Minha Breve História

Minha Breve História Stephen Hawking

Resenhas - Minha Breve História

arislover 25/09/2020

de buracos negros à doenças
Stephen Hawking é incrível!! fico feliz em saber que vivi no mesmo tempo em que ele, além de ser extremamente inteligente ainda possui uma modéstia admirável.

fernandaguarato 30/08/2020

Fiquei ainda mais admirada com o ser humano que Stephen Hawking era. Ele entra algumas vezes nas origens de suas teorias mais famosas utilizando alguns termos técnicos, todavia é fascinante para quem gosta dessa área - apenas exigirá um pouco mais de concentração e um pouco de conhecimento prévio para entendê-lo plenamente.

Leandro Brito 23/07/2020

Simples e conciso
É um livro que repassa a vida acadêmica, pessoal e um pouco da amorosa de Stephen Hawking. Apresenta diversas fotos para contextualização. Interessante para descobrir o que se passou na mente de um cara que, devido suas limitações, tinha tudo para desistir - mas não desistiu.

Jéssi Lima 20/07/2020

A breve história de um gênio
Foi incrível conhecer um pouco mais sobre a vida e a história de um dos gênios que fizeram passagem nesse mundo, Hawking para mim foi e é até hoje muito importante para inúmeras descobertas científicas e físicas.
Bual 06/09/2020minha estante
Amo ?Uma breve história do tempo?

Jéssi Lima 06/09/2020minha estante
Assiste o documentário do Castanhari, está bem completo, da pra matar um pouco da saudade ??

Bual 06/09/2020minha estante
Ah vdd saiu msm. Vi no meu feed do YouTube. Assistirei.

Luís Otávio 02/07/2020

A teoria e sua prática imperfeita
O livro começa como uma biografia deve começar: pelo início. E tem verdadeiramente um início promissor, em que mesmo os acontecimentos sendo descritos sem uma lógica coesa é interessante acompanhá-los por se tratar de tão singular personalidade.
No entanto, em certo ponto o foco parece deixar de ser a vida de Stephen Hawking para ser o trabalho de Stephen Hawking, o que foi bem frustrante (e se não fosse um livro tão curto talvez me tivesse feito desistir da leitura). A ideia do livro é comercialmente bem pensada, mas muito mal executada: todos querem saber da vida, dos dramas de Stephen Hawking, mas embora alguns queiram saber da sua ciência, poucos conseguem compreendê-la de fato. Misturar essas duas coisas do jeito que foi feito prejudicou substancialmente o livro.
É compreensível que tenham partes sobre o trabalho do físico, mas a lógica de capítulos sem conexão, interrompidos por capítulos que narram as teorias elaboradas e estudadas pelo cientista, a falta de continuidade, etc., relmente me deixou frustrado. Nem sempre o que se idealizou na teoria se realiza na prática. Esse livro é a prova disso.
Helder 08/12/2020minha estante
Vim para escrever exatamente isso e vi que já o havia feito.

Obrigado! ;)

Gabi Zechel 02/05/2020

É um bom livro pra quem se interessa em saber como é a vida pessoal de um cientista tão importante quanto ele. Tem alguns trechos sobre as pesquisas que ele fez mas a maior parte é sobre sua vida pessoal. Leitura tranquila, exceto alguns trechos que são mais técnicos mas que não chegam a impedir um leigo de entender.

Anagnósio 29/04/2020

a breve história de um gênio
Neste livro o leitor ganha uma certa "intimidade" com o autor. Stephen mostra como sua vida foi bem criativa e como ele superou os pequenos problemas "brincando em crateras", gostei bastante de como o físico fala, digo, *digita* com facilidade e consegue se expressar de uma forma bem interessante deixando o leitor sedento por mais informação não só do seu trabalho, mas também das pequenas histórias da sua vida.
Esta incrível obra mostra o quão importante foi o este gênio, lutando contra a ignorância e a falta de conhecimento, indico este livro para pessoas que dizem que suas descobertas não foram importantes para a civilização e com todo respeito essas pessoas merecem um grande soco na cara. O que realmente chama atenção é como a vida dele foi uma verdadeira ciência e querendo ou não esta mente brilhante viverá para sempre, porém, em nossas mentes.

'Fico feliz se acrescentei algo ao nosso conhecimento do universo.
-Stephen Hawking

Julivan 12/02/2020

Stephen Hawking
Minha breve história mostra o universo que existe por trás do gênio e é o primeiro relato escrito inteiramente por Stephen Hawking desde Uma breve história do tempo. Com fotos pessoais, raramente publicadas, o físico apresenta um lado seu que poucos conhecem, um Hawking curioso e dedicado aos estudos, o brincalhão que já apostou com colegas sobre a existência de um buraco negro, o jovem marido e pai lutando para ser reconhecido no mundo da física e da cosmologia.

Ana Cis Gestal 30/04/2019

Minha breve história
Autor: Stephen Hawking
Tradução: Alexandre Raposo, Julia Sobral Campos e Maria Carmelita Dias.
Editora: Intrínseca
Páginas: 144

Nascido em, 8 de janeiro de 1942, em Oxford na Inglaterra. Hawking foi um dos físicos teóricos mais importantes da história, ganhou diversos prêmios e reconhecimento mundial. Faleceu em 18 de março de 2018, aos 76 anos.

"Quando eu tinha 21 anos e contraí esclerose múltipla amiotrófica, achei muito injusto. Por que aquilo tinha de acontecer comigo? Na época, pensei que minha vida tivesse terminado e que nunca concretizaria o potencial que acreditava possuir. Mas hoje, 50 anos depois, estou bastante satisfeito com minha vida. Fui casado duas vezes e tenho três filhos lindos e bem sucedidos (...)Acredito que pessoas com deficiências devem se concentrar nas coisas que a desvantagem não as impede de fazer, e não lamentar as que são incapazes de realizar..."

Um relato pessoal, cheio de fotos e descontraído sobre sua infância, adolescência e vida adulta a aceitação ao diagnóstico, o medo da morte, seus estudos, suas descobertas, sua família.
Alguns capítulos são mais teóricos sobre física, cosmologia e outros estudos científicos, aos quais não tenho nenhum entendimento, mas não deixa de ser interessante.
Ótimo para quem nunca leu nenhuma de suas obras, assim como eu. Uma leitura rápida e inspiradora.
Belo resumo de sua trajetória!

Rafael Moura 22/02/2019

Emocionante e confuso na medida certa
Mais um livro do projeto Senta Pra Ler #SPL!

Esse livro é a biografia do físico Stephen Hawking, talvez a figura científica mais famosa da segunda metade do século passado. Vemos desde seu nascimento até a época em que ele escreveu o livro. É uma forma interessante de enxergar a vida deste grande cientista.

A despeito da sua doença ter sido um fator importante para sua fama, ele opta por deixá-la em segundo plano aqui. Imagino que ele nunca quis ser rotulado como "aquele cientista estranho da cadeira de rodas que fala com voz de robô". Logo, vemos muito mais sobre sua vida pessoa do que sua batalha conta a ALS (ELA - esclerose lateral amiotrófica, em português).

E isso é muito bom! Afinal, ainda que mais comovente um livro sobre uma batalha contra uma doença mortal, é muito mais interessante um livro de um grande cientista sobre suas conquistas (ainda que o assunto em si das conquistas fuja totalmente do público leigo). Suas vitórias e lutas acadêmicas, as passagens com outros cientistas, seus achismos e derrotas são o ponto alto do livro.

Infelizmente o autor não consegue fugir totalmente dos conceitos e jargões científicos, e determinadas idéias são simplesmente complicadas demais pra explicar para pessoas sem bagagem científica na área. Ainda assim, ele faz seu melhor esforço para deixar palatável os conceitos mais indigestos.

Longe de ser uma das melhores biografias já escritas, é um bom livro sobre um homem e sua paixão pela ciência. E foi uma paixão que nem uma grave doença pôde apagar.

MauricioTiso 20/01/2019

Como um bom bate papo
Stephen Hawking narra sua trajetória de vida de uma maneira bem informal e até com uma certa dose de humor.
Fala de assuntos científicos, do meio acadêmico, de sua vida pessoal e, o mais interessante, como sua doença foi apenas uma parte da sua vida e não o fator mais importante dela exceto por ter tomado a resolução de viver tudo o possível evitando postergações.
Recomendo a todos que tiverem curiosidade de conhecer um pouco mais do humano por trás do físico famoso e em sua própria visão.

setantarpgs 25/12/2018

Ótima leitura
Achei a leitura bem interessante. De fato, nem todos os detalhes da vida de Hawking foram incluídos. Porém, como ele (Hawking) é brilhante em vários aspectos, isso é o de menos.

A louca dos romances 10/05/2018

Ele tem minha admiração
Minha nota para o livro é regular, mas para o Stephen é 10! Amo astronomia e sou admiradora dele como alguns outros.
Acho que ele deveria ter colocado mais sobre a vida pessoal dele, já que o livro era relatos da sua história - é certo que a sua vida era dedicada às pesquisas científicas, como ele mesmo dizia, mas mesmo assim deixou a desejar. Seus filhos confirmaram que ele já sofreu maus tratos no casamento, pensei que ele relataria. Se bem que a visão que eu tenho dele é que és muito educado, isso não seria do feitio dele, pelo contrário, no fim ele mostrou-se grato pelos casamentos e pelos filhos. Também o acho humilde.
Stephen Hawking particularmente me inspira, mesmo com péssimas condições (ele tinha ELA!!!) ele ainda realizou seus sonhos e objetivos, conseguiu enxergar além da sua doença (e do universo) e isso requer garra e força de vontade. Além de ser um GÊNIO!!! Que mente brilhante, meus amigos!!! Você quer teorias físicas estupendas, @?

Juliana.Calfa 29/04/2018

Senti falta de mais história
Tenho certeza de que não foi uma vida monótona, mas o livro conta muito pouco.