcaram muito, principalmente todos os acontecimentos da história de Vevé e também de sua filha. Com que profundidade e dramaticidade o autor explicitava tudo o que estava acontecendo! Meu Deus!

Outro aspecto fenomenal: a escrita de Ribeiro. Ele tem o poder de iniciar vários capítulos no momento atual, transportar-nos para um passado recente ou mais antigo ainda e retornar ao presente dando continuidade à história. Tudo isso sem que você se canse. Eu ficava maluco para ler o capítulo seguinte e saber o que me esperava ali.

Definitivamente, um livro que deveria ser lido por todos os brasileiros. Eu já comprei outro do autor para ler (?Sargento Getúlio?).

Vamos ler, galera!

Carolina2587 25/02/2023

"A liberdade de um não era nada sem a liberdade de todos
E a liberdade não era nada sem a igualdade e a igualdade há que estar dentro do coração e da cabeça, não pode nem ser comprada nem imposta."

Que livro!

Confesso que o começo me foi difícil e quase desisti. Muito místico, toques de realismo mágico e linguagem antiga, com idas e voltas no tempo. Demorou um pouco para que eu entendesse o que estava acontecendo, mas quando entendi, a leitura deslanchou e não consegui largar até terminar.

Difícil, doloroso, engraçado e divertido. A ironia escorre pelas páginas, bem como a hipocrisia da formação da nossa aristocracia. As discussões sobre o que e quem é o povo brasileiro trazem muitas reflexões importantes, porque a história, como bem aponta o livro, sabe muito bem retratar a narrativa de quem a escreve, transformando heróis em vilões e vilões na nata da sociedade.

A forma como 400 anos de história são costurados, como a vidas dos personagens se cruzam até desenhar o quadro do Brasil de hoje é espetacular. Esse Brasil, que não é vermelho como brasa, mas como o sangue derramado e sobre o qual tudo se alicerçou. Sangue preto, pobre, indígena: sangue do povo brasileiro, que verdadeiramente construiu a riqueza que aqui se formou.

Dos melhores livros que já li e mais um daqueles que me faz ser incrivelmente grata pela nossa literatura nacional ser de tão alto quilate. Apesar de tanta dor e sofrimento na nossa história, acho que estamos conseguindo marchar rumo aos dias melhores, devagar e sempre. Mas, para que isso aconteça, é preciso saber quem somos, de onde viemos e o que nos custou para chegarmos até aqui.
Alê | @alexandrejjr 01/04/2023minha estante
Bela resenha, Ana Carolina. Obrigado por compartilhar no Skoob tuas impressões sobre um dos maiores romances da nossa literatura!

Ed Carvalho 02/01/2023

Incrível!
Este livro é um retrato cru e realista do brasileiro e do Brasil: uma "elite" alienada pelo eurocentrismo e pseudo intelectual (quando não desintelectualizada) que nunca vê nada além de seus próprios interesses; uma classe média que, de fato, não se reconhece como tal, repleta de preconceitos e tolices; os pobres, que  apesar de sofrerem todos os tipos de injustiças, permanecem sagazes, trabalhadores, com sua sabedoria e suas lutas diárias, verdadeiros mantenedores da cultura nacional; o racismo estrutural, herança maldita da época da escravidão, ainda vigente na sociedade; a hipocrisia religiosa, assim como a intolerância; o discurso falso e nojento de "Deus, pátria e família", pura falácia, o ápice da hipocrisia; raros momentos de leveza, poesia, justiça e esperança, que mantêm a todos de pé e pensando num futuro próspero; ideologias políticas seguidas cegamente, sem que sequer seus adpetos venham a conhecê-las de verdade. Enfim, é assuatadoramente real e atual, vide a situação atual do país. Parece que nada mudou, além da passagem do tempo. Uma leitura incrível, maravilhosa, engrandecedora, onde o autor consegue ir do coloquial ao culto de uma frase para a outra e ainda assim manter uma unidade na obra. Achei um livro essencial, que deveria ser mais conhecido, divulgado e lido pelo povo brasileiro.

Jorlaíne 11/08/2022

João Ubaldo Ribeiro reconta, exalta e escracha a história do Brasil nesta narrativa. O livro é pesado. Fala sobre escravidão, estupro, canibalismo, a submissão da mulher e tanto outros temas.
São séculos de história numa só obra. Uma viagem!
Will 11/08/2022minha estante
Entrou na minha lista de leitura futura após esse Review.

Ricardo.Silvestre 12/08/2022minha estante
Fiquei bem curioso também!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6