Gringos Online

Gringos Online M. S. DEHLIA

Resenhas - Gringos Online

Letícia 09/12/2013

Gringos Online nos apresenta Mariam, uma brasileira divorciada que viu em um site de relacionamentos uma forma de diversão e distração. Detalhe: não era um site brasileiro e sim estrangeiro. Portanto, Mariam só conhecia... Gringos!

Ao longo do livro, Mariam nos conta alguns dos seus principais conhecidos do site. E é cada um mais lindo que o outro e de uma naturalidade diferente. Tem norueguês, inglês, um tuga japa (filho de mãe portuguesa e pai japonês)...

O objetivo de Mariam não era encontrar um homem para si, mas sim amigos. Ela já havia até marcado encontros com alguns de seus amigos virtuais. Esses encontros aconteciam quando ela estava no Reino Unido, onde passava temporadas visitando suas irmãs que moravam lá. Esses homens às vezes tentavam algo com ela, mas sem sucesso. Mariam era do tipo que se fosse pra namorar, tinha que ser um príncipe.

Mas, certa vez, aparece um cara do nada no site de relacionamentos e insiste em conhecê-la. Manda diversos e-mails, mas ela os responde com certo desdém. O que ela não sabia era que esse poderia ser o cara especial que uma cartomante previu que ela iria conhecer e que possuía as iniciais "A.M". E esse, tinha: Adam Marshall.

Gringos Online é um livro pequeno, mas cativante. Possui uma linguagem fácil e nada cansativa, o que faz com que tenhamos mais vontade de passar as páginas e conhecer o desfecho de nossa querida Mariam.

O livro se passa grande parte em Londres, onde nossa protagonista estava em uma de suas visitas a suas irmãs que moravam lá. Somos apresentados a diversos pontos turísticos do local de uma forma maravilhosa.

Não acho que Gringos Online seja um livro de auto-ajuda, apesar de, é claro, ele nos ajudar muito e nos atentar a perigos de sites de relacionamentos. Mas não é nada generalista, do tipo: "não entre em sites assim porque são perigosos" é mais para algo como "se você for atenta(o) e souber usar, não será perigoso".

Leia mais em: http://www.odomdaescrita.com.br/2013/12/resenha-gringos-online.html

site: http://www.odomdaescrita.com.br/2013/12/resenha-gringos-online.html

Aline 07/12/2013

Gringos On-Line - Blog Livros y Viagens
Oie, tudo bom?

Você já namorou um estrangeiro ou conheceu uma pessoa pela internet ou site de bate-papo? Se sim, você vai se identificar com Mariam, uma brasileira que se inscreveu em um site de relacionamentos e conheceu homens interessantes e pessoas diferentes.

Após o divórcio, ela decide viajar para Londres para aprimorar o inglês e lá fica hospedada na casa de sua irmã, que vive na cidade. Mariam resolve fazer um perfil em um site de relacionamento europeu por incentivo de sua irmã Nathifa e lá conhece diversos estrangeiros. Com alguns ela estabelece amizade e com outros há um princípio de relacionamento.

A protagonista também explica no livro como a nacionalidade de um homem pode demonstrar como ele age nos relacionamentos amorosos ou como trata uma mulher.

"Quando um homem quer agradar uma mulher - seja lá qual for o seu poder aquisitivo, origem ou nacionalidade - nem mesmo uma calçada estreita ou os hábitos culturais de um povo, impedem um gesto de amabilidade." (pág. 20)

Achei interessante a autora falar que um relacionamento virtual não é uma alternativa usada apenas por quem tem problema de baixa autoestima ou por pessoas tímidas. Em alguns casos, é uma forma de conhecer pessoas novas em outros estados ou países. Uma alternativa para ter contato com homens e mulheres com as mesmas características que você ou com os mesmos hobbies.

Mariam vive em Brasília e no livro descreve uma visita que faz a uma vidente onde fica sabendo que conhecerá um homem com as iniciais M. A. Ela fica cética quanto a isso, mas durante a viagem, recebe uma mensagem no site de relacionamentos de Adam Marshall, morador da cidade de Girton, na Inglaterra.

Esse Lord Especial, como descrito no livro, parecia ser exatamente o homem indicado pela vidente. No início, Mariam não fica tão entusiasmada com Adam, mas eles marcam um encontro e passam a se conhecer melhor. A descrição que Mariam faz das mensagens entre eles lembrou um pouco o início do namoro com meu marido, pois morávamos em bairros diferentes e tínhamos que conversar apenas pelo extinto MSN. Através da internet a pessoa sempre fica mais desinibida e ansiosa, pois aguardar a próxima mensagem de uma pessoa interessante dá um frio na barriga.

Antes que você pense que ela é maluca por se encontrar com caras estranhos e estrangeiros, saiba que a autora também fala sobre os riscos dos relacionamentos cibernéticos. Existem muitos scammers (golpistas) que começam a conversar com mulheres nos sites para chantageá-las e extorqui-las.

A diagramação do livro é simples, com detalhes sobre a Inglaterra e com um desenho muito fofo nas páginas. Gringos On-line é um livro rápido de ser lido, divertido e leve. Você pode terminá-lo com vontade de se arriscar no mundo virtual (com moderação é claro!). Também gostei dos locais e pontos turísticos citados no decorrer da narrativa.

Nem sempre uma pessoa está nesses sites em busca de um romance, mas também procurando crescimento, aprendizado e amizades.

site: http://livrosyviagens.blogspot.com.br/2013/12/resenha-gringos-on-line-ms-dehlia-promocao.html

Renata Maggessi 18/11/2013

Delicioso!
Mariam é uma mulher como tantas outras, cheia de sonhos, incertezas, alegrias e tantas emoções! É uma leitura despretensiosa, que não dá vontade de parar. A leitura flui. É um romance gostoso, como aqueles que todos sonham em viver um dia, nem que seja por alguns momentos. Além disso, leva você a viajar por vários lugares da Europa, a conhecer a culinária e os costumes de alguns povos. Simplesmente delicioso! Amei!

M. S. Dehlia 06/12/2013minha estante
Renata, vc é única! Valeu mesmo. Por cada palavra, cada vírgula, Obrigada.