O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão

O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Henrique225 25/05/2021

Fiquei devendo a resenha
Esse foi o primeiro livro do Ken Follett que fez sucesso, o livro é divertido e se passa na Segunda Guerra Mundial.
Como fã do Ken Follett, posso perceber alguns traços da escrita dele que se manifestam logo nos primeiros pontos da leitura, como a personagem feminina forte e a atenção que ele dá aos detalhes.
Seus livros são sempre uma aula de história.
Vale a leitura!

Eduar 24/05/2021

Excelente!
Magnífica história! Meu primeiro contato com o autor. E acertei em cheio. Me prendeu do início ao fim, nossa, e que fim.

Josiane PADIAR Zoch 23/05/2021

Trata-se de um romance de espionagem com muito suspense e tudo isso ocorre durante a 2ª Guerra Mundial, na Inglaterra.
A escrita de Ken Follet e a maneira como ele descreve os acontecimentos as vezes no pega achando ser fatos reais e não ficcionais. Ele trabalha muito bem fatos históricos com acontecimentos não reais.
Hitler tem um dos melhores espiões, Faber, que descobre o maior segredo dos ingleses.
A missão ficou conhecida como o Dia D: os aliados iriam desembarcar na Normandia para libertar os territórios ocupados por Hitler, mas para dar certo precisavam convencer os alemães que a invasão seria em outro lugar e, para isso, criaram um exército de mentira. Esse exército visto por aviões alemães pareciam reais. Esse era o plano.
Porém, Faber, muito inteligente, descobre e tenta muito depressa levar essa informação a Hitler. O que ele não esperava era que a paixão por uma linda mulher, Lucy (uma jovem recém casada, com problemas conjugais muito sérios) poderia atrapalhar um pouco....
Muito suspense, muito romance, um livro fantástico.

Pedro800 22/05/2021

Livro muito bom, minha primeira experiência com o Ken Follet e posso afirmar que já tenho vontade de ler outras coisas dele, se todos os livros seguirem o ritmo desse com certeza vou ler bem mais obras dele

Carlos.Gustavo 19/05/2021

Excelente
Excelente passatempo, adrenalina pura. Será difícil esquecer a história e os personagens.

Laura 30/04/2021

Qualquer um pode mudar uma guerra
No fim da Segunda Guerra Mundial, os Aliados se encontram em um momento decisivo que significa a vitória ou a derrota. Eles planejam um dos maiores eventos da história, o Dia D, em que o sucesso resulta no fim do domínio nazista, mas a derrota pode levar a Hitler novamente dominar a Europa. Nesse clássico de espionagem, qualquer pessoa pode mudar o rumo da guerra, começando por garantir que o segredo de que a gigantesca força militar é tudo uma farsa para enganar os nazistas, guardado. A partir desse contexto, Ken Follet cria três cenários distintos. No primeiro vemos um espião alemão altamente competente, frio e calculista, conhecido como o Agulha, que está determinado a levar as informações cruciais, obtidas a seu mestre. Do outro lado temos Percival Godliman, um professor que foi recrutado para capturar o espião que pode levar a derrota dos Aliados na guerra. No terceiro cenário conhecemos Lucy, uma esposa e mãe que busca apenas sossego e felicidade, mas que acaba se envolvendo no meio dessa bagunça de espionagem.

Os personagens vão se familiarizando com os leitores ao longo da narrativa, sendo humanos e palpáveis. Ken construiu personagens que são pés no chão, dando mais credibilidade a história e tornando tudo o mais realista possível. Além dos personagens, o contexto e o cenário principal é muito bem construído, levando o leitor a viajar no tempo e se envolvendo com a trama. Também é atiçado a curiosidade, uma vez que qualquer personagem, qualquer acontecimento, qualquer pedra no caminho pode mudar absolutamente tudo.
Daniele 30/04/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler!!

Artur 29/04/2021

Que livro!
Foi minha primeira aventura de Ken Follett. Imagina um livro bem visual, que você consegue imaginar as cenas como se fosse um filme e uma série? É esse. A parte final fez eu ler ele sentado, de tanta tensão que fiquei e não conseguia parar. É uma leitura mais antiga, já que a primeira edição foi em 1978, mas não senti dificuldade.

Vivi 23/04/2021

O que parecia tão confuso era algo mais que intencional de aliados para enganar os alemães. Claro que demora para dar todo um sentido. Personagens como sempre muito bem construídos e por mais sincero que fossem nada era tão verdadeiro quanto se parecia.
Follett começa com um prefácio histórico de uma página sobre o engano do Dia D. Ele termina o prefácio? ?Isso é história. O que se segue é ficção. Mesmo assim, suspeita-se que algo assim deve ter acontecido. ? sabemos o que se deu quanto a história mas precisamos saber as decisões de Hitler após os relatórios de Faber. E além de momentos emocionantes qto Lucy, temos traições , muita adrenalina e toda tensão que o autor cria. A certeza maior aqui com esse final maravilhoso é que com certeza os heróis surgem dos lugares mais improváveis. Aplausos mais uma vez para Follet ??????....

Celton 09/04/2021

Thriller excelente
O buraco da agulha foi o livro que lançou o nome de Ken Follet ao mundo. É um livro de muita qualidade , ambientado na 2 guerra mundial no qual acompanhamos a perseguição a um espião alemão. Aqui temos um espião na essência: perspicaz , implacável e astuto. Outros personagens compõem a história como a heroína Lucy e o agentes Bloggs e Godliman. É legal ver uma protagonista em uma história sobre espiões. Mesmo o espião alemão sendo o antagonista, um nazista , o personagem é interessante. Enfim , um livro excelente do Ken Follet.

Laertte 31/03/2021

O buraco da Agulha
Não se se foram minhas expectativas altas, mas não consegui gostar desse livro. Não me conectei com nenhum personagem e em muitos casos aconteciam "coincidências " que facilitavam o trabalho dos investigadores.

Fabio.Barbosa 07/03/2021

Maravilhoso
Segundo livro que leio de Ken follet, e a maneira que encaixa com o contexto histórico, e fenomenal

Nusa 04/03/2021

O buraco da agulha - Ken Follett
O buraco da agulha é um livro de espionagem ambientado na Segunda Guerra Mundial. O espião Henry Faber já está na Inglaterra muito antes da guerra começar. Mas, agora ele tem a missão de verificar informações sobre o contingente do exército britânico. Informações essas cruciais para determinar a estratégia de defesa da Alemanha de seus territórios conquistados na França.
¤
Faber acaba descobrindo um grande grupamento de mentira formado por imitações de barracas, aviões de papelão, tanques de borracha... Toda essa farsa tem o objetivo de fazer Hitler acreditar que os aliados atacarão em Calais em vez de Normandia. Contudo, todo esse trabalho de anos pode ser perdido, inclusive a guerra, se Faber reportar à Alemanha o que descobriu. E é aí que começa a caçada ao espião alemão. Por onde ele passa vai deixando rastro de morte até chegar à Ilha das Tormentas, onde conhece Lucy. Lucy é casada com David, um piloto inglês que na véspera de ir para guerra e no dia de seu casamento sofre um acidente de carro e perde as pernas. Desde então, ele vive na Ilha das Tormentas junto com Lucy, seu filho e o pastor de ovelhas, Tom. Esse número de habitantes pode ser reduzido depois da chegada de Faber à Ilha.
¤
Faber e Lucy vivem um romance e isso acaba tirando o foco de Faber de sua missão, o que pode pôr tudo a perder já que Faber ainda não havia conseguido reportar à Alemanha sobre sua descoberta. Enquanto isso, Hitler está à espera apenas das informações de Faber para determinar a localização de reforço de defesa do seu exército. Normandia ou Calais? Eis a questão.
¤
Confesso que me afeiçoei a Faber - O quê? Tu torceste por um espião alemão? - Sim, eu torci para que ele cumprisse sua missão. Não me culpo!
¤
Em suma, achei que Lucy seria a protagonista da história, mas foi apenas coadjuvante. Algumas partes do começo do livro achei um pouco chata, então não posso dizer que foi um livro que me prendeu desde o começo. Mas a partir da caçada de Faber não dá para parar de ler. Fiquei ansiosa para saber se ele conseguiria cumprir a missão. Se ele conseguiu? Tu podes deduzires se souberes por onde os aliados invadiram a França no dia que ficou conhecido como o dia D.

Victoria Ogando 26/02/2021

O buraco da agulha
A história se passa na segunda guerra mundial, onde o serviço de inteligência alemão, estava tentando reunir informações sobre o tamanho do exército inglês e seus aliados. Diversos espiões alemães foram enviados para a Grã Bretanha para tentar informações. Porém todas as informações conseguidas eram falsas, que o "exército" eram todos de plástico, para poder enganar os alemães.
Henry Faber é um alemão bastante cínico com relação aos britânicos. Ele está na Inglaterra visando coletar informações com intenção de dar vitória a Alemanha.
Na narração também é apresentado Percival Godliman, era professor antes da guerra, e foi convocado por seu tio para trabalhar os espiões. Outro a ser apresentada Lucy, que apareceu no início do livro em seu casamento com David. Eles sofrem um acidente na noite de núpcias. Com isso, eles se mudam para a Ilha da Tormenta que pertencem a família de David.
Enquanto isso, Lucy em 1944 continua morando na Ilha da Tormenta, com o marido que está com uma deficiência física, e o filho de 3 anos. Ela ja desconfiava que o marido não há amava mais, e vivia uma vida monótona, com os afazeres da casa e com o filho.
Com o passar da trama começamos a conhecer mais o trabalho de Henry Faber, que é um espião extremamente competente. Os ingleses não sabem da sua existência, e tem que se manter dessa maneira, para que seu plano dê certo. Contudo, depois que ele descobrir alguns dados importantes, passa a deixar rastros, que possibilita que Godliman fique em seu encalço.
Com passar do tempo Godliamn consegue chegar mais perto do espião, Henry tenta fugir e achar o transporte que o levaria de volta a Alemanha. Porém, nada acontece como planejado.
Acho que esse foi o primeiro livro de Ken Follet que eu li que tem uma mulher como heroína, e achei que ela foi mal desenvolvida. E entre todos dele que já li foi o que menos gostei. Acredito que pode ser lido por adolescente, jovens adultos e adultos.

Jane.Deus 25/02/2021

Gostei
Como os demais que li desse autor, no início há um pouco de dificuldade com nomes dos personagens, que são muuuuitos. Mas depois, é empolgante.

DêlaMartins 21/02/2021

2a grande guerra e Ken Follett, sempre bom
Sempre gostei de Ken Follett, mas fazia tempo que eu não lia o autor.

O buraco da agulha é um livro de 1978 e conta a história fictícia sobre um espião alemão que ainda atuava na Inglaterra no final da guerra. A apresentação dos personagens é logo no início do livro e, como sempre, me confundi e, quando me dei conta já sabia quem era quem. Sempre tenho essa impressão quando leio Ken Follett.

O espião, conhecido como Die Nadel (a agulha), é bastante estratégico, frio, calculista e veio de uma família alemã conceituada, era espião de confiança de Hitler. Ele mata qualquer um que veja seu rosto quando está em ação e o livro mostra diferentes assassinatos. O espião, Henry Faber, descobre a estratégia desenhada pelos aliados para a invasão da Normandia, para o conhecido dia D. Quando os encarregados de sua captura, Percy Godliman e Fred Bloggs descobrem que ele tem essa informação, a caçada por ele se intensifica e é bastante emocionante.

Resumindo: depois dae uma jornada louca, Henry naufraga durante uma tempestade e acaba numa pequena ilha em que apenas Lucy, seu marido David, seu filho Jo e um pastor de ovelhas chamado Tom, vivem. O objetivo de Henry é fazer contato com os alemães e ser resgatado a partir dessa ilha, para então retornar à Alemanha com o material que recolheu sobre a estratégia do dia D. Nesse momento da história, Lucy tem uma participação muito importante, confirmando que o autor curte uma heroína feminina e inesperada.

As estratégias, conversas entre militares aliados ou alemães são interessantes e confesso que aprendi um pouco mais sobre a invasão da Normandia e o final da guerra, uma vez que o livro mostra fatos reais, nomes reais durante a história.

Recomendo. E... vou ler outros livros desse autor porque me deu saudades.