Amapacanto

Amapacanto Álvaro da Cunha

Resenhas - Amapacanto

><'',º> 30/12/2015

"Dizia Alcy Araújo que o poema "Amapacanto" era o atlas poético do Território do Amapá. 'O Álvaro era usuário, amante e intérprete do verde incomum da Latitude Zero', dizia Alcy. 'Vejo no Álvaro, não só quando trabalha a questão da Mãe Luzia, que ele carrega inúmeras propostas desse vir a ser que seria o Amapá, a questão do minério, do manganês, a redenção do homem amazônico com uma proposta civilizatória diferente', diz o sociólogo e escritor Fernando Canto.
A poesia de Álvaro interpretou a esperança que o povo tinha de ver o recém criado território transformado numa das regiões mais progressistas do norte. A chegada da Icomi, a exploração do minério de manganês são marcantes na literatura produzida por Álvaro. A inquietação e o receio do caboclo que ganhava a vida transportando gente e encomendas" nas pequenas canoas diante do trem da Icomi que para ele parecia uma ameaça, também são retratados na poesia de Álvaro."

Alcinéa Cavalcante

Veja mais informações em

site: http://escritoresap.blogspot.com.br/search/label/%C3%81lvaro%20da%20Cunha

z..... 02/12/2013

Depois de muita referência que encontrei, tive a oportunidade de conhecer esta obra. Está dividida em 3 partes e o que me foi mais atrativo foi a poesia que dá nome ao livro.
Amapanto (a primeira parte do livro) discorre sobre o Amapá em vários aspectos: rios, florestas, geologia e amor por essa terra. Interessante também que Alvaro Cunha, poeta e pesquisador, usou conhecimentos científicos na construção de alguns versos.
Um livro de grande importância para a Literatura Amapaense.