O Buraco da Agulha

O Buraco da Agulha Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Zilai.alciele 29/01/2024

O livro se passa em 1944 na véspera do dia D,
Um espião de Hitler se infiltra no Reino unido.O espião de confiança de Hitler leva consigo provas um rolo de fotógrafia q ele tenta entregar para Hitler deixando várias mortes no caminho os agentes vão seguindo as pistas para encontrar o espião infiltrado.

fernandaugusta 28/01/2024

O Buraco da Agulha - @sabe.aquele.livro
Die Nadel, O Agulha. Assim é conhecido o mais escorregadio, misterioso, eficaz e letal espião alemão em atividade na Inglaterra. Sob o disfarce de um homem comum, em 1944 o Agulha conseguiu descobrir o maior segredo dos Aliados, aquilo que pode vencer a guerra.

Trata-se do engodo preparado para confundir Hitler no famoso Dia D. O espião conseguiu provas de que o enorme destacamento americano ao norte da Inglaterra é um engodo cinematográfico, destinado a tirar o foco do Führer da Normandia. Em sua tentativa de entregar essa valiosa informação aos alemães, O Agulha começa uma fuga que vai deixando um rastro de assassinatos de Londres a Aberdeen, com o MI5 poucos passos atrás dele.

Na Escócia, na Ilha da Tormenta, vivem isolados o casal David e Lucy Rose, que tiveram sua vida mudada após um acidente de carro na noite de seu casamento. Como seu destino cruzará com o do espião

Este é o mote do famoso romance de espionagem de Ken Follett, que em 2018 completou 40 anos e ganhou edição comemorativa da Editora Arqueiro. Basicamente, todo o destino da Segunda Guerra Mundial nas mãos de um homem - o letal Die Nadel. Follett constroi sua história em torno da descoberta do exército de mentira dos Aliados, que tem o objetivo enganar os alemães para que pensem que a invasão dos Aliados acontecerá em outro lugar.

De posse desta informação, o lendário agente de Hitler precisa correr contra o tempo para passá-la adiante, em total sigilo. A contrapartida aliada ao Agulha começa em uma desvantagem enorme, mas aos poucos vai se aproximando do homem sem rosto em uma megaoperação. Acompanhamos esta megaoperação, juntamente com a vida do casal Rose, que a princípio parece não ter nada a ver com a história, mas no terço final do livro é colocado no centro dos acontecimentos.

Como sempre, Follett ria um enredo que prende, zero pontas soltas, costura perfeita. Eu noto que, apesar de amar a história em si, quando leio algo do autor em aguns momentos fico com sono. Acho que ele se esmera demais em compor cenários e situações que poderiam ser colocados de forma mais sucinta e dinâmica. Isso é completamente compensado pelo fato de, no momento decisivo, o ptotagonismo ser colocado nas mãos de uma mulher - em uma trama predominantemente masculina.

Gostei, foi uma experiência boa, adoro livros que tem contexto histórico ricamente elaborado, mas não foi aquela leitura apaixonante, sabe Apesar disso, é inegável o talento do autor e o fato de que, após mais de 40 anos, O Buraco da Agulha não é uma história datada - o livro amadureceu bem e cativa quem gosta de se envolver com tramas cheias de conspirações, mistérios e até mesmo um tiquinho de romance.

Gi.Mendes.Ap 28/01/2024

Muito bom!
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, acompanhamos o serviço secreto britânico em busca de Faber, um espião Alemão infiltrado na Inglaterra, que descobriu o plano do exército Aliado e está voltando à Alemanha com informações valiosas e provas sobre o falso local de ataque. Próximo ao dia D, o serviço secreto se mobiliza para impedir que o plano seja descoberto pelos Alemães, pois coloca a vantagem dos Aliados e sua busca por libertar os territórios dominados por Hitler, em risco.

A trama é muito bem ambientada e apesar de um pouco enrolada no começo, logo fiquei presa na perseguição entre o serviço secreto e o espião. O clima de conflito e as estratégias de guerra mantiveram um ritmo envolvente, e de brinde, ainda teve um romance que corroborou para confundir o espião e atrapalhar que ele concluísse sua missão. A personagem feminina, sua força e perspicácia no momento que ela se viu encurralada, dão um desfecho interessante para concluir a trama. Mas como construção de personagens, só achei interessante o Faber e a Lucy. Os demais personagens do serviço secreto pareciam todos a mesma pessoa e em certos momentos, tive dificuldade para distinguir quem era quem.

Gosto de leituras que abordam fatos históricos com elementos fictícios. Esse foi o primeiro livro que li do autor e estou animada para conhecer outras de suas obras!
Fabio 30/01/2024minha estante
Ótima nota, e ótima, resenha, GI!
Parabéns!
O livro é bom demais!

Gi.Mendes.Ap 31/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio. Vale a pena a leitura!

Fabio 31/01/2024minha estante
Vale, mesmo!!!

Jéssica 21/01/2024

Do início da carreira do autor
E já mostrava a que Ken Follet veio. Não é tão brilhantemente amarrado e elaborado quanto as narrativas mais recentes do autor que seguem esse formula, mas entrega bastante adrenalina e tensão. Por um bom tempo ficamos vidrados e ouriçados para saber o que virá a seguir. Com um vilão estranhamente obstinado e uma caçada para impedi-lo de entregar segredos de guerra ao inimigo, o livro é um bom retrato de como se ganhar uma guerra sendo mais esperto que seu inimigo e acima de tudo, garantindo que o inimigo não descubra sua esperteza. O livro poderia ter dado um pouco de espaço à grande heroína, mas quando o climax chega ela não deixa de ser astuta o suficiente para conseguir se defender e proteger o bem mais precioso que possui.

DaianySa 17/01/2024

Uma leitura que me prendeu do início ao fim.

o livro apresenta 3 histórias diferentes, todas igualmente interessantes ao meu ver, mas com certeza a de Faber é a mais envolvente.

apesar de ser um livro que se passa na guerra, não é cheio de detalhes que tornam a leitura maçante, muito pelo contrário, ela se mantém em um ritmo eletrizante até o fim, te deixando aflito sobre o que irá acontecer em seguida.

vitor_lgs 15/01/2024

Interessante
A história é muito boa porque traz uma perspectiva diferente da guerra. A narrativa é envolvente e cativante

Herick 06/01/2024

Um excelente romance de estreia.

Follet nos presenteia com um romance histórico que se passa durante a segunda guerra mundial, bem próximo aos eventos do Dia D.

a história divide-se em vários núcleos, mas a trama principal gira em torno de um espião alemão que está infiltrado na Inglaterra e é homem de confiança do Führer.

Faber está numa busca para descobrir os planos secretos dos Aliados. investigando de perto uma grande concentração das forças Aliadas, Faber descobre uma grande farsa e agora corre contra o tempo para fugir da Inglaterra e repassar as informações recém descobertas, e que podem mudar o rumo da guerra, para o Führer.

a partir daí, a história desdobra-se num jogo de gato e rato, com a inteligência Inglesa perseguindo Faber por todo o Reino Unido.

a trama é extremamente envolvente, com personagens muito bem construídos e um ritmo que não cai em momento algum.

uma estreia marcante, aguardo ansiosamente pelos próximos.

Jocemar 01/01/2024

História que te prende
Uma narrativa muito boa, parece que está naquela época e correndo atrás de espiões.
O livro te prende com uma história de gato e rato muito legal.

Daiana 22/12/2023

O buraco da agulha
O livro trata de uma estratégia da segunda guerra mundial para vencer Hitler.
Uma estratégia falsa.
Onde os inimigos da Alemanha precisavam que uma mensagem falsa chegasse até a Alemanha para confundi-los e assim fazer com que eles perdessem a guerra.
Porém um espião alemão, um dos melhores, por sinal, descobre a trama e tenta avisar o Fuhrer.
Daí se inicia todo uma trama de caça ao espião com muitas mortes.
O livro é bem confuso no início, mas quando se pega o jeito, do meio pra frente, ele fica bem interessante.
Gostei bastante, o final é show.

Erika 13/12/2023

Saída da ressaca...
Que livro empolgante!! Que história bem escrita, num ritmo acelerado que te prende, te faz trocar e querer saber o fim de cada personagem. E claro, a dose de eventos históricos característicos dos livros de Ken follett!

Maria.Barreto 06/12/2023

O buraco da agulha
Um livro sobre segunda guerra e o temido Hitler. Fala da saga em busca de um espião e sobre as estratégias de guerra para enganar o inimigo

Joana_Darck 06/12/2023

Livro interessante e com.todos os ingredientes de uma boa história: ação, romance e um pouvo de suspense.
Interessante ver o poder que a informação sempre teve, bem como a utilização da desinformação como tatica de guerra.
Recomendo!

Thaís 30/11/2023

Histórias de guerra não me interessam, mas um bom suspense sim. E a Segunda Guerra Mundial é um terreno fértil para histórias desse tipo.

"O Buraco da Agulha" é empolgante, do tipo de leitura que dá vontade de chegar ao final logo ao mesmo tempo que não quer que acabe.

Mas fique longe do epílogo!

#bibliotecadoinatel

Higor 29/11/2023

O início é bem promissor, e o final é interessante, mas o meio é de uma chatice. a história é longa (3 plots ocorrendo simultaneamente), e vai bacana até certo ponto, quando se torna uma novela mexicana, com dramas e envolvimentos desnecessários.