O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão

O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Dâmares Liberato 13/07/2023

Achei a trama bem envolvente, é um livro que te prende e você não consegue parar de ler, para saber o que vai acontecer. Gostei bastante e recomendo a leitura.

Toshiko.Pri 02/07/2023

Muito bom!
Uau, que leituraa..

Confesso que em certos momentos achei bem parado, quase dormia..kkk
Mas quando tinha alguma ação, maravilhosas cenas!

E chegando quase ao final, aquela adrenalina de querer saber o que ia acontecer, não deixou a desejar.

Ah, eu não vou negar que torci um pouco pelo Faber, Deus, me perdoe por isso?.
E a Lucy, que mulher fantástica! Odiei o David, amei o Bloggs.

Um ótimo livro. Foi meu primeiro contato com o autor e já quero ler outros dele.

DaniloUranov 15/06/2023

Porta de entrada
Antes de falar sobre o livro, gostaria de falar sobre o autor.
Há tempos estava interessado em embarcar nos livros mais famosos do autor Ken Follet, porém, suas obras mais famosas são livros enormes de trilogias ou séries de mais de 3 livros, então eu não queria começar uma série imensa correndo o risco de não gostar.
Mas é escrita é muito boa e a narrativa dele te faz querer continuar, então se alguém precisar de uma porta de entrada para os livros de Ken Follet, acredito que "O buraco da agulha" seja um bom para descobrir se o estilo do autor lhe agrada a ponto de embarcar em jornadas tão longas.

Sobre o livro... Ele começa com tramas desconectadas, mas com o desenrolar do livro você vai entendendo o que pode acontecer.
Achei a primeira metade do livro realmente boa e há tempos não me sentia empolgado com o desenrolar da trama, porém, perto do quarto final comecei a ficar bem preocupado com o rumo que a história estava tomando, mas por sorte eu estava enganado.
Mesmo assim não achei o desfecho muito bom, para mim faltou um ápice de tensão para um desfecho tão bom quanto o inicio do livro.

Mas em resumo, se trata de um livro muito bom e me convenceu a embarcar nas obras mais densas do autor.

Fabiana 24/05/2023

Espiões
Esse foi o primeiro livro lançado desse autor que eu tanto gosto. E tem uma pegada mais investigativo que foi o gênero de entrada dele. Leitura bem fluida, você entra na trama caotiga e quer o desfecho.

Bernardo.Mucelini 21/05/2023

Potencial ótimo, execução nem tanto?
A obra literária tem como enredo a temática ?policial-investigativo?, ambientada na 2º Guerra Mundial, e apresenta um enorme potencial para ser de excelente qualidade, pois articula elementos de suspense, mistério e ação. Assim, o contexto histórico de ?O Buraco da Agulha? proporciona um cenário rico e variado para o desenvolvimento dos personagens e dos conflitos, explorando temas como lealdade, traição, patriotismo, amor e guerra. No entanto, a obra falha gravemente na execução.

Ken Follett construiu personagens superficiais e irritantes, que agem de forma estúpida, sem coerência ou profundidade. Henry Faber, espião alemão, talvez seja o único que se destaca da lista, mas não deixa de ser um vilão caricato e sem motivações claras, que mata sem remorso e seduz sem emoção.

Lucy, inglesa que vive em uma ilha isolada da Grã-Bretanha com seu marido David, é uma vítima passiva e submissa, que se vê em uma situação de evidente perigo e só consegue perceber as coisas quando é (quase) tarde demais.

Os agentes britânicos apresentados pelo livro, Percy e Bloggs, são insossos, nada memoráveis, e há momentos na obra em que seus nomes são citados e o leitor fica tentando lembrar qual a história deles, de tão insignificantes que são, além de perseguirem o espião com uma estratégia questionável.

Portanto, dei 3 estrelas porque aprecio muito esse tipo de ficção-histórica, porém o livro se revelou uma obra mediana, nada espetacular. A avaliação foi mais pelo potencial da obra do que, propriamente, o seu até então desconhecido enredo fraco.

Sidheseelie 17/05/2023

Depois de tantos dias lidando com olhares feios de pessoas que achavam que eu estava lendo um livro nazista. Primeiro que eu leio do gênero, e me surpreendi muito, a construção dos personagens, o detalhamento, pra alguns pode ser enrolação, mas eu realmente achei importante para me conectar com a história.

Juliana (Ju/Jubs) 13/05/2023

É uma mistura de bom com ruim que eu nunca vi igual.

A escrita é boa, o enredo é bom, toda a trama política é boa, os personagens desenvolvidos são bons e os pontos foram muito bem amarrados.

Porém, no começo é uma confusão de personagens, eu terminei o livro não sabendo diferenciar alguns deles (tentou, mas falhou no desenvolvimento). Demorei um tempo para entender o plano político, mas provavelmente eu que sou lerda mesmo. Algumas partes são monótonas e repetitivas.

Mas duas coisas me incomodaram bastante: o romance instantâneo e a síndrome de filme de ação da Sessão da Tarde com direito a macho indestrutível. Achei difícil de engolir, por mais foda que ele seja na vida.

No geral, dá pra ver o potencial do autor, acredito que posso gostar bastante dos livros dele, só precisa desenvolver mais algumas coisas e colocar os pés um pouco mais no chão.

Obs.: o ranço do patriotismo também veio com força. As pessoas usam a desculpa de fazer qualquer coisa "pelo bem do país". Sem tempo, irmão, vai viver.

Larissa 28/04/2023

Emocionante do início ao fim! Normalmente demoro algumas páginas e até mesmo capítulos para gostar de um livro, mas esse?.

Laura | 23/04/2023

Foram as 459 páginas mais demoradas de ler da minha vida (e olha que eu já demorei mais de ano lendo um livro só)
Gerson 24/04/2023minha estante
Demorou pra terminar e ainda deu só uma estrela saueueue

Laura | 24/04/2023minha estante
Eu ia dar duas, mas o final não permite kkkkkk

Jéssica 23/04/2023

Um livro para quem gosta de emoção
Livro muito bem escrito, porém a partir do meio que realmente começa a ficar interessante e me prendeu na leitura.
O universo da segunda guerra não é algo que está nos assuntos que domino, então foi um pouco difícil para mim ententar alguns termos, pessoas e lugares relacionado a 2GM. Mas depois que estava nesse universo achei sensacional e fez valer a pena.
O que mais me impressionou foi uma nota no início do livro em que o autor escreveu o mesmo em menos de um mês, e levando em consideração o grau técnico e quantidade de páginas é algo realmente surpreendente.
#GrlPwr

Claudinei 22/03/2023

Excelente trama de espionagem na 2° guerra mundial
Pelo que andei pesquisando esse foi o livro de estreia de Ken Follett, e que estreia! Desde seu primeiro romance o autor mostrou a que veio, trazendo uma escrita dinâmica e muito envolvente, que desperta no leitor o desejo de avançar na história e chegar em sua conclusão o quanto antes.
Aqui temos um thriller de espionagem ambientado na Inglaterra no período da segunda guerra mundial e por incrível que pareça o protagonista é o vilão! Die Nadel, é o melhor espião alemão, perigoso e mortal, faz suas vítimas utilizando um pequeno punhal, por isso recebe a alcunha de “agulha”, perito em apagar seus rastros, é o único inimigo que a operação anti espião da Inglaterra não conseguiu capturar e o que menos se tem informação, tornando-o praticamente um fantasma, que pode definir a guerra a favor dos nazistas.
Para barrar o espião o governo Britânico resolve juntar a experiência de Percival Godliman, um professor universitário especialista em História e que participou ativamente da 1° guerra mundial, com o vigor e juventude de Bloggs, um agente da MI5, responsáveis por identificar e recrutar espiões inimigos que cheguem em solo britânico.
Para compor o núcleo de personagens principais, temos ainda o jovem casal Lucy e David, que por infeliz acidente no dia do casamento tirou de David a chance de lutar por seu país pilotando um avião e também suas pernas, assim o casal passa a viver numa ilha isolada na costa Escocesa, mas o desenvolvimento dos mesmos são muito importantes pra trama. Além disso há muitos outros personagens que vão surgindo no decorrer da história que vão enriquecendo ainda mais a narrativa.
Die Nadel, que age na Inglaterra sob muitos nomes, mas principalmente o de Henry Faber, é tão eficiente que descobre o plano dos aliados para o confronto definitivo contra os Alemães na Normandia, o famoso dia D e agora Godliman e Bloggs precisam detê-lo antes que ele possa transmitir a informação diretamente a Adolf e assim colocar a perder o planejamento e preparo de meses e consequentemente o rumo da guerra.
Ken Follett ilustra muito bem os cenários e o cotidiano das pessoas principalmente em Londres e seus arredores durante esse conturbado período da história, onde havia racionamento de tudo e as dificuldades e perigos iminentes afetava a todos, independente da posição ou classe social, o clima de tensão constante, ficando sempre alerta a possíveis ataques sejam eles aéreos, ou até mesmo terrestre.
O personagem principal é tão bem desenvolvido, com tanta profundidade por Ken Follett, que claro, você não “torce” por ele, mas é impossível não reconhecer e admirar suas habilidades e determinação. O ritmo da história é muito bom mesmo com muitos detalhes sobre os cenários e modo de agir dos personagens. Além disso quando você entende o plot twist da história você percebe que o autor preparou bem o terreno para aquele momento, onde você tem a certeza de que tem um grande livro em mãos.
É um livro escrito em 1978, com tanta maestria que parece que foi feito desde o início para ser atemporal, com um nível muito bom de suspense e tensão que me agradou, eu gosto demais de histórias sobre esse período e esse livro aqui está no topo da lista agora.
Só me incomodei com esse título em português, nem pesquisei o original pra saber se foi traduzido ao pé da letra, mas acredito que a ideia do autor era passar para o leitor que caçar o espião nazista era como caçar uma agulha no palheiro, devido as suas habilidades para se esconder, algumas pessoas dizem que o titulo faz alusão a arma usada pelo personagem, mas ainda assim ficou esquisito. Mas enfim é um livro nota 10, recomendo demais que leiam o autor, é o terceiro livro dele que leio e o terceiro que tenho essa mesma sensação de satisfação por ler algo acima da média.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Yasmin.Schlomer 21/03/2023

O buraco da agulha
Esse é o segundo livro que leio de Ken Follet e se eu pudesse colocava um letreiro na minha testa com letras garrafais dizendo: KEN NUNCA DECEPCIONA!!!
Sou suspeita em comentar sobre livros de guerra, principalmente da temática da segunda guerra, mas posso dizer que Follet escreve seus livros com maestria.
Logo no início a leitura já engajou e admito que nos primeiros capítulos fiquei um pouco perdida com a apresentação de muitos personagens e olhares individuais de cada um para cada situação. Porém no desenrolar do livro percebi um pequeno embate: torcer para que um espião alemão se safe com toda a sua esperteza ou esperar que ele seja pego no final?
Ao decorrer do livro você vai roer as unhas, vai virar uma página após a outra ou rolar a tela. No final você já sabe o que vai acontecer, mas o buraco da agulha é sempre difícil de se encontrar.

Rssbnw 11/03/2023

Minha primeira experiência com as obras de Ken Follett e a achei bem positiva, o livro é bem "corrido" e não tão óbvio. Pelo que tive vendo sobre a obra, esta é apontada como sua obra prima. Achei a forma de escrita similar ao também empolgante Harlan Coben!!!

Eliaki 09/03/2023

O buraco da Agulha
Primeiro livro que leio desse autor, achei muito bom, os personagens são muito profundos e bem construídos, a base histórica deixa tudo mais emocionante.

Wagneroliveirrah 02/03/2023

Livro OK
Quando li que este livro é muito aclamado pela crítica e pelo fato de já ter lido outras obras do autor, fiquei bastante empolgado com ele, mas considerando o autor, o livro deixa um pouco a desejar, talvez porque a estória é quase linear, não tem muitas reviravoltas e existem poucas personagens. Seria um ótimo livro se não fosse de Ken Follett.