O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão

O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Rodolfo 06/03/2022

Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, um dos planos mais ambiciosos foi colocado em prática. Conhecido como Dia D, quando os Aliados desembarcaram na Normandia surpreendendo os nazista, dói um grande jogo de encenação que acabou tendo êxito.
Disposto a impedir que esse plano dê certo, Faber é um agente alemão disfarçado vivendo na Inglaterra, sendo conhecido como Agulha, devido a um punhal em formato de agulha que ele carrega.
Quando Lucy e David decidem se casar as pressas devido a convocação dele para ser piloto durante a Guerra, eles não imaginaram que a caminho da lua de mel a vida dos dois mudaria drasticamente; um acidente de carro fez com que David perdesse as duas pernas. Bastante infeliz ele e Lucy decidem ir viver em uma ilha remota.
A história começa a ganhar contornos surpreendentes quando Faber tem acesso aos planos do exército britânico e, com fotografias em mãos, inicia uma cruzada pela Inglaterra, num jogo de rato e gato com o exército britânico.
Num jogo de ironias do destino ele acaba indo para e é socorrido na ilha que Lucy e David vivem. Acreditando que estaria a salvo ali e conseguiria dar sequência ao seu plano de alertar os nazista ele não contava que acabaria se interessando por Lucy e que encontraria em David um homem bastante astuto.
Com detalhes ricamente histórico e com passagens que prendem o leitor, O bruraco da Agulha marcou a magnífica estreia de Ken Follett no mundo da literatura.

Rodrigo 02/03/2022

Uma agulha no palheiro
O Buraco da Agulha foi o primeiro livro do mestre da ficção histórica Ken Follett, quando tinha apenas 27 anos. Em 2018, a Ed. Arqueiro resolveu lançar uma edição comemorativa de 40 anos, com uma capa lindíssima... só lamentei o tamanho da letra ter me forçado a ler no kindle, da primeira a última página.

A obra é uma clássica trama de espionagem ambientada na 2GM, que coloca em lados opostos um super espião alemão, codinome "Agulha" - um misto de assassino frio e solteirão solitário, perseguido por um professor inglês de história bonachão de 50 anos, Sr. Godliman, recrutado pela Scotland Yard por ter uma mente aguçada, capaz de pensar como o próprio alvo. O que está em jogo - o plano dos aliados em desembarcar na Normandia, sem que os alemães descubram, o que significaria adiar o fim da guerra indefinidamente.

Para tal, montam na Inglaterra o maior engodo de guerra já elaborado: uma cidade cenográfica com milhares de aviões e tanques de mentira, forçando os alemães ao entendimento de que a invasão se daria pelo norte da França. O problema é que o espião descobre tudo, e consegue tirar fotos desses aviões de madeira, a fim de enviá-las diretamente para a mesa de Hitler. A partir daí, começa o jogo de gato e rato, o alemão tentando chegar na Alemanha e o inglês no seu encalço.

Até a metade do livro, tudo se resumia à caça ao alemão, que, enquanto fugia, deixava um rastro de mortos pra trás. Até que, lá pelas tantas, um acontecimento fora do controle muda tudo e ele vai parar num lugar ermo, na casa de uma mulher casada, maravilhosa e mal amada, com quem se envolve sexualmente, fazendo-o repensar o seu modus operandi depois de tantos anos sozinho e tão próximo de concluir sua missão. As cenas quentes são bem escritas, não há quem não fique com os sentidos à flor da pele.

No ápice do livro, a gama de possibilidades aumenta de forma exponencial e na mesma proporção que a ansiedade do leitor. Até que vem o final hollywoodiano, que, para a minha frustração, deixou um pouco a desejar... achei que as escolhas feitas pelo autor não estavam à altura do enredo tão bem construído até ali.

Apesar de ser um ótimo thriller com cenas de ação de tirar o fôlego, não dava pro jovem Follett competir com os autores consagrados, numa época em que pipocavam romances de espionagem no meio editorial; mas ainda bem que ele então incluiu na sua linha literária os romances da época medieval, e eis que a humanidade ganhou a série "Os Pilares da Terra".
Alessander.Oliveira 12/06/2022minha estante
Excelente resenha! ????????

Guilherme 27/02/2022

O buraco da agulha
O livro conta uma aventura de espionagem durante a segunda guerra mundial, principalmente entre Inglaterra e Alemanha. É interessante quando personalidades reais são descritos e se envolvem na trama.
Primeiro livro do autor.
Alguns personagens são muito bem descritos e interessantes mas em geral, são superficiais.

Bom livro.

Erilane.Rocha 26/02/2022

Perfeito
Ótima história. Confesso que no início eu estava me sentindo meio perdida, sem saber ao certo onde a história ia dar, mas aos poucos fui entendendo a lógica da narrativa.

O Ken conseguiu construir uma personagem feminina fantástica, forte e dona de si mesma que me conquistou desde a primeira vez que a aparece na trama. Com certeza Lucy é a melhor personagem desse livro.

Fiz de tudo, mas não consegui prever como Faber e Lucy iriam, finalmente se encontrar, mas quando aconteceu eu achei até emocionante, apesar de ser um pouco fantasioso também.

Os últimos capítulos são bem tensos e cheio de ação não sei como conseguir parar de ler e ir dormi.

Mas apesar de ter lido muitas resenhas falando que " O buraco da agulha" é o melhor livro do Ken eu não consegui concordar. Pra ser sincera eu gostei mais do "Homem de São Petersburgo" que me fez virar fã dele logo de cara. Mas estou disposta a continuar explorando seus livros em busca de histórias ainda melhores.

Luliane.Machado 26/02/2022

Em choque
Acabei de terminar a leitura desse livro e estou em choque.
Eu torci até os 90% do livro para que o inimigo vencesse. ?????
O livro é ambientado na Segunda Guerra Mundial, retrata a descoberta da estratégia dos (Estados Unidos/França?) contra a Alemanha, por um espião, aliado de Hitler.
A obra retrata a perseguição contra esse espião. Esse precisava ser contido antes que contasse a Hitler a estratégia do país adversário e assim a Alemanha vencesse a guerra. Eu gostei demais da esperteza do espião. Contudo, ele se envolveu com uma mulher, a qual sofria há 4 anos um relacionamento frustante. Ambos gostaram do envolvimento, mas foi justamente essa relação que mudou toda a história final.
Até 90% torci pelo inimigo, mas 10% fim torci pela mulher! Mas fiquei triste com o fim do inimigo. O da mulher foi bom.

Me julguem!

Andre.Vieira 13/02/2022

Estréia de alta qualidade
E lá vamos falar de Follet de novo ?.
Sou totalmente suspeito. Nessa brincadeira já é o quarto livro dele que eu leio. As Espiãs do Dia D, Tripla Espionagem,O Homem de São Petesburgo e agora O Buraco da Agulha ??????????
Uma estréia do melhor escritor do mundo com muita qualidade! Nesse admirável livro tem muito conteúdo de espionagem. Follet é tão bom que ele consegue fazer que eu admire todos os vilões que ele constrói, em certos pontos até fico torcendo para que eles tenham sucesso ???. No mais super recomendo.
Nota 10.
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

theriver 09/02/2022

Resenha #32
comecei a ler ken follett por queda de gigantes e, enquanto leio o restante da trilogia, to lendo outros livros dele. resolvi começar por esse pq o plot me interessou, e esperava que fosse um livro bom (já que acho difícil me decepcionar com ken follett) e foi.

a história é sobre um espião que hitler confia muito, die nadel, a agulha, e que tem nas maos dele uma informação importante que pode mudar o destino da 2ª guerra mundial. a trama se passa com o lado dos aliados tentando pegar esse espião antes que ele consiga passar essa informação importante.

diferente de queda de gigantes, achei uma escrita mais fraca nesse livro. não me prendeu até 40% e não senti que era tão atraente e envolvente quanto.

contudo, é uma trama boa de ler, que te deixa nervosa com o que vai acontecer - por mais que o final seja um pouco previsível, mas o nervoso mesmo eu passei com a lucy.

foi uma leitura boa e rápida, mas não mostra todo o poder de ken follett.

Fabinho 08/02/2022

Fenomenal
Sou muito fã do Ken follet e esse com certeza é dos que mais amei do autor. Ken follet escrevendo sobre segunda guerra é demais!!!

Bruna 18/01/2022

Chatinho e legalzinho haha
Achei legalzinho rs a trama principal focada ali, do espião e a fuga achei legal, curtia ver o raciocínio dele, os 3 passos na frente que precisava pensar e tal, onde ele chega depois que resolve pegar o barco e o que acontece a partir daí, achei interessante. Mas a parte ‘estratégica’ da coisa, digamos o cenário macro de guerra e por onde ia rolar invasão e reuniões com o Fuhrer, achei muuuito chatinhas, não que sejam ruins, mas eu não gosto. Acho chata, ainda mais que eram coisas que não iamos ver, era só pra contextualizar a situação, achei chato.
De forma geral curti, mas como sei que Ken Follet é conhecido pela temática de guerra, não fiquei com vontade de ler outros por conta dessa parte de explicar a dinâmica atual de que pé tá a guerra e tal.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

@tigloko 17/01/2022

Um baita livro de espionagem!
Gostei dos personagens, principalmente do espião alemão Die Nadel(A Agulha), muito bem escrito. O autor soube passar todas as engrenagens na cabeça dele, a todo momento tramando um plano para ficar a frente dos seus captores,o sangue frio em diversas situações.

Além disso, a mistura de pessoas reais com elementos fictícios funcionou bem. As estratégias de guerra dos dois lados, todas girando em torno da informação do espião para o desfecho da guerra, é algo fundamental durante o livro e que foi a melhor coisa dele. E imagine, naquela época, a demora para uma informação chegar a certo lugar. Dando mais importante ainda a qualquer coisa que mudasse os rumos da guerra.

Algo que gostei também foi a ambientação, com os costumes da época, os veículos, as vestimentas, tudo enriquecendo a experiência. Falo isso pois o autor foca bastante nessas coisas, acredito que para melhorar a experiência de leitura.

Tiro meia estrela por que, assim como o outro livro que li dele, sinto certo atropelo no final. Na resolução do desfecho dos personagens, algo que me incomodou. Mas de resto, gostei muito do livro. Quero ler mais coisas dele.

Aline MSS 17/01/2022

Um ótimo livro pra se apaixonar pelo autor logo de cara!
Nossa, amei demais! Esse livro reúne quase tudo q gosto em uma narrativa rápida e apaixonante. Tem espionagem, plot twist, boa ambientação, personagens reais e o clima de conflito da 2GM.

Sempre li muitos elogios sobre o autor, mas nunca tinha lido nada escrito por ele. Confiei no meu feeling e comprei quase toda a bibliografia dele, e depois desse livro vejo q não irei me arrepender.
A escrita é rápida, as descrições não são cansativas e o leitor se sente envolvido com a historia desde as primeiras páginas. Difícil torcer por alguém na história, é mais simples apenas apreciar a leitura!
Super recomendo, me apaixonei pelo autor!
Spy Books Brasil 27/01/2022minha estante
É um dos meus preferidos dele. Gosto muito também de A Chave de Rebeca e As espiãs do Dia D, que resenhei outro dia.

Aline MSS 03/02/2022minha estante
Me apaixonei pelo autor, já adquiri esses títulos citados por ti e mal posso esperar pra ler. ?

Spy Books Brasil 03/02/2022minha estante
Tenho certeza de que você vai gostar. Depois me conte!

Aline MSS 04/02/2022minha estante
Simmm! ?

eduardo.ferreira.2192 11/02/2022minha estante
Livro sensacional! Ken Follett é meu autor preferido!

Núbia Cortinhas 14/05/2022minha estante
Muito amor pelo Ken Follett!!! ??????

Marina 10/01/2022

Duas estrelas e meia.
A leitura desse livro é bem fluida, não é arrastado e vc até avança rápido, mas o problema é que a história é o clichê do clichê. Tudo extremamente previsível. Você já sabe qual vai ser o desfecho nos capítulos iniciais. E TUDO acontece de maneira muito fácil e conveniente, tanto para o lado do espião, quanto para o lado dos agentes. Todo mundo adivinha as coisas de maneira muito fácil, ninguém comete erros, isso sem falar das situações extremamente exageradas e mentirosas. Parece um roteiro de filme mediano de Tela Quente. Daqueles que vc assiste até o fim sem perceber, mas no final das contas é um filme que não te marca em nada, passa batido.

Levovitch 02/01/2022

Ótimo livro sobre espionagem na segunda guerra mundial, personagens bem escritos e suspense muito bem feito

Marcelo.Castro 26/12/2021

Mais um interessante romance histórico
Depois de ler a grande trilogia "O Século" de Follett venho buscando seus romances históricos esparsos, que acabam por lançar um olhar mais detalhista em determinados episódios históricos. A escrita fluída, a boa trama e a mistura entre ficção e história nunca me decepcionam.