Da Arte da Guerra

Da Arte da Guerra Maquiavel

Resenhas - A Arte da Guerra

paulo.h.moura 17/01/2024

Um livro rico em detalhes, o que torna a leitura cansativa. Entretanto, vale a pena se esforçar e ler até o fim, traz várias reflexões que, apesar da época e do contexto no qual foi escrito, podem ser úteis ainda nos dias de hoje.

Matheus656 18/03/2023

Pouca serventia prática.
De fato é uma obra com ensinamentos valiosos porém ao contrário de "O Príncipe" e "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, este livro possui pouca serventia prática. Ou seja, não é um bom livro para desenvolvimento pessoal e não cabe na nossa vida cotidiana. Com exceção do primeiro capítulo, o livro trata de táticas de guerra no campo de batalha q não tem valor para um cidadão comum, ainda mais do século 21.

George.Mariniello 07/03/2023

Antes era tudo milícia
Você sabia que até 1500 não existiam exércitos como conhecemos hoje. As repúblicas e principados contratavam milícias e mercenários para proteger seu território. Maquiavel com seu livro não influenciou somente, e ironicamente, Napoleão, mas também toda ordenação moderna dos exércitos do mundo

Matheus_Lago 24/01/2023

Nada tem a ver com o clássico de Sun Tzu
O livro concentra reais estratégias de combate do sec XV, apresentando estratégias de cerco, campo aberto, etc.
O livro é escrito em forma de diálogo.

Ramon 30/12/2022

...
"Uma oportunidade pode surgir da falta de consciência do inimigo, que frequentemente fica obscurecido após uma vitória, e dá a você a oportunidade de atacá-lo [...]"

Dany genari 03/11/2022

Formas de vencer as guerras
Cansativo pois como intitula A arte da Guerra! Literalmente sobre armamentos e formas de guerrear de vários exércitos e nações de seu tempo.
Um país deve ter armamento e treinamento com armas para se proteger. Mas acima de tudo o que realmente importa é ter um capitão para o exército com virtü (qualidades variáveis de acordo com as circunstâncias e a ocasião)
Mas como Maquiavel mesmo cita: Acima de tudo, o que mantém o exército unido e a reputação de seu capitão?

Lourenço 11/03/2022

Massivo... Porém rico.
Se trata de um livro massivo, exige bastante paciência para ler e compreender o livro. De certa forma, pode-se dizer que é um livro com táticas obsoletas, mas se não deixar-se levar pelo lado literal e for um bom entendedor de roma, lhe garanto que é uma experiência única.

De certa forma, é um ótimo livro, Maquiavel é referência para qualquer estadista ou governante, apesar de poucas ideais suas serem obsoletas. Mas no fim, é um livro rico em detalhes e idéias.

Sora Matsuda 04/03/2022

Cansativo
Ele é um livro bem cansativo de se ler, mas é bem inteligente a forma do jeito que foi escrito. É apenas sobre como os romanos organizavam-se nas guerras, nada de mais...

" Os dois cornos do exercito "

Rômulo Sufi 19/01/2022

Bem ruim
Aborda estrategias de guerras dando muutos exemplos dos Romanos ou gregos nas tecnicas de guerras.
Apesar de trazer coisas curiosas a respeito de técnicas e estrategias, logisticas de guerra, o livro em si é muito monótono, chato, eu lia pra terminar de tão insuportável. Apesar de trazer pequenas partes que achava curioso desta área de guerra.

NicholasJade 21/10/2021

A filosofia da Arte da Guerra
Antecipo a vós que sou um verdadeiro amante da história da antiga Roma, assim como sou da renascença e do próprio Maquiavel.
Este livro foi verdadeiramente aproveitado por mim, pelas lições e as referências sobre as Guerras e sobre como os antigos as faziam, mas não apenas sobre isso, Maquiavel também trouxe a filosofia dos antigos, o que de fato compunha um soldado e a virtù de um exército.
Uma verdadeira aula sobre a glória dos romanos, e sobre o que levou à ruína os principados da renascença.

Jhon.Willer 30/08/2021

Livro interessante
Que leitura interessante, achei um pouco cansativa em alguns momentos, mas saber como os exércitos, principalmente os romanos, organizavam-se, como eram as táticas de guerra, as formas de alistamento dentro outras necessidades.
A tradução é boa e tem notas de rodapé de quem e de que época eram os nomes citados.

Lohan 18/07/2021

A arte da Guerra.
Um livro que aborda questões interessantes sobre os exércitos, ordenações, certos comportamentos e etc, mas ele é muito maçante para ler, o que faz a leitura ser bem parada. Não gostei.

daniel.vasco.716 05/06/2021

A arte da guerra apresenta uma das principais preocupações e um dos principais projetos de Maquiavel: a criação de um exército comunal, que deveria ser constituído pelos habitantes de Florença. A criação dessa força militar deveria livrar a cidade das tropas mercenárias (sobre as quais, para Maquiavel, era impossível fundar uma República bem ordenada e que fosse capaz de enfrentar a fortuna) e combater não por dinheiro, mas pela salvação da República, pela segurança de todos os florentinos.

Bruno 31/01/2021

Vencer lutando
Entre as diversas estratégias e formas de guerrear nenhuma supera a do Filipe da Macedônia o qual pôs seus cavaleiros mais fiéis a matar qualquer um que fugisse do seu exército, sendo assim preferindo morrer combatendo o exército forte inimigo a morrer fugindo, venceram. Quando não resta nada mais do que ser forte, avançar e superar seus medos, vencer é certo.