À sombra da lua

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Wagner Fernandes 19/04/2022

Cuidado com o lobo!
Que reviravolta espetacular!
Ótima trama e construção de personagens, cenas incríveis.
O autor certamente é fã de Stephen King e seu livro não deixa nada a desejar do Mestre do Terror. E posso dizer que "À sombra da lua" supera muitas histórias do King (afirmo isso porque li algumas histórias do King e odiei! E amei outras).
Comparo "À sombra da lua" a "Salem" em termos de suspense e personagens. E digo mais: Marcos deve ter bebido na fonte de "Salem" e "A hora do lobisomem" (além de uma pitadinha de "A torre negra" - "À sombra da lua" tem seu "Homem de Preto". Embora não com a grandiosidade daquele).
Enfim, se você quer uma excelente história de lobisomem, eu recomendo "À sombra da lua" como a definitiva (e SENSACIONAL) versão brasileira.
Devia virar filme.
Ah, a SURPRESA nas páginas finais é de cair o queixo.
Também gostei muito da informação sobre a origem de São Cristóvão e da possível existência de uma raça humanoide na antiguidade e Idade Média que tinha características de lobo. O livro quase me faz acreditar que lobisomens realmente existem! rs

Kath 08/03/2020

Estou partindo do princípio que ainda estou sofrendo com a depressão pós Mo Dao ZuShi para não ter gostado desse livro. Logicamente, não estou aqui para afirmar que a história é ruim ou que tenha algum problema com ele, acredito que a maior parte das pessoas que já passou por uma severa DPL sabe que o primeiro livro que se tenta ler após esse período, mesmo com a pausa de uma semana que me dei, é o mais difícil. Há, de fato, poucas chances de se conseguir imergir na leitura e nem mesmo ainda estar imersa no universo (através do drama e do anime) facilitou a concentração na leitura desse livro. Foi sofrível terminar.

Pois bem, partamos do princípio. A história ambienta-se no Brasil em dois períodos distintos: no século XIX, início da imigração italiana no país, e no início do século XX, por volta dos anos 20. O prólogo refere-se a um rei fictício da Grécia Antiga cuja crueldade incitou a fúria de Zeus que veio à terra disfarçado de humano para investigá-lo. Atestada sua insana crueldade, ele foi castigado na forma de uma besta bebedora de sangue (que saliento, é um lobisomem e não um vampiro).

Então, no século XIX conta sobre a família italiana que desembarcou no Brasil em busca de oportunidades e uma vida digna enquanto no século XX os moradores da fictícia Vila Socorro discutem sobre mortes violentas e sem explicação que estão acontecendo nos arredores. A família do século XIX é a Cesari que alguns capítulos depois descobre-se ter passado por uma tragédia macabra em que o pai, Bastiano, assassinou a esposa e as seis filhas a machadadas tendo o filho Álvaro sido o único sobrevivente, salvo pelo seu padrinho que impediu o crime. No século XX Álvaro é apaixonado por Alana, a filha do médico da vila que está sendo cortejada por seu amigo de infância Vicente.

A primeira aparição da fera após o prólogo se dá quando, no século XIX, desobedecendo a uma ordem estrita do marido, a esposa grávida de Bastiano, Clemenzia, sai de casa de madrugada em uma lua cheia para usar a casinha e se depara com uma besta devorando um animal. Ela é perseguida e quase ferida pelo monstro, mas consegue escapar. No dia seguinte ela nota algo que lhe dá a suspeita de que a única pessoa em que confia para protegê-la pode ser a mesma que quase lhe matou.

De volta ao século XX, Álvaro e Alana cada vez mais apaixonados são ajudados por Flávia, a melhor amiga de Alana, a se encontrar. Delicadíssimo, ele a leva para o lugar mais romântico da cidade: o cemitério (sim, isso mesmo!) e eles tem uma conversa muito interessante para não dizer o contrário. Resumindo, ela sonda sobre a família dele, ele conta o que se lembra, os dois ão para casa dele onde a tragédia rolou e se pegam. Isso bem depois que Vicente pede permissão a Alana pra cortejá-la e ela aceita como uma babaca mesmo não gostando dele dessa forma.

Em uma caçada ao animal que está matando as pessoas da vila, Vicente mata um enorme lobo que logo é acusado de ser o causador das mortes e a galera da vila fica num climão de euforia tratando o guri como um heroi, mesmo ele próprio, o médico e o velho Valêncio sabendo que aquilo está longe de ser verdade. Negócio é que na próxima lua cheia outra pessoa é assassinada e a vila volta a cair em fúria e medo. Assim, é estabelecido um toque de recolher nas noites de lua cheia como medida de proteção. E enquanto isso, Álvaro e Alana seguem se encontrando escondido enquanto a bestona continua cozinhando Vicente em banho maria e me pergunto por que até agora.

Entretanto, por causa da própria estupidez dessa guria, ela acaba dando a entender ao pai que está apaixonada por Vicente e se vê presa num noivado com o cara que é cego demais pra notar que ela não tá a fim dele (se bem que a culpa disso também é dela em parte) e tem que terminar seu relacionamento com Álvaro porque também não tem boca pra dizer ao pai o que quer ou não. Achado que foi trocado pelo boy rico, Álvaro comete um deslize e acaba assassinando Alana quando se transforma na fera, e violentando ela no processo nessa mesma transformação.

O pai da guria fica estarrecido com a violência cometida dentro da sua própria casa e exige justiça para a filha. Ele descobre também que ela estava grávida, mas acreditava que o filho era do noivo (jurando!). Uma carta é enviada à capital pedindo por ajuda e vem de lá um cara que até agora eu não sei pra que serve na história inteira além de ocupar espaço e se achar o especialista em criminalística, Ulisses. Ele começa uma pseudo-investigação acerca dos acontecimentos e passa a treinar um pequeno grupo de rapazes "corajosos" pra capturar a coisa. Só que ele acaba testemunhando o bicho e achando que pode ser o próximo personagem de uma epopéia, passa a trabalhar por baixo dos panos para pegá-lo.

Atormentado pelo que fez com a mulher que amava, Álvaro se entrega a uma depressão profunda sem saber que na vila todos estão à sua procura sedentos por sangue, ambicionando a grandeza, Ulisses começa a sondar os moradores a respeito do rapaz e logo a noite mais longa de Vila Socorro vai começar.

Como disse no começo, o livro não é ruim. A história é bem montada, apesar de usar uma linguagem meio machadiana que, ao meu ver, não combinava com o tom do livro, é uma leitura até que bem rápida se tu pegares em um dia bom. Bem, eu não peguei em um dia bom, infelizmente. Não simpatizei com nenhuma das personagens, não torci pelo casal, não senti a morte de ninguém... infelizmente foi um daqueles livros que eu li sem sentir nada. Nadinha. Claro que, se pensar bem, a história está longe de ser rasa. Não é esse o problema. Acredito que foi realmente o momento mesmo, foi sorte eu não ter abandonado.

Creio que o cerne do livro tenha a ver com controle. E ele explora o controle (ou a perda dele) através do mito do lobisomem, de certa forma, até que encaixou bem, o instinto mais primitivo do homem tomando o controle e fazendo-o agir como um animal, acredito que o assustador aqui está no quanto essa alegoria é real. A gente vê quase todo dia homens agindo como animais. No quesito relações humanas, achei meio fraquinho, acredito que pelo fato de não ter me apegado às personagens, achava Alana insuportável e insípida, me irritava como ela apenas não se impunha e deixava os outros tomarem as decisões por ela, mano, nem o contexto histórico salvou essa. Vicente era um chato, apenas. Álvaro era um quase babaca e na boa, nem mesmo o negócio do passado dele me serviu de desculpa pro modo como ele agia algumas vezes. Flávia foi a única que eu não detestei de cara, ela quebrou aquele estereótipo de melhor amiga vaca interessada no carinha que gosta da protagonista e tenta prejudicar ela pra ficar com ele. Achei que ela foi muito justa e jogou limpo o tempo todo.

A questão da corrupção, do abuso de poder, a discussão razão x fé, são abordadas como parte do cenário e, algumas vezes, especialmente esse último tópico, de forma meio exaustiva. Contudo, o autor soube levar a discussão bem, mostrando todos os lados e sendo imparcial sobre se havia um certo ou errado. Mas tinha hora que cansava ler. O mito do lobisomem em si, pelo que eu percebi, bebe de muitas fontes diferentes, mas não é o centro da história, a fera aqui soa mais como a alegoria do controle em si do que como propriamente um antagonista, esse fica por conta de Ulisses que ocupa um espaço de repugnância no enredo. E é isso, não tenho muito o que dizer. Pra quem curte um terror bem gore vale a leitura.

Fabiano Lobo 20/01/2015

Sobre À Sombra da Lua - Marcos DeBrito
Li esse livro há um tempo, mas hoje resolvi vir falar dele aqui, pois um livro desses não pode passar despercebido!

O livro conta a história de Vila Socorro, uma cidade do interior de São Paulo, que tem relatado estranhos casos de assassinatos nos últimos anos. A história oscila entre o que podemos dizer que é o presente, ou o momento atual dos acontecimentos e uma história de quase 30 anos atrás. O momento atual narra a história de Vila Socorro e os personagens Alana, Álvaro, Vicente, o alcaide Magalhães, o Dr. Dário e Valêncio, dentre outros, no século XX. A história do século XIX narra acontecimentos da vida de Bastiano e Clemenzia, dois imigrantes italianos que vieram para o Brasil, juntamente com suas seis filhas. Logo no prólogo é narrado o mito grego de Licáon, um rei cruel e amaldiçoado pelos atos que cometeu contra os deuses e os homens.

Bom, quem vê a capa e essa descrição, tendo conhecido o mito do lobisomem em algum momento e se aprofundado em suas histórias, logo percebe que existe algo familiar por aqui. A história de Licáon e mais alguns fatos que foram descritos no mito ao longo dos anos estão presentes e serão exploradas, e isso é um prato cheio pra quem gosta desse tipo de história.

Certa vez li um livro intitulado - O Livro dos Lobisomens - onde o autor Sabine Baring-Gould desvenda os mistérios do mito do lobisomem ao redor do mundo, mostrando a realidade de um mito tão antigo quanto a própria humanidade, que tem suas variações, mas mantém os mesmos princípios.

Analisando o início da história de À Sombra da Lua e o meu conhecimento sobre o mito do lobisomem, achei no início que fosse ser uma história um tanto clichê, justamente por utilizar algo já muito explorado nos cinemas e em vários romances sobrenaturais, inclusive alguns atuais.

Eu estava enganado!

Marcos DeBrito escreveu esse livro inicialmente como um roteiro para filme, mas, segundo o autor, devido ao alto orçamento para se realizar tal feito, ele resolver modificá-lo e enviar para algumas editoras. A Rocco acabou aceitando e publicando, e acertou em cheio! O livro é genial!

Não costumo contar spoilers nos meus comentários aqui, portanto não vou comentar os acontecimentos da história. A escrita do autor é muito interessante e diferente, criando uma atmosfera mórbida e fúnebre que prende o leitor e utiliza-se até mesmo de um tom lírico ou poético. Algumas cenas românticas são extremamente românticas, pois o autor se utiliza de descrições de sentimentos dos personagens pra que o leitor entenda um pouco mais e mergulhe no mundo de Vila Socorro e da criatura que assola os moradores dessa cidade em todas as noites de lua cheia.

As divisões da história entre dias e fases lunares, bem como essa ideia de contar um pouco da história atual e de uma história do passado deixa um mistério no ar e um tom de curiosidade, pois a cada página o suspense aumenta até alcançar um clímax impressionante que culmina num acontecimento inesperado.

E como não poderia deixar de comentar, eu sempre gostei de livros que me enganaram e que me surpreenderam no final, e esse livro conseguiu essa façanha que poucos conseguem!

E por esse e outros motivos que comentei aqui, estou ansioso pelo segundo livro do autor, que ele já está anunciando nas redes sociais, e que visivelmente falará de Vampiros!

Pra terminar, um trecho onde a magnitude da escrita do autor se faz presente, sem ser cansativa e muito rebuscada:

"Os raios refletidos na Lua encontravam obstáculos nas nuvens que vieram com o entardecer. O satélite já tinha sido visto na claridade daquele dia, mas era somente após as linhas imaginárias dos trópicos permitirem a passagem da escuridão que o lado sombrio do ser humano florescia".

Pág. 236.

Recomendo a leitura!

site: http://reminiscencialobo.blogspot.com.br/2015/01/sobre-sombra-da-lua-marcos-debrito.html

Lunna.Santanna 02/01/2021

O começo é bem maçante mas depois de umas páginas fica ótima a leitura, não parece que é um livro brasileiro, eu amei.

Saulors 27/11/2021

De uma leitura fácil e rápida, Marcos DeBrito entrega uma boa história, com reviravoltas e pitadas de clichês bem trabalhados

ma.geronee 09/05/2021

Meus amigos...
Que livro sensacional, confeso que não esperava muito e quebrei a cara.
Quando criança ouvia muito sobre histórias assim e lendas do tipo, e lendo esse livro senti como se fosse mais uma noite de terror.. E nesse livro terror é o que não falta, é sangue pra todo lado e muita pancadaria.
A história se passa no início do século XX, em um lugarzinho pacato, até parece bonitinho se não fosse pela criatura noturna que aparece em noites de lua cheia, os moradores já cansados dessa besta chata começa a bolar um plano pra se livrar dele.
Esse livro é ótimo pra quem gosta do terror, aquele ar sombrio e diabólico e também ficar com aquele medinho, porque eu tive pesadelo com isso e aqui entre nós até rola um romance meio estranho que só lendo pra saber. Mas o final gente é sensacional e que até deixa com aquele gostinho de quero mais. Eu recomendo muitoo

“Na pequena varanda, ao lado de fora da vidraça, apareceu a besta, como se trazida pelo sopro do inferno”.

Junior011 04/08/2020

Uma obra-prima nacional, porém desconhecida.
O livro é de longe um dos melhores do gênero terror com romance e mistério quando se trata da literatura nacional. Marcos DeBrito consegue criar uma ambientação para sua hisforia de forma que o leitor imagine cada cena em cada capítulo facilmente, assim tendo uma certa fluência na leitura. Os dois Plots do livro funcionam, de forma que não há como escolher qual deles sendo o mais impactante. Por ser um romance de época, haverá representações do Brasil antigo, como: A imigração (que ainda é discutida atualmente) e muitas outras coisas; feitas com maestria pelo autor. Assim, sendo um livro 100% nacional tendo apenas uma introdução do mito grego de Lycaon, o primeiro lobisomem. Um homem qie era rei e foi punido por Zeus. Vale a pena ler ou dar uma chance. Este livro se tornou meu único livro preferido entre todos que já li e não acho que perderá este título.

A Galega e seus Livros 25/12/2014

À Sombra da Lua é um livro que cumpre o que promete desde a capa até ultima frase do livro: impressionante!!! a história é narrada de forma espetacular, deixando o leitor a cada momento mais interessado e curioso com o decorrer da narrativa. Momentos de tensão, horror,medo se alternam com sensualidade e amor de uma forma tão intensa como há tempos não se via na literatura brasileira. super recomento .

Tati Duraes 13/08/2014

De tirar o fôleêgo!
Sabe aquele livro que pega seu coração joga no chão, esfaqueia, pisa e chuta os pedacinhos que sobraram? Pois é, se prepare esse é um desses!
Vila Socorro sofre com ataques misteriosos há muito tempo, ninguém tem coragem de falar sobre lobisomens, pois o padre não permite. Mas todo mês acontecem assassinatos brutais e eles acreditam que seja um lobo.
Em paralelo a isso, Alana se apaixona por Álvaro, filho de imigrante italiano e pobre. Ele vive do que planta, mas isso não impede a jovem rica a viver a paixão plena com o homem de sua vida. Álvaro é atormentado pelo passado, já que o pai matou a família toda a machadada e ele foi o único que sobreviveu.
Álvaro também se entrega a paixão por Alana, mas ela é prometida e obrigada a se casar com o melhor amigo de infância, Vicente. Flavia a melhor amiga de Alana é apaixonada por Vicente e ajuda a amiga a se encontrar todas as noites escondida com Álvaro.
Enquanto isso o lobisomem vai matando meio mundo!!!
O romance intercala a história que aconteceu em 1893, com os pais do jovem protagonista e a história que está acontecendo em 1920. Tudo em volta da família Cesari, família de Álvaro.
Os personagens são fortes, muito bem construídos. O autor mescla a mitologia, com a ciência que explica a licantropia e as crenças regionais do lobisomem. Sétimo filho homem de uma família de seis filhas mulheres. A escrita é rica em detalhes e sentimentos.
Posso dizer que minha parte racional amou o livro e não podia ter final melhor, mas meu coração odiou. Uma das mortes, a mais bem descrita de todo o livro é forte, nojenta e cruel, mas é um animal, é uma besta quem mata, não podia ser diferente.
Meu personagem favorito ficou sendo o Álvaro, mesmo sendo terrível às vezes, acho que ele merecia um fim melhor.
Eu indico para quem goste de histórias sobrenaturais e para quem queira conhecer, mas que já saiba: não tem nada de leve e romance bonitinho. Aqui temos personagens fortes e intensos, e um cenário obscuro.

site: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/08/resenha-sombra-da-lua.html

Arca Literária 20/06/2014

À sombra da lua
'' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.''

'' É uma sombra do inferno! Depois que o sol se esconde, as trevas caem sobre esta vila e as estrelas são testemunhas de que aqui caminha um servo do demo.''

Quem me conhece um pouco sabe que uma das minha muitas paixões na vida são os livros de literatura sobrenatural. Aqueles que te contam histórias que desafiam a realidade e a razão. Os que te trazem grandes mitos, lendas e crenças. Eu AMO ISSO. Então quando comecei a ler o livro À Sombra da Lua do Autor Marcos DeBrito eu já esperava gostar por já saber mais ou menos o que esperar. Só não esperava que o livro superasse todas as minhas expectativas e muito mais.

'' Mas todo o coração tem suas tendências masoquistas e acaba procurando o amor mais difícil.''

'' - Este jardim ainda é assombrado, mas é engraçado como o medo simplesmente desaparece quando a gente cresce e para de acreditar nas histórias que assustavam a gente quando criança.
(...)
- Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim,sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou de ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginárias às coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida.''

O Autor usa de várias abordagens diferentes para criar um único e original mito sobre a crença do lobisomem. Confesso a vocês que comecei minha vida literária tendo como queridinho os vampiros e por eles serem diretamente ''inimigos natuarais'' dos lobisomens tinham um certo pezinho atrás, mas depois que começamos a conhecer mais a fundo os diferentes mitos que envolvem os lobos é difícil não se envolver e se encantar. Com essa Obra não é diferente, pois ela é muito RICA! Rica em detalhes, história, descrições, personagens e sentimentos.

'' Orfeu não o abraçava como carinho e sim guiava pelo inferno das recordações que gostaria de esquecer.''

'' Aquele que procura a companhia dos mortos no meio de um dia ensolarado como este é porque não gosta de conversar ou porque perdeu todos com quem se importa.''

O livro giram em volta da história de vida de Álvaro, que morra isolado e sobreviveu a uma grande tragédia em seu passado. Álvaro que se apaixona por Alana, que fica prometida para Vicente, que ama Alana que ama Álvaro. Alana é a melhora amiga de Flávia que ama Vicente que ama Alana! Sentiram o drama? Mais o pior que isso é uma pequena vírgula da história.

O romance intercala a história que aconteceu em 1893, no século XIX e a história que esta acontecendo em 192o no século XX. Tudo em volta da família Cesari na nossa querida Vila Socorro - que desculpem o trocadilho, mas acabou pedindo socorro mesmo!

'' Seu quarto estava repleto de livros. Parecia uma biblioteca particular com acervos raros e invejáveis...''

'' Todas as noites, antes de dormir, eu converso com alguém que acho que é minha mãe - confessou ela, encarando o infinito. - Mas o rosto que aparece na minha cabeça não tem forma e nunca é o mesmo. Sinto a presença dela ao meu lado, mas não sei se ela me escuta.''

Os personagens são incrivelmente complexos. O Leitor fica de coração partido e dividido, não sabe se ama ou odeia o protagonista. Que é uma pessoa muito boa quando está humano, e em forma de lobo se transforma em um monstros sanguinário, capaz de cometer atos horríveis, chocantes e nojentos. Chegamos a um ponto que temos pena dele, é uma maldição, um desespero, a razão selvagem e irracional do animal que sobrepõem a capacidade de amar do homem. É incrível e triste.

'' No jardim desse casal apaixonado florescia a mais bela das flores. Um amor verdadeiro, uma confidência de segredos e sentimentos profundos. Desde as noites frias de outono, que precederam um inverno dos mais rigorosos, os dois jovens esquentavam seus corações com o fogo da paixão e seus corpos na alcova da luxúria.''

O autor mescla a mitologia, com a ciência que explica a licantropia e as crenças regionais do lobisomem. Sétimo filho homem de uma família de seis filhas mulheres. Eu vivo em uma cidade onde essas crenças dos lobos, como das bruxas é muito forte aqui no folclore e foi muito gostoso ver um pouquinho disso misturado ali na história.

Outras coisas que tenho que comentar sobre a história sem entrega-la é:

1 - Não é muito romântico levar a namorada para um primeiro encontro no cemitério! Mas a cena é incrível!

2 - Uma das mortes foi incrivelmente chocante! Digna de um dos livros de Anne Rice!

3 - Meu Lado racional amou o final, achou muito bom mesmo e incrivelmente fechado! Meu lado sensível e romantizado queria um final diferente!

4 - Tinha cenas dignas de filmes nessa obra. E não só as cenas em si, mais a narração, tem uma cena que Alana está tocando piano como se para expressar sua tristeza e ao mesmo tempo que ela toca, narra o que esta acontecendo com os outros personagens no mesmo momento. Eu podia praticamente escutar o piano! Muito maravilhoso!

5 - Além de sobrenatural é um romance histórico já que se passa no século XIX e XX. AMO! E acompanhar as faces da lua em cada data narrada foi uma ideia genial!

'' - Não há vergonha na vingança, meu jovem. E, no seu caso, matar ou morrer em nome do amor é louvável. Um romantismo raro nos dias de hoje.''

O mocinho pode ser vilão, o vilão se passa por mocinho. O herói não é bem herói. O padre não tem uma grande fé. Meu personagem preferido ficou sendo seu Valêncio! As surpresas são muitas. A história é de primeira e o ditado de que '' Melhor o covarde vivo que o herói morto'' não se aplica aqui!

'' ... O carrasco que deu fim à criatura também sucumbiu à vingança do demônio.''

'' - Sabe qual a maior diferença, senhor Valêncio? (...) - Para o senhor, uma simples leitura é suficiente, mas para mim... eu quero fazer parte dos livros.''

Eu amei essa Obra, um dos melhores livros nacionais que li! Indico para quem gosta de sobrenatural e para quem não conhece e que queira conhecer. Nada de romances leves e histórias bonitinhas, aqui temos histórias complexas, com personagens complexos em um cenário obscuro e intenso. Incrível, tocante, agoniante, muito bem escrito e maravilhoso.

'' Era uma discussão sem vencedores. A crença sempre esbarraria na prepotência da razão, enquanto a lógica seria suplantada pela fé ao tropeçar no desespero de uma fatalidade sem resposta.''

________

Resenha de Paula Juliana, resenhista parceira do Arca Literária

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/as-lapides-eram-para-ele-como-livros-e.html

Gustavo 23/12/2013

À Sombra da Lua - Marcos DeBrito (Blog Leitores Compulsivos)
Ano de 1893 - Desembarca-se mais um navio no porto de Santos. Dentro deste navio estavam famílias italianas que decidiram mudar-se para o Brasil. Dentre as famílias, a família de Bastiano Cesari, constituída de Bastiano, sua esposa Clemenzia e suas seis filhas desembarcam no Brasil, eles decidiram mudar-se para o Brasil para buscar melhores condições de vida.

A família Cesari começa sua nova vida em território brasileiro, Bastiano começa a plantar e cultivar hortaliças e rapidamente uma pequena roça começa a se formar, Bastiano plantava as próprias hortaliças de sua família, e trocava por coisas que eles não conseguiam produzir na vila ao lado.

Todo mês, Bastiano parte em viagem para vila, levando as hortaliças para vender e trocar por outros alimentos. Mas sua família não imaginava que a viagem mensal de Bastiano tinha outro intuito além do de vender hortaliças. Ele tinha um segredo, um segredo sombrio que escondia de tudo e de todos.

Certo dia, Bastiano recebe uma maravilhosa noticia de sua esposa, ela estava gravida, a novidade alegra o coração do casal e das filhas, principalmente Bastiano fica esplêndido, pois ele teria certeza de que naquela gravidez, a mulher daria a luz a um belo e forte menino. E ele estava certo, meses depois nasce um lindo e sadio menino, que é batizado com o nome de Álvaro. O menino é a alegria de toda a família, principalmente de Bastiano.

Antes do menino nascer, em uma noite que Bastiano viaja para vender as hortaliças, Clemenzia acorda no meio da noite para ir ao banheiro que é fora de casa, quando ela é atacada por um grande monstro, que a pouco não a mata, ela começa a desconfiar de certas coisas, mas achando que estaria ficando louca, não decide contar o ocorrido para ninguém. Depois que o filho nasce, tudo volta ao normal, e a família prossegue com suas vidas.

Certo dia, acontece uma grande tragédia na família Cesari, onde apenas Àlvaro sobrevive, abandonado e sem ninguém, ele decide seguir a vida do pai, cuidando e vendendo hortaliças, mas o que ninguém sabe é que por trás desta tragédia que matou toda a família de Álvaro existe um grande e misterioso segredo.

Ano de 1920 (27 anos depois) - Na pequena vila Socorro, no interior de São Paulo, assassinatos sombrios e macabros andam assustando os moradores da vila a décadas, ninguém sabe a causa das mortes, uns dizem que é obra do demo e outros dizem que é um Serial Killer, e outros dizem que é um animal selvagem da mata, mas na verdade ninguém sabe a origem das mortes, a única coisa que todo mundo sabe é que quem fica de frente com o assassino, não sobrevive para contar história.

Álvaro vai até a vila socorro para vender hortaliças quase todas as semanas, assim como o pai fazia, Álvaro sobrevive do trabalho na fazenda. Mas além da venda das hortaliças, outra coisa atrai Álvaro até a vila, uma linda moça chamada Alana, que era filha do médico da vila. Álvaro sempre foi apaixonado por Alana, e a garota também nutre os mesmos sentimentos pelo rapaz, mas nenhum dos dois decide tomar partida, e a única coisa que acontece são as trocas de olhares. Mas isto seria por pouco tempo, pois a amiga de Alana sabe que ela é apaixonada pelo rapaz, e decide marcar um encontro secreto entre os dois pombinhos, quando os dois se conhecem, a paixão entre eles flui de uma forma esplêndida, eles são apaixonados eternamente um pelo outro. Os dois nunca imaginavam que o amor poderia ser tão poderoso e tão intenso, os dois eram as duas sinfonias de uma orquestra perfeita, a orquestra do Amor.

" - No jardim desse casal apaixonado florescia a mais bela das flores. Um amor verdadeiro, uma confidência de segredos e sentimentos profundos. Desde as noites frias de outono, que precederam um inverno dos mais rigorosos, os dois jovens esquentavam seus corações com o fogo da paixão e seus corpos na alcova da luxúria. " - Pág.: 122

Mas este relacionamento de Amor e Paixão não duraria por muito tempo, pois o pai de Alana nunca aceitaria que a filha se casasse com um migrante italiano. Além da diferença das classes sociais entre os jovens, o pai de Alana tinha outros planos para a filha, um rapaz chamado Vicente já está marcado para ser o esposo de Alana. Alana gosta muito de Vicente, mas acha que não seria capaz de abandonar Álvaro, mas ela não tinha saída.

" - Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim, sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de um defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginarias ás coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida. " (Vicente para Alana - Pág.: 32)

O relacionamento entre Vicente e Alana desencadeia uma rede de acontecimentos que mais tarde, colocaria a vida de todos da vila a beira da morte. Os assassinatos acontecem frequentemente, durante toda lua cheia, pessoas amanhecem mortas, animais estilhaçados e criações inteiras somem. O medo entre a população aumenta, e depois de uma grande tragédia, é contratado um caçador da capital, que lutará ate o ultimo minuto para caçar a fera e devolver a paz a vila socorro, mas o que eles não imaginavam é que esta fera poderia estar fora do alcance de todos e que ela é mais forte do que qualquer coisa que existe na face da terra, e quando eles perceberem isso, poderá ser tarde demais.

" - A dor da perda é mais dolorosa que a dor física e suas chagas são tão profundas que as cicatrizes atingem a alma. " - Pág.: 157

Eu comecei a ler este livro na noite da sexta feira treze, eu imaginei que nada melhor para ler na data da sexta feira treze do que um belo livro de terror, então eu escolhi o livro A sombra da lua, um livro que eu recebi há algum tempo, através do autor. Eu comecei a ler o livro lá pelas 22:00 da noite, e eu não conseguia parar de ler, passou meia noite, passamos para o dia 14, passou uma hora da manhã, duas horas da manhã e eu não conseguia parar de ler o livro, cada vez que o sono batia e eu decidia que leria apenas mais um capitulo, acontecia algum evento marcante que desencadeava novas coisas, então eu não parei de ler enquanto não terminei de ler o livro. eu poderia resumir o livro em apenas três palavras: Espetacular, Arrepiante e Surpreendente.

Eu achei que o livro seria apenas em torno do romance do casal, mas não, o autor vai além, ele explora muito os personagens e isso é uma coisa impressionante, quando você acha alguma pessoa especial para a historia, ela morre, isso é outro aspecto do autor, ele consegue colocar o suspense e o terror em um novo nível, o nível de arrepiar os cabelos da nossa nuca kkkk, como eu adoro livros com terror sobrenatural, eu adorei este livro, e para quem não gosta, vai passar a gostar depois de ler este livro, simplesmente incrível. O que mais me surpreendeu foi as surpresas emocionantes que acontecem durante a história, eu ficava chocado todas as vezes que alguma coisa inesperada acontecia, Marcos DeBrito é o rei das surpresas!!! kkk

Eu adorei este livro, leve, arrepiante, surpreendente e emocionante, um livro cheio de surpresas que te levará para uma historia de amor, suspense sobrenatural e terror.

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/12/resenha-sombra-da-lua-marcos-debrito.html

Gim 31/05/2016

Um livro sensacional do inicio ao fim. Nos faz lembrar os contos antigos que nossos avós ( em grande maioria) nos contavam. Uma ótima leitura, vale muito a pena!

Thiago Barbosa Santos 18/01/2018

É sobre contar uma história de lobisomem e ser original
As histórias de assombração, do mito do lobisomem, atravessaram gerações e são frequentes no imaginário popular, na tradição do conto oral, na literatura de cordel, enfim, são histórias contatas e recontadas excessivamente ao longo de todo esse tempo. Portanto, o autor que decidir voltar ao assunto, corre grande risco de ser repetitivo, contar uma história já batida. Definitivamente não foi o caso de Marcos de Brito.

O cineasta e roteirista estreou na literatura com "À sombra da lua", um romance que resgata o mito do lobisomen de uma forma original, com um enredo extremamente interessante, que prende o leitor desde as primeiras páginas na história trágica da Vila Socorro, um vilarejo do interior de São Paulo condenado a conviver com a fera amaldiçoada, que nas noites de lua cheia promove a sua carnificina e aterroriza os moradores.

A Vila Socorro é reduto da imigração italiana, recebeu várias famílias, que chegaram ao lugar em busca de uma vida melhor. Entre os imigrantes, a família Cesari. O patriarca é um homem de bem, trabalhador, que ama a esposa e os filhos, mas sofre com uma maldição desde que chegou à adolescência. Nas noites de lua, ele dorme fora de casa, na floresta, para buscar suas vítimas e ao mesmo tempo poupar os familiares de um possível massacre quando está possuído pela fera.

As mortes vão se acumulando na Vila Socorro e a população está em polvorosa querendo uma solução para o problema.

Voltando para a família Cesari, em uma manhã, o cenário encontrado na casa dos italianos foi devastador. A esposa e as seis filhas mortas, dilaceradas, sangue e membros por toda a parte, apenas o pequeno Álvaro, o caçula, vivo, mas sendo perseguido por Cesari, com um machado na mão, tentando atacar o menino (no fim do livro este episódio misterioso foi revelado), salvo pelo padrinho, que chegou na hora e evitou uma tragédia ainda maior. As mulheres foram enterradas, o chefe da família tido como louco e morto pela população. O menino Álvaro foi ficando por lá, cresceu e morou na mesma casa da tragédia, sozinho.

Os anos se passaram e as mortes nas noites de lua cheia continuaram atormentando a Vila Socorro, que tentava buscar explicações para todo aquele terror, e o principal, eliminar o assassino cruel. A fera já era outra, Álvaro, o filho, herdou a maldição do pai.

O livro mostra também um triângulo amoroso entre Álvaro, Alana e Vicente. Este último é um dos homens mais empenhados na Vila em colocar um fim nas mortes. Caçador de mão cheia, ele busca assassinar o ser (desconhecido por todos) que promove as matanças. Alana se apaixona por Álvaro e tem um relacionamento com ele, mas por pressão familiar, acaba aceitando o casamento com Vicente. Álvaro fica magoado ao ser trocado e, ao sofrer a mutação, invade o quarto da moça e a mata cruelmente, devorando sua carne.

O acontecimento gerou uma comoção ainda maior e os esforços para descobrir o segredo deste fenômeno maldito se intensificam, até que o alcaide local pede ajuda na capital, que envia uma importante autoridade de segurança. Uma espécie de exército é formado para combater esse ser assassino. Neste meio tempo, um ex-padre da cidade se dedica a pesquisar este fenômeno do lobisomem e tenta convencer a cidade de suas teorias. A população o ridiculariza, mas depois todos descobrem, da pior maneira, que ele estava certo.

Com o mistério desvendado, Álvaro foi preso e morto no corpo de lobisomem. A Vila Socorro finalmente viveu momentos de calmaria...até a próxima lua. Como foi morto transformado na fera, a maldição não foi totalmente desfeita, tanto que na noite em que a bela lua despontou no céu, a besta retornou em forma de espírito e dizimou a população. Poucos sobraram na manhã seguinte. Os que sobreviveram abandonaram a cidade. O ex-padre fez uma oração no túmulo de Álvaro para tentar livrar o rapaz de vez desta maldição.

A narração vibrante foi uma bela estreia de Marcos de Brito na literatura. Uma história muito bem desenvolvida e que seduziu centenas de leitores a voltar ao mito do lobisomem e sentirem, ao final da leitura, que se depararam com uma trama original, apesar de o tema ser consolidado.

Inlectus 12/10/2018

Muito bom!
Poucas vezes vi um autor brasileiro tão vívido ao escrever.

Jess 02/11/2018

1920, Vila Socorro. No vilarejo no interior de São Paulo começa aparecer corpos trucidados. O perigo é humano? Ou é um animal à solta? Os moradores estão preocupados, com medo do desconhecido e a incerteza da próxima vítima, procuram todas medidas possíveis pra combater esse mal .

Paralelo à esse mistério, temos o romance proibido entre Álvaro, o jovem solitário sobrevivente de uma tragédia, e Alana, a filha do médico e prometida à outro.

" É uma sombra do inferno! Depois que o sol se esconde, as trevas caem sobre esta vila e as esralas são testemunhas de que aqui caminha um servo do demo."

Ao contrário da falta de conhecimento dos personagens, o leitor sabe logo de princípio o motivo de todo o terror. Mas saber o demônio que traz tantos pesadelos, é só um detalhe comparado à toda grandiosidade do livro .

Narrado em diferentes anos: 1893, 1906, 1907, 1920; o livro intercala entre o presente e passado da Vila Socorro, nos trazendo segredos e encaixando todas as respostas. Os capítulos começam com a fase da lua no determinado momento, pois é nas noites de lua cheia que o mal desperta .

E não só de amor e horror o livro é construído. Quero destacar Valêncio, um personagem que chega pequeno e em plano de fundo, mas aos poucos se mostra um dos mais importantes. Com questionamentos sobre razão, religião e nossa humanidade, as páginas em que Valêncio brilhou foram as que me fizeram surtar mais. Um personagem que busca respostas pra não se entregar à loucura e que levantou dúvidas que existem em mim. Foi um dos personagens que mais gostei de conhecer nessa minha vida de leitora .

Pra quem já leu, tem um conto na Amazon: Parábola do retorno. Muito bom também! Traz um pouco sobre Valêncio antes de chegar na Vila Socorro .

Caminhando entre cenas românticas e mortes, À sombra da Lua é um livro macabro e apaixonante, capaz de desesperar qualquer leitor são. Apesar de ter um gancho pra uma continuação, o livro é bem completo .

Com narrativas semelhantes e abordando folclore, acredito que quem gostou de O escravo de Capela, vai gostar de À sombra da Lua.

site: www.instagram.com/saymybook

1 | 2 | 3 | 4 | 5